Independente da área em que você atua, uma coisa é fato: as relações interpessoais no trabalho são o segredo do sucesso. E a justificativa para isso é que a boa comunicação é o grande facilitador de todos os processos que envolvem as pessoas.
Neste contexto, se você fizer uma breve análise do seu ambiente profissional, facilmente se lembrará de metas que não foram alcançadas. Na maioria das vezes, isso foi ocasionado por conflitos entre os colaboradores. Ou, ainda, por disputas pessoais, ciúmes, concorrência ou imposição.
Ao mesmo tempo, também é simples concluir que as grandes conquistas do departamento em que trabalhamos passam muito pelo bom ambiente de trabalho. Além disso, quando nos dirigimos da forma correta, há sempre respeito entre os colaboradores e muita cooperação.
Desta forma, como nós sabemos bem o valor das relações interpessoais no trabalho, desenvolvemos este conteúdo para você. A partir disso, tenha a certeza de que a sua Oratória se tornará o grande impulsionador da sua carreira. Vamos aprender as melhores estratégias para isso? Continue acompanhando.
O que podemos entender como relações interpessoais
Todas as interações que temos com as pessoas, sejam no nosso trabalho, na nossa casa ou mesmo na rua são relações interpessoais. Através dela, nos comunicamos e aprendemos a conviver de forma harmônica com diferentes indivíduos. É, pois, um fator de muita importância para toda a sociedade.
Em outras palavras, quando valorizamos as relações interpessoais no trabalho, na família e na sociedade, desenvolvemos a noção de pertencimento. Desta forma, nos tornamos pessoas colaborativas e que entendem a noção de direitos e deveres. Isto é, trata-se de um componente que gera equilíbrio.
Todavia, é válido recordar que o mundo digital deu uma nova formatação para as relações entre as pessoas. Hoje, muitos de nós interagem muito menos de forma física. Os encontros são pela tela do computador ou dos smartphones, o que gerou certo distanciamento e esfriamento.
E, como tudo na sociedade, é preciso boa vontade para haver uma adaptação saudável. As empresas têm investido bastante nas reuniões online, no home office e na troca de informações via e-mail e ferramentas de mensagem. Assim, as relações interpessoais no trabalho têm sido diversificadas.
Porém, neste contexto de convivência física e virtual, há sempre um mesmo raciocínio: onde há respeito, cooperação e gratidão, os canais de comunicação funcionam bem. Ao mesmo tempo, quando as interações são recheadas de conflitos e desrespeito, os ruídos costumam gerar problemas consideráveis.
Sendo assim, quando consideramos o ambiente profissional, entendemos que as empresas líderes do mercado investem nas relações interpessoais. Elas sabem que a cooperação, o respeito e os feedbacks entre gestores e colaboradores são o combustível do sucesso nos negócios.
A importância das relações interpessoais no trabalho
Quando pensamos em interação e convívio diário de pessoas, logo concluímos que quanto melhor o clima, mais leve será o ambiente. Todavia, sabemos que, na prática, isso não acontece com frequência. As empresas sofrem com disputas internas de poder, concorrência entre colaboradores, ciúmes, etc.
E estes entraves são tão pesados que, além de gerarem prejuízos para as carreiras, colocam em risco a sobrevivência da corporação. Como pode dar certo um negócio em que uma equipe de trabalho faz de tudo para prejudicar a outra? Como ter sucesso sem cooperação, respeito e união?
Por isso, é importante que as corporações conheçam os benefícios que as relações interpessoais no trabalho proporcionam quando são positivas. Assim, para te ajudar, selecionamos as principais vantagens que as boas interações constroem. Lembre-se: os líderes do mercado já sabem disso. Tome nota:
- Produtividade – um ambiente construído a partir de boas relações interpessoais é propício para a conquista frequente de bons resultados. As metas são alcançadas com certa tranquilidade e, muitas vezes, até superadas. Isso porque um ambiente saudável faz o dia a dia fluir com mais naturalidade.
Em outras palavras, quando as pessoas deixam de lado a competição e as brigas, e o foco passa a ser o trabalho, a produção decola. E quando equipes diferentes se ajudam e têm a consciência que de um depende do outro, só há bons frutos para colher mês a mês.
