É praticamente impossível pensar em comunicação nos dias de hoje sem relacioná-la com o mundo digital. Dentre todas as alternativas que este formato nos apresenta, as redes sociais têm um destaque bastante especial, especialmente quando o assunto são as vendas online.
Neste contexto, partimos do princípio que, para vender, o vendedor precisa mirar no lugar onde está o público-alvo. Sendo assim, concluímos que não há sucesso sem boas estratégias de comunicação nas redes sociais, pois é lá que todas as pessoas estão atualmente.
De uma forma ou de outra, uns mais, outros menos, cada indivíduo tem uma experiência nas diversas possibilidades das mídias. Há várias possibilidades:
- Rever amigos que estão separados fisicamente;
- Interagir com pessoas que sequer conhecemos no “mundo real”;
- Denunciar situações ou expressar pensamentos ou insatisfações;
- Avaliar a qualidade de um determinado produto, serviço ou ideia comercializados por uma empresa, entre outros.
Em suma, as redes sociais se tornaram lugar comum para todos os tipos de públicos e objetivos. Por isso, as vendas online necessitam ter uma comunicação eficaz, para potencializar os negócios das empresas. É sobre isso que vamos conversar hoje. Há dicas valiosas para você. Continue acompanhando a seguir.
O contexto atual da comunicação nas redes sociais
Não há como falar de comunicação nos dias de hoje e não mencionar, em algum momento, as redes sociais. Isso porque é neste local que mais as pessoas interagem nos dias de hoje, programam suas vidas, expressam seus pensamentos, fazem compras, conquistam amigos, etc.
Podemos considerar o Orkut como o pontapé inicial dessa história. Porém, certamente a sua memória vai se dar conta da importância das redes sociais para a comunicação humana a partir do surgimento do Facebook, em fevereiro de 2004.
A partir dali, a forma como as pessoas interagem e se posicionam mudou sensivelmente. Tamanha é a importância deste espaço virtual que tudo começou a ser moldado a partir disso. Assim, as empresas precisaram se adequar para continuar a impactar o seu público de interesse.
Por mais que as plataformas digitais ofereçam diversas possibilidades (todas elas de muita importância), as redes sociais se mostraram como um grande potencializador da comunicação. E, consequentemente, as vendas online encontraram um terreno fértil para se desenvolver.
Desta forma, as diferentes corporações passaram a dialogar com as pessoas, a negociar com o público e a influenciá-lo. E a percepção que temos é que essa relação tende a se tornar mais forte e lucrativa a cada dia. Basta analisarmos as líderes do seu segmento; com certeza, elas se comunicam por lá, concorda?
Por fim, para deixar ainda mais claro o panorama que a comunicação encontra nas redes sociais, destacamos algumas oportunidades possíveis de serem alcançadas. São caminhos que aproximam pessoas de marcas, gerando interação e também conversão em vendas.
Considere, assim, algumas oportunidades para a comunicação nas redes sociais:
1 – Venda Online – com o Marketing Digital e o Networking, as diferentes marcas se posicionam e impactam o seu público-alvo. O alcance é vasto, qualificado, gerando uma ligação personalizada com clientes em potencial, numa relação direta.
Além das vendas diretas, essa proximidade gera fidelização, consumo frequente e também consolidação de marcas. Estas encontram, com as redes sociais, um espaço fértil para se comunicarem com pessoas e construírem uma imagem de destaque no segmento em que atuam.
2 – Engajamento – encontramos, nas redes sociais, pessoas com perfis semelhantes e interesses comuns. Ou seja, é um ótimo local para as empresas direcionarem as suas vendas online, pois podem segmentar as ofertas e direcioná-las para o público ideal.
Ao mesmo tempo, esse engajamento auxilia na formação de uma imagem positiva para as empresas. E, quanto melhor for a impressão que temos de uma determinada marca, mais fácil será de ela nos influenciar e vender produtos, serviços e/ou ideias.
3 – Voz e canal de comunicação – as redes sociais funcionam como um meio eficaz pelo qual pessoas e marcas compartilham suas ideias e seu conteúdo. Dessa forma, é possível se tornar referência, criar autoridade e, como você sabe, isso também potencializa as vendas online.
4 – Conexões importantes – marcas se conectam com pessoas comuns, influenciadores e também com outras marcas. Todo esse “emaranhado” de ligações têm potencial para se tornar um fértil terreno para vendas online e para a construção de novos saberes.
Benefícios da comunicação eficaz nas redes sociais para aumento das vendas online
As empresas têm, nas redes sociais, um ótimo local para incrementarem as suas vendas online. Para isso, podem utilizar todo o potencial de interação que existe para se comunicar com eficiência e, assim, impactar, convencer e fidelizar o público de interesse.
Há, portanto, na comunicação feita através das redes sociais, uma série de vantagens e de possibilidades de que não podemos abrir mão. Para deixar isso ainda mais claro para você, destacamos alguns destes benefícios.
Verifique tudo isso, a seguir:
- As redes sociais permitem que as marcas confirmem presença no meio digital. Isso se tornou uma espécie de requisito básico para a credibilidade. Tanto que se uma pessoa pesquisa uma determinada empresa e não a encontra em uma rede social, naturalmente surge certa insegurança quanto à qualidade.
- A comunicação realizada através das redes sociais é eficaz e ajuda nas vendas online porque as marcas passam a ter mais controle sobre aquilo que enviam para o público de interesse. A partir daí, uma boa estratégia gera, sem dúvida, uma conexão altamente rentável.
- A confiança é um dos itens mais importantes para estabelecermos relações de venda com os nossos clientes, concorda? Assim, com uma comunicação realizada da forma correta pelas redes sociais, conseguimos estabelecer vínculos sólidos, e estes são grandes potencializadores de negócios.
