Em algum momento da sua vida, já parou para pensar (e avaliar) qual a imagem que o seu público tem a seu respeito? O que será que as pessoas pensam sobre a sua pessoa? Quando se referem a você, as conclusões são positivas ou negativas? Enfim, como tem sido o seu olhar para o seu Marketing Pessoal?
Em todas as áreas de atuação, a imagem é essencial. Ela determinará o olhar das pessoas sobre você, sobre sua atuação profissional e também o quanto podem confiar. Por isso, tudo precisa ser pensado de maneira estratégica e muito inteligente.
Percebe, com isso, como o seu Marketing Pessoal precisa ser considerado com muito carinho e importância? A percepção das pessoas vale ouro na luta por um lugar de destaque no seu segmento de atuação, e não há como evitar isso. Quem deixa a imagem de lado, acaba caindo no esquecimento.
Ou, ainda, tem a sua imagem sempre lembrada, mas de maneira negativa. E como sabemos que a sua intenção é crescer, preparamos 5 dicas especiais para que você consiga desenvolver a sua marca pessoal. Continue acompanhando com a gente e prepare-se para sempre ser notado (a) com bons olhos.
Entenda o significado de marca
Podemos entender a marca como sua representação no imaginário das pessoas. Seja você uma empresa ou um indivíduo, a importância deste ponto é crucial para o sucesso nos negócios. Isso significa dizer que o seu êxito depende – muito – da forma como as pessoas olham e entendem o que você faz.
Dessa forma, a construção de uma imagem é feita pelo processo de valorização da experiência no seu ramo de atuação, das habilidades que podem ser colocadas à disposição para a realização de um bom trabalho e dos valores que diferenciam uma pessoa ou uma empresa.
E quando pensamos no mundo atual, em que as redes sociais potencializam a imagem de uma pessoa ou de uma empresa, torna-se ainda mais forte a necessidade de investimento em Marketing Pessoal. Se isso for deixado de lado, a tendência é que o sucesso passe longe de você ou da sua empresa.
Por isso, a hora é de gastar muita energia na construção da marca para conseguir colher bons resultados em curto, médio e em longo prazo. Em outras palavras, quanto mais o tempo passar e você se dedicar neste processo, melhor será o seu alcance.
Para você ter uma ideia de como é importante a maneira como as pessoas olham para você ou para sua empresa, basta lembrar que quando estamos decidindo por este ou aquele profissional ou por esta ou aquela marca, sempre buscamos no Google as opiniões a respeito da experiência que o público teve.
Desta forma, a certeza que você já tem até este momento, ao ler o nosso conteúdo é que não há outra maneira de ser lembrado (a) sem investir em Marketing Pessoal. E se chegou até aqui e vai prosseguir lendo este conteúdo é porque realmente quer subir degraus. Vamos?
Não são somente as empresas que possuem uma marca. Entenda:
Uma coisa bastante comum de acontecer é vinculamos a palavra “marca” com empresas. Mas o que muitos ainda não perceberam é que as pessoas também têm sua própria marca e precisam dar a mesma atenção para a construção de uma carreira de sucesso.
Desta forma, é importante estudar, investir em conhecimento técnico, ganhar experiência no ramo de atuação. Todavia, muito desse esforço é em vão quando abrimos mão da percepção que as pessoas têm da nossa empresa ou da nossa imagem pessoal.
Por isso, é fundamental que falemos de branding (gestão de marca), seja para você, pessoa física, ou para a sua empresa (pessoa jurídica). O poder de diferenciação de uma pessoa, de uma empresa ou de um produto/serviço estão diretamente relacionados com a forma com que o público-alvo vê.
Todavia, é preciso que entendamos que a construção de uma marca, a sua gestão e o desenvolvimento do Marketing Pessoal são processos constantes e que nunca podem ser deixados de lado. Isso porque as percepções e exigências das pessoas mudam de tempos em tempos.
