Todos os nossos processos de interação são importantes para a construção de relações sólidas. E disso depende o êxito em muitas áreas da nossa vida. É por este motivo que hoje vamos tratar do tema Mentalidade de Sucesso através da Comunicação: o papel da Psicologia Positiva.
Neste contexto, é importante considerar que a maneira com que pensamos e encaramos os nossos projetos são o combustível para as vitórias. É mais ou menos por aí que a nossa conversa de hoje vai trilhar e temos certeza de que vai te ajudar a perceber que você tem tudo para brilhar.
Percebe, dessa forma, o valor da mentalidade de sucesso através da comunicação? Quando focamos nas dificuldades, costumamos retroceder ou andar para frente com mais dificuldade. Ao mesmo tempo, a investigação do que tem dado certo é o caminho das pedras para o sucesso tão almejado.
Dessa forma, temos à nossa disposição tudo de que necessitamos para a felicidade; basta olharmos para o que dá certo. Enfim, hoje vamos trabalhar com o tema Mentalidade de Sucesso através da Comunicação: o papel da Psicologia Positiva. É hora de brilhar intensamente. Continue acompanhando a seguir.
Você sabe o que é a Psicologia Positiva?
Antes de tratarmos do tema Mentalidade de Sucesso Através da Comunicação: O Papel da Psicologia Positiva precisamos conversar um pouco sobre este conceito. Isso é importante para não deixar nenhuma dúvida a respeito desta questão e, assim, consigamos inserir esta mentalidade em nossa vida.
Por isso, vamos considerar que a Psicologia Positiva é uma atividade que dá valor àquilo que pode ser encarado como uma qualidade em uma determinada pessoa. Há, dessa forma, um olhar especial para os aspectos que dão certo na vida de alguém.
Em outras palavras, podemos considerar que a Psicologia Positiva é um estudo que te direciona para as possibilidades que podem te proporcionar conquistas. E, mais especificamente no nosso caso, vamos tratar de um pensamento positivo através da comunicação.
Ou seja, por este viés, podemos considerar que existe uma mentalidade positiva e que potencializa toda a nossa capacidade de interagir com as pessoas. Consequentemente, estaremos aptos a subir degraus e evoluir na nossa carreira. Vamos em frente?
Conheça os princípios fundamentais da Psicologia Positiva
Existem alguns pontos que fundamentam a Psicologia Positiva. Eles são os responsáveis pela promoção do bem-estar das pessoas e, assim, nos interessam bastante, concorda? Por isso, vamos considerar o conceito PERMA, do psicólogo Martin Seligman, que trata de 5 elementos. Veja quais são:
1 – P – Positive Emotions (Emoções Positivas)
Em situações alegres e positivas, costumamos experimentar emoções agradáveis e enriquecedoras. Então, podemos considerar que estes pontos potencializam sensivelmente a nossa satisfação em relação à vida. Para exemplificar:
- Diversão.
- Alegria.
- Amor.
2 – E – Engagement (Engajamento)
Neste caso, consideramos o grau de concentração que mantemos quando estamos realizando uma tarefa ou missão. Assim, quanto mais envolvida, mais entrosamento e experiências com esta determinada ação. Para exemplificar este ponto, vamos levar em consideração tarefas como:
- Esporte.
- Hobbies em geral.
- Arte.
- Trabalho.
3 – R – Relationships (Relações)
As relações são elementos essenciais para que haja uma construção de ligações positivas com outros indivíduos. Além disso, este processo nos permite manter relacionamentos. Assim, quando cultivamos este tipo de vínculo, temos a sensação de que somos importantes, amados e respeitados.
4 – M – Meaning (Significado)
Em tudo o que fazemos, para que haja um valor real, é fundamental a existência dos significados. Trata-se, portanto, de um propósito que dá sentido à nossa vida e às nossas ações diárias. Dessa forma, temos a sensação clara de que fazemos parte de algo neste mundo. Como exemplo:
- Uma missão específica.
- Uma vocação profissional ou espiritual.
- A crença em algo.
5 – A – Accomplishment (Realização)
Todos temos objetivos na vida pessoal e também na profissional. A partir do momento em que evoluímos em direção a isso e conquistamos os nossos objetivos, recebemos uma sensação especial. Em outras palavras, a realização aumenta a nossa confiança e a certeza de que somos competentes.
