O setor de tecnologia está em constante mudança. Atualizações estão a todo o tempo em alta e, com isso, precisamos estar atentos. Todavia, também está sujeito a entraves muito complicados. Por isso, desenvolvemos o tema “Gestão de Crise no Setor de Tecnologia: Estratégias para Minimizar o Impacto”.
Neste contexto, quando abordamos as dificuldades que atingem o setor de tecnologia, é essencial considerarmos o poder que existe na gestão de crise. Esta é uma alternativa vital para sobreviver aos desequilíbrios e manter os negócios em alta.
Dessa forma, podemos entender a gestão de crise como um item fundamental para minimizar o impacto causado por uma determinada questão. De forma geral, é um conjunto de estratégias que visam não somente “consertar” problemas, mas também evitar a ocorrência dos mesmos.
Ainda, também é importante considerarmos que a Oratória tem papel fundamental no contexto da gestão de crise. Ela carrega toda a força que a comunicação tem para modificar cenários, unir pessoas e gerar confiança. Comentaremos bastante sobre tudo isso, a seguir. Continue aqui com a gente.
O que é uma gestão de crise?
Gestão (ou Gerenciamento) de Crise pode ser entendido como uma estratégia desenvolvida pelas empresas para evitar ou resolver problemas comuns que surgem ao longo do tempo. Essas ações são criadas através da análise dos cenários e do histórico de determinado segmento.
Na prática, trata-se de um importante planejamento que, ao longo dos anos, tem se mostrado vital para a sobrevivência de um negócio. Neste contexto, apesar de hoje estarmos tratando do setor de tecnologia, é importante ressaltar que a gestão de crise funciona para todos os segmentos, sem exceção.
E, quando implantada, a gestão de crise se mostra eficiente para atuar em problemas voltados para o público interno e externo da corporação. Isso se explica porque ambos são importantes para a saúde financeira da empresa. Dessa forma, é possível impedir ou amenizar qualquer impacto.
Além disso, quando analisamos as principais corporações do setor de tecnologia (e também de outros segmentos), percebemos que elas não chegaram ao topo por acaso. Sobreviveram e se fortaleceram ao longo dos anos com o auxílio da gestão de crise.
Enfim, quando tratamos do tema gestão de crise no setor de tecnologia, temos à nossa disposição uma série de informações que servirão de norte para o seu negócio. Assim, esteja certo de que aprenderá o que há de melhor em estratégias que minimizem o impacto e nos ajudem a dar a volta por cima.
Entenda os benefícios da gestão de crise no setor de tecnologia
Vamos seguir com a nossa missão de trazer as principais informações sobre a gestão de crise no setor de tecnologia. Para isso, além de estratégias eficientes e que se mostraram muito funcionais ao longo dos anos, destacamos, a seguir, alguns benefícios.
Antes disso, é importante recordarmos que qualquer tipo de negócio (inclusive no setor de tecnologia) têm um risco. Para impedir que este tipo de problema destrua uma empresa, é preciso que saibamos como agir quando estes entraves acontecerem. É aí que entra a gestão de crise. Agora, vamos aos benefícios:
1 – O gerenciamento de crise no setor de tecnologia tem o poder de preservar a imagem da corporação frente ao público-alvo. Além disso, o mercado de forma geral, a mídia especializada e os parceiros comerciais passam a ter acesso aos efeitos do problema de forma amenizada, com menor impacto.
2 – Quando uma empresa se prepara para as crises, ela se cerca de todas as alternativas que possam evitar ou amenizar as consequências deste tipo de problema. Dessa forma, ela ganha uma expertise que garante a não ocorrência de questões semelhantes no futuro.
3 – Quando uma empresa do setor de tecnologia adota um gerenciamento de crise profissional, ela tem um trunfo, uma carta na manga. Em outras palavras, a corporação tem um plano de ações rápidas e eficientes, e isso diminui o impacto, chama menos a atenção das pessoas e preserva a imagem.
