Você consegue listar os momentos em que geralmente se sente pressionado? Essa é uma questão que mexe bastante com as pessoas, ainda mais nos dias de hoje em que tudo parece acelerado. Para lidar bem com essas situações, nada melhor do que desenvolver o autoconhecimento.
Neste contexto, quanto mais uma pessoa se conhece e entende as próprias emoções, mais facilmente saberá lidar com situações desafiadoras. E a comunicação em si é realmente um bom exemplo disso, ainda mais se influenciar na sua carreira ou em áreas delicadas da vida pessoal.
Dessa forma, desenvolvemos hoje um conteúdo que tratará bastante do tema autoconhecimento. Há uma série de benefícios quando nos aprofundamos neste assunto, pois será uma excelente contribuição para a manutenção de uma comunicação clara e assertiva.
É hora de aprendermos a gerenciar as nossas emoções e tirar proveito disso para mantermos o equilíbrio em qualquer circunstância. Em suma, você ganhará muito quando mergulhar de cabeça no mundo da Oratória. Ela trará todas as ferramentas essenciais para que se conheça e vença na vida. Acompanhe.
Qual o conceito de autoconhecimento?
De cara, vamos começar compartilhando com você o conceito de autoconhecimento. Isso porque ele já explicará de forma direta o motivo de essa habilidade ser tão valorizada nos dias de hoje, seja para comunicar bem ou mesmo para viver em sociedade de forma equilibrada.
Com isso, entenda o autoconhecimento como um verdadeiro raio-x da sua vida. É a capacidade que temos de conhecer nossas características mais marcantes, nossas limitações e os gatilhos que têm potencial para nos desequilibrar e prejudicar ações essenciais, como a comunicação interpessoal.
Assim, dentro deste conceito, conseguimos mapear nossos gostos, comportamentos em diferentes situações, sentimentos, traumas, dificuldades e qualidades. Consequentemente, entendemos até onde podemos ir e o que fazer para superar limitações.
É possível, ainda, acrescentar que o autoconhecimento nos dá confiança para evoluir, tomar decisões, definir metas, lidar com o medo, entre outros. Então, como você pode perceber, estamos tratando de um assunto que tem a força necessária para nos fazer subir degraus, sabe por quê?
As nossas principais derrotas e insucessos ocorreram porque travamos em um momento crucial, não nos sentimos confiantes em contextos que exigiam equilíbrio e retrocedemos para fugir de um determinado incômodo. Enfim, o autoconhecimento existe para anular todas essas questões.
Porém, ele é uma conquista que depende exclusivamente da nossa ação, doação e busca pelo conhecimento da própria vida. E as pessoas já sabem disso, tanto que os cursos de Oratória têm recebido um número considerável de alunos.
Estes vão em busca do autoconhecimento e encontram na Oratória uma ferramenta que torna tudo isso possível. Por este motivo, destacamos essa temática para que a sua maneira de comunicar te ajude a conquistar pessoas e construir relacionamentos sólidos.
O sucesso, em geral, passa muito pelas relações que construímos, pelo impacto que causamos nas pessoas com a nossa linguagem verbal e não verbal. Temos, então, uma alternativa para o real controle das suas emoções. Vamos em busca disso com o autoconhecimento? Continue acompanhando a seguir.
Quais os benefícios do autoconhecimento?
Você sabe bem o quanto as nossas emoções influenciam na nossa conduta, postura e na maneira como resolvemos questões da vida. Ainda mais quando vivenciamos situações difíceis e que exigem de nós uma capacidade acima da média de manter o equilíbrio.
É por este motivo que o autoconhecimento tem estado tão em alta na vida das pessoas. Separamos, inclusive, alguns benefícios para reforçar isso. Veja:
1 – Uma das principais vantagens que o autoconhecimento nos proporciona diz respeito à capacidade que ganhamos de identificar sensações e gatilhos emocionais. Em outras palavras, aprendemos a mapear o que nos potencializa e estimula e, também, aquilo que pode nos engessar e prejudicar.
Quando isso acontece, nos tornamos capazes de gerenciar aqueles gatilhos emocionais que se manifestam em situações de pressão, como a tensão que antecede momentos de grande exposição, por exemplo. Isso é comum em palestras e reuniões, onde precisamos nos comunicar.
