A arte de ganhar a confiança e atrair a atenção das pessoas não é uma tarefa para qualquer um, mas pode ser uma capacidade sua. Isso se torna possível quando você aprende as melhores técnicas e, com elas, cada fala sua se tornará uma apresentação de impacto.
E, neste contexto de falar bem e se destacar em meio a tantas pessoas, precisamos deixar claro que não se trata simplesmente de um dom, de algo que nasce com apenas alguns de nós. Muito pelo contrário, é uma ferramenta que podemos obter através de treino e dedicação.
Percebe, então, que aqueles entraves que te impedem de fazer uma apresentação de impacto vão ficar para trás a partir do momento em que você tiver acesso a todas as informações que preparamos? A Oratória é o caminho pelo qual trilharemos nas próximas linhas.
Com isso, você saberá tudo o que é preciso realizar para atrair a atenção de todos e fazer com que se interessem por aquilo que você está falando, sem perder o foco. Enfim, esse é o início de uma caminhada em que a arte de falar bem dará o tom de todas as suas interações. Continue acompanhando.
O que faz as pessoas perderem o foco em uma apresentação?
Atrair a atenção das pessoas e conseguir com que elas mantenham o foco não é uma das tarefas mais simples em ambientes físicos. E o desafio torna-se ainda mais pesado quando consideramos uma tendência que chegou para ficar: as apresentações online.
Todavia, por mais difícil que seja a missão, conseguimos controlar todo o ambiente e manter todos interessados quando descobrimos os principais motivos que levam as pessoas a perderem o foco. A partir disso, aprendemos como contornar estes entraves e, com isso, as nossas interações serão ótimas.
Para sermos ainda mais específicos, vamos conhecer três grandes motivos que contribuem para que as pessoas percam o foco em apresentações:
MOTIVO 1 – O tema não é interessante.
Há temas que realmente são pesados, confusos e, por isso, fazem com que as pessoas percam o interesse. Se isso acontecer, a solução é desistir e aceitar que realmente não há como atrair a atenção? É claro que não! É plenamente possível fazer com que praticamente qualquer assunto se torne agradável.
Para isso, você pode seguir pelo caminho de desenvolver histórias que tenham relação com o seu público, com o dia a dia deles ou que toquem profundamente suas emoções guardadas. A partir daí, será criada uma conexão que deixará o caminho aberto para você brilhar em sua apresentação.
MOTIVO 2 – A linguagem é confusa.
Uma das primeiras coisas que devemos fazer quando estamos nos preparando para uma palestra é conhecer o nosso público e levantar detalhes como gostos, preferências, faixa etária e todas as informações que sejam relevantes e que nos ajudem a formar uma ideia de quem serão aqueles para quem falaremos.
Todavia, quando pulamos essa etapa e preparamos algo generalizado, imaginando que a linguagem escolhida é a melhor e “serve para qualquer pessoa”, a tendência é que as coisas não “fluam” com naturalidade. O resultado? Haverá uma perda total do foco.
Isso porque não existe nada mais entediante e desinteressante do que ficarmos olhando para alguém que parece estar falando outro idioma, concorda? Mesmo que o palestrante utilize as palavras mais “bonitas”, se elas não fizerem parte do vocabulário da plateia, nada adiantará e o foco ficará pelo meio do caminho.
MOTIVO 3 – Não há suspense e nem surpresas.
Você já deve ter participado de alguma apresentação em que nada mexeu com os seus sentidos. Nenhuma novidade, nada de surpresas e zero de expectativas. Quando isso acontece, certamente o foco é uma das primeiras coisas que vão embora e, com isso, o palestrante fica praticamente falando sozinho.
Além disso, precisamos ter sempre em mente que todos nós só mantemos a atenção total durante alguns poucos minutos. Desta forma, se não houver nada que mexa com as pessoas, que as tire da zona de conforto, que as faça sorrir, chorar ou algo do tipo, é quase impossível manter todos na mesma sintonia.