4 – Um plano de gestão de crise fortalece todo o setor de tecnologia. Cria, entre os envolvidos, uma confiança ainda maior de que todos os entraves podem ser superados, mesmo os imprevistos. Há, com isso, um alinhamento e todos se sentem preparados para superar as adversidades.
5 – Uma empresa do setor de tecnologia que investe na gestão de crise demonstra que trata o segmento com responsabilidade. Além disso, há um sério comprometimento com o mercado, com os parceiros comerciais e com toda a opinião pública.
6 – Há um desenvolvimento especial no que diz respeito à comunicação. Seja lá qual for a estratégia adotada para gerir a crise, ela é sempre pautada pelas boas práticas de interação, onde a Oratória toma a dianteira, tornando o canal de contato mais eficaz e produtivo.
Como é o contexto do setor de tecnologia no Brasil?
O setor de tecnologia no Brasil está em constante evolução. E, neste contexto de mudanças e novidades, percebemos oscilações provenientes da necessidade de adaptação de profissionais e do mercado consumidor. Além disso, como qualquer segmento, passa por crises.
Quando estas ocorrem, as empresas que menos sofrem e que mais se destacam são aquelas que investem em uma gestão de crise profissional. E, como uma consequência natural, são exatamente estas corporações que ocupam as primeiras posições no mercado.
Para você ter uma noção, a última edição anual do Relatório Setorial 2023 do Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação demonstrou um importante crescimento do setor de tecnologia no Brasil. Neste período, o segmento ganhou representatividade no PIB do país.
Em números, o estudo demonstrou que o setor de tecnologia teve um crescimento médio de 11,9%, o que equivale a 707,7 bilhões no ano de 2023. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), é responsável por 6,5%, que vem a ser um crescimento de 5,9% em relação ao ano de 2022.
O estudo também demonstrou outros importantes dados, como:
- O Brasil ocupa a 10ª posição no quesito produção de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mundo.
- O nosso país é responsável por 30% do mercado de TIC da América Latina.
- O setor de tecnologia garantiu o emprego de 2,05 milhões de pessoas (4% das vagas no Brasil).
- Quanto ao surgimento de novos postos de trabalho, representou um total de 29 mil vagas, e uma média salarial equivalente a 2,1 vezes maior que a média do país.
Veja quais são os principais impactos que uma crise no setor de tecnologia pode causar
A tecnologia ganhou uma posição de destaque em praticamente todas as carreiras. Mesmo aquelas que não estão ligadas diretamente ao setor, a importância influência no dia a dia e nas possibilidades que os artefatos tecnológicos oferecem para o desenvolvimento do nosso trabalho.
Portanto, é fácil concluir que uma crise no setor de tecnologia influencia na vida dos demais segmentos. Por isso, a gestão de crise tem ganhado cada dia mais representatividade. Dessa forma, para sermos ainda mais específicos, podemos citar alguns impactos que este tipo de problema pode causar:
- Apesar de todo o crescimento identificado no último ano, o setor de tecnologia foi responsável por muitas demissões, em especial nas big techs. A explicação para isso é que o segmento foi um dos mais afetados no pós-pandemia, gerando a necessidade de diminuição do efetivo de profissionais.
- Menor intensidade no que diz respeito ao surgimento de inovações, o que impacta praticamente todos os segmentos profissionais. Consequentemente, há atrasos de projetos e desaceleração de processos que necessitam muito da tecnologia em suas fases de produção.
- Aumento do preço de produtos tecnológicos. Isso acontece devido a um atraso nos processos de inovação, a demissões e ao não alcance das expectativas que são sempre criadas pelo mercado.
- Quanto ao processo de demissões, estas podem gerar maior oferta de profissionais livres, o que permite que as empresas ofereçam salários menores e menos valorização de pessoas especializadas. É, pois, um impacto ruim para as pessoas e bom para as empresas.
Conheça estratégias eficientes para minimizar os impactos de uma crise no setor de tecnologia
Como você sabe, toda empresa está sujeita a momentos de crise. Porém, estas podem não acontecer ou, se ocorrerem, ter efeitos mais amenos. Para isso, a formulação de um gerenciamento de crise é o fator determinante e que mantém os negócios equilibrados.
