Falar bem é uma obrigação de todo profissional que deseja alcançar sucesso na carreira. No mundo das celebridades, estas questões são ainda mais latentes, pois elas impactam milhões de pessoas. Por isso, é uma inspiração para todos nós conhecermos a jornada de famosos para aperfeiçoar a sua dicção.
Neste contexto, percebemos que diversas pessoas possuem muito talento para comunicar; porém, esbarram em questões como a dicção. Como resultado, começam a sentir a dificuldade de serem entendidas pelo público e isso é uma barreira importante e determinante.
Percebe, então, o tamanho da importância da dicção para aqueles que desejam e precisam alcançar pessoas (todos nós, na verdade)? Trata-se de um item que não pode ser negligenciado; quem agiu dessa forma, teve que passar por uma jornada pesada até alcançar o ponto de uma comunicação efetiva.
É por este motivo que desenvolvemos este conteúdo para tratar de todos os principais detalhes da dicção. Nele você conhecerá os benefícios e alguns famosos que passaram por problemas para aperfeiçoar esta habilidade. Além disso, entenderá como o Clube da Fala pode te ajudar. Acompanhe a seguir.
Você realmente sabe o que é dicção?
Entendemos que é muito importante que você entenda o conceito de dicção antes de seguirmos adiante. Através disso, entenderá a grande diferença entre aqueles que investem nesta habilidade e os que acham que não existe problema em deixar tudo isso de lado.
Sendo assim, vamos compreender a dicção como a maneira como cada pessoa faz a pronúncia das palavras. Neste contexto, devemos incluir as sílabas e o som. Isso significa dizer que quanto melhor dominamos estes itens, melhor a forma como interagimos, gerando uma comunicação eficiente.
Ainda, se quisermos ampliar um pouco o significado de dicção para que haja uma compreensão melhor, esta habilidade é considerada em uma comunicação de maneira geral, ou seja:
- Fases completas.
- Palavras.
- Expressões.
Em cada pronúncia realizada, há a grande necessidade que esta seja feita com clareza, a fim de que todos os envolvidos na interação compreendam. Ao mesmo tempo, quando existem entraves com a dicção, por melhor que seja o seu conteúdo, ele será bastante prejudicado.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que nossa imagem é diretamente impactada pela dicção. Basta lembrar de alguém que você interagiu, seja numa conversa informal, em uma palestra ou reunião de trabalho, por exemplo. Quando há problemas de pronúncia com essa pessoa, o que você pensa?
Órgãos fonadores que influenciam na dicção
No tópico anterior, mencionamos que a dicção é a maneira como pronunciamos expressões diversas, sílabas, palavras e frases. E, para que cada uma seja externada, utilizamos algumas estruturas do nosso corpo. Estas são conhecidas como órgãos fonadores. São eles:
- Dentes.
- Lábios.
- Mandíbulas.
- Língua.
- Palato.
- Bochechas.
Isso quer dizer que a dicção é um processo complexo. Ela requer uma atenção muito especial de todos os falantes, em especial você que deseja comunicar bem e ser compreendido em suas interações, seja na sua vida pessoal ou profissional. É, pois, um trabalho conjunto de diversos órgãos.
Veja os problemas de dicção mais comuns
Quando pensamos na jornada que precisamos realizar para chegar a uma dicção perfeita, há a necessidade de conhecermos alguns entraves. Estes são problemas comuns de todos aqueles que não apresentam uma pronúncia satisfatória de sílabas, palavras, frases e expressões.
No final deste conteúdo, você conhecerá o lugar ideal que terá um olhar destacado para todas essas dificuldades. Lá, você receberá o cuidado de profissionais experientes e capacitados para aperfeiçoar a sua dicção e fazer de você um grande comunicador.
Por hora, conheça os problemas de dicção mais comuns:
1 – Há indivíduos que acrescentam alguns sons de vogais que não existem na palavra em questão.
Por exemplo: Ao invés de “nós”, pronuncia-se “nóis”.
2 – Existem muitas pessoas que trocam letras.
Por exemplo: Trocar o “R” pelo “L”. É o que acontece com o personagem Cebolinha, das revistas em quadrinhos.
3 – Outro problema muito comum é o que ocorre com pessoas que omitem o “s” em palavras no plural.
