A humanidade não para de se modificar e, a cada dia, ganhamos mais consciência do que realmente tem valor. E as corporações estão atentas a essas necessidades para estarem inseridas corretamente. Por este motivo, produzimos o tema “ESG: como aplicar na empresa e principais indicadores”.
Isso significa que este conteúdo tem potencial para te colocar a par das melhores práticas de preservação do ambiente, transparência e responsabilidade social. E é essencial que você domine esses conceitos e os introduza no seu local de trabalho.
Além disso, é importante afirmar que você não deve aplicar as práticas ESG simplesmente para dar uma espécie de satisfação à sociedade. É muito mais do que isso, pois as empresas responsáveis estão naturalmente em um processo de crescimento e de sucesso nos negócios.
Desta forma, vamos nos concentrar um pouco em tudo o que diz respeito às práticas ESG, conhecer os principais indicadores e, assim, atuar de maneira correta. Esteja certo de que isso vai colaborar com a sua imagem, com a satisfação da sociedade e de seus colaboradores. Acompanhe a seguir.
Você sabe o que é ESG?
Para começar, vamos abordar o conceito de ESG a fim de que você entenda do que se trata e o alcance e a importância deste tipo de prática para a sua empresa e para a sociedade. Dessa forma, terá a plena certeza de que realmente vale a pena aplicar este processo, aliado a uma comunicação correta e eficaz.
Desta forma, vamos entender como uma sigla, em inglês. Ela significa Environmental, Social and Governance (ou seja, Ambiental, Social e Governança). Neste contexto, os principais indicadores ESG mostram a intensidade e a seriedade com que a sua empresa está lidando com:
- Os impactos causados ao meio ambiente e também as ações eficientes para minimizar este tipo de problema.
- A construção de um mundo mais justo e receptivo a todas as pessoas, onde os indivíduos tenham mais possibilidades de trabalho e de êxito.
- A obtenção dos processos mais saudáveis e respeitosos de administração.
Para que você entenda ainda com mais clareza de detalhes a sigla ESG, separamos alguns pontos essenciais, a seguir. Veja só:
1 – E (Environmental)
Com ela, a sua empresa mostrará, de fato, que se preocupa com a preservação do meio ambiente. Para isso, busca:
- Gestão correta do descarte de lixo, plástico e de outros materiais.
- Utilização de embalagens sustentáveis e recicladas.
- Práticas sustentáveis.
- Emissão reduzida de poluentes.
2 – S (Social)
Com as práticas ESG, a sua empresa aprenderá o que há de melhor em relacionamento para com seus colaboradores, fornecedores e também clientes. Isso, na prática, diz respeito:
- Valorização da inclusão e da diversidade.
- Respeito aos direitos trabalhistas.
- Ações voltadas para comunidades carentes.
- Segurança no trabalho.
- Saúde emocional dos colaboradores.
3 – G (Governance)
Uma empresa consciente e que entende o valor das práticas ESG, age com transparência em todos os seus processos. Para exemplificar, temos:
- Prestação de contas e de responsabilidade corporativa.
- Processos controlados e atrelados à missão, visão e valores da corporação.
- Ética nos negócios.
- Controle e fiscalização rígida, voltados para o combate à corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.
Entenda a importância das práticas ESG no ambiente corporativo
Uma empresa que tem ESG entre as suas práticas é, sem sombra de dúvidas, uma corporação verdadeira, correta e que atrai clientes e fornecedores com mais facilidade. Além disso, há satisfação e sensação de pertencimento e valorização por parte dos colaboradores.
Sendo assim, tenha consciência de que os líderes do segmento em que você atua certamente já descobriram o valor inerente às práticas ESG. É, pois, uma alternativa que gera benefícios em todos os sentidos. Não é uma forma de parecer bom para a sociedade; é um selo de qualidade e de muita relevância.
Em outras palavras, quando um negócio adota práticas ESG, seus principais indicadores se mostram positivos. Isso gera ótimos negócios, melhor e maior produção, menos rotatividade de colaboradores e um olhar satisfatório do mercado para a corporação.
