O mundo empresarial é formado pela competitividade e profissionalismo. Por isso, empresas e pessoas precisam se superar a todo o tempo para demonstrar capacidade, expandir mercados e manter suas posições. Então, nada melhor do que falarmos de apresentações corporativas.
Esta é uma das formas mais efetivas de alcançar clientes, lidar com fornecedores, formar parcerias rentáveis e fidelizar o público-alvo. E é bem provável que você tenha se identificado com este contexto, certo? Essa é a dinâmica atual que norteia as relações corporativas.
Percebe, então, o quanto as apresentações corporativas são essenciais e definidoras do sucesso nos negócios? Isso significa que você precisa aprender a planejar, organizar e fazer este tipo de comunicação. Se ainda não sabe, não se preocupe! Hoje nós vamos te ajudar com isso.
Esse conteúdo é exatamente para compartilhar com você um guia prático, com tudo o que há de mais importante em matéria de apresentações corporativas. Assim, a sua Oratória te levará ao patamar profissional que deseja. E, também, ajudará a sua empresa e subir degraus no mercado. Acompanhe tudo a seguir.
Entenda o conceito de apresentações corporativas
No mundo corporativo, cada vez mais se torna essencial fazer apresentações de alto nível. Isso porque são estratégias que valorizam e facilitam o caminho para realizar grandes negócios. Por isso, as empresas estão cada vez mais voltadas para ações desta natureza.
Trata-se, portanto, de um modelo especial de comunicação através do qual uma empresa pode expor algo que favoreça a adesão às suas ideias, produtos e/ou serviços. Na prática, há diversas situações em que podemos fazer uso deste formato, como:
- Exposição do número de vendas de um determinado período.
- Demonstração de cases de sucesso alcançados pela corporação.
- Apresentação dos serviços que uma corporação realiza.
- Compartilhamento de dados do segmento de atuação.
- Posição atual ocupada no mercado, entre outros.
E o que as apresentações corporativas alcançam com essas estratégias?
- Geram engajamento com o público-alvo.
- Oferecem motivos suficientes para a formação de parcerias de sucesso.
- Impactam o mercado, os clientes e os fornecedores.
Para isso, as apresentações corporativas fazem uso de uma parte textual altamente atrativa e de recursos visuais impactantes. Além, é claro, da necessidade de um orador preparado para transformar todo esse material em algo que convença as pessoas.
Por fim, é importante mencionar que também é possível enviar as apresentações corporativas por e-mail, por exemplo. Neste caso, torna-se ainda mais necessário o conhecimento e o investimento em um material extremamente atrativo e profissional.
Falaremos bastante sobre isso ao longo deste conteúdo. Continue acompanhando aqui com a gente.
O que é mais importante nas apresentações corporativas
Quando falamos em apresentações corporativas, estamos nos referindo a um formato muito utilizado pelas empresas nos dias de hoje. Isso mostra que dão retorno e fortalecem a marca. Há, por isso, uma série de benefícios que você precisa conhecer. Veja só:
1 – As apresentações corporativas demonstram o nível em que a empresa se encontra. Ou seja, quanto mais sólida, planejada e profissional, melhor a imagem que a sua corporação alcançará no mercado de atuação. Isso fortalece os negócios e abre portas estratégicas para novos negócios.
2 – A conquista de novos clientes são frutos importantes que conquistamos quando investimos em apresentações corporativas. A partir do momento em que planejamos e personalizamos este tipo de abordagem, aumentamos as possibilidades de sermos assertivos em relação ao nosso público de interesse.
3 – Uma empresa de sucesso não é feita apenas de clientes casuais. É o engajamento que gera a fidelização do mercado, construindo uma base sólida e segura. Desta forma, quando aprendemos a planejar, organizar e fazer apresentações corporativas, garantimos a manutenção do público-alvo.
4 – As apresentações corporativas são um meio eficiente de destacar as potencialidades da sua empresa. Isso acontece porque, através delas, conseguimos mostrar por que somos especiais e dignos da adesão das pessoas. Este formato mostra apenas aquilo que importa para os negócios.