Por exemplo: “As pessoa”, “as coisa”.
4 – Temos, ainda, outros problemas, como:
- Indivíduos que omitem ou invertem alguns fonemas.
- Gagueira.
- Esquecer como se pronuncia uma determinada palavra.
- Não respeitar os sinais de pontuação, seja numa leitura ou em um discurso, entre outros.
Benefícios de uma boa dicção
Se você chegou até aqui, é certo que já sabe o que é a dicção e por que muitos famosos (na verdade, todas as pessoas) precisam investir em melhorias para uma boa comunicação. Para não restar mais nenhuma dúvida a respeito da validade deste item, destacamos a seguir alguns benefícios essenciais. Veja:
Benefício 1 – Sua comunicação se torna mais clara. Isso significa dizer que a sua mensagem será perfeitamente entendida pelo seu público. Ou seja, as chances de você conseguir adesão das pessoas é muito maior, seja em uma entrevista de emprego, numa palestra ou discurso, numa reunião de trabalho ou mesmo nas interações do dia a dia.
Benefício 2 – Com uma boa dicção, você consegue expressar os seus argumentos de forma mais apropriada. Desta forma, a sua interação fica mais atraente, alcança mais facilmente as pessoas e o seu poder de persuasão é potencializado.
Benefício 3 – Você tem tudo para se tornar um grande comunicador e impactar diferentes públicos ao longo da sua carreira. Neste contexto, podemos afirmar que a boa dicção é um dos segredos de uma Oratória de sucesso. Assim, você terá muito destaque na sua forma de comunicar.
Benefício 4 – A autoestima é potencializada quando alguém apresenta uma boa dicção. Ao contrário disso, você já deve ter convivido com uma pessoa que apresentava problemas deste tipo. Em geral, estes indivíduos se sentem inseguros e com vergonha de expressar ideias.
Benefício 5 – A dicção é uma habilidade que faz bem para todas as profissões, sem exceção. Mesmo que, na sua carreira, você não precise falar a todo o tempo, se conseguir se expressar bem, certamente terá acesso às melhores oportunidades do mercado.
Benefício 6 – A pessoa que apresenta uma boa dicção é mais confiante em suas interações e colocações. Isso acontece porque ela se sente plenamente capacitada para ir ao encontro dos outros. E mais: essa confiança impulsiona o comunicador em direção a desafios importantes na carreira.
Benefício 7 – Já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica?”. Sim, ela é real e com uma boa dicção, você será sempre lembrado como alguém que fala bem e impacta positivamente as pessoas. Para a sua carreira, esse é um diferencial muito importante, concorda?
Por que figuras públicas precisam trabalhar a dicção?
Todo profissional que deseja alcançar destaque tem que voltar as atenções para a forma como comunica. Neste contexto, a dicção tem muita importância; é, na verdade, um divisor de águas, uma vantagem competitiva frente aos nossos concorrentes.
Para justificar este ponto, basta imaginar uma pessoa que tem muito conteúdo, grandes ideias, um talento impressionante. Mas, na hora em que precisa externar tudo isso, encontra um grande obstáculo: não possui uma boa dicção. Fica fácil concluir que haverá um ruído importante nas interações, concorda?
E vamos além. Quando tratamos de figuras públicas, precisamos fazer algumas considerações importantes. Veja só:
- Grandes comunicadores precisam investir seriamente em Oratória. A arte de falar com desenvoltura é um requisito fundamental para lidar com pessoas, interagir com elas e “vender o seu peixe”. Neste contexto de troca de informações com as pessoas, a dicção tem papel preponderante.
- As figuras públicas estão sujeitas a todo tipo de público e de situação. E, em cada um desses contextos, precisam estar preparadas para comunicar, serem entendidas e ter aquele jogo de cintura para lidar com conflitos e situações embaraçosas. A dicção potencializa totalmente a comunicação dessas pessoas.
- Figuras públicas precisam saber lidar com improvisos. Em outras palavras, necessitam estar preparadas para comunicar bem em qualquer circunstância. E, como são pessoas que têm a necessidade de manter uma boa imagem, precisam interagir bem. A dicção colabora com esta demanda.
