Certamente você conhece alguém que sofre de gagueira ou, quem sabe, este é um problema que atormenta a sua vida há anos. É fato que essa situação incomoda bastante e cria muitas barreiras para a autoestima, para as relações sociais e, especialmente, para a vida profissional.
Neste contexto, essa falta de fluência na emissão dos sons, das palavras e frases impede que a comunicação da pessoa que sofre com a gagueira seja limpa e totalmente compreensível. O desdobramento disso, quando não recebe o tratamento adequado, são os afastamentos e outros problemas que vão surgindo.
Sim, a pessoa que possui a gagueira, muitas vezes sofre com o preconceito, com brincadeiras de mau gosto e com a perda de muitas oportunidades de trabalho, em especial aquelas em que a comunicação é o mais importante para o desempenho da função.
Há casos inclusive, em que a própria pessoa começa a se fechar, comunicando-se menos, exatamente para evitar que as pessoas percebam. Por isso, pela importância do tema, vamos conversar um pouco sobre famosos que foram gagos e superaram o problema em prol de suas carreiras. Acompanhe a seguir.
O que é a gagueira?
A gagueira é um problema que afeta diversas pessoas e que precisa de tratamento especializado para ser totalmente superado. Trata-se de um entrave neurobiológico que gera consequências importantes na fala do paciente, prejudicando a comunicação em todas as áreas da vida.
Caracteriza-se pela repetição de sons, frases, palavras ou sílabas. Acredita-se que a origem da gagueira esteja relacionada com uma inadequação no funcionamento dos núcleos de base, que são conjuntos de células nervosas responsáveis pelo controle da motricidade.
E são exatamente esses núcleos de base que fazem a comunicação nas diferentes áreas do nosso cérebro. Este processo é bastante complexo e sensível; qualquer alteração gera consequências bastante difíceis, como a construção da fala e sua sequência motora.
Neste contexto, você já deve ter se deparado com uma pessoa que sofre com a gagueira. Nela, percebemos uma repetição de sílabas e de sons ou paradas realizadas de maneira involuntária. E quando isso acontece, prejudica-se a comunicação verbal e a fluência do diálogo.
As pessoas que sofrem com a gagueira têm a plena noção daquilo que desejam falar, porém, como se trata de um entrave involuntário, elas não possuem a capacidade de produzir a duração dos sons no tempo correto para a perfeita pronúncia e entendimento das pessoas.
Uma curiosidade importante sobre a gagueira
Por fim, precisamos citar o fato de que aqueles que sofrem de gagueira podem ter fluência quando estão cantando uma música, quando repetem a fala de um ator de novela ou filme ou, ainda, quando estão declamando um poema qualquer.
Mas isso tem uma explicação: a região do nosso cérebro que é estimulada quando realizamos a fala não espontânea (o caso dos exemplos que demos acima), que é o hemisfério direito, não é a mesma da nossa fala espontânea (hemisfério esquerdo).
Veja alguns famosos que venceram a gagueira
Separamos aqui 5 (cinco) exemplos de personalidades que eram gagas, mas que buscaram tratamento e superaram este entrave. Acreditamos que isso sirva de estímulo para você ou para alguém que conheça. Investir em algo que vai ajudar na nossa profissão e na qualidade de vida é essencial. Veja só:
1 – NICOLE KIDMAN – sofreu com a gagueira durante a infância. Hoje tem uma fala normal, mas alcançou este ponto através de muito esforço e tratamento. Segundo afirma, muitos a orientavam, quando criança, que deveria ter calma e que era importante pensar no que estava desejando falar antes de verbalizar.
Só que essa ação aumentava o problema e a sua gagueira não diminuía. Passou por tratamento e, durante a sua adolescência, conseguiu superar este entrave, tornando-se uma das atrizes mais famosas e desejadas de todo o mundo. Uma ótima inspiração e exemplo de superação;
2 – SAMUEL L. JACKSON – ele é um ator de muito renome e participou de diversos filmes de sucesso. Certamente quando você ouve a fala deste ator, não imagina que ele sofreu com a gagueira. Todavia, através de um tratamento realizado com fonoaudiólogos, conseguiu a superação;
3 – MARILYN MONROE – ela se tornou um dos nomes mais falados e cobiçados de Hollywood. Em sua atuação ao longo dos anos e na luta para vencer a gagueira, esta grande celebridade criou como artifício uma fala bastante característica para driblar as dificuldades com a pronúncia.
4 – MURILO BENÍCIO – o brasileiro já tem em seu currículo uma série de novelas e filmes de sucesso. Mas quem se depara com a atuação deste ator não imagina que ele sofreu com a gagueira até os 21 (vinte e um) anos de idade. Fez todos os tipos possíveis de tratamento, até regressão, mas tudo isso ficou no passado.
5 – MARCOS FROTA – mais uma das famosas personalidades que sofreram com a gagueira por muitos anos. No caso do ator brasileiro, foram 25 anos em que teve que lidar com as consequências deste problema. Para piorar, é uma pessoa ansiosa, o que aumentava a dificuldade.
Porém, para superar o entrave e crescer na vida profissional, fez tratamento especializado com uma fonoaudióloga durante 9 (nove) meses. Antes disso, Marcos sofreu bastante para lidar com a exposição, que é comum na sua profissão, além das entrevistas e nos momentos em que tinha que falar em público.
Oratória para vencer a gagueira
Tratar a gagueira não é uma tarefa simples. E, por este motivo, é fundamental recorrer a profissionais experientes. Neste contexto de atuação, os fonoaudiólogos realizam um trabalho bastante eficaz para a total superação desta dificuldade. Além da oratória, que é essencial neste processo.
Dessa forma, o Clube da Fala pode ajudar a você e a todas as pessoas que sofrem com a gagueira. Nossos profissionais são bastante experientes e podem ministrar um tratamento personalizado, o que significa dizer que você receberá uma assistência específica para o seu caso.
Na prática, com o curso de oratória, os nossos alunos realizarão eficientes exercícios de entonação, articulação, relaxamento, respiração, dicção e muitos outros que serão introduzidos de acordo com a necessidade. É hora de deixar a gagueira no passado. Estamos esperando o seu contato.