A sua voz se apresenta sempre muito rouca? Sabia que a rouquidão — ou a disfonia (como também é chamado qualquer distúrbio vocal) —, em alguns casos, pode ser amenizada com cuidados essenciais com as pregas vocais? Diante disso, melhorar a voz rouca vai depender da mudança de alguns hábitos que provocam o problema, bem como de um cuidado maior ao usá-la — evitando excessos.
A rouquidão, muitas vezes, pode ser uma característica da própria voz, ou seja, algo genético. No entanto, em muitos casos, esse é um sinal do desgaste pelo seu mau uso. Aliás, isso ocorre muito com pessoas que têm uma profissão na qual a voz é muito solicitada, como professores ou cantores.
Outras causas, porém, podem desencadear o problema, como o tabagismo e a ingestão de líquidos muito gelados ou quentes, que são outras formas de maltratar as pregas vocais e, assim, provocar a rouquidão. Além disso, o estresse e algumas doenças mais sérias podem também provocar o distúrbio.
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas de como melhorar a voz rouca e preservar as suas pregas vocais. Confira!
O que causa rouquidão?
Algumas situações se destacam como as principais causadoras da rouquidão. Confira as mais comuns:
- mau uso da voz: ocorre muito com profissões que exigem muito esforço, sobrecarregando bastante as pregas vocais;
- gripes e resfriados: essas condições de saúde provocam problemas na garganta e, consequentemente, o surgimento do catarro, que torna a voz bem rouca;
- alterações hormonais comuns na adolescência;
- refluxo gastroesofágico, que é uma condição que lesiona a laringe;
- calo nas pregas vocais: comum em pessoas que usam a voz de forma errada;
- alergias respiratórias;
- estresse ou outra causa emocional;
- tumores; entre outras.
Como melhorar a voz rouca?
Abandonar alguns maus hábitos e incluir outros mais saudáveis contribui bastante para uma voz mais cristalina e livre de rouquidão. Veja!
1- Beba bastante água
Beber água com regularidade, além de favorecer a hidratação do organismo como um todo, beneficia as pregas vocais, promovendo uma produção vocal sem esforço. O ideal é que a ingestão seja em torno de 2 litros de água por dia ou de acordo com as necessidades de cada um.
2- Não fume
O tabagismo agride todo o sistema respiratório, principalmente as pregas vocais, que demonstram sinais de irritação com frequência, como tosse e pigarro. Além disso, o fumo provoca ressecamento nas pregas vocais e outras doenças mais graves.
3- Evite bebidas geladas ou muito quentes
Outro fator que agride o aparelho fonador é o consumo de bebidas geladas e quentes. Sempre prefira o consumo de água em temperatura ambiente e evite líquidos e alimentos demasiadamente quentes.
4- Faça um curso de oratória
Para quem trabalha utilizando a voz, fazer um trabalho de impostação pode ser muito compensador. O objetivo do curso de oratória é educar a voz para utilizá-la de forma correta e sem exageros. No curso, o aluno faz exercícios vocais e aprende muitas técnicas que ajudam a pronunciar as palavras adequadamente e sem muito esforço.
Qual é a importância de se buscar um acompanhamento profissional?
Vale ressaltar que, se o problema persistir por mais de 15 dias, a busca por um especialista se fará necessária. O otorrinolaringologista é o especialista que trata dos problemas relacionados ao nariz, aos seios da face, à garganta e aos ouvidos. Diante disso, ele deverá ser consultado para avaliar o caso.
Tendo em vista que a alteração da voz, que persiste por muitos dias, pode estar relacionada a problemas de saúde mais sérios, ter um diagnóstico precoce sobre o distúrbio garantirá um tratamento mais tranquilo e eficaz.
Como você conferiu neste conteúdo, melhorar a voz rouca requer algumas mudanças de maus hábitos e a inclusão de outros mais saudáveis. Além disso, ficar sempre atento às alterações na sua voz pode evitar que qualquer problema progrida.
No Clube da Fala temos fonoaudiólogos e professores de oratória especializados em voz que podem lhe ajudar a capacitar ao máximo a sua comunicação.
2 Comentários
Olá gostei como falso para ter algumas aulas??.moro em sepetiba RJ Brasil
Olá, Antônio!! Tudo bem? Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato: https://conteudo.clubedafala.com.br/clubedafala-mentoria-dia-do-trabalhador?utm_source=redessociais&utm_medium=instagram&utm_campaign=diadotrabalho&utm_id=maio2023