Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.
Atualmente, o mundo exige pessoas cada vez mais preparadas. Dentre as qualificações, a capacidade de comunicar-se de forma eficaz apresenta-se como uma das principais características solicitadas na vida profissional, acadêmica e social. Falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer situação é imprescindível. É através do poder da oratória que mantemos um número maior de contatos diários: palestras,cursos, reuniões, recados, bate-papo, ordens, contraordens etc.
Muitas pessoas são peritas em seus ramos de trabalho, possuindo até especializações como mestrado ou doutorado, mas quando necessitam expor seus conhecimentos, agem com tanta timidez e insegurança, que o público ouvinte fica literalmente decepcionado. Assim, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessam pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e profissional, facilitando a formação do marketing pessoal, a utilização de linguagem “persuasiva” e influência de pessoas.