Com isso, não basta alcançar um patamar de aceitação e relaxar. Quem age assim, acaba ficando pelo caminho. A concorrência é enorme e, a cada dia, novas empresas, produtos, serviços e pessoas são colocados à disposição para satisfazer desejos e construir uma memória positiva no consumidor.
As necessidades mudam, as preferências surgem, diminuem em intensidade e, posteriormente, podem voltar. E esse “sobe e desce” precisa ser acompanhado de perto para ser bem lembrado no seu ramo de atuação. Ou seja, pessoas e empresas têm sempre o mesmo objetivo: investir na imagem.
Você sabe o que é Marketing Pessoal?
Agora que chegou até aqui e já sabe o quanto a sua imagem pode potencializar a sua carreira, é o momento ideal para você começar a mergulhar neste mundo de valorização pessoal. Essa construção vai mudar realmente a sua vida, o seu trabalho e o retorno que terá.
Sendo assim, vamos entender o Marketing Pessoal como sendo um conjunto de estratégias bem pensadas e de técnicas que têm o objetivo de potencializar e valorizar a sua marca pessoal. É, dessa forma, o combustível que você precisa para se destacar na vida e na profissão.
É, assim, muito mais do que ser notado. É a construção de lembranças sólidas (boas lembranças) sobre a sua pessoa e sobre a sua atuação como profissional de uma área específica. Quando alguém precisar de algo e rapidamente lembrar de você, isso significa que o seu Marketing Pessoal está em alta.
Em outras palavras, essas ações ajudam a construir uma imagem de autoridade no seu segmento de atuação. É como se a sua imagem se ligasse imediatamente a um produto ou serviço. É uma identificação quase que imediata. Tudo isso é fruto de um Marketing Pessoal de qualidade.
Veja qual é a importância do Marketing Pessoal
Para não deixar mais nenhuma dúvida a respeito da importância do Marketing Pessoal e por que você precisa investir nisso imediatamente, separamos alguns benefícios que alcançam aqueles que se propõem a construir uma lembrança positiva da marca pessoal. Veja só:
1 – Construção de Autoridade – quando o Marketing Pessoal é realizado da maneira correta, você se torna referência na sua área. Isso te coloca em um patamar de especialista, melhora os seus relacionamentos e aumenta potencialmente o número de clientes que contam com o seu trabalho.
2 – Seu trabalho é visto – não basta ser um grande profissional ou ser o melhor da sua área. Se não estão te vendo, é como se a sua pessoa simplesmente não existisse. Por mais duro que seja, essa é a grande verdade e você precisa ter isso sempre em mente.
3 – A carreira sobe degraus – muitas pessoas não conseguem entender por que não evoluem no segmento em que atuam, mesmo se dedicando ao máximo, buscando atualização e trabalhando em bons locais. Isso acontece porque falta a cereja do bolo: o Marketing Pessoal.
4 – Um funil de vendas melhor e menor – O Marketing Pessoal nos ajuda a pular etapas. Isso significa que quanto mais confiança conquistar dos seus clientes, a tomada de decisão para contarem com você será mais rápida. Isso vai te fazer economizar dinheiro, tempo e ganhar em dobro.
Comunicação e Marketing Pessoal – como se relacionam?
A Comunicação e o Marketing Pessoal são duas habilidades que caminham juntas e precisam estar alinhadas para conseguirem potencializar a sua marca. Quanto melhor você se comunica, mais transmite valor e destaque para a sua imagem.
Dessa forma, é importante entendermos que o Marketing Pessoal se apoia na comunicação verbal e não verbal para conseguir alcançar o objetivo de construir uma lembrança sólida e duradoura na vida das pessoas. E é aí que entra a Oratória.
Sim, a arte de falar em público é um dos grandes diferenciais daqueles que sabem fazer um Marketing Pessoal de qualidade. As coisas que você fala e a maneira como o seu corpo comunica têm relação direta com a percepção que as pessoas têm a seu respeito.
