Apresentar-se para uma plateia, criar relacionamentos sólidos na sua vida pessoal, construir uma carreira profissional segura e que cresce constantemente e servir como referência para muitas pessoas são metas da maioria de nós. Mas, para isso, é preciso ter credibilidade.
Tudo passa pela produção de uma comunicação clara e efetiva, que crie conexões e que transpareça a verdade acima de qualquer segunda intenção. E se isso não é uma tarefa simples quando as pessoas nos conhecem e sabem da nossa honestidade, imagine então quando não somos conhecidos.
Percebe, assim, o valor que a credibilidade assume quando desejamos e precisamos ser convincentes e dignos de confiança? Para construir tudo isso, é importante que a experiência das pessoas com a gente seja positiva desde o início.
Além destes pontos, muitos itens colaboram para isso, como o tom de voz, a comunicação gestual e o poder de persuasão. E é exatamente sobre como ter credibilidade que vamos conversar hoje. Existem ferramentas que ajudam neste processo e você vai conhecer a fundo. Continue acompanhando aqui.
O que é credibilidade?
Se a sua intenção hoje aqui neste post é descobrir como ter credibilidade, é fundamental que entenda profundamente este conceito para, a partir disso, ir em busca de todas as habilidades que construirão em você uma ótima condição para ser respeitado (a) em todas as áreas da vida.
Por isso, vamos entender a credibilidade como uma qualidade que precisa de certo tempo para ser conquistada. Isso significa que certos valores que ajudam as pessoas a acreditarem em você e nas suas ações devem ser percebidos desde as primeiras interações.
Neste contexto, aquela expressão que diz que “a primeira impressão é a que fica” tem certo sentido. Mas ela deve ser seguida de outros bons motivos para se tornar algo seguro, relevante, palpável. Ou seja, é de tijolo em tijolo que vamos construir a nossa credibilidade.
Dessa forma, não equipare a credibilidade à autoridade ou à influência. Estes pontos são parte do todo, mas não é apenas isso. Para que todos creiam em você, precisará passar pela avaliação daqueles com quem interage e convive. E, como você sabe bem, não é tão simples assim.
Benefícios de ter credibilidade
Nossa intenção é entender tudo sobre como ter credibilidade e sabemos que isso é muito bom para todos os relacionamentos que possuímos, tanto na vida pessoal como na profissional. Porém, para que não haja mais dúvidas a respeito do valor de ser digno de confiança, veja alguns benefícios:
- Fortalecimento da sua imagem, da sua posição nos seus grupos de interação e amizade. Isso não significa ser admirado; é muito mais do que isso. É ter a segurança de que todos crerão em você.
- Construção de uma imagem pessoal que te torna uma espécie de referência para os outros, seja no seu meio de atuação profissional ou mesmo entre os seus amigos.
- Fortalecimento da sua marca, do seu negócio. Para fazer os seus negócios crescerem, é essencial ter diferenciais para que as pessoas tenham vontade e segurança para consumir suas ideias, produtos e/ou serviços.
- Ter uma vantagem competitiva no mercado. Na prática, sabemos que, para vencer a concorrência, você precisa muito mais do que oferecer um preço mais em conta. Ou seja, a credibilidade dará a palavra final.
Quais as características de uma pessoa que tem credibilidade?
É bastante perceptível quando alguém tem credibilidade. E esse é um ponto que vale a pena ser valorizado e buscado. Por isso, conhecer as características de uma pessoa digna de confiança pode nos ajudar a seguir pelo mesmo caminho:
1 – A verdade e a honestidade são nítidas nas pessoas que possuem grande credibilidade. Essas qualidades caminham sempre juntas.
2 – Quando uma pessoa tem credibilidade, percebemos que suas palavras equivalem às atitudes. Não dá para fingir por muito tempo.
3 – Um indivíduo deste tipo mantém seus relacionamentos e interações sempre ativos e com qualidade; afinal, ninguém vive sozinho.
4 – Uma pessoa de credibilidade no ambiente profissional é um expert em suas atividades. Quanto mais especialista, mais chance de ser confiável.
5 – Ser uma pessoa de credibilidade é estar sempre buscando atualização e desenvolvimento, na carreira e mesmo na vida pessoal.
6 – A positividade e o entusiasmo estão sempre caminhando juntos com credibilidade. Todos percebem isso facilmente.
Como ter credibilidade na vida e na profissão?
