A liderança não é um dom que nasce com um seleto grupo de pessoas, mas sim uma ferramenta que pode ser aprendida por qualquer um. Todavia, para que você seja o líder que sempre sonhou é essencial que saiba transmitir confiança no seu dia a dia de convivência com os seus colaboradores.
Neste contexto, para que isso seja possível, você e qualquer outra pessoa precisam investir em autoconhecimento. Isso vai ajudar na missão de saber explorar as potencialidades, aquelas características que podem te destacar em meio a tantas pessoas, a ponto de conquistar a confiança delas.
Percebe como essa característica é bastante estratégica e essencial para um líder? Sim, e como faz diferença quando temos à nossa frente alguém em que possamos confiar. As metas são alcançadas com mais facilidade e, junto ao grupo, há a sensação de que os maiores entraves serão sempre superados.
Foi por este motivo que preparamos um conteúdo especial para você que deseja potencializar a sua liderança, gerando confiança, segurança e um ambiente controlado na empresa em que atua. É hora de deixar aflorar o grande líder que reside em você. Para isso, continue acompanhando aqui com a gente.
O que é ser um líder saudável e eficiente
Uma grande equipe de trabalho começa pela presença de um líder de qualidade. E não vamos confundir liderança com chefia, pois simplesmente distribuir ordens e cobrar que elas sejam cumpridas dentro de um determinado prazo é algo bem simples e que alcança qualquer um.
Porém, quando buscamos alguém que inspire confiança nos colaboradores, que seja uma referência, o ponto de equilíbrio, aí estamos falando de liderança real (que esperamos que seja a sua intenção aqui). Afinal de contas, no contexto atual das grandes empresas, essa posição de líder é muito valorizada.
Desta forma, um líder saudável precisa ser alguém que se responsabilize pela motivação do grupo, extraindo o que há de melhor em cada um, potencializando os valores individuais e tirando disso um grande proveito para as metas estabelecidas para a corporação.
Sendo assim, podemos entender uma liderança saudável e eficaz como uma posição que consegue gerir pessoas, mesmo sendo estas completamente diferentes entre si, com formações, objetivos e potencialidades distintas. Isso significa gerenciar as peças de uma engrenagem.
E, mais do que juntar esse quebra-cabeça, é preciso fazer com que ele funcione, gere bons resultados e faça com que o clima organizacional seja o melhor possível. Para que isso aconteça, é fundamental que a eficiência da liderança esteja em um lugar de referência e não simplesmente em uma posição de poder.
Por fim, para que tudo funcione de maneira saudável e com sincronia, espera-se que o líder consiga construir relacionamentos saudáveis e colaborativos. E o grande segredo para conquistar este patamar é a capacidade de autoconhecimento e a posse de uma comunicação mais humana.
Como adquirir segurança através do autoconhecimento
No parágrafo anterior, mencionamos a palavra “autoconhecimento”. E é preciso que separemos um espaço especial para este ponto, pois ele é determinante para diferenciarmos um grande líder de alguém que está em um lugar onde somente há exigências e cobranças por metas.
Sendo assim, vamos entender este conceito como uma busca pessoal. Trata-se de uma espécie de mapeamento para gerar uma compreensão de nossas potencialidades e fraquezas. Isto tem o objetivo de valorizar o que há de melhor e buscar a evolução destes pontos que precisam de ajustes.
Para tornar essa missão algo possível de ser obtido por qualquer pessoa, é necessário esforço e determinação, pois muitas vezes fingimos não enxergar aquilo que julgamos como defeitos. Ao contrário disso, procuramos colocar as nossas qualidades à frente para que elas “sufoquem” os defeitos.
O problema é que isso não ajuda na missão de gerar uma liderança saudável e forte. Por outro lado, quando aceitamos o fato de que não podemos fugir do autoconhecimento, colhemos uma série de benefícios que nos impulsionam para uma grande liderança.
