Tudo aquilo que envolve gestão de pessoas é cercado de uma série de detalhes que, juntos, compõem uma espécie de receita para o sucesso. Uma delas está relacionada à interação com os indivíduos. E, neste contexto, o saudoso Sílvio Santos usou isso com maestria e nos ensinou a importância do feedback.
Dessa forma, ele construiu uma história que vai ficar marcada para sempre na comunicação do Brasil e do mundo. Por este motivo, serve como um case de sucesso, um material rico para estudos e uma fonte inesgotável para profissionais de todas as áreas e empresas diversas.
Isso significa dizer que a importância do feedback realizado por Sílvio Santos permitiu que ele conquistasse milhões de pessoas. Além disso, o ajudou a perceber equívocos, refazer rotas e superar obstáculos. Assim, ao longo de muitos anos, transformou-se em um verdadeiro gestor de multidões.
Foi pensando em compartilhar com você a respeito da importância do feedback que preparamos para este conteúdo de hoje. Inspirados por este grande comunicador, que nos deixou há pouco, vamos trazer para a nossa realidade benefícios que podem motivar, transformar e desenvolver pessoas e empresas. Acompanhe.
Um breve resumo sobre a trajetória de Silvio Santos no Brasil
Silvio Santos marcou gerações no Brasil. Seu trabalho e talento o transformaram em um dos maiores comunicadores que este país já teve. Falecido recentemente, deixou uma legião de fãs e uma vida que serve como inspiração e material de estudos para todas as áreas que almejam sucesso.
Carismático e autêntico, marcou a vida de muitas pessoas através de seus programas de televisão e dos seus produtos. E tudo foi realizado com um poder de persuasão acima da média, muita empatia e uma capacidade de perceber oportunidades. Vem daí a importância do feedback, que falaremos mais adiante.
Antes disso, para contextualizar esse ícone, vamos destacar a sua emissora de televisão, o SBT. Este foi o seu maior empreendimento, sem dúvida alguma. Porém, também podemos mencionar os produtos da Jequiti e o Banco Panamericano.
Nascido em 12 de dezembro de 1930, Sílvio Santos teve que subir, literalmente, degrau por degrau até chegar ao status de grande apresentador, homem de negócios e uma das pessoas mais ricas do país. Seu início foi trabalhando como camelô, no Rio de Janeiro.
E foi no exercício dessa profissão que ele chamou a atenção, com uma voz privilegiada, bem postada e que chamava a atenção do público. Assim, deu seus primeiros passos como locutor, ao mesmo tempo em que continuava a vender seus produtos, acompanhado de uma grande Oratória.
No ano de 1958, Sílvio comprou o famoso Baú da Felicidade. Neste empreendimento, seus clientes compravam diversos produtos e pagavam através de carnês. Esses foram os primeiros passos de seus negócios milionários.
Já em 1961, teve a sua primeira experiência como apresentador de televisão, na TV Paulista, onde apresentava o programa Vamos Brincar de Forca. Ao mesmo tempo em que levava este entretenimento ao público, aproveitava para divulgar os produtos do Baú.
Consequentemente, o Baú da Felicidade cresceu, aumentou a cartela de produtos comercializados e gerou lucros que potencializaram a carreira de Silvio Santos. Seja como comunicador ou como empresário, o êxito foi uma constante em sua trajetória.
E não podemos deixar de mencionar que o tempo foi desenvolvendo ainda mais a capacidade do apresentador de utilizar o feedback do público para conquistar ainda mais as pessoas. Impactava multidões, absorvia o que melhor funcionava, motivava o público e conquistava a adesão de um jeito muito particular.
Antes de criar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), passou pela Rede Globo, TV Tupi e Record. E foi em 1981 que fundou a sua própria emissora de televisão. Por fim, é importante mencionar os prêmios conquistados por ele ao longo de sua trajetória na comunicação:
- Troféu Imprensa (Melhor Animador) – entre 1964 e 1971 e também entre 1975 e 2017.
- Troféu Internet – Melhor Animador – de 2001 a 2017.