Com isso, você constrói uma base importante: confiança, autoridade, respeito, admiração, poder de convencimento e tantas outras qualidades e vantagens que te colocam em um degrau bastante alto e relevante dentro do segmento em que você atua. Por isso, não abra mão da Comunicação e da Oratória!
5 Dicas de como desenvolver a sua marca pessoal
Pronto! Chegamos até aqui e temos a certeza de que não há mais dúvidas a respeito do valor do Marketing Pessoal e de como ele é capaz de construir a sua marca pessoal. Sendo assim, é hora de colocarmos em prática todos os esforços para tornar isso uma realidade na sua vida. Tome nota:
1 – AUTOCONHECIMENTO
Se o objetivo da marca pessoal é falar sobre você e suas qualidades, o autoconhecimento é a melhor alternativa para gerar uma consciência de quem somos, do que somos capazes e o que podemos oferecer para ajudar as pessoas.
Com isso, a partir do momento em que você tem consciência de quem é, dos seus principais interesses, dos detalhes marcantes da sua vida e carreira e das suas experiências profissionais terá um leque de possibilidades para chamar positivamente a atenção das pessoas.
2 – COMO AS PESSOAS TE VEEM?
Essa é uma métrica importante para a construção e fortalecimento da sua marca pessoal. O que será que seus amigos, colegas de trabalho e o seu público-alvo pensam a seu respeito? Por isso, colha feedbacks de amigos próximos e de profissionais que atuam junto com você.
Sobre a percepção do mercado a seu respeito, pesquise no Google, através do modo anônimo quais os assuntos que se relacionam com o seu nome e qual o destaque que os seus perfis nas redes sociais possuem na Internet. Essa mesma pesquisa é feita pelas pessoas que pensam em contar com o seu trabalho.
3 – QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO?
Saber quem você é (autoconhecimento) mostra-se tão importante quanto conhecer o perfil das pessoas que pretende atingir com a sua comunicação. E essa definição vai nortear totalmente o seu discurso, as suas posições e a maneira como vai compartilhar o seu negócio.
Em outras palavras, quando definimos e conhecemos quem é o nosso público, conseguimos personalizar a nossa linguagem verbal e não verbal, o tom da nossa comunicação e até definir os melhores canais para alcançar essas pessoas especificamente.
4 – O QUE VOCÊ QUER TRANSMITIR?
Mesmo sabendo quem você é e o perfil das pessoas que deseja alcançar, é essencial definir o que exatamente pretende transmitir para as pessoas. Qual o seu objetivo? Quais são os seus interesses? E, a partir disso, como pode ajudar os outros?
Essa é a criação da sua estratégia de atuação para a construção da marca pessoal. O somatório dessa dica com todas as anteriores construirão o caminho ideal para alcançar as pessoas certas, conquistá-las e construir laços duradouros.
5 – USE O MUNDO DIGITAL
Atualmente, não há como você construir uma marca pessoal sólida se não quer mergulhar de cabeça no mundo digital. O meio online é o caminho mais eficaz de chegar aonde você deseja. Para isso, há diversas ferramentas e canais digitais que se adequam perfeitamente às suas estratégias.
E não podemos deixar de mencionar o poder que as mídias sociais possuem. Trata-se de um fator determinante para a tomada de decisão do público. Escolher ou não contar com você passa muito pela maneira como atua no mundo virtual. Invista nisso!
A Oratória ajudando no seu Marketing Pessoal
Realmente o Marketing Pessoal tem um poder imenso na nossa carreira. A construção de um histórico positivo passa muito pela maneira como nos apresentamos para as pessoas e com a qualidade daquilo que entregamos. E isso é consequência do nível da nossa comunicação verbal e não verbal.
Sendo assim, olhar para a Oratória como um caminho certo para o sucesso de sua marca é um grande acerto da sua parte. E o Clube da Fala pode te ajudar com isso. Através de nossos cursos presenciais e online, trazemos para a sua vida o que há de melhor na arte de falar e de construir uma boa imagens.
Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a construir uma marca pessoal forte e duradoura.