Isso significa dizer que a gestão de crise no setor de tecnologia pode – e deve – ser pautada em estratégias desenvolvidas para minimizar o impacto deste problema. Por isso, para te ajudar a desenvolver este tipo de gestão, separamos algumas ações eficazes e que farão toda a diferença. Tome nota:
Estratégia 1 – Comitê de gerenciamento de crise
Você não deve esperar a crise acontecer para começar a tomar medidas para acabar com o problema. É fundamental se antecipar a tudo isso. Se agir assim, quando – e se – acontecer, terá todas as condições de resolver os problemas ou diminuir os danos.
Além disso, terá como criar aprendizados que servirão de experiência para futuras crises. E isso fará com que você tenha cada vez mais condições de gerir problemas e manter a sua empresa sempre saudável. Neste contexto, uma ótima iniciativa é a criação de um Comitê de gestão de crise.
Esta equipe precisa ser bastante experiente e ter a expertise do seu negócio. Assim, terá condições de identificar os riscos, realizar controles, fazer planejamentos e agir no momento ideal para a contenção e resolução de todo o problema.
Estratégia 2 – Identifique a causa da crise
Muitas empresas do setor de tecnologia cometem um grande erro: focam as ações somente na resolução do problema. Com isso, nem sempre conseguem voltar ao equilíbrio e com poucas perdas. Ao contrário disso, a medida mais eficiente é encontrar a raiz do problema.
A partir desta identificação, haverá mais possibilidades de adotar as melhores medidas. E não para por aí: quando descobrimos o causou uma determinada crise, impedimos que fraquezas fiquem pelo meio do caminho e, com o tempo, geram novos problemas.
Estratégia 3 – Posicione-se publicamente
Instalada a crise, uma importante medida que precisa ser tomada é a empresa se posicionar frente ao mercado em que atua. Isso impede a propagação de notícias falsas e diminui a possibilidade de uma percepção ainda pior por parte de seus parceiros comerciais.
Na prática, a gestão de crise precisa levar em consideração o olhar do público-alvo em relação à crise para, então, emitir um posicionamento oficial, que amenize o clima de instabilidade, gerar mais segurança e esteja alinhado com a missão, a visão e os valores da empresa do setor de tecnologia.
Estratégia 4 – Plano de ação
Além do fato de não ser uma estratégia segura apenas reagir aos efeitos da crise (você precisa se antecipar a ela), é importante traçar um plano de ação. Com ele, você se voltará para as melhores soluções, controlará as oscilações e desequilíbrios do seu mercado consumidor e aplicará as medidas corretas.
Como mencionamos na Estratégia 1, um comitê de gerenciamento de crise é uma ação muito eficaz. Porém, se for necessário, também é válida a contratação de uma equipe especializada e que não tenha vínculos com a empresa. Esta terá também ótimas condições de analisar o cenário e resolver a crise.
Estratégia 5 – Invista alto na comunicação
Por melhor que seja a estratégia definida pela sua equipe de gestão de crise, você só conseguirá conter o impacto do problema se produzir uma mensagem de qualidade. Por isso, a comunicação e a Oratória se colocam como as ferramentas que fazem a diferença para acabar com uma crise.
Em outras palavras, quando uma empresa do setor de tecnologia pretende fazer uma gestão de crise eficaz, ela precisa dominar a arte de comunicar bem. Dessa forma, transmite com clareza e assertividade a visão da organização e, assim, gerará confiança e soluções eficazes para acabar com a crise.
A Oratória é fundamental para a gestão de crise. Conheça quem pode te ajudar
Se você atua no setor de tecnologia e busca as medidas mais eficazes para realizar uma gestão de crise correta, precisa conhecer a Oratória do Clube da Fala.
No Clube da Fala, você vai desenvolver todas as habilidades necessárias para falar e gerar confiança e credibilidade no seu mercado de atuação. E isso é um grande diferencial em momentos instáveis, como os de uma crise.
Por isso, não perca mais tempo. As crises não têm hora para chegar. Clique no link abaixo e saiba como se tornar um aluno do Clube da Fala.