Você já considerou que saber se comunicar é uma vantagem enorme para todos aqueles que desejam crescer profissionalmente? Seja em uma apresentação para a diretoria da sua empresa ou mesmo para liderar pessoas, dominar técnicas de oratória é visto como o grande diferencial para uma comunicação de alta performance.
Sendo assim, é provável que você já tenha passado por situações em que sentiu certo nervosismo quando percebeu diversas pessoas lhe olhando em uma apresentação. E, mais do que isso, tem percebido uma grande necessidade de se comunicar melhor no exercício do seu trabalho.
Essas são questões tão frequentes que hoje o nosso tema é sobre técnicas de oratória. Afinal, todos nós sabemos que falar com poder de convencimento é uma arma poderosa no mercado de trabalho. Por isso, esteja certo de que a prática e o treinamento irão lhe tornar um verdadeiro comunicador.
A autoconfiança para expor ideias, o poder de persuasão para convencer o ouvinte, o controle emocional que dita o tom da fala são algumas dessas habilidades essenciais para uma boa comunicação.
Vamos, então, aprender algumas técnicas e exercícios de oratória para aprimorar a comunicação? Continue com a gente e confira!
O que é oratória e qual a sua importância?
Vamos entender a oratória como a arte de falar bem em público, sempre com o objetivo de comunicar, entreter e trazer para perto de si o respeito e a admiração da plateia.
Dessa forma, a oratória não se restringe a simplesmente transmitir algo; é função desta técnica transformar a sua fala em uma comunicação original, sedutora e que conquiste as pessoas.
E, além disso, aprender as principais técnicas de oratória tornará as suas apresentações profissionais, atrativas, cativantes e com resultados altamente positivos.
Quais técnicas de oratória podem lhe ajudar?
Agora que você já sabe que o domínio das técnicas de oratória é o que torna simples apresentações em grandes espetáculos, é hora de colocar em prática todas as dicas que preparamos para você.
Para obter sucesso na oratória, algumas técnicas merecem atenção para que o discurso ou a apresentação ocorra de maneira satisfatória. Veja.
1. RESPIRE
Saber respirar é uma das etapas mais importantes de uma boa oratória.
“Mas, espera aí, eu sei respirar; todo mundo sabe respirar”.
Lamento informar, mas existem muitas pessoas que respiram de maneira inadequada e pioram ainda mais o quadro de incertezas, nervosismo, pressão e autoconfiança.
Dessa forma, respire pelo diafragma, diminua o ritmo do seu discurso e utilize frases mais curtas e objetivas. Isso vai te ajudar a respirar melhor e de maneira natural.
2. CONTROLE OS SEUS NERVOS
Cara a cara com uma plateia, é comum que o nervosismo tente estragar todo o seu planejamento. E, se isso acontecer, você corre o risco de jogar fora ótimas oportunidades na sua profissão.
E para que você não seja refém dos seus nervos, controle os pensamentos negativos, pois são eles que emitem mensagens ruins para o seu cérebro.
Por isso, prefira mandar mensagens de reforço, como:
- “Eu vou fazer uma ótima apresentação”.
- “Eu sou capaz de falar sobre este assunto, pois estudei muito para chegar até aqui”.
3. TENHA POSTURA
Uma postura segura gera uma linguagem não-verbal de tranquilidade e autoconfiança no público. E, com isso, você terá uma porta aberta para conquistar os seus objetivos.
4. MOVIMENTE-SE
Não existe nada mais chato e cansativo do que um discurso em que o apresentador fica estático. Dá sono, concorda?
O movimento gera atração, confiança, dinamismo e torna rico o momento. Mas é preciso deixar claro que essa movimentação precisa ser suave, senão o público ficará como num jogo de tênis, virando o pescoço para lá e para cá.
5. PLANEJE-SE
De uma coisa nós temos certeza: não vai adiantar respirar bem, ter uma boa postura e se movimentar de maneira agradável se não existe nenhum planejamento.
Mesmo que você domine o tema e tenha uma baita experiência naquilo que vai propor para o seu público, é fundamental que você se planeje.
E isto significa dizer que é um tiro certeiro planejar o seu desempenho. Para isso, pense em conectivos que unirão você à sua plateia, crie um roteiro e conheça o máximo que puder sobre a sua audiência.
6. ESPELHO, ESPELHO MEU…
O espelho é um grande aliado na fase de preparação da sua apresentação.
É por isso que falar na frente do espelho ajuda a desenvolver a sua autoconfiança e perceber pontos que ainda precisam de ajustes.
7. OBJETIVIDADE
Vá direto ao ponto! Ficar enrolando só vai cansar o seu público. Em geral, as pessoas não têm paciência e nem tempo para acompanhar com interesse uma apresentação em que só há rodeios e que nunca sai do lugar.
8. O GUIA
Evite ser a única atração da sua apresentação. É fundamental que haja dinâmica e novidades que atraiam o interesse do público.
Dessa forma, use o PowerPoint para enriquecer o momento com belas imagens e informações objetivas. Além de atrair a atenção, ele serve como guia para que você não perca o raciocínio.
Importante: não fique lendo coisas no PowerPoint. Isso gera a sensação de que você não domina o seu assunto.
9. GESTOS INVOLUNTÁRIOS
Quando um determinado gesto involuntário é constante, ele acaba virando a grande atração da sua apresentação. Isso gera um desconforto no seu público, que não conseguirá prestar atenção em mais nada que não seja o seu gesto involuntário.
Mexer no cabelo toda hora, olhar para o relógio com frequência e dobrar as mangas da camisa são alguns exemplos bastante comuns de gestos involuntários.
10. INTERAJA
O maior objetivo da oratória é criar vínculos entre o apresentador e o público. E não existe melhor maneira para isso do que a interação. Pergunte, crie reflexões e se abra ao diálogo com as pessoas que estão te assistindo.
Trocar experiência com aqueles que estão acompanhando o discurso aproxima, melhora a dinâmica e gera empatia.
11. O PÚBLICO
Não basta dominar o assunto da sua palestra. É de fundamental importância que você faça um levantamento sobre as principais características do seu público.
Fazendo isso, você saberá quais são as preferências, forças, fraquezas, pontos em comum com você e as expectativas.
12. A NARRATIVA
Uma narrativa interessante aproxima bastante o seu público do assunto que você irá tratar.
Em função disso, através do Storytelling, você pode contar uma história que toque profundamente o coração e o interesse do seu público.
E, depois de conquistar as pessoas, a sua oratória terá alcançado o principal objetivo: FALAR BEM.
No Clube da Fala ensinamos essas e muitas outras técnicas de oratória para que nossos alunos falem bem ao se expor e ganhem muito mais visibilidade! Quer saber mais? Fale com nossa equipe!