Todo profissional deseja obter êxito. Para isso, cada um de nós sabe que é fundamental voltar o foco para as habilidades que mais se destacam, como a comunicação e a arte de contar histórias. Assim, nada melhor do que entender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras.
Sim, o segmento de engenharia é um dos mais respeitados e valorizados na sociedade. Há, para aqueles que se especializam na área, um olhar diferenciado. Todavia, também em função disso, existe uma concorrência cada vez mais forte. E isso exige muita dedicação e a criação de diferenciais.
Neste contexto, o storytelling tem se destacado como um trunfo ideal para os engenheiros interagirem com pessoas, venderem projetos, aproximarem-se de clientes. Além disso, essa ferramenta colabora de maneira importante com o bom ambiente de trabalho e com a gestão de pessoas e de conflitos.
Por estes e por outros motivos é que preparamos este conteúdo, a fim de que você compreenda como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras. Trata-se, portanto, de uma leitura essencial para você que atua no segmento e deseja subir degraus. Continue acompanhando a seguir.
Entenda o que é Storytelling
Certamente você se interessa muito mais por uma boa história do que por uma apresentação monótona. Ou, ainda, qualquer tipo de interação ganha relevância quando nos identificamos com um relato que se aproxima de algo vivido. É dessa maneira que o Storytelling ganha espaço nas nossas vidas.
Sendo assim, vamos entender de maneira prática o storytelling como sendo uma forma de comunicar que se baseia em uma história. É, pois, uma narração que conta uma trajetória, que deixa um ensinamento, que serve como referência, nos impulsiona para algo, entre outros.
Assim, de maneira geral, podemos entender que o Storytelling é um bem indispensável para todas as carreiras atualmente. O mercado valoriza bastante os benefícios da comunicação e, cada vez mais, as empresas têm buscado profissionais que dominem esta habilidade.
Isso significa dizer que, com o Storytelling, você:
- Ganha a capacidade de compartilhar conteúdo e promover interações através de uma narrativa impactante.
- Tem a possibilidade de desenvolver um bom enredo, que gere identificação e que vá de encontro às dores e necessidades das pessoas.
- Utiliza com maestria diversos recursos audiovisuais e também palavras impactantes.
- Adquire um alto poder de persuasão, que favorece a promoção do seu negócio e da sua carreira.
Em outras palavras, podemos considerar que a arte de contar histórias é um requisito de sucesso atualmente, concorda? Por isso, se você deseja compreender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras precisa acompanhar este conteúdo até o final. Continue com a gente.
Benefícios do Storytelling para o sucesso profissional
Sabemos que você deseja absorver o máximo de informações a respeito do poder de contar histórias. Ainda mais porque já percebeu que a engenharia é um segmento que precisa muito disso para evoluir. Dessa forma, é também válido verificar que as vantagens se voltam para tudo na nossa vida. Veja só:
- As pessoas que aprendem storytelling desenvolvem a empatia. E isso é fundamental para criarmos vínculos estratégicos nas nossas interações de trabalho. Seja na nossa fala ou mesmo com recursos audiovisuais, conseguimos nos aproximar das dores das pessoas.
- Quando aprendemos a desenvolver um enredo envolvente, ficamos marcados na lembrança das pessoas. Muito mais do que um diálogo ou mesmo uma apresentação, uma narrativa tem a capacidade de ser lembrada por mais tempo e com mais facilidade.
- Um engenheiro, no exercício de sua profissão, precisa criar conexões com clientes, fornecedores, colaboradores. E mais: ele tem que estabelecer ligações com todos aqueles que podem ser estratégicos para a execução de seus projetos. Para isso, nada melhor do que o storytelling.
- O storytelling nos capacita para criar enredos e narrativas que promovem grandes vendas. E essas podem ser entendidas em relação a produtos, serviços, ideias ou mesmo nos links que criamos no dia a dia de trabalho. É um grande diferencial para persuadir indivíduos.
