Uma boa apresentação pessoal pode ser decisiva no momento de uma possível contratação ou promoção, pois é algo extremamente importante para a empresa e também para o profissional. Contudo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse item não está ligado apenas à aparência, embora ter cuidado com a imagem seja indispensável.
Elementos como postura, educação, pontualidade, comunicação clara e precisa, tom de voz e cumprimento de prazo, por exemplo, não passam despercebidos e também são levados em consideração.
Precisa melhorar sua apresentação pessoal? Então, este post é para você! Continue a leitura e conheça 5 dicas que vão ser muito úteis nesse sentido!
1. Planeje sua apresentação
A apresentação pessoal possibilita que a empresa conheça melhor a pessoa, pois vai além das informações que constam no currículo, por exemplo. Por esse motivo, é preciso fazer um bom planejamento, considerando a política da empresa e o cargo ao qual você está se candidatando.
No caso de não conhecer bem as diretrizes da instituição, pesquise a respeito. Após isso, elabore a sua apresentação propriamente dita. Analise o tempo disponível e estruture um texto abordando aquilo que será dito. Faça uma simulação — pode ser em frente ao espelho —, como se você já estivesse realmente se apresentando, e veja o que precisa ser melhorado ou modificado.
Nada de improvisar, pois o seu desempenho pode não ser tão bom quanto gostaria, e o momento da apresentação pode ser decisivo para sua carreira. Além disso, não deixe o planejamento para a última hora. Estruture com antecedência, pois, se for necessário, será possível fazer alterações e treinar outras vezes antes do dia em questão.
2. Fale sobre suas experiências
Talvez você esteja se perguntando como vai planejar sua apresentação pessoal, se não sabe sobre o que deve falar. Não tem mistério: conte suas principais experiências até o momento, os aprendizados que considera mais relevantes, o motivo de ter escolhido determinado curso. Não se esqueça de analisar se existe uma relação entre aquilo que vai ser falado e o cargo para o qual você está se candidatando.
Um exemplo de situação: você escreveu o discurso de formatura, na universidade, e foi o orador da turma. Seria muito interessante mencionar esse fato, se estiver concorrendo a uma vaga na qual ter habilidades de oratória e sentir-se à vontade para falar em público sejam essenciais.
Entretanto, ao contar sobre suas vivências, tenha atenção ao modo de falar e às palavras utilizadas para não passar aos outros uma impressão equivocada de arrogância.
3. Cuide de sua aparência e postura
O seu aspecto físico, como já foi colocado, não é o único elemento a ser analisado no momento da apresentação pessoal, mas, sem dúvida, é um item que não vai passar despercebido aos olhos de outras pessoas. Veja, por exemplo, se o corte de cabelo está adequado, se a barba está bem feita e se as roupas estão apropriadas para o momento. Uma imagem condizente com a situação e com o ambiente pode ajudar no seu marketing pessoal.
Sobre a postura, a principal regra é manter a coluna reta. Para isso, siga estas orientações:
- levante a cabeça e mantenha o queixo paralelo ao chão;
- levante os ombros e deixe-os relaxados de forma natural;
- projete os quadris um pouco para a frente;
- mantenha os braços relaxados ao lado do corpo;
- apoie, totalmente, os pés no chão.
Aparência e postura são elementos distintos, mas quando bem articulados podem fazer a diferença em uma apresentação pessoal.
4. Observe a projeção da voz e o vocabulário utilizado
O nervosismo pode comprometer a projeção da sua voz durante a apresentação pessoal. Para evitar que isso aconteça, mesmo que você não esteja totalmente à vontade no momento, existem alguns aspectos que precisam ser considerados.
A postura, já citada, influencia diretamente nesse sentido. Assim, a coluna deve permanecer ereta, pois os músculos do diafragma, que ficam no abdômen, são importantes para uma boa projeção da voz, e também interferem na respiração, no volume e na entonação.
A respiração, por sua vez, também precisa ser controlada, uma vez que pode ficar mais acelerada em momentos de tensão. Por isso é necessário realizar um controle, mantendo um ritmo respiratório adequado. Existem, inclusive, algumas técnicas de respiração que melhoram a oratória.
Outro aspecto é o volume da voz. Você não deve gritar, mas também evite um tom muito baixo. É preciso equilíbrio, para isso, leve em conta o número de pessoas presentes e o local onde a apresentação acontecerá.
Também tenha cuidado com o vocabulário. Selecione bem os termos que vão ser utilizados para não empregar expressões que possam ser consideradas ofensivas ou que deem margem a uma dupla interpretação.
5. Prepare-se para perguntas
Depois de planejar sua apresentação e treinar em casa — você pode falar em frente a um espelho, como já foi exemplificado, ou fazer um vídeo, a fim de analisar o seu desempenho —, é preciso ter em mente que o processo de preparação para uma apresentação pessoal não para por aí. Além dos cuidados com a aparência e a postura no momento em questão, não se esqueça de que você não será a única pessoa a falar.
Pode existir um período reservado para que alguém faça perguntas e que, talvez, nem estejam diretamente ligadas ao campo profissional. Assim, é ideal considerar essa situação e se preparar de antemão, no sentido de ter tranquilidade e responder às questões da melhor maneira possível, sempre de forma sincera.
As respostas não precisam ser imediatas. Se necessário, faça uma pequena pausa antes de responder e dê preferência a respostas curtas e objetivas.
Não se sinta inseguro ao falar em público. Dicas simples, como as mencionadas aqui, se colocadas em prática, vão contribuir para que você tenha um ótimo desempenho! Lembre-se: espontaneidade e sinceridade são fundamentais para que sua apresentação pessoal seja, realmente, de qualidade. Assim, ao falar com o público, demonstre respeito e humildade e jamais tente intimidar os ouvintes ou mentir para eles.
Gostou deste texto sobre apresentação pessoal? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber as nossas atualizações no seu e-mail!