Entenda a relação entre Psicologia Positiva e bem-estar mental
Tratar do tema Mentalidade de Sucesso Através da Comunicação: O Papel da Psicologia Positiva requer uma série de detalhes. Tudo isso porque é essencial que entendamos como a positividade pode influenciar nas nossas sensações, na felicidade e no bem-estar mental e na vida, de forma geral.
Na prática, a importância da Psicologia Positiva está no fato de que ela trabalha para potencializar a nossa cabeça, os nossos pensamentos e sensações. E todos estes pontos têm relação direta com a nossa realização e com a certeza de que podemos alcançar a felicidade e a gratificação.
Para esclarecer, quanto melhor estiverem os nossos pensamentos e as nossas sensações positivas, mais próximos estaremos do sucesso e da realização pessoal. E essa é uma busca de todas as pessoas, concorda? Todo mundo quer ser feliz, subir degraus e ter êxito em seus empreendimentos.
Neste intuito, o bem-estar mental funciona como um combustível para o nosso progresso. Sem esta sensação, a nossa missão se torna ainda mais árdua e, em algumas situações, impossível de ser alcançada. Sendo assim, a Psicologia Positiva volta o olhar para o que é benéfico e construtivo.
É por este motivo que esta vertente tem um valor acima da média para todas as empresas. As pessoas são movidas à positividade, a sensações de prazer e a sentimentos de utilidade. Tudo isso, quando potencializado, leva a nossa cabeça a um estado de realização e importância na sociedade e na vida dos outros.
Saiba como a mentalidade positiva influencia a nossa comunicação
Para nós que precisamos nos comunicar em reuniões, palestras, apresentações e com nossos colegas de trabalho, a mentalidade positiva é fundamental. Este é um verdadeiro diferencial para nos destacarmos. Então, é fundamental que você acredite nestas afirmações.
Dessa forma, isso fará todo o sentido para entendermos o tema Mentalidade de Sucesso Através da Comunicação: O Papel da Psicologia Positiva. Neste contexto, veja só o que você ganha a partir do momento em que volta o seu olhar para os pensamentos positivos:
- Uma mentalidade positiva nos ajuda a sermos mais inovadores em nossas apresentações e interações. Isso faz com que sejamos diferentes, que pensemos fora da caixa. Dessa forma, passamos a desenvolver abordagens mais interessantes e originais.
- Interagir com pessoas, em muitos casos, é uma situação que gera nervosismo, muita ansiedade e insegurança. Todavia, quando aprendemos a focar nos pontos positivos, nos afastamos de toda a insegurança gerada por aquelas emoções negativas.
- Comunicar e receber a atenção e adesão das pessoas é um processo que exige uma energia boa. Em outras palavras, quando desenvolvemos uma mentalidade positiva, abrimos espaço para a formação de um ambiente receptivo para todos os envolvidos.
- A confiança é essencial para se comunicar bem. Ao mesmo tempo, quando não temos essa sensação enraizada nos nossos pensamentos, não conquistamos ninguém. É por isso que a mentalidade positiva colabora com a valorização da nossa mensagem e com a transmissão de uma postura segura.
- Para que a comunicação seja realizada com sucesso é fundamental que tenhamos credibilidade frente às pessoas. E o nosso pensamento positivo transmite um otimismo tão grande que leva o público a acreditar em nossas colocações.
- A vida e as nossas interações diárias são repletas de desafios. Imagine, por exemplo, a pressão que é estar em frente a uma grande plateia, onde todas as atenções estão sobre você. Pesado, concorda? Porém, uma boa mentalidade nos torna mais resilientes para aguentar todo esse peso com maestria.
- Quando estamos vivendo de acordo com pensamentos positivos, conseguimos melhoras sensíveis na nossa comunicação verbal e não verbal. O resultado é uma evolução na capacidade de usar um tom de voz ideal, de ter uma postura correta e uma expressão facial acertada.
Benefícios da comunicação positiva no nosso ambiente de trabalho
- Construção de relações duradouras e fortes. Quando a Psicologia Positiva colabora para a nossa maneira de comunicar, as equipes de trabalho se sentem muito à vontade para externar a criatividade e também seus pensamentos e ideias.
Além disso, os colaboradores têm a possibilidade de compartilhar seus problemas. Isto quer dizer que demonstram as dificuldades no exercício do trabalho e as preocupações relacionadas aos processos produtivos. Assim, há uma sensação de confiança mútua.