- A comunicação eficaz que é realizada pelas redes sociais torna o público-alvo um verdadeiro defensor da marca. Assim, ele defende os interesses de uma empresa, fala bem dela para seus seguidores (trazendo novos clientes), combate às fake news direcionadas à corporação. Isso é positivo para a marca.
- A comunicação, quando realizada de maneira eficaz nas redes sociais, consegue fazer um ótimo mapeamento das características e gostos dos clientes em potencial. Além disso, identificam as necessidades do público e, assim, podem promover ações de venda que venham de encontro às expectativas.
É o que podemos chamar de segmentação do público. Há uma ótima precisão neste tipo de recorte, o que permite que sejam realizadas campanhas impactantes, gerando um aumento considerável das vendas online. E tudo isso é consequência de uma comunicação de alto nível.
- As redes sociais se tornaram um canal efetivo de vendas diretas, gerando um consumo importante, com um investimento menor e um posicionamento importante para as marcas. Mas, para que isso aconteça realmente, é fundamental a utilização de um modelo de comunicação eficaz.
Estratégias eficientes de comunicação nas redes sociais
É fato que a comunicação eficaz nas redes sociais é um grande potencializador para as vendas online. Se você está acompanhando este conteúdo desde o início, certamente já tem todos os motivos para acreditar nisso. Sendo assim, é hora de transformar toda essa teoria em realidade.
Ou seja, agora é o momento de ter acesso a estratégias eficientes e colocá-las em prática. A partir daí, as suas vendas começarão a aumentar e o retorno para a sua marca será enorme. Tome nota e comece hoje mesmo a colocar estas ações no dia a dia do seu negócio.
1 – Interação com o público
Um dos grandes princípios das redes sociais é a interação. É assim que nos relacionamos com outras pessoas e, da mesma forma, as marcas alcançam o seu público de interesse. Este tipo de ação gera um bom diálogo, mais proximidade, interesse, confiança e também fidelização.
Mas, para que isso realmente aconteça, é importante gerar um tipo de conteúdo rico e que gere interesse. Assim, é fundamental que esta “conversa” atenda aos desejos e às necessidades dos usuários. Consequentemente, haverá maior participação, ou seja, mais interação entre marca e clientes.
2 – Produza conteúdos relevantes
Você certamente já percebeu que, nas redes sociais, sempre encontramos muito conteúdo semelhante (muitos deles, inclusive, são cópias fiéis). Por isso, um grande diferencial para a formação de uma comunicação eficaz é a criação de material original. Este gerará naturalmente um enorme interesse dos usuários.
Além disso, tenha o cuidado de alinhar a sua produção com a persona do seu negócio e com adaptação ao tipo de rede social que você utilizará. O resultado de suas ações será mais relevância, interesse e uma interação importante, que levará ao aumento das suas vendas online.
3 – Entenda o comportamento do público
Para comunicar estrategicamente e vender mais através das redes sociais, é preciso entender o perfil do seu público e a maneira como ele se comporta. Essa identificação permitirá que a sua marca dialogue com as características e necessidades dos seus clientes em potencial.
Na prática, você pode fazer esse mapeamento de algumas maneiras:
- Analise as métricas. Essas informações são fontes ricas que demonstram quem é e o que os seus clientes precisam.
- Interaja com o seu público. Isso pode ser realizado através de conversas diretas, através de chats ou de stories.
Conheça algumas empresas que melhoraram as vendas com a comunicação digital
Antes de encerrarmos este conteúdo, é importante que você verifique alguns exemplos de corporações que tiveram o volume de suas vendas online aumentado. Isso se deu a partir de uma comunicação eficaz através das redes sociais. Veja só:
1 – Magazine Luiza
Esta é uma das empresas que mais se destacam quando falamos de vendas online. Isso se tornou realidade quando perceberam o valor de conversar com o público de forma mais direta e personalizada. Entenderam que este tipo de ação nas redes sociais humanizaria a marca. E estavam mesmo com a razão.
Uma das atitudes que aproximou a marca dos consumidores foi a criação da personagem Lu. Com ela, os clientes do Magazine Luiza têm uma relação próxima, autêntica e também inspiradora. Consequentemente, as negociações online não param de crescer e gerar retorno para a empresa.
2 – Nubank
Esta empresa bancária, ao mapear o perfil de seus clientes, identificou que eles necessitavam de um conhecimento facilitado de finanças e de trâmites bancários. A partir daí, geraram uma identificação muito forte, com mais interação e formação de uma grande confiança na seriedade da marca.
Para isso, explicam temas complexos de uma forma muito simples e popular. E as redes sociais foram o meio encontrado para gerar essa ligação com as pessoas. Dessa forma, o Nubank aumentou a confiança, a sua cartela de clientes e gerou negócios muito rentáveis.
3 – Ponto Frio
A comunicação eficiente do Ponto Frio através das redes sociais começou a apresentar ótimos resultados no X (antigo Twitter). Para isso, conversa de maneira direta e muito próxima com os clientes. E o personagem que dá vida a essa interação é o Pinguim Pin.
Dessa forma, criou-se um ambiente saudável, atrativo, que dialoga, dá voz aos clientes e abre caminho para as vendas online. É, pois, mais um clássico exemplo do poder que existe na comunicação eficaz realizada através das redes sociais.
A escola que vai te ajudar a vender muito através da comunicação nas redes sociais
Se você deseja alcançar de maneira eficiente o seu público através das redes sociais é preciso investir em treinamentos especializados em comunicação digital.
Para isso, o melhor caminho é o Clube da Fala. Os cursos que oferecemos darão à sua equipe a capacidade para dominar as melhores estratégias para se comunicar com qualidade nas suas redes sociais.
A partir disso, as vendas online de sua empresa serão potencializadas.
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