Desta forma, conhecedores dessas limitações e perigos, temos a possibilidade de entender o que estamos sentindo. A partir daí, conseguimos encontrar alternativas capazes de manter o nosso equilíbrio e uma comunicação clara e assertiva.
2 – A nossa autoestima é diretamente influenciada pelas nossas emoções. E o autoconhecimento nos ajuda a entender quem realmente somos. Aprendemos quais as nossas qualidades e entendemos as nossas fraquezas e o que pode ser feito para superá-las.
Dessa forma, começamos a construção de um comportamento mais consciente e equilibrado. A ciência das coisas nos permite entender que todos possuem defeitos e limitações, e isso não nos torna piores do que os outros. Assim, damos valor ao que somos e ao que podemos comunicar com nossas ações.
3 – O autoconhecimento também nos oferece o benefício de aprendermos a realizar decisões mais conscientes e centradas. Quando esta habilidade não está presente na vida de uma pessoa, é comum que ela aja e faça escolhas movida pelas emoções.
E, como você sabe, quem age dessa maneira tende a cometer equívocos. Isso ocorre porque não há equilíbrio suficiente para analisar contextos e fazer escolhas ponderadas e que equivalham ao melhor para a nossa vida. Ao contrário disso, tudo é feito por impulso.
4 – A habilidade do autoconhecimento nos ajuda a desenvolver a empatia. Com isso, a nossa maneira de comunicar é bastante favorecida, pois criamos a capacidade de nos colocar no lugar das pessoas para entender suas motivações e dores.
Consequentemente, melhoramos os nossos relacionamentos, criamos uma imagem altamente positiva e temos mais facilidade para alcançar a aceitação das pessoas. Isso nos permite afirmar que os maiores comunicadores valorizam muito o autoconhecimento, concorda?
5 – Uma pessoa autoconsciente, que se conhece a fundo, tem a capacidade de encontrar soluções criativas para diferentes demandas. Esse aspecto é bastante relevante quando consideramos os desafios que a comunicação nos impõe todos os dias.
Em outras palavras, quando nos conhecemos, sabemos até onde podemos ir e temos noção do nosso grau de superação. Dessa maneira, conseguimos “pensar fora da caixa”, diferente da maioria, encontrando caminhos inovadores e que criam diferenciais para a nossa vida e carreira profissional.
6 – As pessoas que não se conhecem têm dificuldade de observar as próprias condutas e perceber as falhas cometidas. Esse é um importante entrave, pois não conseguem mapear aquilo que precisa de melhora, de correção ou de superação.
É por este motivo que diversos profissionais ficam estagnados ao longo de suas carreiras. Há uma grande dificuldade em estabelecer o que precisa e pode ser superado. As dificuldades de interação também podem ser consequência deste entrave.
Conheça alguns itens que favorecem a transmissão de uma mensagem
Se estamos tratando de autoconhecimento e do quanto isso beneficia o ato de comunicar com qualidade, podemos estabelecer alguns pontos que ajudam a propagar mensagens qualificadas. É pela capacidade de entender o que e como somos que nos tornamos aptos para interagir com grandes públicos.
Sendo assim, ao reconhecermos e aceitarmos nossas potencialidades e fraquezas de Oratória, conseguimos valorizar o que é bom e buscar superar os entraves. E isto pode significar a garantia de uma transmissão de mensagens excelente e que impacte diferentes pessoas.
Veja, portanto, alguns itens essenciais para a transmissão de mensagens e que podem ser equilibrados a partir do autoconhecimento:
- Respiração consciente – o autoconhecimento te ajuda a identificar a sua instabilidade quando se sente pressionado a falar para muitas pessoas. É uma sensação tão terrível que te engessa, confunde, machuca e impede de transmitir com clareza o seu conteúdo.
Para ajudar a resolver (ou amenizar) essa tensão, procure praticar a respiração consciente, que consiste em focar toda a sua atenção na respiração. Dessa forma, gerará uma conexão poderosa entre você, o seu próprio corpo e as suas emoções. Haverá mais equilíbrio e calma para se comunicar.
