Seja qual for a sua profissão, certamente você já participou de encontros com as pessoas com quem trabalha ou mesmo com clientes. E uma coisa que é determinante para o sucesso destes momentos é a forma como interagimos. Em outras palavras, a comunicação clara em reuniões é fundamental.
Assim, quando os contatos não são realizados desta forma, os ruídos geralmente causam efeitos muito problemáticos. Os participantes não compreendem com clareza, há confusão de ideias, discordâncias, desentendimentos e atrasos nos processos.
Nesse contexto, e falando particularmente da área de Direito, precisamos conversar um pouco sobre a importância de uma comunicação clara em reuniões jurídicas. Esse é o grande diferencial para o sucesso dos escritórios de advocacia, na resolução de casos e no trato com clientes.
Por este motivo, desenvolvemos este conteúdo especialmente para você que tem encontrado dificuldades para promover encontros claros. Vamos mostrar o que é preciso fazer para interagir com mais qualidade e também apresentar exemplos onde a comunicação digital colaborou positivamente. Acompanhe.
O contexto da comunicação no meio jurídico
A comunicação tem grande relevância no meio jurídico, e é justo afirmarmos que se trata de uma ferramenta essencial para este segmento. Sem ela, as interações são prejudicadas e há grandes prejuízos na construção de narrativas e argumentos jurídicos.
Assim, quando tratamos do tema “Comunicação clara em reuniões jurídicas”, precisamos colocar esta habilidade como um status de poder, uma demonstração de conhecimento e de capacidade. Os advogados, no exercício de sua profissão, precisam dominar a fundo e investir em Oratória.
Seja no tribunal, em contato com juízes ou jurados, em interações com clientes ou em reuniões diversas, a comunicação precisa ser o verdadeiro norteador das decisões. E, para cada contexto, ela precisa de personalização e adequação para que haja entendimento total.
Isso acontece porque, quando em contato com leigos, por exemplo, a linguagem jurídica mostra-se de difícil entendimento. Há jargões e termos técnicos que constroem frases complexas. Para melhorar isso, é preciso torná-la algo mais acessível.
Desta forma, nas atribuições necessárias para advogados e profissionais do meio jurídico, é indispensável a sensibilidade para compreender e adaptar. Assim, haverá um acesso mais democrático à Justiça, aos direitos universais e individuais.
E as novas tecnologias, como as ferramentas de comunicação digital, também têm encontrado espaço destacado para atuação. Com elas, há mais facilidade para a interpretação das leis, acesso a informações e disseminação do Direito. Na prática, percebemos um crescente aumento de possibilidades, como:
- Podcasts que tratam de assuntos pertinentes às leis e direitos dos cidadãos.
- Debates públicos e de acesso livre para todas as pessoas.
- Páginas de redes sociais que compartilham conteúdo jurídico com uma linguagem simplificada.
- Canais no YouTube que tratam desta temática e promovem lives e produção de conhecimento desta natureza.
Benefícios de uma comunicação clara em reuniões jurídicas
Quando consideramos o contexto jurídico, logo pensamos (se não formos deste meio) em:
- A linguagem é rebuscada.
- Existe uma grande dificuldade de entendimento.
- Temos uma enorme possibilidade de realizarmos interpretações equivocadas.
Sendo assim, se pensarmos na construção de uma comunicação clara em reuniões jurídicas, perceberemos uma série de benefícios. E o resultado reflete no trabalho de advogados, nas resoluções tomadas, no entendimento de pessoas “comuns”.Veja, assim, algumas vantagens deste tipo de interação:
- Processos eficazes – a comunicação clara, direta, objetiva tende a desenvolver trabalhos de excelência. Há, nestes casos, menos equívocos, melhor entendimento por parte dos envolvidos, assimilação facilitada e, assim, etapas simplificadas e com maior êxito.
- Segurança – quando em contato com clientes, um advogado realiza uma comunicação clara e simplificada, há naturalmente uma sensação de segurança. Isso porque as pessoas entendem aquilo que está sendo dito e há menos dificuldade para compreender termos jurídicos.
