Comunicar é uma ação tão eficaz que alcança todos os segmentos de atuação profissional. E, dentre diversas opções, a comunicação de dados têm ganhado bastante destaque nos últimos anos. Por este motivo, você não pode deixar isso de lado e, com certeza, vai aproveitar bastante as 4 dicas que preparamos.
Através delas, você conhecerá situações em que os dados podem servir como um apoio importante para as suas argumentações. Além disso, aprenderá a utilizá-los para contar uma história, suas diversas maneiras de visualizações, o benefício de conseguir mais objetividade através de números, entre outros.
Percebe a quantidade de benefícios que você pode ter a partir do momento em que utilizar dados em uma apresentação? Sua forma de comunicar tende a se tornar cada dia mais completa e capaz de impactar diferentes níveis de público, seja no seu trabalho ou mesmo na sua vida pessoal.
É por isso que preparamos 4 dicas relevantes para o seu crescimento e para tornar as suas apresentações inesquecíveis. A partir daí, você perceberá que pode ser cada vez mais atraente e persuasivo e que os números não são frios como alguns afirmam. Continue acompanhando a seguir.
Entenda o que é comunicação de dados
Antes de qualquer coisa, é importante conhecermos o conceito de comunicação de dados para que estejamos alinhados e prontos para investir neste tópico. Desta forma, vamos entender essa estratégia como a busca de uma interação de qualidade através da tecnologia.
Em outras palavras, trata-se de um recurso essencial para empresas e profissionais que buscam sempre melhorar sua performance e construir uma imagem confiável. Com isso, há mais confiança por parte de todos os envolvidos na comunicação.
Na prática, o uso de dados é eficaz porque possibilita a utilização de uma quantidade considerável de informações. Estas podem ser cruzadas para chegarmos a conclusões confiáveis, termos insights relevantes e fazer uma comunicação bastante completa.
Para você ter uma ideia, vamos imaginar uma empresa de vendas:
- Para entender as dores e necessidades de seus clientes e oferecer aquilo que realmente ele precisa, a corporação pode utilizar dados.
- Estes são cruzados e, a partir disso, estratégicas importantes são definidas e as abordagens passam a ser ainda mais assertivas.
- Os dados também servem para a identificação de resultados que podem prejudicar o negócio, afastar o cliente e gerar prejuízos.
Enfim, trata-se de uma ferramenta muito importante, concorda? E não para por aí. Ao longo deste conteúdo, você conhecerá diversas possibilidades de utilização de dados, além de 4 dicas fundamentais para criar uma apresentação de peso. Vamos continuar acompanhando?
Alguns números importantes sobre a comunicação de dados
De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS e intitulada Inteligência de Dados para Marketing, mais de 70% das corporações brasileiras utilizam dados para as suas estratégias de Marketing e comunicação. Trata-se, portanto, de um percentual considerável e que demonstra a relevância deste item.
Ao mesmo tempo, a pesquisa teve como intuito verificar como as empresas estão lidando com a gestão integrada de dados. Estes trazem informações muito importantes sobre clientes, concorrentes e todo o segmento de atuação. Ou seja, um combo de informações valiosas e que geram crescimento.
Ainda, segundo o estudo, 98% das empresas já têm o hábito de coletar algum tipo de dado de seus clientes. Porém, cerca de um terço deste total ainda não sabe exatamente como utilizar estas informações e nem possui total noção da eficácia destes itens.
Também é relevante citarmos a quarta edição do estudo intitulado Tendências da Comunicação Organizacional. Através dele, verificamos que os dados e a tecnologia são cada vez mais decisivos no estabelecimento de estratégias de comunicação e para as interações em todas as áreas profissionais.
Na ocasião da pesquisa, foi constatado que a coleta de dados tem se tornado habitual em qualquer segmento de consumo. Por fim, a pesquisa também citou novas possibilidades que, aos poucos, serão atreladas ao uso continuado deste tipo de informação:
- Aplicativos.