Entenda como engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras
Se você acompanhou o nosso conteúdo até aqui é porque deseja entender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras. Se já não bastassem tantos benefícios, ainda há mais coisas que podem ser agregadas ao domínio da arte de contar histórias interessantes e persuasivas. Tome nota:
1 – Apresentações de impacto com o storytelling
Vamos ser sinceros? Qualquer engenheiro pode fazer uma boa apresentação, concorda? Todavia, para que este momento crie um impacto favorável, ganhe mais adesões e fique marcado na memória das pessoas é preciso um “algo a mais”.
E é aqui que entra o poder do storytelling. A partir do momento em que você norteia a sua apresentação por meio de um enredo, com conectivos verbais e visuais, a interação é automática. Assim, um bom engenheiro vai conseguir vender seus projetos para seus superiores e outros clientes.
Além disso, até mesmo nas simples conversas de um dia normal de trabalho é fundamental saber mediar através de histórias. Seja este engenheiro um gestor de pessoas ou mesmo um colaborador, ele precisa saber lidar com indivíduos e contextos diversos. O storytelling é ideal para isso.
2 – A Comunicação subindo de patamar com o storytelling
A boa comunicação é aquela que é clara, objetiva e muito assertiva, ou seja, para obtermos sucesso nas nossas interações, precisamos conquistar pessoas em pouco tempo. Isso porque a tecnologia e a enxurrada de informações têm diminuído sensivelmente o tempo e a paciência dos indivíduos.
Para você, que é engenheiro, ter uma ideia do que estamos falando, imagine o contexto em que trabalha. Diariamente, você precisa se dirigir aos seus superiores (ou subordinados), fazer apresentações de departamento, interagir com clientes.
E não para por aí: você se comunica antes, durante e depois com fornecedores para a boa execução dos seus projetos. Dessa forma, você pode usufruir das vantagens que a contação de histórias e narrativas pode oferecer. Através disso, você conquistará mais pessoas com mais facilidade.
3 – O Storytelling como marketing pessoal
Em um mercado tão competitivo quanto o da engenharia, você precisa investir na sua imagem profissional. Para isto, o storytelling pode contribuir com diversas valências positivas e, estas, ajudarão empresas, clientes, fornecedores e pessoas de forma geral a te enxergarem como um engenheiro de destaque.
Então, se você quer mesmo entender como engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras, é fundamental que tenha em mente que essa habilidade te ajudará em várias questões:
- Você será capaz de fidelizar clientes, parceiros de negócios e colegas de trabalho, pois suas narrativas envolventes criará vínculos fortes e seguros.
- Transmitirá muita personalidade para todos aqueles com quem se relaciona. Isso porque o storytelling te garante a capacidade de envolver e se tornar alguém agradável, confiável.
- Conseguirá não somente chamar a atenção das pessoas, mas também cativá-las. Assim, conseguirá “vender o seu peixe” com mais facilidade.
- Será um daqueles engenheiros que se destacam no mercado também pelo lado emocional. Suas narrativas de impacto mexerão com sentimentos e emoções, criando vínculos estratégicos e duradouros.
4 – Pessoas como personagens
Se a intenção é entender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras, uma das primeiras coisas que você deve considerar é que as pessoas são como personagens. Ou seja, elas serão um elemento importantíssimo para a estruturação da sua narrativa.
Dessa maneira, o storytelling busca características da personalidade de clientes e/ou pessoas da sua equipe. E são estes os itens que te aproximam dos outros. Na prática, você buscará dores, necessidades, desejos e potencialidades; isso será usado estrategicamente para chamar a atenção.
E, após isso, gerar conexão entre os envolvidos. Tudo realizado de maneira rápida, prática, envolvente, assertiva. Assim, o seu público se identificará com a sua narrativa e não há nada que gere mais adesão do que quando nos encontramos em uma história, concorda?
5 – Projetos executados com menos equívocos
Se você é engenheiro sabe da dificuldade que é fazer com que um projeto seja aceito, entendido e executado da forma correta. Para isso, é importante não somente um conhecimento técnico, mas também o domínio da comunicação e do poder de contar histórias envolventes.
