No nosso mundo da comunicação e da Oratória, um dos maiores inimigos daqueles que apresentam dificuldades para falar em público é a insegurança. Sim, aquela sensação de que você não conseguirá transmitir suas ideias, de não ser bem aceito, de passar vergonha costuma tirar o sono de muita gente.
Dessa forma, podemos considerar que um dos principais sinais de insegurança em uma pessoa surge do sentimento de que não está à altura de uma determinada tarefa, desde uma simples conversa do dia a dia até uma palestra para uma multidão, por exemplo.
É, neste sentido, aquela vontade de fugir de uma situação, de se esconder debaixo da mesa ou de “travar” quando precisamos nos comunicar com palavras e também através da linguagem não verbal. E esse sentimento é um grande veneno para a nossa evolução profissional.
Percebeu como a insegurança pode arruinar a sua carreira, mesmo que você seja um ótimo profissional? Foi pensando em te ajudar a identificar os sinais de insegurança e, a partir disso, começar a buscar alternativas de superação deste entrave que preparamos este post. Por isso, fica aqui com a gente até o final.
Quais os principais sinais de insegurança?
Listar os sinais de insegurança que mais são percebidos no nosso dia a dia é a primeira ação que devemos ter para começar a superar esta dificuldade. É tratando especificamente de nossas limitações que começaremos a trilhar o caminho do sucesso. Por isso, veja com bastante atenção a relação a seguir.
1 – Pessoas inseguras costumam insistir na tentativa de inferiorizar os outros. Essa atitude tem o objetivo de fazer com que haja aquele falso sentimento de superioridade ou mesmo de igualdade. Isso se explica porque aqueles que apresentam esta característica sempre se acham aquém de qualquer um.
Mesmo conscientes de que o outro tem qualidades e domínio de diversas habilidades específicas para o contexto em que atuam, as pessoas inseguras procuram invalidar o máximo que podem para tentar alcançar inconscientemente o patamar do “adversário”.
2 – Um dos sinais de insegurança que é bastante comum é o medo de se arriscar, ou seja, de “se jogar” na direção de grandes oportunidades. Neste contexto, quando isso acontece, as pessoas acabam perdendo grandes oportunidades, seja na vida pessoal ou na profissional.
Como consequência, surge uma grande frustração, o aumento da insegurança e daquela ideia de incapacidade que é tão limitante e bloqueadora. Com isso, aqueles que sofrem com este entrave tornam a própria caminhada mais difícil e, em muitos casos, intransponível.
3 – Você já deve ter se deparado com pessoas que deixam tudo para depois; é a procrastinação. Isso nada mais é do que a insegurança, o medo de errar, de não atender às expectativas ou mesmo de passar vergonha. Pessoas que agem assim têm a tendência a fazer tudo em cima da hora ou até de não fazer.
4 – A comparação é também um dos muitos sinais de insegurança. Aqueles que têm essa característica estão sempre vivendo em função da imagem e das atitudes dos outros. Com isso, perdem muito tempo observando, vigiando e se colocando na balança.
E o pior é que, geralmente, as pessoas inseguras, quando se comparam, dão mais peso às próprias dificuldades e também às qualidades dos outros. Com isso, sempre se entenderão como seres inferiores e incapazes de atingir um determinado patamar tido como ideal.
5 – Por último, na nossa seleção de sinais de insegurança, vamos tratar de um dos mais comuns: a dificuldade de dizer não. Isso acontece porque há um medo natural de, ao negar um fato ou solicitação, perder espaço e importância na vida de alguém.
Como consequência, acabam se prejudicando e se sujeitando a situações prejudiciais e que afetam especialmente a autoestima. Dessa forma, estão constantemente na situação de realizar coisas que são benéficas apenas para os outros, enquanto as próprias vontades e desejos ficam em segundo plano.
Como vencer a insegurança e subir degraus na vida e na profissão
O melhor antídoto para vencer a insegurança é identificar os sinais deste entrave e, após isso, trabalhar com atitudes que contestem este sentimento ruim toda vez em que ele surgir na sua cabeça e no seu coração. Isso tornará você uma pessoa confiante e consciente de sua capacidade.
Dessa forma, vamos entender que uma pessoa que confia em si deixa a insegurança de lado e parte em busca de seus principais objetivos e obrigações, pois há a certeza de que existe capacidade suficiente para realizar, se destacar no meio de atuação e crescer na profissão.
Porém, a principal questão é entender a fórmula para nos tornarmos pessoas confiantes, e a resposta para isso reside no fato de que somente quando nos conhecermos de verdade é que poderemos entender onde há qualidades e quais são as nossas limitações.
Ou seja, o autoconhecimento é o caminho que nos leva a uma vida saudável, consciente, sem comparações, sem medo do risco, sem procrastinação. Através dele, valorizamos e investimos em nossas potencialidades e cuidamos daquilo que precisamos melhorar.
Por fim, é essencial que você tenha em mente que a positividade é uma arma infalível contra a insegurança. Quanto mais positivos e otimistas forem os nossos pensamentos, mais força daremos para as nossas potencialidades. Por isso, tire o pessimismo e acredite que sempre há solução para tudo.
Quem pode te ajudar a vencer a insegurança?
A insegurança é um traço comum de muitos alunos que chegam aqui no Clube da Fala buscando aprender como falar bem e transmitir segurança em todos os momentos. Para isso, nada melhor do que uma dose cavalar de Oratória, pois na arte de falar em público não há espaço para sentimentos limitantes.
Em nossos cursos, orientamos nossos alunos a identificarem os sinais de insegurança e, a partir disso, os auxiliamos na tarefa de superação desses entraves que são tão prejudiciais para a evolução de uma carreira.
Com isso, o que percebemos aqui é que o resultado mais comum é a geração de autoconhecimento e de uma confiança capaz de superar aquela sensação de que não existe capacidade. Os alunos do Clube aprendem que, na Oratória de todos os dias, não há o menor espaço para a insegurança. Fale com nossa equipe e seja nosso aluno você também!