- Inteligência Artificial.
- Algoritmos.
- Conteúdos 360º, entre outros.
Benefícios da utilização de dados em uma apresentação
É certo que você já percebeu o quanto a utilização de dados é valiosa para a realização de apresentações e para qualquer tipo de interação. Através dessa ferramenta, abrimos o leque e temos à nossa inteira disposição uma série de informações que confirmam e dão credibilidade para aquilo que comunicamos.
Por isso, para reforçar ainda mais o quanto o uso de dados precisa fazer parte da sua vida em todos os momentos, destacamos uma série de benefícios. Será ótimo quando você colocar a mão na massa e começar a tirar proveito de todas essas vantagens:
Praticidade e rapidez – com a utilização de dados, você tem à sua disposição uma quantidade considerável de informações. E todas elas chegam até nós de forma rápida e segura. Dessa forma, otimizamos processos, conseguimos cruzar dados para conclusões assertivas e melhorar a nossa produtividade.
Mensuração de dados – o investimento em comunicação é sempre a melhor alternativa para qualquer empresa e para todos os profissionais. Como você sabe, essa habilidade encurta o caminho entre todas as pessoas (outros profissionais ou clientes).
Neste contexto, quando você consegue mensurar dados, tem o benefício de tirar conclusões sobre ações realizadas, metas alcançadas, sensações de clientes e parceiros de trabalho. Consequentemente, consegue perceber o que funciona e o que não é adequado para as suas diferentes ações.
- Previsão de tendências – a comunicação realizada através de dados permite que você esteja “um passo à frente” de seus concorrentes. Em outras palavras, é possível perceber o que melhor impactará as pessoas através do cruzamento de dados.
Na prática, para você compreender bem o que estamos falando, vamos imaginar a comunicação de uma empresa de moda. Através de dados pertinentes, é possível prever tendências e se antecipar a potenciais concorrentes da marca. É ou não é uma grande vantagem?
- Fortalecimento das relações – as pessoas mudam a todo o tempo. Por isso, não é seguro imaginar que o perfil de um determinado público com o qual você interagiu há um tempo permanecerá sempre o mesmo. Porém, quando incluímos o uso de dados, conseguimos estar “em dia” com todas as alterações.
- Mudança segura de planos – os dados são um aliado muito confiável para a comunicação, em todos os momentos do processo. Isso significa afirmar que interações, planejamentos e ações serão muito mais eficientes quando apoiadas pelo cruzamento de dados. Haverá, com isso, muita clareza e assertividade.
- Apresentação eficaz de resultados – gestores, diretores e líderes de equipes têm um controle muito seguro das ações das empresas quando os resultados são baseados em dados. Trata-se, portanto, de algo cada vez mais inevitável quando pensamos em projeções de curto, de médio e de longo prazos.
- Simplificação – você sabe que, quanto mais objetiva e simples for aquilo que você comunica, melhores serão os seus resultados. Isso porque conseguimos ser mais assertivos e ir de encontro àquilo que as pessoas esperam de nós. Por isso, a gestão, o cruzamento e a utilização de dados é um grande otimizador.
Veja 4 dicas para a realização de uma boa apresentação de dados
Se você chegou até este tópico, certamente já está impressionado (a) com o poder dos dados. Sua eficácia e usabilidade para todos os segmentos e todas as pessoas são inegáveis, basta considerar a quantidade de vantagens que compartilhamos no item anterior.
Agora é o momento de você conhecer 4 dicas valiosas para a realização de uma boa apresentação de dados. Leia tudo com muita atenção e comece hoje mesmo a praticar:
Dica 1 – Conte histórias a partir de dados
É possível transformar qualquer tipo de dado em uma narrativa completa e bastante persuasiva. E, como todos nós sabemos, é muito eficiente utilizar histórias para prender a atenção das pessoas, fazer considerações e convencê-las de algo.