- Troféu Roquette Pinto (Melhor Locutor Comercial) – 1960
- Troféu Roquette Pinto (Melhor Apresentador) – 1961 a 1968
- Troféu Roquette Pinto (Personalidade Artística) – 1969
Entenda como Sílvio Santos usou o feedback em sua carreira
Sílvio Santos foi um homem repleto de qualidades que o levaram a um sucesso meteórico ao longo dos anos. Uma de suas maiores habilidades era entender profundamente o público (esse é um dos grandes segredos da Oratória). Com isso, soube atender aos anseios das pessoas e ao gosto popular.
Dessa maneira, atraía para si todos os olhares, conquistando a audiência e a adesão em relação aos seus programas e aos produtos que comercializa. É aí que reside a importância do feedback, ou seja, quando prestamos atenção àquilo que as pessoas nos retornam.
Essa percepção o conectava emocionalmente com o seu público. Consequentemente, ele sabia o que falar, como falar e o momento certo para as coisas. Tudo influenciado pelo comportamento do público que o acompanhava e pelas preferências das pessoas.
O resultado? Sucesso total. E mais: ele não apenas acompanhou tendências; ele as lançou, em diversos momentos, criando uma forma autoral de comunicar. Sendo assim, podemos perceber que a importância do feedback dado por Sílvio Santos está diretamente ligada às suas conquistas.
Em outras palavras, ele ouvia, observava as pessoas, identificava necessidades do seu público e as grandes oportunidades de negócios. Além disso, mostrava-se flexível quando percebia que era preciso modificar um determinado formato, um caminho.
Essa capacidade de adaptação também é fruto da observação, da percepção do sentimento dos indivíduos. A importância do feedback, enfim, é um dos maiores e melhores exemplos que Silvio Santos deixou para profissionais de todas as áreas e para as empresas, de forma geral.
Conheça os benefícios do feedback
Como você sabe, hoje estamos falando sobre a importância do feedback. Neste quesito, Sílvio Santos é um dos melhores exemplos. Foi através desta capacidade, que é uma das habilidades que a Oratória nos dá, que ele entendeu o público e impactou multidões.
Isso é muito importante para o ambiente corporativo, para líderes e gestores e para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Há, então, diversos benefícios com o feedback. Destacamos, por isso, alguns deles:
- O feedback, quando realizado da forma correta, ajuda na construção de um ambiente saudável. Isso era perceptível no contexto em que Sílvio Santos atuava. Ouvir pessoas, perceber e valorizar suas potencialidades e ajudá-las a corrigir equívocos é um grande motivador.
- A confiança está sempre em alta quando existe feedback. A observação criteriosa realizada por Sílvio Santos criava esta relação entre as equipes que trabalhavam com ele e também para com o público que o acompanhava. Assim, havia a segurança necessária para manter a audiência e vender produtos.
- Há mais satisfação quando alguém percebe que suas ideias são respeitadas e, muitas vezes, colocadas em prática. Isso funciona como um grande motivador para a evolução. Dessa forma, os gestores podem se aproximar dos colaboradores e fazer com que os processos sejam realizados acertadamente.
- A importância do feedback, como o que era realizado por Sílvio Santos reside no diálogo que é construído entre as partes. Da mesma forma, em uma corporação, quando existe esta troca contínua, todos os envolvidos ganham e evoluem.
Mais do que isso, estabelece-se uma ligação forte e uma relação de confiança. Com isso, os erros são reconhecidos de maneira facilitada e são encarados de uma forma mais humanizada, gerando aprendizado e evolução pessoal e profissional.
- Os retornos frequentes e realizados pelos gestores leva ao aperfeiçoamento. Quando analisamos a trajetória de Silvio Santos e a observação que ele fazia do seu público, era perceptível como ele aperfeiçoava sua maneira de se comunicar e facilmente impactava as pessoas.
Isso pode – e deve – ser reproduzido nas empresas. A partir do momento em que líderes e gestores acompanharem de perto as suas equipes, perceberão pontos que precisam ser corrigidos, desenvolvendo e aperfeiçoando diversas habilidades.
Veja alguns desafios enfrentados por Sílvio Santos em relação ao feedback e como ele os superou
Sílvio Santos chegou ao topo. Mas essa trajetória não foi simples e, muito menos, fácil. Para isso, precisou enfrentar desafios e, muitos deles, vieram exatamente do feedback do seu público e da sua equipe. Todavia, sempre com maestria, conseguiu transformar estes entraves em oportunidades de sucesso. Veja:
1 – Relacionamento com equipes
Como você sabe, não é uma tarefa simples lidar com pessoas. Há diferentes perfis e formações; é preciso dominar a habilidade da Oratória para ter o jogo de cintura ideal para essa missão. Esse foi um dos desafios enfrentados por Sílvio Santos.
