Uma das atividades mais rotineiras das empresas são as reuniões. Sejam elas presenciais ou virtuais, a verdade é que estes momentos costumam se configurar em ótimas oportunidades de interação. Mas, para isso, gestores e colaboradores precisam se comunicar de forma persuasiva.
Isso quer dizer que, quando nos comunicamos, precisamos convencer pessoas dos mais diferentes perfis e com os mais diversos objetivos. Por exemplo:
- Líderes precisam alinhar demandas para alcançar as metas.
- Gestores têm a necessidade de dar feedbacks construtivos para corrigir equívocos e potencializar as equipes.
- Colaboradores necessitam demonstrar o trabalho realizado, convencer seus superiores a respeito de algo e se relacionar com outros colaboradores.
Percebe, então, o valor de uma comunicação persuasiva para dar conta de todas as demandas de uma empresa, em especial, nas reuniões? Quem se volta para isso e mergulha de cabeça em uma boa Oratória, consegue se comunicar e obter diversos benefícios.
Todas essas coisas passam por estratégias eficientes, autoconhecimento e muita preparação. O resultado é o domínio da capacidade de realizar uma interação que seja persuasiva e atenda a todas as nossas necessidades. É sobre isso que vamos conversar hoje com você. Continue acompanhando com a gente.
O que vem a ser uma comunicação persuasiva?
Não é fácil falar com pessoas diferentes, com graus de conhecimentos distintos e objetivos diversos e conseguir convencê-las a respeito de algo. Essa não é uma tarefa simples e torna-se essencial uma preparação sólida em matéria de Oratória.
Dessa forma, podemos entender a comunicação persuasiva como a habilidade de produzir interações convincentes e que levem pessoas a aderirem às nossas colocações. Com isso, modificamos opiniões e comportamentos em qualquer contexto.
Trata-se, pois, de um trunfo essencial para qualquer pessoa e em qualquer situação, especialmente em reuniões de trabalho ou de negócios. Em outras palavras, quando interagimos neste tipo de encontro e dominamos a arte de persuadir, conseguimos conquistar aquilo que desejamos.
Sendo assim, estamos tratando de um assunto bastante estratégico e que pode ser um grande diferencial para a sua carreira. Ainda que afirme que atua em uma empresa que tem poucas reuniões, é fato que, quando elas acontecem, você precisa estar preparado.
Por fim, quando pensamos nos segmentos em que a comunicação persuasiva é essencial, temos diversos exemplos para citar. Veja alguns deles:
- Marketing.
- Vendas.
- Negociações.
- Interações gerais entre gestores e colaboradores.
Ou seja, independentemente da área em que você atua, certamente já percebeu que a persuasão é um grande diferencial para o seu sucesso, seja para gerar engajamento, para influenciar diferentes pessoas ou mesmo para alinhar expectativas. Para isso, alguns elementos não podem faltar. Sabe quais?
Principais elementos da comunicação persuasiva
No item anterior, você já entendeu que a comunicação persuasiva é aquela que é capaz de convencer pessoas, mesmo que estas tenham perfis diferentes e estejam em contextos diversos. Aprendeu também que se trata de uma vantagem de que não podemos abrir mão nas nossas interações.
Sendo assim, para tornar tudo isso possível, alguns pontos precisam sempre estar presentes. Veja só quais são eles:
1 – Credibilidade – você pode dominar uma série de técnicas de Oratória (e isso é muito bom!). Todavia, terá uma grande vantagem se tiver uma boa imagem, se gerar confiança e for visto como uma autoridade no assunto em questão.
2 – Argumentos sólidos – para ter a sua posição minimamente considerada pelas pessoas, você precisa criar argumentos verdadeiros. Estes precisam ser fundamentados com dados, estatísticas e evidências fortes para sustentar aquilo que você está declarando.
3 – Lógica e razão – a emoção é um fator preponderante nas estratégias persuasivas. Porém, não podemos abrir mão de elementos sólidos e racionais, pois estes aumentam ainda mais a credibilidade daquilo que declaramos. A racionalidade é um elemento bastante respeitável nas nossas decisões.
4 – Emoção – isso não é um “golpe baixo”. Quando precisamos ser persuasivos nas nossas interações, é válido recorrer à emoção. Ela gera bastante empatia, aproximação e também identificação com o assunto que está sendo tratado no momento.