- Melhora sensível do clima organizacional. A partir do momento em que a psicologia positiva age e existe um bem-estar mental no nosso trabalho, vivemos um ambiente acolhedor. Há, dessa forma, um clima favorável para a existência de relações profissionais saudáveis.
E quando isso acontece, as metas são alcançadas com tranquilidade, as pessoas se respeitam, crescem juntas e plantam coisas boas. Como resultado, há evolução dos processos produtivos, ideias inovadoras e também valorização dos profissionais.
- Maior produtividade. Os frutos da Psicologia Positiva transformam a nossa maneira de interagir com as pessoas no ambiente de trabalho. Como consequência, há mais coragem para produzir, motivação, transparência e colaboração.
Assim, todos os colaboradores podem colocar em prática o máximo de suas capacidades, o que gera uma alta produtividade. É dessa forma que as empresas líderes no mercado conseguem se manter no topo, superando mês a mês as conquistas.
Aprenda as melhores estratégias para adotar uma linguagem positiva na comunicação
Até aqui, você está de acordo com o tema Mentalidade de Sucesso Através da Comunicação: O Papel da Psicologia Positiva? Esperamos que sim. E, mais do que isso, que aprenda a colocar em prática as melhores estratégias para potencializar as suas interações diárias.
Para te ajudar com isso, separamos algumas ações fundamentais. Tome nota e começa hoje mesmo a praticar:
1 – Incentive em você mesmo e nas pessoas com quem convive as potencialidades comunicativas. É certo que possui muitas qualidades para interagir bem, mas nem sempre coloca isso em prática. Por isso, pare um pouco e examine seus diferenciais. Eles vão te fazer evoluir e se orgulhar com isso.
2 – Deixe de lado a pressa para dar uma resposta ou fazer uma colocação. Geralmente, quando falamos sem pensar ou analisar o contexto, nos equivocamos e tomamos decisões infelizes. Dê a você mesmo o direito de respirar um pouco e pensar nas respostas mais positivas.
3 – Ruídos, fofocas e julgamentos são muito comuns no ambiente de trabalho. E o pior é que, em algumas situações, contribuímos com a disseminação destes males. Para melhorar isso, procure não dar ouvidos e nem valorizar estas questões, ao mesmo tempo em que responde com palavras positivas.
4 – Conflitos interpessoais também são situações que acontecem praticamente todos os dias no nosso trabalho. Essa é uma situação que precisa ser resolvida, mas sem brigas. O antídoto para isso é a conversa ponderada e focada em resolver o problema, ao invés de atacar a pessoa.
5 – Ninguém consegue controlar tudo o que acontece. Apesar de muita gente tentar fazer isso, é impossível. Por exemplo, não podemos controlar uma crítica que alguém faz sobre nós. Nestes casos, precisamos aproveitar o que há de verdade nas colocações e nos afastarmos do resto. Isso basta para crescermos.
6 – A gentileza não é sinônimo de elogio vazio. Muito pelo contrário, fazemos toda a diferença e influenciamos positivamente na vida das pessoas quando tratamos a todos com educação. Isso favorece a nossa imagem e abre as portas para que haja interações saudáveis e positivas.
7 – O tom de voz é uma arma que pode ajudar ou prejudicar a nossa comunicação. Você pode comprovar isso pensando no que sentimos quando alguém grita ou tenta se impor para ser ouvido. Ao contrário disso, quando usamos a nossa voz para ganhar aliados, construímos relações duradouras.
Veja o lugar ideal para aprender a mentalidade de sucesso na comunicação
Se você chegou até aqui, certamente compreendeu o tema Mentalidade de Sucesso Através da Comunicação: O Papel da Psicologia Positiva. Assim, estamos certos de que, agora, você compreende o valor de focar naquilo que nos permitirá construir laços saudáveis, correto?
Por isso, é hora de trazer para a sua vida a Oratória do Clube da Fala. Aqui é o melhor lugar para você conhecer a fundo o poder que existe na sua comunicação. Para isso, um dos conceitos que utilizamos é exatamente a Psicologia Positiva.
Então, não perca mais tempo. É hora de construir relações verdadeiras e que contribuirão sensivelmente com o seu sucesso pessoal e profissional. A chave para as suas conquistas está na comunicação e na Oratória do Clube da Fala. Estamos esperando o seu contato.