A comunicação e a Oratória são ferramentas essenciais para aqueles que estão buscando ter credibilidade. Sendo assim, investir na arte de falar bem é a certeza de que você se tornará alguém que é referência e digno da confiança de todos.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para que a credibilidade comece a ser construída em cada uma das palavras que saírem da sua boca. Tome nota:
DICA 1 – Fale pausadamente.
A fala pausada e de forma bem articulada, transmite segurança e atrai a atenção do ouvinte. Por isso, demonstre autoconfiança no que vai ser explanado e torne o seu discurso interessante, para que provoque o interesse da plateia ou do seu grupo de amigos.
A forma pausada de falar permite concatenar melhor os pensamentos e transmitir ideias inteligíveis. Isso agrada e garante uma interação melhor com as pessoas. Além disso, você passará a transparecer mais confiança no seu ambiente de trabalho e na sua convivência com amigos e familiares.
DICA 2 – Faça questionamentos.
Fazer questionamentos durante um discurso ou uma conversa informal é uma ótima oportunidade para criar interações saudáveis. Você pode questionar e, ao mesmo tempo, responder. Com isso, mostrará que entende bem sobre determinado assunto, gerando uma imagem positiva.
Consequentemente, de acordo com o comportamento da plateia ou dos seus amigos diante das questões levantadas, você poderá permitir que eles interajam e também respondam. Assim, a comunicação fica mais dinâmica e interessante.
DICA 3 – Utilize o tom de voz adequado.
Utilize um tom de voz empolgante, com nuances mais fortes e leves que mantenham a atenção no que você está expondo. Esse recurso faz com que o ouvinte fique bastante atento e interessado no assunto que está sendo abordado.
O tom de voz firme aumenta o seu poder de persuasão, garantindo mais facilidade de convencimento da ideia, do produto ou do serviço que está sendo exposto. Há uma clara sensação de segurança quando interagimos com pessoas que falam desta maneira.
DICA 4 – Articule bem as palavras.
Uma boa dicção, em que as palavras são entendidas com facilidade, garante um discurso mais empolgante. Isso pode ser adquirido por meio de cursos de Oratória que treinam a dicção e fazem que o palestrante seja ouvido com facilidade sem riscos de ruídos na comunicação.
DICA 5 – Trabalhe bem a sua linguagem corporal.
Utilizar o gestual para compor sua explanação pode fazer toda a diferença. Uma boa comunicação não verbal durante a Oratória é fundamental para que o ouvinte confie mais no que está sendo apresentado. Trata-se de um atrativo a mais, tornando o discurso o menos monótono possível.
DICA 6 – Seja objetivo.
Por fim, seja objetivo na sua apresentação, mostrando o que é de utilidade para o ouvinte. Discursos com muitos rodeios podem fazer com que o público perca um pouco o interesse. Adote recursos visuais, como slides, que complementam e ilustram o que você queira demonstrar.
O que pode acabar com a sua credibilidade?
Este é um ponto muito importante, tão importante como saber o que fazer para ser digno da confiança das pessoas. Por isso, fique bem atento a estes pontos que separamos para completar o seu processo de construção de uma imagem e de uma vida que sejam referência para todos. Anote:
- Este é um ponto muito comum nos dias de hoje. As pessoas têm externado muito mais suas próprias opiniões do que posicionamentos baseados em conhecimentos sólidos. Isso fica nítido e prejudica bastante a credibilidade.
- Quando encontramos pessoas que falam de algo e, na prática, realizam exatamente o contrário de suas falas, estas jogam por terra toda a intenção de ter credibilidade. Quando nossas ações não equivalem às nossas palavras, a confiança de todos passa longe.
- Pessoas que norteiam seus discursos na primeira pessoa acabam por afastar os outros, diminuir a empatia e o sentimento coletivo. Há uma sensação, nestes casos, que o emissor está mais preocupado consigo do que com as dores e necessidades dos outros.
- No momento em que percebemos que uma pessoa fala ou demonstra que não se preocupa ou não se interessa pela opinião dos outros em nenhuma circunstância, criamos a sensação de que quem age assim não merece a nossa confiança. A credibilidade perde muito com isso.
A Oratória e a credibilidade
Agora que você já sabe algumas formas de ter credibilidade nas suas apresentações, siga nossas dicas e se aprimore por meio dos cursos de Oratória do Clube da Fala. Isso só vai contribuir para discursos mais interessantes e atrativos para o seu público.
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