Vender é uma tarefa que exige uma série de habilidades. Duas delas são a confiança e a credibilidade, ferramentas essenciais que são adquiridas com a Oratória. Elas impulsionam as vendas, fidelizam clientes e nos mostram os melhores caminhos de como chegar ao nosso público-alvo.
Neste contexto, se você parar para analisar empresas que vendem muito e são sempre lembradas pelas pessoas, certamente vai perceber pontos em comum. Isso porque a arte de convencer alguém a respeito da necessidade de comprar um produto, ideia ou serviço vem do poder da comunicação.
Dessa forma, quando a Oratória e a comunicação, de forma geral, são valorizadas pelas corporações, elas impulsionam seus departamentos de vendas. Consequentemente, se destacam cada dia mais no segmento em que atuam.
E como sabemos da importância das vendas para diversas empresas e profissionais, preparamos este conteúdo que trata de confiança e credibilidade. Com ele, você vai entender a fundo como manter essas habilidades sempre em alta nos processos do seu negócio. Acompanhe aqui com a gente.
Confiança e credibilidade são benefícios que vêm da Oratória
A Oratória é uma habilidade essencial para todas as carreiras. Com ela, temos as ferramentas necessárias para alcançar o interesse das pessoas, gerando conexões importantes e duradouras. E quando pensamos em vendas, a comunicação é ainda mais essencial.
Todavia, é importante deixar claro que não estamos mencionando apenas a venda de produtos ou serviços. Vendemos ideias a todo o tempo e isso vai de encontro ao imaginário e aos desejos de clientes, parceiros e fornecedores. Por isso, a arte de falar com desenvoltura precisa ser observada com carinho.
Isso porque, dentre diversos benefícios que a Oratória nos propicia, temos dois em especial que fazem toda a diferença para os diferentes processos de venda: a confiança e a credibilidade, dois itens fundamentais para que os clientes se sintam seguros e confiantes na aquisição de algo.
Sendo assim, entendemos que é válido conceituar um pouco mais a confiança e credibilidade para que possamos seguir todos com o mesmo pensamento. Veja só o que a Oratória pode te oferecer para que você seja capaz de vender mais e melhor sempre:
- Confiança – quando aprendemos a nos expressar da maneira correta e com segurança, nos sentimos mais confiantes para interagir com diferentes pessoas e em qualquer tipo de contexto. Dessa forma, você conseguirá transmitir uma mensagem que vá de encontro com aquilo que o seu público deseja.
Em outras palavras, podemos dizer que, quando vendemos um produto, serviço ou uma ideia, seja para clientes, parceiros, fornecedores ou mesmo para colegas de trabalho, precisamos estar confiantes em cada palavra ou gesto mencionado. E isso é percebido claramente pelas pessoas.
- Credibilidade – a partir do momento em que aprendemos a nos comunicar, as nossas formas de expressão também colaboram com o convencimento. A partir daí, ganhamos credibilidade para com as pessoas e dentro do mercado em que atuamos.
Isso quer dizer que você vende com propriedade e, consequentemente, o público te dá mais crédito, que é um dos itens mais importantes para todo o tipo de negócio. Assim, há mais segurança para confiar em suas colocações e naquilo que é vendido.
A importância da confiança e da credibilidade para as vendas
Se alguém disser para você algo do tipo “vender é para poucos”, discorde. Isso porque trata-se de uma habilidade que pode ser bem executada por qualquer pessoa, sem exceção, a partir do momento em que a Oratória começa a fazer parte da nossa vida.
Desta forma, quando mergulhamos no mundo da arte de falar com desenvoltura, ganhamos um pacote de benefícios que melhoram os nossos dias e a nossa carreira. Dois deles, como já mencionamos anteriormente, são a confiança e a credibilidade, itens essenciais para conquistar e vender bem.
Por isso, precisamos a todo custo ter confiança para convencer indivíduos e credibilidade para que eles se sintam seguros e aceitem aquilo que oferecemos. Mas essas são capacidades que precisam ser construídas com paciência e dedicação ao longo do tempo.
