Dar um retorno aos colaboradores a respeito do trabalho realizado em um determinado período é uma tarefa que deve ser feita pelos gestores. Na prática, trata-se de um momento em que são externados alguns equívocos e também acertos. Mas a questão é: como dar feedback?
Sim, quando paramos para analisar qual seria a melhor maneira de abordar uma pessoa, listar erros cometidos e ainda conseguir transformar esses equívocos em aprendizado e oportunidades de evolução percebemos que não é uma ação simples. E, por este motivo, acabamos seguindo por caminhos não tão bons.
Percebe como encontrar um jeito correto de como dar feedback é uma necessidade importante? Em especial porque lidamos com pessoas e todos nós, sem exceção, temos dificuldade em algum momento e precisamos melhorar para conseguirmos nos tornar profissionais mais capazes.
É por este motivo que hoje vamos conversar um pouco sobre erros ao dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Sendo assim, se você é um gestor ou alguém que tem a missão de dar este tipo de retorno para os colaboradores, continue acompanhando aqui com a gente. Vai ser importante para a sua função.
O que é um feedback?
Antes de falarmos sobre os piores erros cometidos ao dar um feedback, precisamos deixar bem claro o que realmente envolve esta ação de retorno para os colaboradores, a fim de que todos tenham a capacidade de perceber que se trata de algo que não pode ser deixado de lado pelas empresas.
Sendo assim, de cara podemos afirmar que não se trata de um momento simples, pois estamos lidando com pessoas, sentimentos, apontamentos, acertos e erros cometidos e comportamentos dentro de um determinado período na empresa.
Imagine você quão complicado é estar de frente para um colaborador ou mesmo para um gestor e ter a responsabilidade de mostrar onde houve equívocos que precisam ser rapidamente resolvidos, melhorados e evitados daquele momento em diante.
Além disso, precisamos considerar que há dificuldade até mesmo na demonstração dos pontos positivos, pois se isto não for realizado da maneira correta, não conseguiremos extrair o melhor para o colaborador, para o desenvolvimento do trabalho dele e também para a empresa.
Neste contexto, se houver elogios acima do ponto, corremos o risco de inflar o ego de um colaborador a ponto deste perder um pouco (ou muito) da concentração, dos pés no chão e da certeza de que todos precisamos melhorar sempre, que trabalhamos em equipe e que necessitamos ter limites.
Da mesma forma, na busca pelo entendimento de como dar feedback, também necessitamos de muito equilíbrio quando o assunto são os erros cometidos, pois há um risco real de constrangermos um colaborador a ponto dele não conseguir evoluir ou corrigir problemas apresentados.
Erros ao dar feedbacks – conheça os mais comuns
Tome nota dos principais erros ao dar feedbacks e verifique se algum deles já foi cometido por você ou por alguém que tenha a missão de dar este tipo de retorno para os colaboradores da sua empresa. Este ponto é fundamental para fazer com que seu time continue crescendo junto. Todos ganham com isso!
1 – O PRAZO
Existe um tempo certo para o feedback acontecer. Isso significa dizer que o retorno perde a força quando postergamos a ação. Por isso, se você está buscando como dar feedback, procure este diálogo o mais rápido possível, senão podem ocorrer outras situações e tudo caia no esquecimento.
Sendo assim, é ótimo quando o feedback é feito imediatamente após um erro ter sido cometido; esta é uma oportunidade de ter toda a situação propícia para uma avaliação e busca de melhorias. Desta forma, não postergue demais a ação de esclarecimento; afinal, ela tem a nobre missão de gerar coisas positivas.
2 – JULGAMENTOS
É essencial termos este ponto bastante claro porque ele é bastante comum no momento do feedback. Os julgamentos pessoais não ajudam em nada para a obtenção de melhorias e soluções, seja para o colaborador, visto individualmente, ou mesmo para os efeitos desta ação para a empresa.
Desta forma, evite colocar as suas impressões pessoais na frente dos interesses da empresa. Por isso, tire no seu discurso expressões do tipo “veja bem, se eu fosse você, eu…”, “eu penso que você deveria agir assim”. Há muito juízo de valor e de crenças, e isso geralmente não é bem recebido pelas pessoas.
3 – SOMENTE OS PONTOS NEGATIVOS
Se a sua busca é como dar feedback, evite a situação de fazer isso apenas para externar os pontos negativos. É comum alguns gestores não valorizarem os pontos positivos; todavia, tenha a certeza de que dar os feedbacks positivos também ajuda no crescimento e evolução do colaborador.
Por isso, não caia no erro de tornar os encontros de feedback como “o momento do terror e do constrangimento”. Não siga por este caminho porque só terá prejuízos para a sua gestão, para o colaborador e também para o crescimento da empresa em que você trabalha.
4 – O ERRO DA GENERALIZAÇÃO
“Sempre” e “nunca” são coisas que não devem fazer parte do seu discurso quando o assunto são os feedbacks. Isso se explica porque cai como um balde de água fria (gelada) na cabeça do seu colaborador, que tende a começar a jogar na defensiva. Transparece que você só enxerga os pontos negativos.
5 – NÃO OUVIR O OUTRO LADO
Outro ponto importante que precisamos ressaltar na busca de como dar feedback de maneira correta é o fato de que, muitas vezes, os gestores não ouvem o outro lado, não param para ouvir as justificativas e explicações do colaborador a respeito de algum equívoco cometido.
A partir do momento em que você fala e também deixa o colaborador falar, estabelece um diálogo aberto, mais leve e com mais possibilidades de ter consequências positivas e que realmente gerarão mudanças em todos os sentidos.
6 – ELOGIOS ACIMA DO PONTO
Os extremos geralmente são ruins. Sendo assim, evite também elogios acima do ponto necessário. É preciso lembrar que o ego é uma característica que todos temos e que precisa ser policiado a todo o momento. Desta forma, tome muito cuidado para não inflar demais o ego do seu colaborador.
Sendo assim, procure ter equilíbrio nas suas ações. Se for fazer uma crítica, que ela seja respeitosa e construtiva. Ao mesmo tempo, quando fizer um elogio, que ele seja feito para valorizar acertos e não para iludir ou cegar o colaborador, a ponto dele achar que é “o melhor do mundo” e que não precisa mais evoluir.
A comunicação nos feedbacks
Perceba que a comunicação está inserida em todos esses pontos que levantamos a respeito de como dar feedback. Se você não souber como falar, como abordar uma pessoa, como ter empatia para desarmá-la e gerar convencimento, não conseguirá alcançar a meta de um bom retorno.
Por isso, a Oratória tem importância destacada para evitar erros ao dar feedbacks. Então, por que não investir na arte de falar bem? Aqui no Clube da Fala, contamos com um time de profissionais que possuem a capacidade de te auxiliar neste ponto. Clique aqui e veja só alguns cursos que temos para você!