Isso quer dizer que aquilo que foi projetado precisa ganhar a adesão das pessoas e ser desenvolvido por diversos profissionais. E estes têm funções e conhecimentos distintos. Para isso, nada melhor do que alinhar o entendimento, sendo claro e criando uma forma de comunicar que seja simples e eficiente.
Em outras palavras, as histórias têm um poder único de fazer parte e de aproximar pessoas naturalmente. Nós nos interessamos por histórias cativantes, claras e que tenham significado com a nossa vida ou mesmo na execução dos nossos projetos de trabalho.
Dessa forma, no dia a dia de uma empresa de engenharia, é difícil cumprir projetos. Mais complicado ainda é fazer com que sejam executados de forma coerente, clara e responsável. Sem contar as mudanças de rotas ou adaptações que, muitas vezes, são necessárias. Para isso, o storytelling é excelente!
Veja ótimas estratégias para criar um Storytelling de impacto
Até aqui você teve a oportunidade de entender de forma concreta como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras. Agora é o momento de colocar tudo isso em prática para alcançar o patamar que sempre desejou.
Para te ajudar a dar passos importantes na arte de contar histórias cativantes e sedutoras, separamos uma série de estratégias. Cada uma delas tem o poder de impactar pessoas e te ajudar a construir narrativas realmente eficientes. Acompanhe e comece hoje mesmo a utilizar no seu trabalho:
Estratégia 1 – Utilize a emoção
Antes que alguém mencione, é importante diferenciar: storytelling não é sensacionalismo; muito pelo contrário, ele toca as pessoas sem alarde. É como um “tiro” assertivo, bem objetivo e que alcança os indivíduos certos, de maneira eficiente.
Além disso, é fundamental mencionar que a emoção empregada na narrativa nunca perde o foco e a meta da comunicação.
Por exemplo: imagine que você, engenheiro, desenvolveu um projeto e precisa defender a importância dele para os diretores da empresa em que trabalha. Para isso, utilizará itens que toquem o emocional das pessoas, sem perder a meta de fazer com que aprovem o seu trabalho.
Estratégia 2 – Leve as pessoas à ação
O storytelling traçará um percurso e, ao longo do caminho, buscará conquistar os envolvidos através de uma história emocionante. No fim, todos os envolvidos estarão convencidos a uma ação de forma natural, quase que espontânea. E, com isso, serão incentivados a aderir a algum propósito.
Estratégia 3 – Invista na empatia
Para haver adesão aos projetos desenvolvidos, o engenheiro precisa utilizar uma boa dose de empatia. Isso porque as pessoas precisam ter a sensação de pertencimento àquilo que lhes é proposto. Então, olhe para o seu público, coloque-se no lugar dele e encontre dores, necessidades e sonhos.
Estratégia 4 – Elementos sensoriais e visuais
A tecnologia também é um grande aliado na criação de um storytelling impactante. Por isso, extraia todas as possibilidades que você tem à sua disposição, como vídeos pertinentes, áudios, imagens e demais recursos. Todos esses elementos tornarão a sua história mais impressionante e atrativa.
Estratégia 5 – Não abra mão da transparência
Se o nosso objetivo é entender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras, precisamos sempre lembrar que a imagem vale ouro. Por isso, não abra mão da transparência e da verdade ao construir as suas histórias. Trabalhe, portanto, com narrativas reais para gerar credibilidade.
Conheça o curso que vai te ensinar a construir um ótimo storytelling
Se chegou até aqui, estamos certos de que conseguiu entender como os engenheiros podem utilizar o storytelling para impulsionar carreiras. Assim, o momento agora é de se aprofundar com quem está acostumado com narrativas e com a Oratória: o Clube da Fala.
Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato com a gente para fazer a sua carreira decolar. Afinal, você pode e merece alcançar o patamar que sempre sonhou na engenharia.
Aqui, no Clube da Fala, você aprenderá a contar histórias relevantes, persuasivas e baseadas no que há de melhor no mundo da Oratória.