- Autoavaliação – o hábito de olhar para a nossa própria vida com desprendimento, sem limites e preconceitos nos ajuda a identificar as emoções que são prejudiciais. E, também, as fraquezas que atrapalham a nossa capacidade de comunicar com qualidade.
Consequentemente, torna-se possível listar as demandas que precisam de mais atenção e de cuidados. A partir disso, começamos a investir em nossa capacidade de alcançar pessoas com uma boa comunicação. O Clube da Fala ajuda os alunos nessa identificação e potencializam as melhoras.
- Tom de voz – esse é um dos itens que possuem um potencial enorme para o sucesso da comunicação. As características do tom utilizado em uma interação qualquer dão um sentido específico para a nossa mensagem e para a sensação que as pessoas terão a partir disso.
Por este motivo, precisamos controlar as nossas emoções e desequilíbrios, pois isso pode prejudicar de maneira sensível o tom da nossa voz.
Por exemplo, imagine que você está se sentindo nervoso antes de uma apresentação. Se não conhecer essa dificuldade e não souber como controlá-la, isso interferirá diretamente no tom que usará na sua interação. As pessoas, certamente, perceberão este entrave.
O que ganhamos quando compreendemos as nossas emoções?
Uma das maiores conquistas que o autoconhecimento nos proporciona é o conhecimento e a possibilidade de equilibrar as nossas emoções. Quando isso não acontece, vivemos com uma atitude passiva. Aquilo que sentimos e que nos impacta é o que vai determinar nossas atitudes e o que comunicamos.
Neste contexto está inserida a comunicação verbal e a não verbal. Para detalharmos um pouco mais sobre isso, destacamos o seguinte:
Comunicação verbal – o autoconhecimento nos permite conhecer e definir a comunicação verbal que adotaremos nas diferentes interações a que estamos sujeitos diariamente. Isso significa dizer que temos acesso a nossas potencialidades e fraquezas de Oratória.
Assim, podemos valorizar e priorizar o que há de melhor no nosso ato de comunicar, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar os nossos pontos fracos. Dessa forma, implementamos uma comunicação segura, equilibrada e que segue um plano definido por nós, e não pelas nossas emoções.
Além disso, com o autoconhecimento, temos condições de personalizar a nossa comunicação verbal. Ou seja, conseguimos verbalizar o nosso pensamento de acordo com o público, o contexto e os nossos objetivos. Os grandes oradores fazem isso muito bem, e você também é capaz de conseguir.
Comunicação não verbal – uma interação eficaz é aquela que consegue alinhar a comunicação verbal com a não verbal. E é o autoconhecimento que torna possível essa missão, pois nos permite ter ótimo controle sobre nossas emoções.
Como consequência, expressamos de maneira acertada aquilo que não é externado através de palavras. Isso significa que o tom de voz, os nossos gestos, a postura, o olhar, dentre tantos outros podem ser controlados com a ajuda do autoconhecimento.
Em outras palavras, mesmo que nos sintamos tensos antes de uma palestra, por exemplo, conseguimos:
- Manter o equilíbrio a ponto de nossa tensão não influenciar no tom da nossa voz.
- Conseguimos falar pausadamente, pois aprendemos a respirar corretamente quando surgir uma insegurança por um motivo qualquer.
O curso que vai te ajudar a desenvolver o autoconhecimento
A vida é realmente desafiadora, principalmente quando pensamos em realizar os nossos objetivos e sonhos profissionais.
Para tornar isso possível, nada melhor do que desenvolver o autoconhecimento através da Oratória.
E o Clube da Fala tem tudo o que você precisa para potencializar a sua habilidade de falar com desenvoltura, clareza e confiança.
Oferecemos treinamentos personalizados e que atendem perfeitamente às suas necessidades.
A partir disso, você conhecerá a fundo as suas qualidades e os pontos que precisam de ajuste para interagir com autoridade e impactar pessoas.
A estrutura oferecida pelo Clube da Fala é composta de um ambiente propício à interação, profissionais qualificados e uma experiência que vem sendo lapidada ao longo dos últimos anos.
Tudo isso dará a você as condições essenciais para dominar a Oratória e utilizar os benefícios do autoconhecimento para se tornar um comunicador nato, capaz de subir degraus importantes na profissão.
A sua hora de crescer e impactar pessoas é agora.
Estamos esperando o seu contato.