Na atualidade, para que os negócios tenham sucesso é preciso entender sobre gestão de pessoas. Tarefa complexa e, por vezes, difícil, uma vez que é necessário lidar com sentimentos e emoções diversos e que nem sempre são simples. Nesse sentido, muitos líderes de equipes têm investido em descobrir como ter inteligência emocional nas empresas.
Você sabe o que é inteligência emocional? Sabia que ela pode ser uma aliada no ambiente de trabalho? Ficou interessado em conhecer mais?
Neste texto, preparamos dicas para você aprender, de várias maneiras, como desenvolver a inteligência emocional com os colaboradores da sua empresa. Continue a leitura!
Afinal, o que é inteligência emocional?
O conceito de inteligência emocional é do campo da Psicologia e se refere à capacidade de gerir emoções com o fim de alcançar um objetivo. Assim, quando se trata de resolver problemas e conflitos entre pessoas, ela se torna a melhor amiga dos gestores.
O autor Daniel Goleman, no livro “Inteligência Emocional”, escrito em 1995, a define conceitualmente como o “conjunto de habilidades que nos tornam capazes de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos”.
Como desenvolver a inteligência emocional?
Confira agora algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho e aprenda a lidar de forma positiva com os prazos e pressões do dia a dia.
Domine suas emoções
Você é uma pessoa mais enérgica ou mais tranquila no seu ambiente de trabalho? Já passou por alguma situação que o deixou nervoso e agiu pelo impulso do momento? Saiba que isso pode acontecer com qualquer um, principalmente, quando estamos em uma discussão acalorada.
De fato, em momentos decisivos a tendência é que o ser humano se precipite e deixe de ponderar os fatos. É um impulso natural de defesa do nosso psiquismo. No entanto, esse comportamento pode trazer reflexos negativos e causar maiores problemas posteriormente.
É necessário saber se posicionar. Porém, o mais adequado é dominar as emoções antes de se manifestar ou tomar qualquer decisão. A reflexão e a ponderação são meios para atingir esse objetivo. Em situações de extremo estresse tente respirar fundo e refletir, isso evita que você tome qualquer atitude por impulso.
Valorize seus pontos fortes
Saiba reconhecer e valorizar seus pontos fortes, ou seja, as características que sempre fizeram parte de você. Esses atributos tornam você alguém único, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissionalmente.
Saber identificar esses pontos pode lhe dar maior autocontrole e autoconfiança na hora de desempenhar suas funções. Afinal, você saberá reconhecer suas limitações e suas capacidades, podendo se responsabilizar apenas por aquilo que é realmente capaz de fazer.
Existem pessoas, por exemplo, que são mais teóricas e menos práticas, mais metódicas e detalhistas, outras nem tato. Algumas têm facilidade para se comunicar e outras preferem observar. Tudo isso constitui a subjetividade de cada um, e ser capaz de identificar e alocar seus colaboradores de acordo com seu modo de ser, com certeza é um diferencial para as empresas de sucesso, pois, além de aproximar as pessoas, diminui a insatisfação no trabalho.
Melhore sua autoconfiança
Ter autoconfiança na medida certa é algo fundamental para quem busca melhorar sua inteligência emocional. É comum ouvir relatos de pessoas que sofrem da famosa Síndrome do Impostor, ou seja, não conseguem reconhecer suas conquistas e são pouco confiantes em relação ao que fazem.
Da mesma forma, existem aqueles que, por terem confiança em demasia, acreditam que podem fazer tudo o que é proposto e, muitas vezes, acabam perdendo prazos e, consequentemente, comprometendo a reputação nas empresas. Por isso, é necessário reconhecer suas competências e habilidades e utilizá-las para superar desafios nos momentos de crise.
Saiba lidar com pressão
Este é outro aspecto importante para quem quer saber como ter inteligência emocional. Momentos de pressões são esperados no trabalho. Isso acontece em relação a cumprimento de metas e prazos, por exemplo.
Os colaboradores inteligentes emocionalmente conseguem lidar com essas situações de uma forma descontraída e responsável. Lembre-se de que as pessoas ao seu redor não precisam sofrer os impactos do que é vivenciado no trabalho. Por isso, tenha organização e seja criativo na hora de lidar com a pressão.
Desenvolva empatia
Empatia é uma característica que pode ser desenvolvida mesmo para quem é mais introspectivo. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo quais sentimentos e emoções o outro está vivenciando e como se sentiria se fosse você.
Existem muitas maneiras de expressar o que vivemos e sentimos. São atitudes, gestos e comportamentos que podem ser identificados pelos demais. Por isso, esteja atento aos seus colegas de trabalho e não deixe de oferecer uma escuta atenta ou uma ajuda sempre que julgar necessário.
Afinal, nunca sabemos o que pode ser evitado a partir de uma atitude nossa, não é mesmo? Esses gestos farão de você um colega ou líder mais empático e admirado por todos.
Tenha autocontrole
O autocontrole está diretamente relacionado ao domínio das emoções. Porém, além de ser pessoal, ele abarca um complexo de situações maiores. Por exemplo, quando se tem autocontrole é possível não só ser ponderado ao agir, mas prever situações de crise que podem acontecer e tomar uma atitude sobre elas antes mesmo que aconteçam.
Por meio do autocontrole você consegue visualizar possíveis conflitos entre colaboradores, crises que a empresa pode vir a passar, além de conseguir reverter as situações de forma inteligente e positiva.
Desenvolva a comunicação
Por fim, comunicar-se bem é indispensável para desenvolver a inteligência emocional. Saber se comunicar não significa simplesmente conseguir falar. Diz respeito a ser claro, objetivo, adequar o tom da voz, a postura, os gestos em cada situação específica, ou seja, utilizar o melhor que a comunicação pode oferecer.
Gerir pessoas e crescer profissionalmente depende muito da forma como nos colocamos e nos expressamos. A linguagem possibilita inúmeras interpretações e isso é um grande benefício, desde que seja bem utilizado. Por isso, invista em aprimorar a sua comunicação, ela pode lhe oferecer cada vez mais oportunidades.
De fato, desenvolver a oratória é importante em qualquer âmbito da vida de uma pessoa. Para quem quer aprender como ter inteligência emocional mais ainda. Afinal, é preciso saber se comunicar para manter um ambiente de trabalho harmonioso e saudável. Pensando nisso, nós do Clube da Fala desenvolvemos cursos para você que busca estar cada vez mais preparado para o mundo do trabalho.
Gostou do nosso post sobre inteligência emocional? Quer saber mais informações sobre nossos cursos e métodos? Então aproveite e entre em contato conosco!
2 Comentários
Muito bom
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do artigo! ❤️