Tudo o que não for considerado palavra falada ou escrita é comunicação não verbal. E a importância dessa ferramenta é uma das 5 estratégias mais importantes para potencializar as interações e o sucesso da sua empresa. Sendo assim, considere a relevância desta ferramenta para sua carreira.
Em outras palavras, é fato que o êxito de um empreendimento passa diretamente pelo verbal e pelo não verbal. As palavras, somadas aos gestos, olhares, expressões faciais (entre outros) são o grande diferencial para gerir pessoas e fazer com que equipes funcionem.
Desta forma, é fácil concluir que a comunicação não verbal é um daqueles pré-requisitos para a vitória profissional. Assim, essa capacidade é valorizada em entrevistas de emprego e no dia a dia de líderes e colaboradores. Ou seja, você precisa desenvolver esta ferramenta cada dia mais.
Por isso, desenvolvemos este conteúdo para que você tenha à sua disposição todas as informações relevantes sobre comunicação não verbal. De forma prática, selecionamos 5 estratégias que vão fazer a diferença na sua maneira de se comunicar. Acompanhe a seguir e comece hoje mesmo a praticar.
Entenda o que é a comunicação não verbal
Toda empresa de sucesso conhece bem o valor da comunicação não verbal e do potencial que ela possui na aumentar o nível das interações interpessoais. Consequentemente, essa habilidade tem se tornado, cada dia mais, um dos principais requisitos para a gestão de pessoas.
Sendo assim, vamos considerar a comunicação não verbal como todas as possibilidades que utilizamos para expressar algo. Excetuando-se a palavra falada ou escrita, o restante se engloba no tema principal do nosso conteúdo. E, para exemplificar, destacamos alguns exemplos para você:
- Postura corporal – o nosso corpo comunica (e muito), mesmo quando não pronunciamos uma palavra.
Exemplo: quando mantemos a postura ereta, compartilhamos a sensação de que estamos confiantes e preparados para aquele momento.
- Expressões faciais – o nosso rosto é uma das partes do nosso corpo que são mais observadas em um momento de interação.
Exemplo: o sorriso pode expressar concordância ou satisfação com algo que foi dito.
- Tom de voz – as nossas emoções são transmitidas através da tonalidade empregada na nossa voz.
Exemplo: um ritmo acelerado ou um volume muito alto pode expressar nervosismo, estresse ou discordância.
- Contato visual – a maneira como olhamos para alguém pode gerar uma série de interpretações a respeito de nossas intenções.
Exemplo: quando olhamos diretamente para alguém, externamos confiança em nós e na outra pessoa. Mas, ao mesmo tempo, pode ser uma forma de intimidação.
- Gestual – os gestos são uma das principais formas de comunicação não verbal e têm muita relevância na interpretação da nossa fala.
Exemplo: o balançar de nossas mãos em uma palestra reforça palavras ditas, demonstra desenvoltura e também procura chamar a atenção das pessoas.
Importância da comunicação não verbal nas empresas
Só com o que compartilhamos até aqui, você já tem motivos suficientes para acreditar no valor da comunicação não verbal. Mas, como a nossa intenção é ir além e te mostrar 5 estratégias eficientes para melhorar o nível dessa capacidade, precisamos conversar mais sobre esta importância.
Então, considere o fato de que a empresa que você gere, ou contribui, precisa investir pesado em comunicação não verbal. Neste contexto, leve em conta que todas as relações interpessoais que acontecem todos os dias são determinantes para o bom funcionamento das equipes.
E mais: as metas, as progressões e as inovações que surgem no ambiente de trabalho estão diretamente relacionadas com a qualidade da comunicação. Isso significa que aquilo que expressamos com ou sem palavras interfere em todos os processos produtivos da empresa.
Também precisamos mencionar que o conhecimento técnico e a experiência profissional são muito importantes. Porém, os relacionamentos são os itens que fazem com que as engrenagens funcionem de maneira positiva. Então, quanto melhor for a nossa interação, mais benefícios para a empresa.
Desta forma, é essencial ter em mente que a formação de boas relações entre superiores, colaboradores e clientes precisa sempre ser observada. E isso se torna possível com a utilização de uma Oratória de qualidade, com palavras bem empregadas e um não verbal qualificado.