- Mais interação – quando a comunicação não é clara, ela tende a ser unidirecional. Ou seja, uma pessoa fala e, as outras, apenas escutam, não compreendem e, consequentemente, não interagem. Isso é péssimo quando consideramos reuniões no meio jurídico entre advogados e clientes.
- Confiança – as pessoas confiam mais nos profissionais que elas compreendem. Quando interagimos com pessoas que constroem uma comunicação simples, nos sentimos mais à vontade e depositamos nelas a crença de que são capazes de nos ajudar.
- Respeito mútuo – a comunicação clara em reuniões do meio jurídico são repletas de amplo entendimento pelas partes. Com isso, há a compreensão do que precisa ser feito e o papel de cada um. Dessa forma, há a construção de uma relação respeitosa.
- Integridade – a clareza na comunicação forma profissionais íntegros e respeitosos. Assim, a construção da imagem profissional é beneficiada quando existe a preocupação de que todos entendam o que está sendo dito. Profissionais que agem assim, fidelizam clientes e criam uma imagem positiva.
Conheça os principais elementos e práticas para uma comunicação clara em reuniões jurídicas
Se você é um profissional do meio jurídico, certamente precisa lidar com encontros e ter contato com outros profissionais e também com clientes. Em todas essas situações, quanto mais clara e objetiva for a sua comunicação, maior será a chance de sucesso no exercício do seu trabalho.
Para te ajudar a promover interações dessa natureza, destacamos os principais elementos para a composição de uma comunicação clara e compreensível. Tome nota:
1 – Por mais redundante que seja, precisamos dizer que para promover uma comunicação clara é preciso de clareza e objetividade. A apresentação dos argumentos precisa ser facilitada, o máximo possível. Além disso, evite construções com frases longas e complexas.
Simplifique a ponto de evitar os jargões da profissão e os termos técnicos que, geralmente, só são entendidos por aqueles que têm a mesma formação que você. E, tenha em mente: “falar fácil” não é sinônimo de que você sabe pouco; mas, ao contrário, é a demonstração de que você sabe personalizar a linguagem.
2 – Conheça bem o seu público. Esse é um exercício de muita importância e que vai permitir que você produza interações claras e objetivas. Por isso, antes de qualquer reunião, antecipe-se e estude a respeito das pessoas com quem irá interagir.
Esse mapeamento permitirá que extraia o grau de conhecimento e de profundidade com os assuntos que serão tratados. Assim, conseguirá ajustar a linguagem, o tom de voz e o conteúdo. Isso quer dizer que haverá um formato específico para juízes, jurados, outros advogados e também para leigos.
3 – Dê uma atenção especial para o seu tom de voz. É através dele que conseguirá transmitir confiança para seus clientes e conquistar credibilidade frente ao seu público. Além disso, procure adaptar a maneira que você fala com o tipo de público (conforme mencionamos no tópico anterior).
Utilize, nestes casos, pausas para que as pessoas tenham tempo de absorver as suas colocações e interpretá-las da melhor maneira. Esse tempo, inclusive, te permitirá perceber se, porventura, alguém esteja com dificuldades de compreensão.
4 – A preparação prévia é uma qualidade dos profissionais que mais se destacam no meio jurídico. Por isso, antes de uma reunião, é fundamental organizar as ideias, pensar em caminhos que facilitem o entendimento dos participantes. A partir disso, crie listas objetivas que servirão como guias para o seu discurso.
Ensaie, sempre que possível, a fim de se sentir mais seguro e confiante; isso é transmitido para as pessoas. Tenha sempre em mente que este tipo de postura quebra barreiras, preconceitos e resistências a respeito de suas intenções. Consequentemente, há mais facilidade e clareza na sua comunicação.
5 – A linguagem corporal é outro elemento determinante para a construção de uma comunicação clara em reuniões jurídicas. Em geral, não somente neste tipo de encontro, mas também no tribunal e em outras ocasiões, o não verbal é outro determinante de uma interação de fácil entendimento.
Sendo assim, considere como elementos relevantes para a construção da comunicação simplificada:
- Gesticulação natural.
- Postura ereta.
- Olhar que contemple todas as pessoas, mas sem fixação (isso gera intimidação), entre outros.
