Se levarmos em consideração os principais pontos para a nossa evolução pessoal e profissional, certamente colocaremos a comunicação como um dos primeiros fatores. É por este motivo que precisamos aprender como não ter uma comunicação agressiva.
Neste sentido, é fundamental voltarmos nosso olhar para o contexto da violência e do conflito; a partir disso, conseguimos perceber o quanto a agressividade pode arruinar nossos relacionamentos. Assim, constatamos que diversos processos importantes se perdem e nos prejudicam.
A maneira como nos comunicamos interfere diretamente nas reações das pessoas que convivem conosco, gerando engajamento, aproximação ou repulsa/afastamento. E a nossa imagem está diretamente relacionada com a forma que transmitimos pensamentos e sentimentos ao longo da vida.
Dessa forma, já percebeu como você se comunica com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e até mesmo com desconhecidos? Costuma ser grosseiro (a) ou “excessivamente direto”? Então continue aqui com a gente porque você precisa aprender como não ter uma comunicação agressiva.
O que é a comunicação agressiva?
O tom de voz e a expressividade dizem muito a respeito do tipo de comunicação de uma pessoa, e são determinantes para percebermos quem se utiliza de uma comunicação agressiva para se relacionar com pessoas em diferentes situações do dia a dia.
Assim, podemos entender a comunicação agressiva como uma maneira de se relacionar com pessoas por meio de um tom de voz mais alto do que o normal, com uma postura rígida e uso de palavras que costumam desafiar ou diminuir os outros.
Isso traduz a forma como a pessoa costuma se ver em relação às demais: é a ideia de que existe superioridade e, por isso, é permitido falar com arrogância e desrespeito. Pessoas agressivas entendem que tudo o que transmitem está correto, e sabemos que isso é um equívoco, concorda?
Exemplificando, temos diversas situações em que percebemos a presença da comunicação agressiva:
- Quando alguém fala sem escutar o outro.
- Quando uma pessoa costuma julgar as outras em diferentes questões.
- Quando há reações movidas por raiva e descontrole emocional.
- Bullying, discriminação e transferência de culpa.
E, para piorar, uma reação comum quando alguém percebe que outra pessoa está se comunicando de maneira agressiva é ser reativo e responder da mesma forma, o que piora o contexto e gera ainda mais descontrole, constrangimento e agressividade.
O que é a comunicação não agressiva?
Ao contrário do que comentamos a respeito da comunicação agressiva, temos aquilo que há de mais saudável numa relação entre pessoas quando existe respeito, leveza e o entendimento de que o emissor e o receptor da mensagem têm os mesmos direitos e os mesmos deveres.
Essa é uma boa tradução da Comunicação não agressiva, também chamada de Comunicação Não-Violenta (CNV): capacidade de mantermos o equilíbrio e o respeito quando nos comunicamos, mesmo que estejamos em situações adversas, em que outros interlocutores estão interagindo com agressividade.
Quando alcançamos a capacidade de nos comunicarmos sem agressividade, conseguimos nos relacionar de maneira positiva e construtiva: e isso é fundamental para a nossa imagem pessoal e profissional. Em consequência, ganhamos credibilidade, geramos confiança e conseguimos mediar conflitos.
Assim, entendemos a direta relação entre a CNV e o crescimento profissional. E para você, que sabemos que é uma pessoa interessada em evoluir profissionalmente, reconstruir a maneira como se comunica é um requisito fundamental e indispensável.
Trata-se de um diferencial importante entre as pessoas que dominam a arte de se comunicar com qualidade e aquelas que afastam pessoas simplesmente porque não entenderam o poder que podem alcançar quando utilizam uma comunicação que “abraça” e conquista a todos.
Confira as consequências da comunicação agressiva
- Conflitos constantes – é inevitável que os conflitos aconteçam, ainda mais quando estamos falando de ambientes de trabalho povoados por perfis diferentes. Isso é comum, desde que essas diferenças estejam voltadas para a melhoria de cenários e crescimento de todos.
Todavia, uma pessoa que utiliza da comunicação agressiva a todo o tempo, extrapola nos conflitos, leva para o lado pessoal, cria inimizades que não ajudam em nada na execução das funções. É um tentativa diária de provar que a razão está sempre com ela.
- Engajamento prejudicado – a comunicação agressiva é contagiante e acaba gerando uma corrente de constrangimentos, onde um agredido acaba por “descontar” no outro a agressão sofrida, e assim sucessivamente. Com isso, o alinhamento e a união entre as equipes é bastante prejudicado.
- Problemas emocionais – a comunicação agressiva é uma das grandes adversárias da saúde mental. A convivência neste tipo de ambiente tende a gerar estresse, ansiedade, depressão, entre outros. Com isso, ocorrem afastamentos do ambiente de trabalho, diminuição da produtividade, etc.
Quais os benefícios de não ter uma comunicação agressiva?
1 – Fortalecimento de vínculos, gerando alianças importantes e estratégicas no meio profissional.
2 – Reações mais saudáveis, fruto de um equilíbrio mental e de uma maior reflexão a respeito do contexto.
3 – Geração de um ambiente saudável, que motiva a participação das pessoas, gerando uma evolução natural de todos os envolvidos.