Enfim, se a plateia não tiver a sensação de que, a qualquer momento, uma surpresa pode alcançar a todos os presentes, certamente as atenções irão para outras coisas, como aquela “zapeada” no celular ou até a lembrança de que algumas contas mensais ainda não foram pagas.
Veja 4 maneiras de atrair a atenção das pessoas e fazer uma apresentação de impacto
Sim, há técnicas que você pode utilizar para manter o foco das pessoas na sua apresentação! Essas técnicas realmente funcionam, independente do perfil do público, do tema que você está abordando e mesmo do tempo disponível para a exposição das suas ideias.
É por isso que separamos 4 dicas infalíveis para você começar a colocar em prática hoje mesmo em suas apresentações. E antes que você imagine que elas só funcionam em abordagens com plateias, é preciso ter em mente que tudo isso pode ser utilizado nas reuniões de trabalho ou mesmo no seu dia a dia.
1 – ACERTE NO ALVO E VÁ DIRETO AO PONTO
A vida anda muito acelerada e a ansiedade tem tomado conta da vida de todos. Dessa forma, é comum as pessoas fazerem várias coisas ao mesmo tempo. Neste contexto, o que mais acontece, por exemplo, é alguém estar em uma apresentação e, ao mesmo tempo, pensando em mil tarefas para realizar.
Quando isso acontece, fica bem complicado atrair a atenção e manter o foco das pessoas durante todo o tempo, concorda? Por isso, um dos caminhos para resolver esta questão é ir direto ao ponto, abordando a mensagem principal logo nos primeiros minutos.
Dito isto, é possível até que você questione: “Se o principal já foi dito no início, o que será feito depois?”. Ótima pergunta! Quando nos antecipamos com a mensagem principal e não a deixamos para os últimos segundos da nossa apresentação, já garantimos que o mais importante seja ouvido.
Na sequência, você pode trabalhar discussões pertinentes ao assunto principal, contar histórias relevantes e que tenham ligação com o assunto, dar mais liberdade para as pessoas questionarem e tirarem dúvidas. Enfim, esse é um bom caminho a seguir em temas curtos, de média duração ou até longos.
2 – UTILIZE UM PROBLEMA E RESOLVA-O
É possível que você já tenha percebido que quando há um problema, um suspense ou algo que gere tensão nas pessoas, elas geralmente ficam mais atentas e interessadas. Sendo assim, quando aprendemos a usar um conflito, temos a chance de prender a atenção e “vender o nosso peixe”.
Porém, é importante ressaltar que não pode ser qualquer problema. O conflito precisa ter relação com o tema que está sendo abordado e com o contexto em que a sua plateia está inserida. Se não for assim, também será mais uma tentativa em vão.
Além disso, na prática, é preciso fornecer alguns detalhes importantes do conflito, expor algumas consequências (em especial aquelas que atinjam a plateia) e, no final, demonstrar qual seria a solução para o caso. Isso geralmente colocará todos os presentes em sintonia com você.
3 – UMA BOA DOSE DE HUMOR
Não estamos falando que você tenha que fazer um Stand Up Comedy. Porém, quando há momentos descontraídos, por mais pesado que seja o tema, as pessoas se interessam mais e têm mais atenção em suas palavras. Isso se explica porque o humor aproxima o apresentador e a plateia.
Além disso, nos momentos em que o humor toma conta da atmosfera, consequentemente acontece um envolvimento emocional e uma conexão entre os envolvidos e, como você sabe, tudo fica mais interessante quando as pessoas estão mais leves e abertas.
E não podemos deixar de mencionar um detalhe: pode ser que você não se considere uma pessoa bem-humorada. Isso não é nenhum problema e não é necessário que se force a isso, pois não ficará natural. Ao invés, utilize imagens que tragam alegria e vídeos engraçados. Vai ajudar bastante!