6 – O ritmo da sua colocação também pode ser entendido como um elemento que influencia na clareza e no entendimento daquilo que comunicamos. Todavia, como tudo na vida, é preciso equilíbrio. Ou seja:
- Não fale muito rápido, pois isso impedirá que o seu discurso seja claro. As pessoas terão dificuldade de refletir e interpretar a sua fala.
- Não fale devagar demais, pois essa monotonia leva ao desinteresse e, assim, não haverá compreensão satisfatória a respeito do que você está comunicando.
7 – As ambiguidades são questões que causam diversos conflitos e más interpretações em reuniões jurídicas. Por isso, procure evitar palavras de duplo sentido ou que sejam vagas. Seja o mais assertivo possível, vá direto ao ponto para diminuir ao máximo este tipo de problema.
8 – A escuta ativa é outro item fundamental para a construção de discursos claros e compreensíveis. Em diversas ocasiões, o profissional sequer procura entender com detalhes as necessidades do cliente. Assim, antecipa-se com colocações que julgar pertinentes em função de sua experiência.
Todavia, quando há paciência para ouvir e interesse total em entender e auxiliar pessoas na tomada de decisão, aumenta-se sensivelmente a possibilidade de reduzir ruídos. Dessa forma, há mais acertos do que equívocos e, dessa forma, mais satisfação.
9 – A Inteligência Emocional e a Empatia são, também, itens primordiais para a construção de linguagem clara em reuniões jurídicas. A partir do momento em que conseguimos nos colocar no lugar das pessoas para entender suas reais necessidades, conseguimos externar e interagir com mais simplicidade.
Ao mesmo tempo, quando possuímos a Inteligência Emocional, somos capazes de gerir as nossas emoções e também a dos outros. Assim, conseguimos manter o ambiente equilibrado e, dessa forma, propício à compreensão, ao bom entendimento e às melhores tomadas de decisão.
10 – O domínio da habilidade da Oratória é, enfim, um dos elementos mais importantes quando o assunto é comunicação clara, objetiva e que impacta com facilidade as pessoas. Trata-se, pois, de uma ferramenta que precisa ser treinada e internalizada por advogados e profissionais do meio jurídico.
Para tornar isso possível, há formações especializadas em Oratória. Com elas, é possível ganhar o domínio da arte de falar com clareza. Nesse sentido, esteja certo de que os profissionais que mais se destacam na sua área de atuação passaram por este tipo de curso. Falaremos disso mais adiante.
Case de sucesso com ferramentas de comunicação digital
As estratégias de conteúdo digital são um caminho eficaz para as empresas que atuam no meio jurídico. Através desta alternativa, é possível impactar clientes de maneira clara e assertiva. E, por mais que as pessoas afirmem ser impossível entender este segmento, é possível se aproximar do público.
Para te dar um bom exemplo deste contexto, separamos um case de sucesso: o da empresa In Company. No ano de 2021, este pequeno escritório de advocacia começou a dar passos largos na direção do desenvolvimento. O caminho foi a introdução do Marketing Jurídico Digital.
Através desta ferramenta, a empresa começou a focar em planejamento e no funil de vendas (jornada que acompanha o cliente desde o primeiro contato com a empresa até a conversão de vendas e fidelização). Assim, em apenas 6 meses, a In Company obteve:
- 13 mil acessos diretos no seu site.
- Uma média de 4% das pessoas que acessaram o site da In Company se tornaram leads da empresa (entenda lead como um usuário que acessa um determinado site, baixa um conteúdo que julga pertinente ou preenche um cadastro para receber uma newsletter, por exemplo).
- Essa porcentagem gerou uma lista qualificada de e-mails e contatos que serão impactados semanalmente ou mensalmente pelo conteúdo produzido pela empresa.
- Tendo em vista que este lead é segmentado, é possível produzir uma comunicação eficaz, clara e que gere entendimento correto.
Em suma, temos aqui um case de sucesso em que as ferramentas de comunicação digital trabalharam em prol do êxito de uma corporação do meio jurídico. Por este motivo, vale como uma boa inspiração para o desenvolvimento da sua empresa.
A escola que vai te ajudar a promover uma comunicação clara
Você é um profissional que atua no meio jurídico e deseja implementar uma comunicação clara em reuniões de trabalho?
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