4 – Resolução de conflitos facilitada em função de haver mais respeito entre as pessoas.
Dicas para não ter uma comunicação agressiva
Agora que você já sabe a importância de investir na Comunicação não agressiva e que é fundamental afastar de vez todas as formas de agressividade na maneira como se refere às pessoas, é hora de colocar em prática 8 dicas muito eficientes e que darão muito destaque para sua carreira.
Dica 1 – Aprenda a ouvir.
Essa é uma dificuldade que muitos têm: ouvir o que as pessoas têm a dizer. Por impaciência, mau hábito ou simplesmente porque julgamos que não interessa o posicionamento do outro, costumamos deduzir ao invés de ouvir. Assim, “atropelamos” as pessoas e impomos as nossas considerações.
Dessa forma, antes de procurar deduzir o porquê de alguém ter dito alguma coisa e se antecipar com conclusões que, geralmente, são equivocadas, procure ouvir e entender as motivações. Certamente você conseguirá valorizar o que o outro tem a dizer e evitará julgamentos errados.
Dica 2 – Domine suas emoções.
O desequilíbrio emocional é um verdadeiro veneno quando precisamos nos comunicar. Para você ter uma ideia bem clara a respeito disso, basta considerar que quando estamos equilibrados conseguimos, na maioria das vezes, encontrar as melhores respostas e soluções em adversidades.
No meio de uma situação conflituosa, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que as suas emoções precisam estar equilibradas. Procure entender o que está sentindo: isso ajudará a lidar com as emoções. Você terá mais clareza para encontrar a melhor palavra e o melhor posicionamento.
Dica 3 – Seja sincero e saiba pedir com educação.
A sinceridade e a honestidade com seus sentimentos e com os dos outros é fundamental quando estamos aprendendo a como não ter uma comunicação agressiva. Por isso, utilize sua sinceridade para melhorar situações e não para se envenenar ainda mais em meio aos problemas.
Busque conversar para mediar e resolver todas as questões, e não tentar se impor para ter os seus desejos e opiniões sempre atendidos. Tudo o que é feito com educação e respeito tende a ser mais bem aceito por todas as pessoas.
Dica 4 – Invista em Inteligência Emocional.
A Inteligência Emocional é fundamental para a comunicação interpessoal. É preciso entender que as pessoas são diferentes em todos os sentidos: perfil, grau de instrução, nível de experiência, faixa etária, entre outros. Desta forma, para cada tipo de pessoa, existe uma comunicação específica.
Para exemplificar, vamos imaginar que você precisa se comunicar com o novo estagiário da sua empresa. O tipo de comunicação ideal para obter resultados positivos é ter paciência com o aprendizado dele e buscar um tom que seja mais educativo.
Dica 5 – Aprenda a negociar.
É muito melhor saber negociar do que tentar impor a sua vontade. Termos empregados, tom de voz e gestos devem fazer parte de um conjunto de artifícios que vão te ajudar a comunicar com assertividade e obter os resultados esperados.
Demonstre sempre interesse pela opinião de todas as outras pessoas, saiba ponderar e procure valorizar os posicionamentos dos outros. Isso vai gerar aproximação e flexibilização por parte das pessoas que estão interagindo com você.
Dica 6 – Faça críticas construtivas.
A crítica nunca deve ser vazia; ela precisa sempre demonstrar um posicionamento e levar a um aprendizado que seja positivo para as pessoas. Mesmo quando uma situação for adversa, procure mostrar os equívocos, mas não deixe de valorizar este ou aquele ponto em que houve acerto.
Demonstre o equívoco, apresente as possíveis soluções, os caminhos para executá-las e também as maneiras de prevenção para que outros problemas não venham a acontecer posteriormente. Mas procure nunca criticar por criticar.
Dica 7 – Respeite para ser respeitado.
O respeito é uma atitude mútua e é um condicional para desenvolvermos uma comunicação não agressiva. Sendo assim, entenda os motivos, as necessidades, respeite posicionamentos (mesmo se não concordar com eles) e sentimentos.
Compreenda as motivações de todas as pessoas e demonstre isso claramente. Essa atitude facilitará a sua comunicação e tornará possíveis as soluções dos conflitos que acontecem com frequências nos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Dica 8 – Não seja negativo.
Positividade sempre. Quando somos negativos, criamos obstáculos ainda maiores. Ao contrário disso, quando seguimos por um caminho de esperança e bons sentimentos, as nossas palavras e gestos são nutridos destes mesmos sentimentos.
Dessa forma, se você deseja mesmo aprender como não ter uma comunicação agressiva, entenda de vez que é melhor motivar e conquistar as pessoas com quem convive e interage do que obrigá-las a fazer o que deseja.
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6 Comentários
Ola boa noite , conteudo muito bom , no qual consegui retirar bastante proveito e aprendizado, muitos topicos de bastante importancia no qual me indentifiquei bastante , e por eles possa me basear e melhorar , agradeço de mas por esse material
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo! Agradecemos pelo seu feedback.❤️
Preciso mudar meu jeito de falar. Me expresso com um tom agressivo. Qdo vejo já foi. E não suporto isso. Pq eu não era assim.
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