Para justificar esta necessidade, podemos considerar que os clientes estão cada dia mais exigentes, analíticos e contestadores. Isso, apesar de aumentar o grau de dificuldade para as vendas, aumenta a nossa capacidade de convencimento e o nosso jogo de cintura e adaptação.
Sendo assim, falando especificamente dessas duas valências, vamos tratá-las ainda com mais detalhes. Isso vai te ajudar a compreender a fundo como a confiança e a credibilidade se tornaram grandes trunfos para os departamentos de vendas das diferentes corporações. Tome nota:
- Confiança – podemos considerar que todos nós somos movidos por dois tipos de confiança: a pessoal e a profissional. Para exemplificar, temos:
O que torna uma pessoa confiante no que diz respeito a ela enquanto ser humano é a capacidade de ser honesto em qualquer circunstância. Quando isso acontece, ela naturalmente se sente segura para vender produtos, serviços ou ideias, pois sabe que suas colocações são verdadeiras.
Os motivos que levam uma pessoa a se sentir confiante profissionalmente é o grau de conhecimento desta a respeito do trabalho que executa. Assim, o indivíduo se mostra plenamente capaz e digno de confiança, construindo uma imagem de credibilidade no segmento em que atua.
Como as empresas podem incentivar a confiança e a credibilidade
Toda corporação consciente e que busca construir uma imagem sólida no mercado sabe que precisa de confiança e de credibilidade. Para isso, é essencial que as empresas incentivem esses fatores entre seus gestores, líderes e colaboradores.
Então, para te ajudar a fomentar maneiras que impulsionam a confiança e a credibilidade em você e no seu local de trabalho, destacamos alguns pontos. Acompanhe a seguir e comece hoje mesmo a colocar tudo isso em prática:
Confiança – confira alguns pontos essenciais para que ela esteja presente na sua vida e na sua carreira.
- Seja transparente em todos os momentos e circunstâncias. Quando as informações e ações compartilhadas traduzem sempre a verdade, é fato que as pessoas começam a olhar para você e para sua corporação com bons olhos, gerando fidelização.
- Respeite as pessoas, suas necessidades, desejos e limitações. As relações humanizadas aproximam os indivíduos e quebram barreiras e incertezas. Além disso, quando essa postura acontece dentro das empresas, o ambiente se torna mais saudável e com menos conflitos interpessoais.
- Estipule metas e faça promessas que realmente sejam possíveis. Caso contrário, haverá muitos desencontros e decepções com seus colegas de trabalho e também com o seu mercado consumidor. E, assim, o processo de construção de confiança é prejudicado de maneira substancial.
- A relação entre gestores e colaboradores, para ser prazerosa e gerar bons resultados, precisa ser construída com confiança mútua. Para tornar isso possível, acredite mais na capacidade das pessoas de executar tarefas, cumprir metas e fazer entregas.
- Escute mais as pessoas com quem você convive e trabalha. Quando isso acontece, as relações são fortalecidas. Isso porque somos muito mais receptivos com aqueles que respeitam nossos posicionamentos e ouvem as nossas colocações.
- Invista em Oratória, pois a arte de falar com segurança gera uma confiança natural, tanto em nós quanto naqueles que nos ouvem. E essa é uma atitude que tem se tornado muito comum nas grandes corporações. Gestores e colaboradores já perceberam que essa capacidade pode ser adquirida.
Credibilidade – veja alguns pontos importantes e que nos ajudam a adquirir credibilidade no nosso segmento de atuação:
- Cuide das suas ideias, produtos e serviços. Esse zelo faz toda a diferença no olhar que os consumidores têm em relação àquilo que vendemos diariamente. Para isso, invista em Marketing Digital, melhores os canais de atendimento e personalize a experiência do cliente com a sua marca.
- Tenha objetivos definidos. A credibilidade é construída em um corporação a partir do momento em que esta entende perfeitamente o que é e onde deseja chegar. Isso tem a ver com a missão, a visão e os valores; estes devem ser claros o bastante para que todos os compreendam perfeitamente.