5 – Quando uma empresa se aproxima das pessoas através de apresentações corporativas bem estruturadas, ela ganha credibilidade no segmento em que atua. Assim, é construído um terreno fértil e propício para a geração de negócios lucrativos.
6 – Tudo o que uma empresa precisa para se posicionar bem em um mercado altamente competitivo é construir uma identidade, algo que fique na memória do público. E isso é conquistado também com o auxílio das apresentações corporativas.
7 – As apresentações corporativas profissionais têm a possibilidade de serem adaptadas a diferentes momentos e contextos do mercado. Assim, um mesmo tema, com objetivos semelhantes pode ser personalizado e utilizado em encontros presenciais, virtuais ou mesmo compartilhado através de documentos.
Veja o guia prático para fazer as melhores apresentações corporativas
Sabemos o potencial que as apresentações corporativas possuem para a conquista de mercados, novos clientes, fortalecimento da marca e geração de negócios estratégicos. Por isso, você não pode “abrir mão” de um trunfo tão assertivo quanto este, concorda?
Para te ajudar com esta demanda, criamos um guia prático para que você comece imediatamente a produzir as suas apresentações corporativas. Veja:
Passo 1 – Quem é o seu público?
Para que as apresentações corporativas atinjam o alvo desejado, elas precisam ser direcionadas para um determinado perfil. Isso significa que você não deve pensar que uma exposição realizada servirá para todos os momentos e todos os tipos de clientes.
Por isso, defina quem será o seu alvo. Quem vai receber a sua apresentação? Quais os anseios deste perfil? O que eles buscam e/ou esperam da sua empresa? Essa definição prévia é um requisito que realmente vai definir o seu sucesso ou insucesso. Não pule essa etapa, ok?
Passo 2 – Planeje o que será apresentado
Definido o seu público-alvo, é hora de planejar os próximos passos, sempre buscando o que tem o maior potencial de impactar as pessoas. Assim, você deve definir o conteúdo pensando nas dores e nas necessidades daqueles com quem irá interagir.
Para tornar isso possível, anote todas as informações. Faça listas, exclua o desnecessário e foque sempre no mais relevante. Avalie os passos dados, inclua novas ideias (se houver), revise novamente e comece a tornar realidade o seu projeto de apresentação.
Passo 3 – Invista no impacto visual
As melhores apresentações corporativas têm um apelo visual de alto nível. Isso acontece porque as imagens têm a capacidade de prender a atenção das pessoas, despertar interesses e aguçar as expectativas dos envolvidos. Mas, nunca se esqueça de que você não deve pecar pelo excesso.
Isso quer dizer que o seu visual precisa ser atraente e limpo, a fim de não cansar o seu público. Para tal, você tem algumas opções para utilizar, como:
- Gráficos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Infográficos, dentre outros.
Passo 4 – Identidade Visual
Esse é um complemento do item anterior. Assim como a parte imagética é importante, a construção de uma identidade visual ajuda a organizar o pensamento, gerando uma sensação de harmonia e de ordenação de ideias. Um bom designer pode te ajudar com essa parte.
Passo 5 – Histórias relevantes
Como você bem sabe, as pessoas adoram boas histórias. Esta opção gera identificação, envolve o público e traz aquele engajamento que todos nós sempre buscamos. Há diversas alternativas para isso, e o Storytelling é um dos formatos mais utilizados na atualidade.
Assim, você pode contar:
- Cases de sucesso alcançados pela corporação.
- Os desafios superados pela empresa desde a fundação.
- As conquistas que trouxeram a corporação até aqui.
- Histórias vivenciadas por colaboradores da empresa e que geram aprendizados para toda a equipe, entre outros.
Passo 6 – Objetividade para ser assertivo
Os tempos atuais estão cada vez mais corridos e as pessoas têm pouco tempo para tudo. Além disso, o excesso de informações tem tirado a paciência dos indivíduos, o que os leva a perderem o interesse por qualquer coisa que não os impacte imediatamente.