- Engajamento – quando as relações interpessoais no trabalho são saudáveis, há um maior engajamento entre todos os profissionais. Dessa forma, quanto mais entrosadas estiverem as pessoas, melhor se sentirão para produzir e alcançar suas metas.
Além disso, um contexto de respeito e comunicação positiva deixa sempre a porta aberta para novas ideias e ações que levem ao crescimento da corporação. Consequentemente, a motivação e o orgulho por desempenhar uma determinada função farão com que todos subam degraus.
- Reconhecimento – a construção de uma imagem profissional de respeito é formada pelo talento natural, pelo conhecimento técnico e pelo bom relacionamento que você busca ter com as pessoas. E isso é sempre observado pelos colegas de trabalho e pelos gestores.
Dessa forma, uma ótima maneira de evoluir na sua profissão é construir uma imagem pautada em respeito pelas pessoas e por uma Oratória repleta de empatia. O resultado deste tipo de atitude abre portas importantes para promoções e novas oportunidades de trabalho.
- Bom ambiente – se você trabalha (ou já trabalhou) em uma empresa que valoriza o bom ambiente entre os colaboradores conhece exatamente as vantagens. Da mesma forma, se já viveu a experiência de atuar em um local tóxico e de constantes brigas, tem a noção dos males para todos os envolvidos.
Por este motivo, não restam dúvidas de que as corporações que estão focadas no trabalho e na valorização das pessoas estão sempre na dianteira. A comunicação, nestes contextos, é muito clara, assertiva e alcança diferentes níveis de entendimento. A Oratória está sempre em primeiro lugar.
- Comunicação positiva – empresas compostas por profissionais que valorizam as relações interpessoais no trabalho possuem uma comunicação positiva e assertiva Todas as interações são conduzidas com respeito mútuo, senso de colaboração e com uma linguagem adequada.
Quando isso acontece, os ruídos e conflitos são resolvidos com mais facilidade. Os danos resultantes de desencontros não causam sequelas consideráveis. E, assim, a comunicação interna se mantém com alta qualidade, gerando crescimento, satisfação e evolução profissional de todos os setores.
Conheça 10 estratégias para obter sucesso com as relações interpessoais
Desde o início deste conteúdo procuramos dar todos os motivos para que você perceba o valor das boas relações interpessoais no trabalho. Agora que já tem essa consciência, é hora de conhecer 10 estratégias para obter sucesso nas interações que ocorrem na sua empresa. Coloque tudo em prática:
Estratégia 1 – Tenha empatia
Quando temos empatia, conseguimos nos colocar no lugar das outras pessoas. A partir disso, entendemos as suas dores, motivos e também as necessidades. Assim, julgamos menos, colaboramos mais e os conflitos interpessoais ocorrem com menos frequência no nosso dia a dia de trabalho.
Estratégia 2 – Saiba ouvir
Todos nós gostamos de falar e de ser ouvidos, não é verdade? Porém, muitos têm a dificuldade de escutar as pessoas, as razões pelas quais agiram de alguma forma ou fizeram uma determinada colocação. Por isso, a escuta ativa é um elemento fundamental e facilitador para as relações interpessoais no trabalho.
Quando aprendemos a ouvir as pessoas, brigamos menos, respeitamos mais e conseguimos perceber nossos equívocos através das colocações de terceiros. É, pois, um gesto de humildade, solidariedade e de vivência plena em sociedade; afinal, todos têm direitos e deveres.
Estratégia 3 – Reconheça seus erros
Não há como construir boas relações interpessoais no trabalho quando não reconhecemos os nossos equívocos. Sabemos apontar os erros dos outros, mas não fazemos isso por nós mesmos. E essa é uma dificuldade muito comum; porém, quando superada, estabelece relações saudáveis e respeitosas.
Estratégia 4 – Comunique-se primeiro com você
Aqui falamos de autoconhecimento. Este é um ponto fundamental para os dias de hoje e para reconstruir relações duradouras. Isso pode ser explicado pelo simples fato de que não temos condições de apontar erros alheios se não lidamos (ou conhecemos) as nossas próprias limitações.