E que vantagens são essas? Veja duas:
- As pessoas se tornam mais seguras quando se conhecem de maneira verdadeira e sem medo. Isso significa que ganhamos a capacidade de extrair o que há de melhor em nós, com a sensação de que estamos aproveitando o que existe de mais benéfico para a coletividade.
- O autoconhecimento nos ajuda a desenvolver a nossa Inteligência Emocional. Com isso, ganhamos um olhar mais humano para as pessoas, a ponto de conseguirmos entendê-las, respeitá-las e ajudá-las a melhorar em suas funções.
Como o autoconhecimento é importante em uma posição de destaque
Quem já conseguiu mergulhar no autoconhecimento, certamente vai afirmar que ele permite com que saibamos a maneira certa de estimular a nossa própria consciência. Este fato faz com que tenhamos sob controle a nossa capacidade de nos manter constantes e atuantes através do uso de nossas potencialidades.
Além disso, aprendemos a dar uma injeção de ânimo naqueles que estão sob a nossa liderança. Isso significa que os membros de uma equipe são sempre monitorados por uma pessoa que está em uma posição de destaque e que sabe como extrair o melhor de todos que estão à sua volta.
E se você deseja tornar isso uma realidade e se conhecer melhor, veja só alguns passos que destacamos:
1 – Para alcançar o autoconhecimento, procure entender os seus comportamentos, os momentos em que se sente bem executando algo e as situações de te travam, imobilizam. Essa investigação tem a função de identificar a raiz das suas ações.
2 – Feito isso, você conseguirá perceber padrões que te levam a agir sempre da mesma maneira em determinadas situações. Desta forma, conseguirá manter o que funciona bem e buscar a superação de atitudes que você percebe que te atrapalham na execução do seu trabalho e no relacionamento com as pessoas.
3 – Tenha a certeza de que você só alcançará o autoconhecimento se tiver a consciência de que vai valer a pena investigar estes pontos com a mente aberta. Só há conhecimento e possibilidades de mudanças quando aceitamos que não somos perfeitos e sempre necessitamos de ajustes para evoluir.
4 – Quando investigar, procure entender o porquê de cada reação sua no momento em que se vê em uma determinada situação. Isso vai te ajudar a mapear o seu funcionamento interno e, assim, ganhamos um olhar mais real sobre as nossas engrenagens internas que precisam ser ajustadas.
Como a comunicação pode te transformar no líder que você deseja
A comunicação é o ponto determinante e que diferencia os líderes reais daqueles que acham que exercem um cargo de liderança. É através dela que é criado um ambiente seguro e de total confiança entre os gestores e os seus colaboradores/liderados.
É, pois, a capacidade de não agir baseado em autoritarismo, mas sim conquistar uma autoridade saudável a ponto de levar as pessoas a confiarem em você e nas diretrizes que você estabelece. O ponto para tornar isso possível? A sua capacidade de se comunicar e integrar pessoas diferentes no dia a dia.
Neste contexto, o líder que sabe se comunicar conquista relacionamentos sólidos, construídos através de empatia, respeito e segurança. Consequentemente, há motivação para alcançar metas, inspiração para seguir os melhores exemplos e a importante sensação de valorização.
Em outras palavras, quando somos liderados por um líder de verdade, sentimos a segurança em uma pessoa, a ponto de termos a certeza de que ela vai saber identificar problemas. E, além disso, será capaz de corrigir os erros de percurso de uma forma saudável, gerando aprendizados e experiências construtivas.
Sendo assim, para não deixar mais nenhuma dúvida a respeito de como a comunicação pode nos transformar em grandes líderes, veja só as vantagens que ela nos traz para a conquista desta posição tão importante e que, ao mesmo tempo, requer tamanha responsabilidade e capacidade:
1 – Comunicar bem nos ajuda a transmitir confiança para os nossos liderados. E, quando isso acontece, os passos são mais assertivos e seguros.
