A voz é um som que diferencia um indivíduo em meio a tantos outros e pode soar de forma agradável ou não aos ouvidos da própria pessoa e das demais. Por esse motivo, muitos se perguntam: como mudar a voz? Como fazer com que este trunfo seja usado de forma que me ajude a evoluir?
Seja por uma questão pessoal, ou mesmo profissional — ou por ambos os motivos —, alguém pode considerar que o som da sua voz gera certo desconforto auditivo e acaba se sentindo extremamente incomodado com a situação. Se isso estiver ocorrendo é preciso saber como mudar a voz.
Percebe o tamanho da importância da voz? É fato que ela é determinante em todos os aspectos relacionais dos seres humanos, a ponto de abrir portas profissionais ou se tornar a grande barreira para uma Oratória de qualidade. A voz é, sim, uma ferramenta estratégica e precisa ser bem utilizada.
Mas a boa notícia é que, com determinadas técnicas, é possível modificar algumas características da voz, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. A hora agora é de aprofundar este conhecimento e fazer valer a pena o potencial da sua voz.
Que alterações a voz pode sofrer?
A voz sofre mudanças de acordo com fatores como idade, sexo, alimentação e qualidade de vida. E essas características precisam ser bem analisadas e receberem o cuidado ideal para que quando buscarmos como mudar a voz, nós sejamos capazes de desenvolvê-la da melhor maneira possível.
Neste contexto, normalmente, as crianças tendem a apresentar uma voz mais fina do que os adultos, e as mulheres costumam ter a voz mais aguda do que a dos homens. Esta é uma característica comum e que geralmente caracteriza bem as diferenças vocais nos seres humanos.
Contudo, é possível identificarmos homens adultos que apresentam uma voz mais fina, e de adultos, em geral, terem uma voz mais infantil, o que não condiz com o sexo nem com a idade. Ou seja, por mais que percebamos características comuns, não há uma regra estabelecida.
Além disso, alguns alimentos também conseguem contribuir para uma mudança negativa na voz, gerando o popular pigarro — devido ao aumento da produção de secreção — ou levando à rouquidão. É por causa disso que muitas pessoas têm problemas com a voz, mas não sabem qual o real motivo.
Isso, na verdade, acontece por conta do refluxo, que é o retorno involuntário da acidez do estômago ao esôfago, que afeta a parte posterior das pregas vocais. É, dessa forma, muito importante que liguemos o sinal de alerta e nos atentemos também para estes fatores.
Todavia, ainda falando sobre a voz, é preciso entender que a qualidade de vida está ligada à saúde física, mental e emocional de uma pessoa, bem como às suas relações interpessoais e ao ambiente no qual está inserida. O estresse, por exemplo, pode levar à rouquidão ou à perda temporária de voz.
Sendo assim, é fácil perceber que o lado emocional é um dos grandes destaques no momento em que estamos buscando como mudar a voz. Por isso, é fundamental que cuidemos do campo das sensações interiores, pois elas influenciam grandemente aquilo que externamos.
Por que é tão importante ter uma boa voz ao se comunicar com o público?
A voz permite que uma pessoa interaja com diversas outras, demonstrando suas emoções por meio do ritmo e do tom, por exemplo. Por isso, ao se comunicar com o público, é preciso ter uma boa voz. Sendo assim, se você busca como mudar a voz, fique atento a todos esses detalhes.
Em especial, no ambiente de trabalho, é válido observar aspectos como projeção de voz, entonação, ritmo e volume. Caso a voz ainda soe de forma desagradável — muito grossa, muito fina ou rouca, por exemplo —, é interessante empregar técnicas que ensinam como mudar a voz.
Lembre-se de que uma boa voz gera credibilidade e autoridade perante o público e é extremamente importante no campo profissional. A voz transmite segurança, cativa, chama a atenção (positiva ou negativamente) e tem o poder de nos manter conectados a outras pessoas.
Quais são as maneiras de melhorar a voz?
A voz de uma pessoa deve estar de acordo com elementos como sexo e idade e deve ser agradável para o outro — e para a própria pessoa. Contudo, isso varia, pois alguns indivíduos têm uma voz estridente, já outros, um timbre vocal mais rouco, por exemplo.
Tais particularidades podem ocorrer devido a distúrbios que, geralmente, são tratados com facilidade. E mesmo que não seja o caso de uma disfunção, existem métodos que podem ser colocados em prática para mudar e melhorar a voz, como exercícios específicos e treinamento das pregas vocais.
Dessa forma, quando nos referimos aos exercícios específicos para este fim, podemos citar algumas opções para que você comece hoje a identificar a sua voz e definir qual será o seu caminho. Veja só algumas dicas que vão te mostrar como mudar a voz.
Gestos simples e regulares como hidratar a voz, fazer exercícios de aquecimento e de esfriamento, umidificar a casa, dormir boas noites de sono, evitar consumo de substâncias alcoólicas e também em temperaturas extremas, são algumas alternativas saudáveis para conseguirmos cuidar da nossa voz.
Quem pode te ajudar a desenvolver a sua voz e a cuidar dela com muito amor?
Se você quer saber como mudar a voz em alguns aspectos, o fonoaudiólogo pode ajudar e muito. Esse profissional é capacitado para analisar sua situação, de modo personalizado, e indicar exercícios e técnicas que, com certeza, surtirão efeito.
O nosso time de profissionais possui a experiência necessária para dar a você todo o suporte nestes momentos especiais, como é o caso da mudança de voz e as suas singularidades ao longo da nossa missão.
Mas, e você? Quer saber quais são as melhores práticas que vão ajudá-lo a mudar algumas características da sua voz, melhorar a impostação e desenvolver a oratória? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos! Nós estamos esperando por você.