Agora imagine unir as histórias com toda a eficiência que os dados podem nos oferecer. Para tornar isso uma realidade, tome nota dos seguintes passos:
1 – Não são todos os dados que servirão para a formação da sua história. Por isso, utilize apenas o que é essencial e que seja ideal para o alcance dos seus objetivos. Em outras palavras, pince o mais valioso e descarte dados que possivelmente servirão como distração.
2 – Utilize as respostas das pessoas como dados que comprovem as suas intenções. Em todas aquelas considerações feitas por indivíduos que têm ligação com o tema da sua apresentação há sempre #hashtags que norteiam o caminho que você deve seguir.
3 – A partir do momento em que você tiver passado pelas etapas anteriores, é hora de escolher a melhor forma de compartilhar a sua história. Há algumas possibilidades, como:
- Formação de um painel de resultados com os dados levantados.
- Exportação dos resultados para um formato específico para apresentação.
- Relatórios que traduzam os resultados dos dados cruzados por você.
Dica 2 – Utilize diferentes tipos de visualização de dados
Por melhores e mais completos que sejam os dados utilizados, a forma como são apresentados e visualizados faz toda a diferença. Isso quer dizer que não vai adiantar de nada se, mesmo com dados excelentes, as pessoas não conseguirem interpretá-los.
Desta forma, utilize as opções mais eficientes no que fiz respeito à visualização de dados. Veja, a seguir, algumas das mais eficazes e que comumente fazem parte das melhores apresentações:
- Infográficos.
- Painéis.
- Gráficos (de barras, de áreas, entre outros).
- Mapas (de variações e de distribuição de pontos, por exemplo).
- Tabelas (de destaque, de texto, entre outras).
- Diagramas.
Dica 3 – Seja claro e direto nas suas apresentações de dados
Uma coisa é certa: a cada dia que passa, as pessoas têm menos tempo e menos paciência para tudo. Há uma enxurrada de informações que chegam até nós diariamente. E nisso se incluem as apresentações de todo o tipo e as interações quotidianas.
Dessa forma, mesmo que você tenha informações valiosas e extraídas de dados ricos e eficazes, não terá muito sucesso se estas não forem compartilhadas de forma clara, objetiva e assertiva. Os dados têm o poder de fornecer informações diferenciadas, mas se tornam “mais do mesmo” se forem complexos.
Enfim, tenha sempre em mente que sempre é possível simplificar dados, escolher palavras simples e de fácil entendimento e dar às pessoas as melhores soluções em um curto espaço de tempo. Caso contrário, a atenção, a paciência e a interpretação correta não estarão presentes em suas apresentações.
Dica 4 – Interaja com o seu público
Os dados são eficazes e um grande diferencial para a nossa comunicação. E os melhores oradores sabem disso e não abrem mão deste tipo de informação para enriquecer ainda mais as suas colocações e posicionamentos. Porém, há detalhes que complementam todo tipo de troca interpessoal.
Para ser mais claro, estamos falando das interações. A partir do momento em que você apresenta dados e traz informações relevantes para um determinado público, é essencial interagir com ele a respeito do assunto. Essa troca, além de trazer as pessoas para o tema, abre espaço para novas possibilidades.
Uma delas diz respeito ao fato de que as próprias colocações do público durante as interações servem como dados para apresentações futuras. Trata-se de tendências, novas possibilidades e informações relevantes. Por isso, interaja a todo o tempo e torne a sua apresentação de dados uma via de mão dupla.
Descubra onde aprender a fazer uma boa apresentação de dados
O Clube da Fala é o lugar ideal para você conhecer a fundo a comunicação de dados. Há tanta relevância nesta ferramenta que a sua Oratória se tornará ainda mais rica e persuasiva. Desta forma, nossos alunos aprendem o que há de melhor em apresentações baseadas em dados.
Tudo isso acontece por meio dos cursos que oferecemos e com a ajuda de um time de professores bastante experientes e preparados para inserir você no mundo da Oratória e da comunicação de dados.
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