Em diferentes práticas de linguagem do dia a dia, nos deparamos com situações em que variados sentidos são constituídos, principalmente a partir de construções históricas e ideológicos dos interlocutores. Tudo isso altera a forma como um discurso é compreendido.
É para isso que a análise do discurso surge como um campo de estudos. Se você tem interesse em saber mais sobre ela, incluindo quais são seus elementos-chave e dicas de como colocá-la em prática, prossiga com a leitura.
O que é a análise do discurso?
A análise do discurso é um campo conceitual e metodológico que embarca Letras, Linguística e Comunicação. Em linhas gerais, seu objetivo é compreender como cada texto produz seus sentidos a partir de determinadas construções ideológicas.
A análise do discurso se distancia de análises puramente gramaticais, que focam apenas na construção das sentenças e de seus elementos. Ou seja, ela vai além do conteúdo da mensagem e procura explorar seus contextos e estruturas mais profundos.
Embora não seja possível delimitar quando a análise do discurso começou, ela ganha força em alguns países a partir dos anos 70. Além disso, dentro da evolução da análise do discurso, surgiram várias ramificações, que podem levar em conta diferentes aspectos na hora de construir seus métodos de análise.
Quais são os elementos da análise do discurso?
Ainda assim, é possível delimitar alguns elementos-chave na construção daquilo que se chama de análise do discurso. Um desses pontos principais, por exemplo, envolve a diferenciação do que é discurso e texto.
Para a análise do discurso, um texto é a prática social do uso da língua (ou de diferentes linguagens) para produzir textos. O discurso, por sua vez, é resultado da produção de sentidos entre diferentes interlocutores, a partir dos seus contextos e diferentes construções sociais.
A partir disso, a análise do discurso trabalha em diferentes níveis de linguagem, indo dos níveis mais superficiais de um texto até as camadas discursivas, que são aquelas que embutem as estruturas ideológicas de um texto, muitas vezes mobilizando outros sentidos que não estão aparentes na superfície daquele conteúdo.
Quais são os pontos mais importantes de uma análise?
Dentro de uma análise, é necessário seguir alguns passos para alcançar uma boa compreensão que vá além da superfície do que está sendo analisado e possa alcançar as entrelinhas.
Um bom começo passa por tentar destrinchar o contexto no qual aquele autor produziu determinado discurso. A partir disso, é possível inferir determinados recursos de linguagem e quais cargas ideológicas elas trazem junto.
A avaliação sobre adjetivos e advérbios também pode ser valiosa. Esses termos, embora nem sempre tenham esse objetivo explícito, podem expor determinadas opinião ou ideias de quem é o responsável por aquele texto.
Desse modo, você estará mais preparado para entender como a visão de mundo do autor afeta o que ele disse dentro daquele contexto. Ainda assim, a análise do discurso reforça que o sentido também pode ser afetado pela forma como que recebeu aquela mensagem a acomodou nas suas concepções.
Com tudo isso, a análise do discurso se consolida como uma ferramenta poderosa para transpor àquelas interpretações mais básicas sobre qualquer texto e ganha importância cada vez maior em um mundo onde muitas vezes nem tudo é o que parece ser, por mais óbvio que isso seja
Continue nos acompanhando nas redes sociais! O Clube da Fala está no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!.