5 – Valores – a persuasão também se baseia em valores. E, quando estes se identificam com os ideais do público, a identificação é ainda mais facilitada. Isso se explica porque, quando isso é utilizado, as pessoas se sentem atraídas por questões morais (e isso é importante para todo mundo, concorda?).
6 – Vocabulário persuasivo – esse elemento parece lógico; porém, não podemos deixar de mencioná-lo. Quando precisamos persuadir pessoas, é fundamental utilizarmos analogias, metáforas e palavras de impacto para tirar o público de um estado passivo.
7 – Incentivo à ação – a comunicação persuasiva não se limita apenas a gerar convencimento. Ela tem a intenção de gerar uma ação específica; por isso, é preciso haver sempre uma diretriz, um caminho, uma chamada para uma ação específica.
Benefícios da comunicação persuasiva no ambiente corporativo
A comunicação persuasiva é uma ferramenta que precisa fazer parte de nossas estratégias de interação, especialmente em reuniões. Veja alguns benefícios:
– Inteligência emocional – quando aprendemos a persuadir, desenvolvemos a capacidade de entender os nossos sentimentos e, principalmente, aquilo que as pessoas estão sentindo. Isso nos abre um leque de possibilidades para convencer o público presente em nossas reuniões.
– Simpatia – um indivíduo persuasivo é geralmente entendido como uma pessoa simpática, educada, respeitosa e que sabe valorizar os desejos e intenções dos outros. Tal imagem aproxima colegas de trabalho e parceiros comerciais, facilita contatos e influencia bastante nas adesões.
– Flexibilidade – o poder de persuasão ajuda a sermos sutis, assertivos e flexíveis em nossas colocações. Quando em reuniões, por exemplo, você agir dessa maneira em um debate de ideias, terá uma imagem positiva. Esse elemento gera aproximação e convencimento.
– Escuta ativa – o poder de persuadir nos ensina a ouvir com atenção as pessoas. Tal capacidade ajuda a perceber detalhes essenciais, como as necessidades dos outros que precisam ser atendidas, emoções, dores e linguagens corporais que denotam um caminho a ser seguido para convencer.
Estratégias práticas para implementar uma comunicação persuasiva nas suas reuniões
Agora que você já leu todos os tópicos anteriores (se ainda não fez isso, sugerimos que volte um pouco, pois há informações importantes), é hora de iniciarmos a parte prática do nosso conteúdo para que você comece a produzir um discurso que atue de maneira persuasiva.
Para isso, destacamos a seguir algumas estratégias práticas para que você consiga fazer uma comunicação persuasiva em suas reuniões. Tome nota:
1 – Utilize dados relevantes, concretos. Cite alguns estudos de caso, declarações de outras pessoas e qualquer tipo de dado que denote verdade. Esses itens são essenciais para convencer as pessoas de que os seus argumentos são dignos de confiança.
2 – O Storytelling também é uma alternativa eficaz e que não pode faltar nas suas estratégias de convencimento. Isso porque as histórias geram identificação e aproximam pessoas que têm desejos, necessidades e dores comuns. A partir disso, a persuasão é facilitada.
3 – A linguagem não verbal também é um trunfo para uma comunicação persuasiva. Por isso, gesticule de forma natural e apropriada para cada contexto, mantenha contato visual com as pessoas e personalize o seu tom de voz para o tipo de público. Ações deste tipo geram confiança nos participantes da reunião.
4 – Conheça o perfil das pessoas que participarão da reunião com você. Procure entender quais são as necessidades dos indivíduos, os anseios e os valores que norteiam essas pessoas. A partir disso, poderá utilizar uma linguagem apropriada para alcançar os seus objetivos.
5 – Procure a todo o tempo gerar identificação com as pessoas que fazem parte da reunião. Essa conexão tem um apelo emocional importante, pois se alinha aos valores, aos objetivos profissionais das equipes e à missão da empresa em que você atua.
6 – Deixe claro para as pessoas que você possui credibilidade em um determinado assunto ou em uma área específica de atuação profissional. Se conseguir alcançar este objetivo, fará com que “te olhem com outros olhos” e se tornem mais abertas a concordar.
7 – A emoção é uma arma de grande relevância para a comunicação persuasiva. Para despertar isso nas pessoas que participam de uma reunião, por exemplo, conte histórias pessoais que promovam comoção e te aproximem da vida dos outros. É um ótimo caminho para conquistar.
