Falar bem em público é praticamente uma obrigatoriedade nos dias de hoje. Seja qual for a profissão, a verdade é que precisamos falar (e falar bem) todos os dias, seja para apresentar uma palestra, para participar de uma reunião ou mesmo para lidar com pessoas diferentes no trabalho.
Neste contexto, a Oratória tem se tornado a cada dia mais um grande diferencial para as carreiras de sucesso (a sua, por exemplo!). Por este motivo, nós, do Clube da Fala, recebemos aqui diversos alunos ávidos por adquirir habilidades para decolar no mercado de trabalho.
Percebe, com isso, como é fundamental falar bem em público e investir em Oratória? Nenhum de nós, por mais capacitado que esteja no que se refere ao lado técnico de cada profissão, vai adiante, quando a sua comunicação é repleta de lacunas e ruídos. Comunicar bem vale ouro.
É por este motivo que hoje nós vamos conversar bastante a respeito de dicas para falar em público. E mais: você vai perceber que os nossos cursos possuem tudo o que você precisa para solidificar os conhecimentos na arte de falar bem. É hora de subir os degraus que você tanto quer na profissão. Acompanhe aqui.
Quer falar bem em público? Veja todas as dicas:
DICA 1 – Tenha noção de quem é o seu público.
Você pode até falar razoavelmente bem, mas se não souber quem são as pessoas que terão acesso à sua comunicação, a tendência é que a sua linguagem não faça muito sentido para todos. Com isso, haverá sérios problemas de conexão entre você e o seu público.
Ao conhecer o seu público, além do tipo de linguagem, você poderá selecionar os tópicos que mais geram interesse para ele. Esta é uma ótima estratégia para fisgar as pessoas. Os grandes oradores sabem fazer isso como ninguém, mas, se eles podem, você pode também.
DICA 2 – Entenda realmente do conteúdo.
Essa é uma parte essencial para falar bem em público. Imagine uma pessoa que saiba se comunicar muito bem. Agora imagine que esta mesma pessoa não domina o assunto que está falando. A possibilidade de não se sair bem é enorme e isso pode colocar em risco o resultado final do seu discurso. Estude bastante!
DICA 3 – Tenha sempre muita flexibilidade.
Geralmente as coisas não saem exatamente como planejamos. Por isso, se você estiver fechado dentro de uma caixa, com o discurso decorado e sem dar a menor chance para outras possibilidades, a tendência é que você tenha problemas.
Eis o motivo pelo qual há coisas que não podemos controlar e isso exige que sejamos flexíveis, com poder de improviso, transformando um possível imprevisto numa grande possibilidade de construir discursos maravilhosos e sedutores.
DICA 4 – Invista na linguagem não verbal.
O corpo fala! Você já deve ter ouvido alguém falando isso por aí. Mas, talvez você nunca tenha dado tanta importância para este detalhe. Por isso, precisamos lhe contar que a linguagem do corpo faz toda a diferença no resultado final da sua fala.
Sendo assim, tenha bastante atenção para pontos como gestos bruscos, braços cruzados, mão no bolso ou ficar estático o tempo inteiro (mas também não fique se movimentando em alta velocidade a todo o tempo, hein!). Leve em conta esses detalhes mínimos do seu corpo, pois as pessoas percebem mesmo.
DICA 5 – O autoconhecimento é tudo.
Para falar bem em público e conquistar multidões, você precisa conhecer as suas potencialidades e as suas fraquezas. Quando tiver essas informações claras, poderá usar aquilo que te dará destaque e que pode gerar conexão com o seu público.
DICA 6 – Saiba contar boas histórias.
As histórias ficam sempre na nossa memória. Você pode até esquecer de tópicos que foram abordados numa palestra, por exemplo, mas dificilmente não lembrará das histórias contadas pelo palestrante. É por este motivo que o storytelling tem sido tão valorizado nos dias de hoje. Invista nisso!
DICA 7 – Invista na tecnologia e nos recursos visuais.
O advento e a evolução da tecnologia estão aí para fazer da sua comunicação algo de alto nível. Por isso, não hesite em utilizar todos os recursos tecnológicos que estão à sua disposição para deixar a sua apresentação ainda mais atraente e inesquecível.
Além disso, use e abuse dos recursos visuais, pois as pessoas lembram mais daquilo que veem do que as coisas que ouvem. As imagens ficam marcadas na nossa memória e favorecem bastante a nossa comunicação, mas, temos um detalhe: as imagens ajudam a sua fala, mas não a substituem. Ambas são importantes.
DICA 8 – Esteja preparado para as dúvidas
Dominar o conteúdo que você fala é um grande passo, mas é fato que as dúvidas do seu público sempre surgem. Por isso, fique tranquilo e procure responder a cada questão da melhor maneira. Não tenha vergonha de dizer que desconhece algo e que vai procurar estudar mais sobre isso. Faz parte.
DICA 9 – Capriche no roteiro.
Se você realmente quer falar bem em público, é preciso pensar e preparar o caminho que você vai seguir no início, no meio e no fim. Desta forma, pense na estrutura que terá a sua narrativa e terá sempre subsídios para voltar aos trilhos, nos momentos em que você eventualmente se perder no raciocínio.
DICA 10 – Treine sempre.
Ensaiar a sua fala, o seu discurso numa reunião ou a sua palestra, lhe dará uma segurança ainda maior. Além disso, você conseguirá perceber possíveis equívocos e também pontos em que pode comunicar melhor. O treino deixa o nosso discurso mais afinado, leve, fluido.
Uma última dica…
Agora que você já conhece 10 grandes dicas para falar em público, precisamos lhe dar uma décima primeira, que vai fazer toda a diferença na sua comunicação e na sua carreira: os cursos do Clube da Fala.
Os nossos colaboradores têm a experiência necessária para identificar as suas maiores necessidades e atuar de maneira personalizada, elevando o patamar da sua Oratória. Estamos esperando você aqui para construir com a gente uma grande história na comunicação. Venha conhecer o Clube!