Benefícios de investir na comunicação não verbal
- Comunicação clara – quanto mais objetiva e simples for a forma como interagimos, menor a ocorrência de ruídos e interpretações equivocadas. Consequentemente, há uma diminuição dos conflitos interpessoais, das disputas internas e menor necessidade de mediações por parte dos gestores.
Exemplificando: o tom de voz correto para cada situação favorece o entendimento e mantém o clima de respeito. Além disso, permite com que as pessoas tenham real noção do contexto que está sendo abordado e das intenções de cada um.
- Relações internas qualificadas – a tecnologia ajuda bastante os processos de comunicação. Mas, ao mesmo tempo, podem gerar conflitos em função de uma interpretação errada causada, por exemplo, pelo distanciamento físico.
Exemplificando: muitos ruídos de comunicação deixam de existir quando as pessoas conversam “olho no olho” ou sabem usar o tom correto. E mais: o gestual de um colaborador ajuda a compor o entendimento correto, algo que poderia ser impedido caso só houvesse a fala ou um texto escrito.
- Metas alcançadas com mais facilidade – a eficiência do trabalho realizado pelas equipes de uma empresa é medida também pelo alinhamento e pelo grau de interação. Então, a comunicação não verbal tem papel relevante, pois facilita os processos, diminui os conflitos e favorece as parcerias.
Exemplificando: o bom ambiente de trabalho é essencial para a boa produtividade de uma equipe. Isso acontece quando os colaboradores se comunicam de forma respeitosa, alegre, tornando o clima interno leve. Consequentemente, há menos disputas e mais união.
E não para por aí: quando a comunicação não verbal (e também a verbal) é empregada de forma correta, diferentes departamentos colaboram entre si. Como resultado, a ajuda mútua constrói resultados mensais satisfatórios, alcance de metas e evolução profissional.
Conheça 5 estratégias para melhorar a comunicação não verbal
Se você chegou até aqui, certamente já percebeu o valor real que a comunicação não verbal tem para o sucesso de uma empresa. Então, não restam dúvidas de que é essencial investir nesta habilidade. Para te ajudar, destacamos 5 estratégias fundamentais para potencializar esta ferramenta. Tome nota:
Estratégia 1 – Observe atentamente as pessoas.
Muitas vezes, aquilo que as pessoas dizem não expressa o que realmente querem externar. E quando a comunicação não verbal não é valorizada, a ocorrência destes ruídos é algo muito frequente. Para acabar (ou diminuir) esses entraves, a melhor estratégia é a observação.
Quando criamos o hábito de olhar atentamente para as pessoas, conseguimos perceber detalhes que, muitas vezes, as palavras não expressam. Sendo assim, comece a perceber os gestos, as expressões do rosto, a postura do corpo, a intensidade do olhar.
Com isso, você criará o hábito de considerar estes pontos em todas as suas interações. Então, será capaz de considerar itens como:
- o tom empregado equivale à força das palavras que estão sendo proferidas?
- a postura corporal, os ombros, a coluna demonstram que o interlocutor tem realmente certeza do que está falando?
- a intensidade do tom de voz está pretendendo intimidar as pessoas ou demonstrar que confia nelas?
Estratégia 2 – Invista no autoconhecimento
Nada melhor para entender a comunicação não verbal do que o autoconhecimento. A partir do momento em que entendemos as nossas emoções e reações, ganhamos a capacidade de interpretar o nosso comportamento.
Desta forma, conseguimos prever as nossas reações e imaginar como reagimos em contextos diversos. Na prática, isso significa que passamos a entender:
- Como são as nossas expressões faciais em momentos de felicidade ou tristeza.
- O que o nosso rosto transmite quando estamos em uma situação de conflito.
- Como reagimos em situações em que nos sentimos inseguros.
Ou seja, se conseguimos entender as nossas expressões não verbais em diferentes contextos, nos tornamos mais capacitados para evitar interpretações equivocadas. Consequentemente, a nossa comunicação se torna mais autêntica, assertiva e produtiva.
Estratégia 3 – Busque o equilíbrio
As interpretações mais equivocadas da comunicação não verbal geralmente ocorrem em contextos de estresse, conflito e insegurança. Em outras palavras, quando não estamos no nosso ponto de equilíbrio, costumamos expressar coisas que não necessariamente desejamos.