É ou não é uma estratégia que pensa no futuro da humanidade, ao mesmo tempo em que potencializa a produção e os lucros? Sendo assim, por que você ainda não aderiu? Aliado a práticas corretas de comunicação e de Oratória, há a certeza de que haverá evolução.
Veja, a seguir, ótimos benefícios e que não podemos abrir mão.
Benefícios das práticas ESG para sua empresa e seus stakeholders
Se você está acompanhando este conteúdo desde o início, já sabe do que se trata ESG. E, mais do que isso, percebeu que este é o item que estava faltando para os seus negócios decolarem, pois há um ganho considerável para a construção de uma imagem sólida para a empresa.
E não para por aí. Destacamos outras vantagens para reforçar ainda mais a importância e o valor que existe em tudo o que diz respeito a práticas ESG. Há uma melhora sensível na ética nos negócios e um peso positivo para a maneira como o mercado olha para você. Veja:
- Reputação – a transparência e as ações de ESG constroem uma imagem positiva no mercado de atuação e na sociedade, de forma geral. Assim, conseguimos formar uma marca forte, destacada e habilitada para o crescimento contínuo.
- Custos reduzidos – as práticas ESG são valorosas porque, além de ajudarem na conservação do meio ambiente, combatem o desperdício, utilizam a energia de forma correta, gerem melhor os resíduos e otimizam os processos internos e externos da empresa.
- Rotatividade e desenvolvimento – uma empresa que tem ESG entre as suas práticas constrói um ambiente saudável para a execução do trabalho. Isso diminui a rotatividade, aumenta a motivação, a inovação e a criatividade dos colaboradores. Há, assim, um desenvolvimento natural.
- Lucratividade – uma empresa que pensa no meio ambiente, na sustentabilidade e na vida das pessoas atrai consumidores, aumenta o mercado e se estabelece no segmento. Consequentemente, há fidelização e evolução da produção.
- Menos riscos – o que construímos com ESG é vital para a nossa imagem, mas também ajuda direta e indiretamente a sociedade. Isso porque passamos a combater crises sanitárias, a corrupção e os conflitos sociais. Trata-se, dessa forma, de uma importante colaboração para o mundo.
- Novos negócios – uma corporação que construiu a imagem a partir de práticas ESG chama a atenção do mercado de maneira positiva. Com isso, olhares atentos e interessados são voltados para ela, gerando novos investimentos e também parcerias lucrativas.
Aprenda a aplicar ESG na sua empresa
ESG vale ouro, concorda? Então, é hora de aplicar essas práticas e utilizar os principais indicadores para monitorar e melhorar o desempenho da sua corporação. A partir disso, esteja certo de que seus negócios vão decolar e que você vai construir uma marca forte e duradoura. Vamos lá?
Aplicação 1 – Investimento em empatia
Uma empresa que deseja aplicar práticas ESG deve valorizar a empatia organizacional. Para isso, a sua gestão deve estar sempre voltada para a construção de um ambiente acolhedor e que compreenda as necessidades e as dificuldades de cada colaborador.
Na prática, o que se busca é acolher e investir na autoestima de todos os envolvidos nos processos produtivos da empresa. Isso aumentará o senso de pertencimento, fidelizará pessoas e fará com que elas atuem com mais dedicação e empenho. Haverá lucratividade e prazer em trabalhar.
Aplicação 2 – Eficiência energética
Uma importante prática ESG é aquela que visa ao cumprimento de uma tarefa, com a utilização mínima de energia. É uma ação voltada para o combate ao desperdício, e isso tem resultados importantes para a empresa, de forma geral, e para a sociedade. Para justificar, entenda:
- Redução dos custos com energia.
- Menos emissão de gases de efeito estufa.
- Redução do uso de combustíveis fósseis.
- Opção por equipamentos que tenham mais eficiência energética.
- Utilização de painéis solares, entre outros.