2 – A comunicação é um traço estratégico e que permite com que o líder consiga unir as pessoas em uma mesma sintonia.
3 – A capacidade de comunicar com qualidade é essencial para a superação de crises e problemas.
4 – O líder que sabe se comunicar, domina a arte de falar com qualidade e estimula os colaboradores a se expressarem com sinceridade.
A importância de ser um bom líder perante os seus colaboradores
Ter boas lideranças à frente de uma empresa é o grande diferencial das corporações que se destacam e permanecem no topo do segmento em que atuam. Tenha a plena certeza de que não é por acaso que esta ou aquela marca consegue se manter há anos como referência em um ramo.
Quando há líderes verdadeiros, há formação de opinião entre as equipes, existe clareza na função e no espaço que cada um possui, além do senso de valorização. A atmosfera criada por uma liderança real é o combustível que impulsiona cada subida de degrau.
É por este motivo que podemos justificar a necessidade vital da presença de um líder. Qualquer negócio está condicionado à atuação de profissionais que façam o dia a dia da corporação funcionar de verdade, e isso faz com que ninguém se perca pelo caminho.
Ou melhor, quando há desencontros, a importância do líder reside no fato de que ele saberá contornar os problemas e fazer com que a equipe volte à rota determinada. Isso é o mesmo que dizer que o papel da liderança é iluminar a estrada e dar as orientações necessárias para que o percurso seja seguro.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que a presença de uma liderança eficiente gera diversas garantias, como:
- Transmissão correta da cultura da empresa;
- A visão e os valores corporativos são repassados de maneira clara, e todos entendem seus direitos, deveres e objetivos;
- Um grande líder consegue potencializar as forças individuais, gerando ganhos para a empresa como um todo;
- Os feedbacks são realizados da melhor maneira possível. Não é um momento de exposição de erros, mas uma oportunidade de aprendizados valiosos;
- A presença atuante de um líder faz com que as equipes superem expectativas, pois todos passam a vestir a camisa da empresa. Isso muda o patamar!
Conheça quem pode te ajudar a se tornar um líder confiante e comunicativo
Agora que você já conhece a importância de ser um líder repleto de confiança para tornar possível o sucesso de uma corporação, é hora de começar imediatamente a dar os primeiros passos na direção dessa meta. E o Clube da Fala pode te ajudar da maneira que mais se adeque à sua realidade.
Para você ter uma ideia inicial do que estamos falando, basta imaginar o cenário que vivemos atualmente: vida corrida e muitas atividades a serem realizadas todos os dias. Praticamente sobra pouco tempo para você investir no seu crescimento profissional.
Foi por isso que o Clube da Fala pensou em todas as possibilidades para te ajudar. São diversos cursos e, um deles, certamente vem de encontro ao seu perfil e às suas possibilidades pessoais e profissionais.
Um deles é o Curso de Oratória Online. De maneira prática e com mais flexibilidade, você conseguirá realizar as aulas de qualquer lugar e com o auxílio de grandes profissionais nas áreas de Oratória, Fonoaudiologia, Teatro, Psicologia Positiva, Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL).
Temos também o Curso de Oratória In Company destinado às empresas que realmente sabem o quanto vale uma comunicação de qualidade. Imagine só como a sua corporação conseguirá potencializar a capacidade de seus líderes.
E não para por aí. Se você busca seguir a vida política ou mesmo se já atua neste segmento, mas percebe que lhe falta mais poder de comunicação, o Clube desenvolveu um Curso de Oratória para que a sua linguagem verbal e não verbal seja capaz de persuadir e conquistar a confiança das pessoas.
Enfim, todos os caminhos lhe aproximam do Clube da Fala e da nossa forma de compartilhar esse tesouro chamado comunicação. Essa é uma ferramenta indispensável para os líderes que têm confiança e que sabem transmitir a segurança necessária para os liderados.
Estamos aguardando o seu contato.