Isso possivelmente já aconteceu com você e gerou um constrangimento e alguns conflitos interpessoais no seu ambiente de trabalho. Mas, existem algumas alternativas práticas para evitar que estes imprevistos prejudiquem as suas interações na empresa em que você trabalha.
- Aprenda a gerenciar o seu estresse. Isso se torna mais fácil quando investimos na estratégia 2 (autoconhecimento). A partir do momento em que conhecemos as nossas reações, conseguimos nos antecipar à perda total do equilíbrio.
- Respire profundamente para se acalmar e conseguir utilizar as palavras, o tom de voz mais apropriado e o gestual mais adequado para cada situação.
Estratégia 4 – Peça ajuda (feedback)
Conte com seus amigos e colegas de trabalho para fazer com que a sua comunicação não verbal seja satisfatória. Afinal, é fato que o olhar das pessoas pode revelar detalhes que não percebemos. E podem ser estes os itens que têm gerado prejuízos para as suas interações.
Além disso, saiba ouvir a opinião das pessoas a seu respeito e os conselhos que seus colegas de trabalho podem te dar. Isso não te diminui perante os outros colaboradores. Ao contrário disso, essa atitude aproxima as pessoas de você, aumenta a confiança e constrói interações mais claras e sem ruídos.
Estratégia 5 – Invista na comunicação não verbal
Você certamente deseja ser um profissional respeitado e construir uma carreira de sucesso, correto? Por isso, é válido investir na sua comunicação não verbal e mergulhar de cabeça nas melhores práticas, aquelas que constroem boas interações. Essa é a atitude que os melhores da sua área costumam adotar.
Sendo assim, é importante que você saiba que existem cursos de Oratória que podem dar a você o que há de melhor em comunicação não verbal (e verbal também). Através de treinamento especializado com professores atuantes no mercado, você dominará a arte de falar bem em diferentes situações.
É por este motivo que você precisa conhecer a fundo o Clube da Fala. Falaremos mais sobre isso no final deste conteúdo; porém, é fundamental que saiba que falar com desenvoltura não é um dom. Trata-se de uma ferramenta que pode ser adquirida por qualquer pessoa através de treinamento.
Como sua empresa pode evoluir com a comunicação não verbal?
Imagine uma empresa em que os colaboradores não se respeitam, não interagem da forma correta e convivem quase que diariamente com conflitos interpessoais. Ao mesmo tempo, compare com uma corporação em que as equipes se ajudam e há uma relação amigável com diretores e gestores.
Qual das duas tem mais chance de sucesso no segmento em que atua? Essa é uma resposta óbvia, concorda? Temos aqui o segredo do êxito de todos os líderes do mercado: a comunicação não verbal e verbal. Onde existe um olhar especializado para a Oratória, a consequência são benefícios como:
- Confiança entre diretores, gestores e colaboradores.
- Imagem destacada no mercado.
- Fidelização de clientes, que entendem a comunicação da empresa de forma correta.
- Autoridade por parte de gestores, gerando mais organização e cooperação entre todos os envolvidos.
- Alcance de metas e evolução dos negócios.
- Menos ruídos e interações de melhor nível.
O Clube da Fala potencializa sua comunicação não verbal
Nos últimos anos, o Clube da Fala vem se destacando no mercado como a melhor opção em matéria de Oratória. A arte de falar em público com desenvoltura é um dos requisitos mais buscados nas entrevistas de emprego.
Por este motivo, as empresas valorizam os profissionais que dominam a capacidade de falar com clareza, objetividade, assertividade. E tudo isso só é possível por causa dos cursos oferecidos pelo Clube da Fala.
Cada uma de nossas formações tem o grande objetivo de dar aos alunos todo o conhecimento necessário para comunicar com qualidade. Isso faz com que se destaquem sensivelmente nos mercados em que atuam e alcancem a evolução tão desejada.
Sendo assim, não resta mais dúvidas de que você tem muito a conquistar em matéria de comunicação não verbal com o Clube da Fala. Entre em contato com a gente e comece logo a subir degraus importantes na sua carreira.