Para exemplificar estas situações em que as figuras públicas precisam improvisar, temos: lives, entrevistas, pronunciamentos de última hora, conflitos interpessoais, entre outros.
- Figuras públicas precisam constantemente adequar a maneira de se comunicar de acordo com o público. Sexo, faixa etária, regionalidade, entre outras, todas essas especificações exigem uma personalização da forma de expressar sílabas, palavras, frases e expressões.
Dessa forma, é fundamental que estas pessoas possuam uma dicção clara e segura. Caso contrário, não conseguirão atingir seus objetivos e a mensagem será compartilhada com ruídos que prejudicarão de maneira sensível os objetivos definidos previamente.
Em outras palavras, precisamos sempre lembrar que não somos nós que definimos a forma como vamos comunicar, mas sim o tipo de público. E essa questão exige Oratória apurada, confiança, poder de persuasão e uma ótima dicção.
Conheça alguns famosos que passaram dificuldades até cuidarem da dicção
Muitas pessoas já passaram por problemas de comunicação e tiveram muita dificuldade para chegar a um patamar de destaque. Dentre diversos exemplos, destacamos três que sofreram percalços até conseguirem aperfeiçoar sua dicção. Conheça esses exemplos:
1 – Elton John
O famoso cantor formou, ao longo das últimas décadas, uma legião de fãs ao redor do mundo. Porém, não podemos considerar apenas as belezas das letras cantadas pelo artista como o principal motivo de tanto sucesso. Há também um talento acima da média, seu estilo de vida, a maneira de se vestir.
Além disso, a forma de comunicar do cantor foi sendo modificada e melhorada ao longo do tempo. Neste período, Elton John passou por uma cirurgia na década de 80 para remover pólipos de suas cordas vocais, além de uma melhora sensível em sua Oratória.
Itens como esse foram determinantes para que a música (que é uma forma de comunicação) fosse compartilhada em shows e álbuns com uma qualidade cada vez melhor. Porém, é preciso ressaltar que exigiu do cantor uma grande dedicação.
2 – Drew Barrymore
A atriz e apresentadora está há muitos anos sob os olhares do público. Desde os 11 meses de vida, quando estreou em um anúncio publicitário, tem seu nome relacionado a alguém que poderia se tornar uma grande comunicadora. Fez muito sucesso quando, aos 7 anos, participou do filme ET – O Extraterrestre.
Todavia, passou por diversas dificuldades. A maior delas está nos problemas de alcoolismo, motivados pela fama precoce e por um histórico familiar repleto de muitas dificuldades. Estas, porém, foram superadas nos últimos anos, levando Drew a novamente figurar entre aqueles que se destacam.
Ainda, é importante destacar todo o aprendizado que precisou ter para comunicar cada vez melhor ao longo dos anos. Sua dicção foi potencializada quando buscou mergulhar profundamente no mundo da Oratória, ganhando bastante destaque na época da pandemia, com o seu Talk Show.
3 – Joe Biden
Como todo homem que chega ao topo de um país como os EUA, Joe Biden precisou ter uma série de diferenciais para destacá-lo e torná-lo apto a vencer as eleições. E uma delas foi a Oratória, lapidada ao longo dos anos, com altos e baixos e muita dedicação.
Com isso, evoluiu na arte de comunicar e se tornou um grande negociador, uma habilidade importante para a vida política. Quando à dicção, esta foi potencializada ao longo dos anos, dando mais confiança nas colocações de Biden e uma clareza importante para alcançar a adesão dos eleitores.
Veja o lugar ideal para cuidar da sua dicção
Quer conhecer o lugar certo para lapidar a sua dicção e melhorar a sua Oratória? Então você precisa conhecer hoje mesmo o Clube da Fala.
No Clube da Fala, você terá o auxílio de fonoaudiólogos e de outros profissionais capacitados para te ajudar a superar todos os principais problemas de dicção. Através de nossos cursos, os nossos alunos desenvolvem a capacidade de comunicar com desenvoltura, alcançando todos os públicos.
Não espere mais! A hora de ter uma dicção perfeita é agora. Você se tornará um grande comunicador e vai se destacar na sua profissão. Clique no link abaixo para saber todas as informações e fazer a sua inscrição no Clube da Fala.