Por este motivo, as suas apresentações corporativas precisam ser bastante objetivas. E mais: elas precisam, em poucas palavras e/ou imagens, transmitir uma mensagem completa e que alcance as expectativas e anseios das pessoas. É preciso acertar o alvo com poucas ações.
Passo 7 – A ordem do conteúdo
Você já sabe que as pessoas têm pouca – ou nenhuma – paciência para apresentações corporativas que dão muitos rodeios, não é verdade? Portanto, é preciso seguir uma ordem que construa um caminho seguro e bastante persuasivo.
Na prática, procure priorizar passos, como:
- Logo de início, demonstre o que a empresa faz.
- Em seguida, mostre clientes importantes que já foram atendidos pela corporação.
- A partir disso, mostre os seus propósitos, aquilo que você pode entregar para as pessoas (se você já sabe quais são as dores do seu público, poderá oferecer exatamente o que ele precisa).
Passo 8 – A quantidade de textos
A parte textual das apresentações corporativas é sempre importante, desde que usada com moderação. Você pode compartilhar dados relevantes, números alcançados, posições no mercado, dentre outros. Mas tudo precisa ser feito com equilíbrio e de maneira bastante objetiva.
Para não cometer equívocos com essa parte, lembre-se sempre:
- Os textos não devem ser colocados na apresentação para serem lidos na sua totalidade.
- O texto deve funcionar como um apoio para aquilo que você está falando.
- O texto deve ser entendido e usado com um complemento da parte visual.
Passo 9 – Sua credibilidade vale ouro
A conquista dos objetivos das apresentações corporativas passam muito pela credibilidade que você demonstra para as pessoas. Sejam elas clientes, parceiros de negócios ou colaboradores, a confiança e a segurança devem nortear a sua interação em todos os momentos.
Sendo assim, reforce suas colocações com informações relevantes. Faça uso de dados periódicos da sua empresa, de pesquisas voltadas para a sua área de atuação e de soluções alcançadas em suas demandas. Isso fará com que seu público confie em suas palavras e se aproxime de você para formar grandes negócios.
Passo 10 – Treine
Não basta produzir apresentações corporativas impactantes, se você não domina aquele conteúdo. Se preparar apenas a parte visual e textual e não ensaiar a comunicação verbal, a interação não fluirá da maneira certa. E o pior é que as pessoas percebem isso facilmente.
Desta forma, procure treinar até chegar ao ponto em que você e o seu conteúdo dialoguem de forma bastante leve e natural. Mostre isso para seus colegas de trabalho e familiares e peça que eles avaliem a sua performance. Assim, conseguirá alcançar o patamar que te levará ao sucesso.
Passo 11 – Os questionamentos
Por fim, é fundamental que você tenha as respostas “na ponta da língua”. Para tornar isso possível, é preciso se aprofundar no assunto em questão, conhecer a fundo tudo o que diz respeito ao conteúdo. Além disso, tente imaginar possíveis questionamentos que podem ser feitos.
Se não agir desta maneira e com este cuidado, correrá o risco de ser questionado e não conseguir dar uma resposta cabível. O que vai acontecer? Certamente gerará uma imagem ruim para a empresa, pois ficarão lacunas que irão prejudicar a sua credibilidade. Evite isso!
O lugar certo para aprender a fazer apresentações de alto impacto
Se você é um profissional que pretende estar sempre preparado para as demandas atuais do mercado, é essencial aprender a planejar e desenvolver apresentações de alto impacto.
Nós, do Clube da Fala, temos tudo o que você precisa para construir as apresentações corporativas mais impactantes da sua vida.
Nosso time de professores está preparado para te acompanhar em todas as etapas de uma apresentação, mostrando como um público é definido e, a partir disso, os melhores caminhos para construir a sua comunicação.
Além disso, as nossas formações personalizadas têm o conteúdo essencial para melhorar a sua comunicação no ambiente profissional. Elas atuarão de maneira assertiva nas suas principais necessidades, fazendo com que você se torne um grande comunicador.
É isso que você estava procurando para fazer a sua carreira decolar de uma vez por todas?
Então venha conhecer o Clube da Fala e todos os cursos que podemos te oferecer.
Entre logo em contato com a gente.