4 – CONTE HISTÓRIAS
Uma das estratégias mais utilizadas atualmente é o Storytelling. Em geral, as pessoas têm muito interesse por narrativas, e elas realmente conseguem atrair a atenção do público e ajudam bastante na construção de uma apresentação de impacto.
No entanto, fato é que não pode ser qualquer história. É fundamental que ela tenha relação com o tema central da sua apresentação e que seja formatada de acordo com o perfil do seu público. Se não for desta maneira, certamente perderá a força e será mais uma tentativa em vão de manter o foco do seu público.
Como utilizar um conteúdo interativo para atrair a atenção das pessoas
Uma ótima opção para atrair a atenção do seu público é o conteúdo interativo. Enquanto a abordagem estática faz com que as pessoas assistam ou leiam a sua apresentação, a abordagem interativa estimula o envolvimento ativo, a participação efetiva.
Quando esta opção é utilizada, naturalmente as pessoas têm acesso a materiais dinâmicos que fazem com que recebam informações personalizadas e diversas percepções sobre a sua abordagem. É, pois, uma maneira eficaz e que deveria ser usada por todos os comunicadores.
Sendo assim, selecionamos três opções deste tipo de abordagem para que você comece hoje mesmo a fazer uso destas alternativas. Tome nota:
- Os E-books e Infográficos interativos são uma ótima opção para conteúdos maiores e com mais profundidade. Quando existe a opção de o usuário navegar de maneira personalizada, atendo-se às partes mais relevantes, o foco permanece por mais tempo e há maior interesse no seu conteúdo.
Porém, é importante mencionar que se tratam de peças que demandam mais esforço na criação, tempo de produção e até um investimento maior. Mesmo assim, vale muito a pena porque os resultados são muito bons. A leitura deste material é mais dinâmica e interessante.
- O Quizz é fantástico e faz muito sucesso entre as opções interativas de produção e promoção de conteúdo. Isso se explica porque ele pode ser utilizado para diversos objetivos e para praticamente todos os tipos de perfil de público, alcançando as pessoas de maneira muito especial.
Para isto, o Quizz é formado por uma linguagem mais informal e divertida, que é tão eficaz que é capaz de gerar informações relevantes a respeito do comportamento do seu público-alvo. Ou seja, além de atrair a atenção, você pode obter ricas mensagens que servirão para diversas conclusões posteriores.
- As enquetes e os questionários trazem muitos benefícios: fazem levantamentos quanto à opinião das pessoas, testam o conhecimento dos participantes acerca de um determinado assunto e descobrem pontos de muito interesse por parte de um determinado perfil de pessoas.
Todas essas informações são bastante estratégicas, pois nos dão uma série de dados pertinentes e atraem verdadeiramente a atenção das pessoas. Com isso, estes dados podem, além de ajudar a criar uma apresentação de impacto, a levantar informações que servirão para futuras apresentações.
Onde podemos aprender a atrair a atenção das pessoas?
A Oratória está presente em cada linha que escrevemos anteriormente. Isso se explica porque a arte de falar com qualidade é a ferramenta mais importante na luta pela criação de uma apresentação de impacto, ou seja, quanto mais nos aprofundarmos neste tema, melhor comunicadores nos tornaremos.
É por isso que o Clube da Fala tem ajudado a formar pessoas que realmente impactam a vida de muita gente. Através de formações personalizadas e que alcançam diretamente as principais necessidade dos alunos, os cursos presenciais e online se mostram como grandes diferenciais para a vida.
E, com o auxílio do nosso time de professores, nossos alunos recebem todo o conhecimento através de técnicas e exercícios de fonoaudiologia, Oratória, psicologia positiva, teatro, neurociência e também programação neurolinguística (PNL).
Tudo isso, na prática, auxiliará na difícil missão de falar com qualidade e, ainda, manter o foco e a atenção das pessoas. E não para por aí. Veja só mais alguns benefícios que você receberá com os cursos ministrados pelo Clube da Fala: