Existem diversos estudos que tratam das interações. Porém, é fato consumado que esta temática ganhou capítulos importantes a partir dos anos 2000. E o motivo desse novo cenário é a chegada do digital. Mesmo com toda essa evolução, a comunicação interpessoal no trabalho é sempre uma prioridade.
Neste contexto, segundo Ronald Adler, em sua obra (Livros Técnicos e Científicos, 2002), o relacionamento interpessoal no trabalho refere-se ao autoconhecimento, empatia, auto estima, cordialidade, ética e, principalmente, à comunicação.
E estas interações são as responsáveis por fazerem as empresas transformarem processos em lucro, em crescimento, em imagem forte e atuante no mercado. Por isso, você facilmente concluirá que estamos tratando de um tema de grande relevância e que vai contribuir muito com a sua carreira.
Dessa forma, decidimos produzir esse tema para compartilhar e debater sobre as vantagens que existem na comunicação interpessoal no trabalho. Listamos, ainda, dicas valiosas para você obter os melhores resultados nas suas relações com seus colegas. Vai valer muito a pena acompanhar com a gente.
Um breve contexto da comunicação interpessoal no trabalho
Tudo o que acontece em uma empresa tem ligação direta com a comunicação e com a maneira que formamos laços com as pessoas. Isso é relevante porque nenhuma corporação depende apenas de uma pessoa e também porque os processos não se dão a partir do trabalho de pessoas vivendo em ilhas.
Para você ter uma ideia do que estamos dizendo, imagine uma grande empresa, com muitos profissionais:
- Cada um dos colaboradores chega no local de trabalho e não cumprimenta os demais.
- As ações empreendidas são feitas de maneira individual. Mesmo considerando os departamentos, as equipes de trabalho, estes funcionam (ou tentam funcionar) sem ligações entre as pessoas.
Facilmente você concluirá que não existe a menor possibilidade de sucesso em um cenário como esse. Como uma empresa conseguirá funcionar se as pessoas agem como se tudo dependesse apenas do trabalho individual? Quanta instabilidade se as relações fossem frias e sem vínculos, concorda?
Por isso, por mais que ainda existam pessoas autossuficientes, que não trabalham bem em equipe e que procuram se isolar, estas têm sido, cada vez mais, uma minoria. Isso porque a maioria dos profissionais, como você, já percebeu que as interações é que mantêm os negócios em alta.
Dessa forma, para que possamos desenvolver juntos as melhores informações sobre a comunicação interpessoal no trabalho, vamos entender bem este conceito. Trata-se, portanto, de uma rica troca de sentimentos, informações e ideias que ocorrem dentro de uma mesma equipe.
Além disso, estas interações também acontecem entre equipes diferentes dentro de uma mesma corporação. Estamos falando, portanto, de um sistema que se manifesta de forma verbal e também não verbal. Tudo isso pode ser complexo ou não; vai depender da vontade das pessoas de se relacionarem bem.
Benefícios de uma boa comunicação interpessoal no trabalho
Há tantos benefícios quando desenvolvemos uma boa comunicação interpessoal no trabalho que podemos afirmar que este é o primeiro requisito para o sucesso nos negócios. Podemos, assim, afirmar que os líderes do mercado valorizam todos os detalhes deste tipo de interação.
Portanto, para reforçar o conceito e salientar que precisamos investir nessa habilidade para crescermos na nossa carreira, listamos alguns benefícios. Veja:
1 – Você sabe bem que é totalmente comum haver conflitos em ambientes povoados por pessoas. Isso é normal. Todavia, quando existe uma comunicação interpessoal no trabalho bem estruturada, a ocorrência destes desencontros diminui sensivelmente.
E mais: quando estas ocorrem, as pessoas estão preparadas para gerir a crise, contornar o problema e ainda tirar aprendizados para o futuro. Os cursos especializados em Oratória estão lotados de alunos que já perceberam que o sucesso de suas carreiras depende desta habilidade.
2 – Há mais colaboração no ambiente de trabalho quando as pessoas se comunicam bem entre si. As equipes atuam em um ambiente saudável, há mais cooperação dentro dos grupos e entre departamentos diferentes. Além disso, a comunicação entre empresa e clientes ganha em excelência e bons resultados.
Assim, a imagem da corporação é fortalecida, levando a uma fidelização dentro do mercado de atuação. A consequência disso é o desenvolvimento continuado dos processos internos e externos. Os colaboradores sentem prazer no trabalho e o mercado consumidor da marca se mantém ao longo dos anos.
3 – O termo networking está em alta. Ele é o resultado de uma produtiva rede de contatos formada por boas ações de comunicação interpessoal no trabalho. Há a formação de conexões genuínas entre as pessoas, com trocas de informações e cooperações verdadeiras.
4 – Ainda, com relação à colaboração que acontece a partir da comunicação interpessoal no trabalho (mencionada no item 2), podemos listar uma série de vantagens, como:
- Ascensão de carreiras e possibilidades de indicações a partir dos bons contatos que são formados com as interações.
- Menos equívocos nos trabalhos realizados, gerando uma redução considerável de retrabalho.
- Aumento (em quantidade e qualidade) das trocas entre as pessoas. Daí é que surgem novas ideias, inovações e progresso.
- Facilidade para a resolução de problemas, pois existe respeito entre os envolvidos.
- Maior engajamento para com o trabalho realizado. Os colaboradores se tornam verdadeiros defensores da marca.
5 – A comunicação interpessoal no trabalho potencializa os resultados da empresa, em todos os sentidos. O grau de satisfação entre os colaboradores interfere diretamente no alcance de metas e na qualidade dos processos produtivos.
Alguns exemplos de comunicação interpessoal no trabalho
Para acabar com qualquer dúvida a respeito do que realmente seja a comunicação interpessoal no trabalho, destacamos alguns exemplos para você:
1 – Avaliações de desempenho
Esse é um momento em que a comunicação precisa ser realizada de forma respeitosa, sincera e estruturada. Isso porque o “temido” feedback tem a missão de identificar pontos que necessitam de melhorias e buscar soluções para estas questões.
Ao mesmo tempo, trata-se de uma ótima oportunidade de aproximação entre gestores e colaboradores. E não podemos deixar de mencionar que os feedbacks também têm a missão de valorizar acertos, novas ideias e o desenvolvimento alcançado pelas pessoas. Isso gera uma motivação extra.
2 – Reuniões presenciais
Nos dias de hoje, nos acostumamos com as reuniões virtuais. Elas são uma realidade, realmente. Todavia, os encontros presenciais apresentam um potencial enorme na construção de relacionamentos sólidos entre os colaboradores.
Além disso, podemos compartilhar ideias com mais facilidade, resolver problemas, desenvolver projetos. O olho no olho diminui a ocorrência de interpretações equivocadas, pois utilizamos a comunicação não verbal para conduzir melhor as interações.
3 – E-mails
O envio de e-mails também faz parte do grupo de ações que compõem a comunicação interpessoal no trabalho. Através deles, podemos formalizar informações e diretrizes, resolver questões diversas e manter contato com todos os colaboradores das equipes.
Assim, são benéficos para compartilhar informações mais detalhadas, registrar o andamento de processos e enviar documentos relevantes. Todavia, precisa ser bem estruturado para não haver ruídos na comunicação. A clareza e a objetividade são itens assertivos para este tipo de interação no trabalho.
4 – Reuniões virtuais
As videoconferências ganharam espaço com o desenvolvimento da tecnologia. Ao longo dos últimos anos, em especial, no período da pandemia, tornou-se um dos principais meios de comunicação interpessoal no trabalho. Devido a esta importância, é essencial que sejam realizadas com qualidade.
Na prática, elas têm a missão de aproximar colaboradores, gestores e equipes distantes geograficamente. Neste contexto, há a necessidade de investimentos em itens como a qualidade dos equipamentos e a conexão de Internet. É, pois, um dos exemplos mais presentes nas interações profissionais.
5 – Chats, mensagens instantâneas, intranet e aplicativos
A tecnologia está em alta e interfere diretamente na maneira como as pessoas têm se comunicado no trabalho. Constituem um meio de comunicação rápida e organizada, favorecendo o fluxo de trabalho, as demandas e a resolução de problemas comuns entre as pessoas.
Se forem bem utilizados, podem gerar conexões mais leves e, muitas vezes, até informais. Assim, através destes meios, conseguimos realizar ações pertinentes, como, por exemplo:
- Bate-papo entre colegas de trabalho.
- Compartilhamento de informações mais objetivas.
- Esclarecimento de dúvidas simples e pontuais.