8 – A comunicação persuasiva, para ser eficaz, precisa demonstrar para as pessoas os benefícios que ela traz consigo. Na prática, para conseguir isso, você precisará explicar como as suas sugestões gerarão um impacto positivo na vida e nas ações dos outros.
9 – A sua argumentação, para ser persuasiva, precisa demonstrar também um certo tom de urgência. Em outras palavras, é preciso deixar claro para uma equipe de trabalho presente em uma reunião, por exemplo, que é essencial que uma atitude seja tomada imediatamente.
10 – Ouça as pessoas de maneira verdadeira. Quando focamos apenas no que desejamos, deixamos passar informações relevantes. Dessa forma, procure escutar e identificar dores e, assim, conseguirá adaptar a sua mensagem àquilo que os outros realmente precisam.
11 – Procure fazer uma boa preparação antes de cada reunião. Por mais que você conheça as pessoas com as quais interagirá, cada momento traz consigo detalhes fundamentais. Desta forma, organize aquilo que você pensa e, assim, conseguirá estruturar a sua comunicação de maneira personalizada.
12 – Tenha a Oratória como um caminho necessário para a construção de uma comunicação persuasiva. A arte de falar bem é uma habilidade essencial para nos relacionarmos com pessoas de forma efetiva, gerando interações que alcancem exatamente os nossos objetivos.
Muitas pessoas já conhecem o poder que a Oratória nos oferece. É por este motivo que os cursos específicos estão em alta, gerando comunicadores extremamente persuasivos em suas colocações. Falaremos mais especificamente deste tema no final do conteúdo. Continue acompanhando.
A importância do autoconhecimento e da preparação prévia para realizar discursos personalizados
Produzir uma comunicação persuasiva, como você já deve ter percebido, requer uma série de pontos fundamentais. Porém, neste tópico, vamos destacar dois, em especial. A explicação por esta opção é que se tratam de duas etapas que constroem os melhores caminhos para convencer pessoas.
Sendo assim, vamos tratar do autoconhecimento e da preparação prévia na construção de uma comunicação que atinja cada pessoa de forma especial:
1 – Autoconhecimento
A comunicação tem uma relação direta com o autoconhecimento. A explicação para isso é que a partir do momento em que nos compreendemos e entendemos as nossas emoções e valores, nos tornamos capazes de interagir com mais qualidade.
Em outras palavras, podemos afirmar que o fato de nos conhecermos profundamente nos torna aptos a organizar com mais facilidade o nosso pensamento e expressar as nossas ideias de maneira clara, assertiva e eficiente. Consequentemente, nos tornamos mais persuasivos.
2 – Preparação prévia
Quando nos preparamos antecipadamente para uma situação em que precisamos nos comunicar de forma personalizada e persuasiva., aumentamos a nossa chance de sucesso. A explicação para isso é que podemos entender melhor o nosso público.
Dessa forma, quando temos uma reunião de trabalho marcada para a próxima semana, por exemplo, podemos:
- Mapear as pessoas que estarão presentes.
- Entender mais profundamente as funções de cada um.
- Identificar as principais necessidades de cada pessoa ou grupo.
- Encontrar equívocos que podem ser pontuados em feedbacks construtivos.
- Levantar dados relevantes e que deem credibilidade à nossa comunicação, entre outros.
Onde você vai aprimorar a sua comunicação persuasiva
Você é uma dessas pessoas que precisa urgentemente desenvolver uma comunicação persuasiva em reuniões e encontros?
Então é hora de conhecer os cursos oferecidos pelo Clube da Fala. Cada uma de nossas formações é voltada para alcançar as suas necessidades.
E o melhor de tudo é que o Clube da Fala oferece tudo de maneira personalizada, ou seja, identificamos as suas carências e trabalhamos para superá-las.
Dessa forma, com o auxílio de uma estrutura sólida e com a ajuda de um time de professores experientes, você aprenderá o que há de melhor em Oratória.
A partir daí, esteja certo de que a sua comunicação será totalmente persuasiva. Você atingirá em cheio o seu público e o convencerá.
Não perca mais tempo!
Entre em contato com o Clube da Fala e comece já a dominar a arte de se comunicar de forma persuasiva.