- Acompanhe constantemente as ações e, principalmente, os valores compartilhados pelos seus clientes. Isso vai te ajudar a propor preços justos (nem muito altos e nem muito baixos). Tenha sempre em mente: o mercado é analítico e especializado.
- Faça entregas além dos produtos, serviços e ideias que você vende. Em outras palavras, uma ótima maneira de adquirir credibilidade é agregar valor e respeito em todos os momentos. Atitudes assim aumentam a sua importância e o desejo das pessoas.
- Assuma seus erros sempre. O grande segredo do sucesso e da credibilidade não é acertar sempre, mas sim estar capacitado para lidar com equívocos de forma responsável e transparente. Consequentemente, quando agimos dessa maneira, construímos uma sólida reputação no segmento em que atuamos.
- Relacione-se com o seu mercado consumidor em todos os momentos e não somente nas situações em que deseja vender algo. O pré e o pós-venda são uma maneira muito eficiente de gerar fidelização, boa imagem e uma reputação satisfatória.
- Estabeleça conexões e parcerias que ampliem a sua lista de relacionamentos. Essa atitude mostrará para o mercado que você está sempre aberto a novas e boas possibilidades de interação. Na prática, procure se aproximar de corporações que aumentem o valor agregado do seu negócio.
Empresas que conquistaram muitos clientes com confiança e credibilidade
Até aqui, você teve acesso a um material precioso. Temos certeza de que ele vai te ajudar a conquistar a confiança e a credibilidade que impulsionam as vendas da sua empresa. Dado esse primeiro passo, você já terá informações relevantes e um norte para seguir em busca destes objetivos.
Porém, acreditamos que também é importante que você conheça e analise algumas corporações que conquistaram muitos clientes através da confiança e da credibilidade que possuem no mercado. Veja, inspire-se e comece também a seguir por este caminho:
1 – APPLE
Ninguém chega ao topo por acaso. É, com certeza, o resultado de uma série de processos que constroem uma reputação no mercado. A Apple traduz exatamente a imagem da confiança e da credibilidade pois, ao longo dos anos, tem se mostrado respeitosa com seus clientes.
Além disso, entrega produtos, serviços e ideias de qualidade e que ultrapassam o valor investido. Há uma série de referências agregadas à Apple, construindo uma experiência sólida entre a marca e seus consumidores. O relacionamento é um dos pontos fortes da corporação.
2 – O BOTICÁRIO
É considerada a marca do segmento de beleza mais amada e respeitada do país. A confiança que os clientes depositam nos produtos comercializados são o resultado de uma história de credibilidade. Esta foi construída ao longo de muitos anos, com qualidade e ações sociais que extrapolam o lado do consumo.
Também podemos mencionar que quesitos como tecnologia e inovação ajudam a conectar a marca com seus consumidores. Para tornar isso possível, a comunicação implementada pelo Boticário conversa com a sociedade de maneira transparente, justa e humana.
3 – FORD
Em 2023, a Ford foi a marca de automóveis que mais realizou lançamentos, alcançando números impressionantes em relação às vendas no Brasil. É, pois, mais um grande exemplo de confiança e credibilidade no mercado. Para tornar tudo isso uma realidade, empresa investiu em itens como:
- Serviços de pós-venda personalizados.
- Soluções que envolvem alta tecnologia, gerando satisfação nos clientes.
- Aumento da rede de concessionárias, dando mais opções e a imagem de uma marca que está em constante evolução.
O lugar certo para você adquirir confiança e credibilidade
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Aqui você encontrará um ambiente pensado especialmente para desenvolver a Oratória na sua vida. E, a partir do momento em que a arte de falar bem fizer parte dos seus dias, dois benefícios naturais serão a confiança para interagir e a credibilidade para que as pessoas creiam naquilo que você vende.
Os cursos oferecidos pelo Clube da Fala atendem a profissionais que trabalham no setor de vendas e que precisam de confiança e credibilidade para alcançar as necessidades dos clientes.
Mas não somente o setor específico de vendas precisa de confiança e credibilidade. Isso porque todos nós vendemos a todo o tempo ideias, conceitos e posicionamentos.
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