Ele, no dia a dia, criou um ambiente positivo, com respeito e valorização. Essa tarefa árdua gerava consequências importantes, como lealdade, respeito, satisfação e alta produtividade. Para tornar isso possível, Sílvio se mostrou acessível, chamando a todos pelo nome e dando importância para cada pessoa.
2 – Adaptação
A cultura do feedback, da observação nos permite perceber oportunidades e necessidades de adaptação. Este entendimento de contextos é um grande desafio para as empresas na atualidade, em especial neste momento em que a tecnologia modifica processos constantemente.
Sílvio Santos realizou esta tarefa em todas as fases de sua carreira. Ele se reinventou diversas vezes e modificou o formato de seus negócios, tudo a partir do feedback e da observação das necessidades e preferências do seu público. A maneira como realizou essa tarefa foi a adaptação às mudanças.
3 – Conhecimento do público
Essa foi uma das maiores qualidades de Sílvio Santos. Ele conhecia como ninguém as pessoas que trabalhavam com ele e o público que o acompanhava dia após dia. A interação era tão íntima que permitiu que ele oferecesse exatamente aquilo que as pessoas esperavam.
Desta forma, mantinha alta audiência, gerava afinidade, ligações profundas e uma intimidade que vale ouro na hora de convencer e vender produtos. E esta é uma habilidade que deve ser buscada a todo o tempo pelas empresas, em todos os segmentos de atuação.
Para chegar a este patamar de entrosamento, observou atentamente as preferências, visualizou oportunidades a partir de novidades que surgiam. Além disso, também a partir de um olhar atento, conseguiu se antecipar para lançar novidades. Estava sempre atualizado e inovando constantemente.
Como podemos aplicar o feedback de Sílvio Santos em outras áreas?
Se você está acompanhando este conteúdo desde o início, além de admirar ainda mais a vida e a história de Sílvio Santos, certamente já percebeu a importância do feedback. Desta forma, é hora de utilizar esta habilidade na sua realidade de vida. Destacamos, para isso, três caminhos:
1 – Ambiente Corporativo
Procure transformar o lugar em que você trabalha numa atmosfera agradável e prazerosa. Demonstre para as pessoas que os posicionamentos não são para apontar erros, mas sim para identificar pontos que precisam de melhorias para o crescimento de todos. Observe, como Sílvio Santos, e construa vínculos fortes.
2 – Liderança
O papel de um líder, como foi Sílvio Santos, não é simplesmente estar à frente. É, antes de tudo, ser referência, dar oportunidades e promover desenvolvimento. Isso só é conseguido com o auxílio da empatia, que nos ajuda a entender o lado das pessoas e, assim, encontrar possibilidades que sejam positivas para todos.
3 – Desenvolvimento pessoal
A importância do feedback não está apenas nas questões que envolvem o desenvolvimento profissional. Muito pelo contrário, a capacidade de observar e entender cenários e contextos nos ajuda a melhorar os nossos relacionamentos, a criar novas amizades e a construir laços verdadeiros de parceria e admiração.
Entenda como o Clube da Fala pode te ajudar a dar bons feedbacks
Você é um dos milhões de brasileiros que acompanharam a trajetória de Silvio Santos e admiravam a maneira como ele entendia e cativava o público?
Então, certamente, você já entendeu a importância do feedback. Por isso, já sabe que esta habilidade pode ser o grande diferencial para a sua evolução como profissional e como pessoa.
Sendo assim, é hora de conhecer o Clube da Fala e os cursos de Oratória que oferecemos. Todas as nossas formações te ajudarão a adquirir todos os itens que compõem um feedback de qualidade.
Empatia, relacionamento interpessoal, entendimento do público, segurança, Inteligência Emocional e muito mais. Tudo isso você vai aprender aqui no Clube da Fala.
Silvio Santos deixou grandes exemplos e precisamos torná-los realidade na nossa vida. Para isso, clique aqui para fazer a sua inscrição em um dos cursos do Clube da Fala.