Quando falamos em público, há um fato que não podemos impedir: a exposição. Independente do número de pessoas que compõem a nossa plateia, a verdade é que viramos o centro das atenções quando começamos a falar. Isso pode nos trazer bons frutos e também situações constrangedoras.
Dessa forma, se não há como evitar momentos deste tipo, o ideal é nos anteciparmos para que, quando acontecer, estejamos preparados para reagir da melhor maneira, com o mínimo de danos e, se possível, tirar proveito de situações constrangedoras.
E é nesta última parte que vamos focar a nossa conversa de hoje: como lidar com momentos desconfortáveis quando estamos falando em público. Sendo assim, a gente já imagina que você tenha exemplos para dar e também tenha consciência da importância deste tema para a nossa vida e carreira.
Por isso, tome nota de todas as dicas que separamos para você e comece hoje mesmo a colocá-las em prática, pois contextos deste tipo são mais comuns do que a gente imagina. Ter jogo de cintura não faz mal a ninguém; muito pelo contrário. Continue aqui com a gente.
O que fazer para lidar com situações constrangedoras em público?
1 – A VERGONHA E O MEDO
Até quem possui larga experiência de falar para muitas pessoas pode, em algum momento, sentir-se envergonhado em alguma situação. Isso não depende apenas de experiência, mas sim de momentos da nossa vida em que não estamos muito bem, ou mesmo numa situação nova. Ninguém está livre.
Sendo assim, precisamos ter a consciência de que situações constrangedoras vão acabar acontecendo em algum momento. O ponto mais importante é não tentar evitá-las, mas sim procurar contorná-las quando estas acontecerem em momentos em que estamos comunicando algo.
Neste caso, o mais indicado é treinar a nossa cabeça e regular emoções para que nos tornemos observadores da situação e não participantes ativos deste momento. Agindo dessa forma, o peso da situação será bem menor e, com isso, você terá mais “cabeça fria” para resolver a questão e seguir em frente.
É importante frisarmos que existem muitas pessoas que, para não correrem o risco de passarem por situações complicadas ao falar em público, simplesmente deixam de falar. Isso “evita” um problema, mas gera outro, em especial porque precisamos nos comunicar, por exemplo, no nosso trabalho.
2 – DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Há pessoas que se boicotam e, para não passarem por situações em que se sintam envergonhadas/humilhadas quando estão falando em público, simplesmente desistem de projetos ou mesmo cargos numa empresa. A meta é sempre fugir.
Mas isso tem diversas consequências para a profissão, para a autoestima e para a segurança que precisamos ter para sobreviver neste mundo tão competitivo e tão comunicativo, que é o que estamos vivendo hoje em dia. Desta forma, o mais indicado é investir em desenvolvimento pessoal.
Como consequência, quando nos desenvolvemos como pessoas, nos tornamos capazes e confiantes para encarar este obstáculo que, apesar de tão comum, não é um problema qualquer. O desenvolvimento pessoal colabora com o nosso autoconhecimento, que é um ponto fundamental para toda a vida.
3 – ASSUMA SEUS ERROS
É praticamente impossível que alguém tenha conhecimento de todos os mínimos detalhes de um determinado assunto. Isso pode gerar situações constrangedoras como aquela em que alguém pergunta algo e você não sabe o que ou como responder.
Neste contexto, você já deve ter visto alguém (pode ter sido você mesmo) que foi questionado por um componente da plateia a respeito de determinado ponto e a pessoa não soube o que responder com segurança. Uma atitude comum, nestes casos, é a pessoa ficar dando voltas, tentando encontrar uma resposta.
Configura-se, assim, uma situação constrangedora. Para sair desse momento difícil, o mais indicado é reconhecer que não sabe a resposta, mas que a buscará. Além disso, procure pegar o contato da pessoa para, posteriormente, enviar a resposta que não foi dada.
Dessa forma, de maneira simples, você deixa para trás uma situação que poderia arruinar toda a sua palestra. Além disso, suas emoções não são prejudicadas e você não perde o seu foco, conseguindo manter aquilo que planejou no seu roteiro. Siga em frente!
4 – RESPIRE
Sim, você está no meio de uma situação difícil, com muitas pessoas à sua frente, focadas em você e em tudo o que você fala ou expressa. O que fazer? Se sair correndo dali não é uma possibilidade, RESPIRE e ganhe tempo para regular as suas emoções.
Quando respiramos, permitimos que o nosso lado racional tome conta da situação e não permita que as emoções comecem a ditar regras e sensações. E, com a racionalidade no comando, você consegue analisar a situação e encontrar soluções para virar o jogo.
5 – ESTUDE
Pode parecer óbvio, mas para falar sobre algo (numa palestra ou reunião, por exemplo) é preciso estudar profundamente o assunto. Isso te dará mais segurança para falar e mais propriedade para abordar o tema. Lembre-se: evite improvisos, ainda mais se você estiver tratando de assuntos relevantes.
Além disso, quando nos preparamos para falar, ganhamos mais argumentos para serem utilizados em situações constrangedoras, como colocações inadequadas de alguém, pegadinhas (tem gente que adora colocar o orador em momentos adversos) ou mesmo lapsos de memória.
6 – INVISTA EM ORATÓRIA
A arte de falar em público é uma necessidade de todas as pessoas; afinal, a comunicação faz parte do nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Por isso, investir em Oratória é a certeza de que você estará preparado para contornar imprevistos e momentos conturbados.
Sendo assim, sugerimos que você conheça o Clube da Fala, uma escola pensada exatamente para te colocar na dianteira da boa comunicação. Com o auxílio de professores e profissionais bastante experientes, você terá à sua disposição tudo o que há de mais eficaz para te ajudar a falar com segurança.
No Clube, você receberá um atendimento personalizado. Isso significa dizer que você investirá em suas maiores necessidades, ou seja, naquilo que está faltando para você se comunicar com propriedade e totalmente preparado para driblar todas as situações constrangedoras.
Clique aqui e comece logo a deixar os momentos difíceis para trás. Venha para o Clube da Fala.