- Organização do fluxo de trabalho e status de cumprimento de metas.
Dicas práticas para desenvolver habilidades de comunicação interpessoal
Agora é o momento em que vamos praticar para desenvolvermos a comunicação interpessoal no trabalho. Veja só as dicas que separamos para você:
Dica 1 – Empatia
Não há a menor possibilidade de sucesso em uma interação se deixamos a empatia de lado. A capacidade de se colocar no lugar das pessoas e, assim, compreender as dores, necessidades e intenções envolvidas é um requisito essencial para a construção de conexões emocionais genuínas.
Por isso, invista nesta capacidade e verá como as suas ligações se tornarão mais humanizadas. O retorno das pessoas em relação às suas atitudes terá o mesmo teor de respeito e reciprocidade. E as grandes corporações valorizam isso, pois sabem o quanto favorece o resultado final dos processos.
Dica 2 – Escuta Ativa
Essa é uma ação que se junta à empatia para gerar uma comunicação de qualidade no ambiente de trabalho. A partir do momento em que verdadeiramente prestamos atenção no que as pessoas estão falando, conseguimos encontrar soluções mais efetivas.
Do contrário, cometeremos um erro comum que é interromper pessoas enquanto estão tentando se comunicar ou mesmo pensar antecipadamente em respostas que, de forma geral, não atendem às necessidades dos outros. Ações deste tipo geram afastamentos e conflitos no ambiente de trabalho.
Dica 3 – Inteligência Emocional
As nossas emoções podem ajudar ou prejudicar a comunicação interpessoal no trabalho. Isso tem a ver com a gestão daquilo que sentimos. Ou seja, quando temos reações impulsivas ou nos deixamos levar por desequilíbrios, certamente geramos conflitos.
Por isso, é importante que você mergulhe no mundo da inteligência emocional para aprender a entender e controlar o que sente, em qualquer circunstância. E, como sabemos, o dia a dia de trabalho é repleto de desafios, de desencontros e de situações que exigem jogo de cintura.
Dica 4 – Linguagem não verbal
Tão importante quanto usar as palavras mais apropriadas para as diferentes situações, a linguagem corporal fala e tem peso igualmente relevante. Por este motivo, procure utilizar os benefícios que os gestos do seu corpo podem trazer para a sua comunicação no trabalho.
Algumas dicas para acertar na comunicação não verbal:
- Tenha uma postura aberta e leve. Isso aproxima as pessoas de você e gera mais facilidade para se comunicar efetivamente.
- Mantenha o contato visual. Esse gesto mostra para as pessoas que você realmente está atento àquilo que estão dizendo.
- Dê uma atenção especial para os seus gestos. Afaste do seu diálogo todo o gestual que sugerir impaciência e conflito.
- O tom de voz influencia bastante naquilo que você está dizendo e na forma como as pessoas recebem a sua mensagem. Por isso, dê a cada situação uma tonalidade equivalente (e sempre com muito respeito, mesmo em momentos mais tensos e pesados).
Dica 5 – Feedback
Os feedbacks não são uma tarefa que cabe apenas aos gestores. Todos os colaboradores podem dar retorno aos colegas de trabalho. E isso precisa ser feito de maneira construtiva. Não é necessário ser agressivo para corrigir equívocos.
Para isso, o seu foco precisa ser o comportamento, a ação, e não a pessoa em si. É essencial deixar claro que as possíveis correções não têm a intenção de diminuir o indivíduo, mas sim ajudá-lo a ser um profissional melhor e mais competente.
Dica 6 – Oratória
Todas as dicas anteriores compõem uma Oratória de qualidade. Neste contexto, todos precisamos ter em mente que a arte de falar com qualidade é o melhor potencializador da comunicação interpessoal no trabalho. É por isso que os cursos desta temática estão em alta.
No próximo tópico, vamos te mostrar o lugar que vai te ajudar a falar bem e empreender conexões que te darão um retorno positivo no seu trabalho e na evolução da sua carreira. Acompanhe a seguir.
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2 Comentários
Matéria extremamente importante, na atualidade, em que as pessoas têm muita dificuldade de manter o equilíbrio emocional, especialmente na comunicação, seja no ambiente de trabalho ou mesmo na relação familiar.
Ficamos muito felizes com o seu feedback. Continue acompanhando nossos conteúdos e conte com a gente nessa jornada! 😊