Desta forma, o autoconhecimento é um dos itens mais importantes para construirmos relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal. Em outras palavras, precisamos ter a consciência de que necessitamos julgar menos e buscar mais soluções que sejam boas para todos.
Estratégia 5 – Tenha inteligência emocional
Este é outro item de enorme relevância para as relações entre as pessoas. Quando a inteligência emocional faz parte da nossa vida e das nossas reflexões, conseguimos lidar melhor com entraves. Ou seja, críticas são digeridas e utilizadas para o crescimento.
Outro fato importante é que a inteligência emocional nos ajuda a perceber que não precisamos ser grandes amigos das pessoas que trabalham conosco. O que norteia as boas relações interpessoais são a harmonia, a educação, o respeito mútuo e a cooperação.
Estratégia 6 – Dê e receba feedbacks positivos
Um grande erro cometido por muitas empresas é que os gestores só procuram dar feedbacks quando desejam apontar possíveis erros. Se, ao contrário disso, a prática dos feedbacks fosse voltada também para o reconhecimento de conquistas e bom desempenho, tudo seria melhor.
A partir do momento em que gestores e colaboradores “abrem a porta” e permitem que as pessoas abordem erros e acertos, as relações se tornam mais saudáveis. Assim, há crescimento de todos os envolvidos, colaboração entre departamentos e um ambiente bastante saudável e cativante para trabalhar.
Estratégia 7 – Conviva bem com as diferenças
Todas as empresas são formadas por profissionais diferentes, com formações distintas e histórico profissional diversificado. Quando aprendemos a considerar isso como algo positivo, ganhamos uma grande oportunidade de aprendizado, com menos julgamento e desenvolvimento no âmbito profissional e também pessoal.
Estratégia 8 – Seja um profissional positivo
Se nós lidamos diariamente com pessoas, precisamos sempre colaborar com o ambiente para que tudo corra bem. Isso tem a ver também com o nosso astral, o senso de humor, a educação e a positividade. Construa um ambiente mais leve e trate as pessoas da maneira como você gostaria de ser tratado.
Estratégia 9 – Não Tenha adversários, mais sim parceiros
A competição, quando realizada de maneira saudável e justa, é um elemento que nos motiva a ser pessoas e profissionais mais evoluídos. Porém, quando este tipo de disputa nos leva a esquecer o resto e focar apenas no que podemos ser melhores do que o outro, é um passo para a ruína.
Por este motivo, não perca tempo criando inimizades ou desejando o lugar de um colega de trabalho. Ao contrário disso, procure aprender com as pessoas e trazê-las para perto de você. E mais: tenha certeza de que atitudes assim nos tornam mais fortes, capazes e bem-sucedidas.
Estratégia 10 – Invista em oratória
A partir do momento em que entendemos que a Oratória é a ferramenta essencial para qualquer tipo de profissional, os problemas deixam de existir. Isso acontece porque melhoramos a nossa comunicação verbal e não verbal, falamos com mais clareza, poder de persuasão e respeito pelas pessoas.
Consequentemente, diminui-se a ocorrência de ruídos e mal-entendidos. E, quando estes ocorrem, são superados com mais facilidade. Por isso, os profissionais que mais se destacam no segmento em que você atua certamente tem na Oratória um dos maiores fundamentos.
Aprenda de forma profissional como se relacionar no trabalho
Até aqui você já recebeu motivos suficientes para entender o valor das boas relações interpessoais no trabalho. Além de bons motivos, teve acesso a 10 estratégias para obter sucesso nas suas interações. O que resta agora? O melhor caminho é mergulhar de cabeça no mundo da Oratória.
Sim, a arte de falar com desenvoltura é o caminho ideal para desenvolver a sua comunicação verbal e não verbal, ter um melhor autoconhecimento e mais empatia. Para tudo isso, o Clube da Fala é a sua grande opção.
Temos um time de professores experientes e preparados para te ajudar a desenvolver a Oratória, essa habilidade que fará a sua carreira decolar. Seja você um gestor, diretor de uma corporação ou colaborador, a comunicação será sempre essencial para o desenvolvimento do seu trabalho.
Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com a gente. É hora de construir relações interpessoais positivas no seu ambiente de trabalho.