Aplicação 3 – Redução de resíduos
Esta prática, além de gerar mais lucro, tem um valor importante para a imagem da empresa. Quando uma corporação investe em uma gestão consciente de resíduos, diminui os custos com a produção e faz com que o mercado e os investidores olhem com bons olhos para ela.
Para tornar isso verdade, é preciso investir em políticas de conscientização dos colaboradores, tornando isso uma ação natural no dia a dia da empresa. Desta forma, podemos também considerar que isso colabora para a educação das pessoas e para a formação de indivíduos conscientes.
Aplicação 4 – Transparência
As políticas de compliance, anticorrupção e de transparência têm ganhado corpo nas empresas e importância na construção de processos corretos e centrados em melhorias para a corporação e para a sociedade. Isso é, de forma geral, uma expectativa natural que o mercado tem criado em relação a todas as empresas.
Assim, para tornar essa prática ESG uma realidade no seu contexto, construa ações que deixem claro para o mercado interno e externo como tudo funcionará. E mais: mostre que a corporação não irá tolerar corrupção e nenhuma prática que prejudique o bem-estar dos colaboradores.
Dessa forma, você construirá uma imagem positiva, além de afastar para longe do seu negócio as tentativas de corrupção. Consequentemente, haverá menos fraudes e mais transparência. É um compromisso público agir corretamente e ser exemplo para o mercado.
Aplicação 5 – Inclusão e diversidade
Essa é uma necessidade real e que as empresas não podem abrir mão. A sociedade atual não tolera mais práticas que excluem pessoas e causem qualquer tipo de segregação. Por isso, há a necessidade de promover um olhar atento e cuidadoso para todas as pessoas, sem exceção.
Essa é uma atitude voltada para a sociedade e que reflete diretamente nos negócios. Há, além da construção de uma imagem positiva, um estímulo para a inovação, para o crescimento das receitas e para a satisfação de todos os envolvidos.
Por este motivo, as corporações têm buscado adaptar processos e abrir oportunidades para profissionais de todos os grupos, e também para as minorias. Dessa forma, estabelece-se uma ligação direta com o ser humano, construindo laços fortes e que colaboram para a formação de um negócio lucrativo.
O olhar da comunicação para os indicadores ESG
Quando uma empresa traz as práticas ESG para o seu dia a dia, ela está comunicando para a sociedade que está inserida em boas ações. E este é um ótimo termômetro para os gestores perceberem se estão seguindo por um caminho de sucesso.
Ou seja, quando os principais indicadores de ESG estão presentes em um negócio, temos aí uma alternativa que merece ser olhada por investidores e consumidores. Todavia, para que isso aconteça realmente e gere um alcance importante, é necessário comunicar acertadamente.
Assim, as boas ferramentas de comunicação e de Oratória são habilidades que precisam caminhar juntas com as práticas ESG. Elas serão o canal que unirá gestores, colaboradores, stakeholders e público-alvo. Sendo assim, é preciso investir em comunicação para potencializar suas ações, concorda?
Conheça a escola que vai aprimorar a sua comunicação e a gestão de práticas ESG
Quer desenvolver a comunicação da sua empresa e, com isso, a gestão das suas práticas ESG? Então você precisa conhecer o Clube da Fala.
Aqui, no Clube da Fala, você encontrará um ambiente acolhedor e estruturado para desenvolver a habilidade da Oratória e potencializar os processos de comunicação.
A partir disso, a sua corporação estará preparada para criar vínculos reais com colaboradores, fornecedores e investidores. E esse é o caminho natural para a implementação de práticas ESG.
Além disso, através dos nossos cursos e treinamentos personalizados, você dominará a habilidade que construirá uma imagem forte da sua marca junto ao seu mercado de atuação.
Enfim, você não pode perder mais tempo. As práticas ESG são uma necessidade da sociedade é um requisito de sucesso e satisfação para os seus negócios.
Vamos, então, investir em comunicação e Oratória?
Clique no link abaixo para conhecer mais a fundo a nossa estrutura e os nossos cursos, além de fazer a sua inscrição no Clube da Fala.
(https://www.clubedafala.com.br/)
Inscreva-se agora mesmo no Clube da Fala.