Comunicar é uma tarefa difícil e não é de qualquer maneira que conseguimos falar bem, persuadir e transmitir confiança para um grupo de pessoas. E quando falamos em uma segunda língua é ainda mais complicado. É por isso que vamos conversar sobre como treinar a comunicação em outra língua.
Neste contexto, é fato que cada idioma possui suas próprias características, peculiaridades que são fundamentais para uma boa Oratória. E aí você se vê na necessidade de aprofundar a sua comunicação em outra língua por ser importante para todas as carreiras. Então, o que fazer?
Percebe como esse questionamento tem total relação com a sua evolução profissional? Não há muito como fugir da necessidade de estudar idiomas se você realmente quer subir degraus no seu segmento de atuação. Sendo assim, o ideal é que você invista nessa ferramenta, pois realmente vai valer a pena.
Ou seja, é hora de começarmos a entender os melhores caminhos para dominarmos a arte de falar em outro idioma. Como resultado, você perceberá que aquilo que comunica, mesmo sendo em uma segunda língua, transmite a mesma confiança em qualquer tipo de plateia. Continue aqui com a gente.
Dicas de como treinar minha comunicação em um segundo idioma
Como você já sabe que não há muito que fazer a não ser entrar de cabeça na comunicação em outro idioma (e quanto mais línguas você dominar, melhor), o jeito é começar o mais rápido possível a desenvolver esta habilidade para que esteja capacitado a dar voos mais altos.
Sendo assim, tome nota das dicas que preparamos e tenha certeza de que, por mais dificuldades que encontre para falar e ouvir numa língua diferente da sua, o treino e a dedicação levarão você ao topo da sua profissão. Se a sua Oratória for boa, o sucesso será consequência natural para sua carreira.
1 – Ouça mais.
Muitas vezes, quando estamos estudando um novo idioma, nossa maior busca é por pessoas para praticarmos a conversação. E isso é muito importante, realmente. Todavia, acabamos nos esquecendo de que, para falar bem, é fundamental ouvir na mesma intensidade.
Isso é explicado pelo fato de que o nosso ouvido precisa estar “afiado” para entender as pessoas, interpretar suas intenções e, a partir disso, se comunicar com o máximo de qualidade possível. Portanto, se você está pensando: “como treinar minha comunicação em outra língua?”, comece com os ouvidos atentos.
A boa audição tem efeito direto na nossa fala. Se ouvimos bem, estaremos propensos a falar com mais eficácia, pois enriquecemos o nosso vocabulário, nos acostumamos com diferentes sotaques e aprendemos expressões características de determinados idiomas.
Para isso, veja filmes, ouça músicas, assista palestras, enfim, mergulhe em todas as possibilidades de ouvir alguém falando no idioma que você está procurando se aprofundar para falar com segurança, poder de persuasão, transmitindo confiança e “seduzindo” diferentes plateias.
2 – Leia bastante, em especial, em voz alta.
Ler é tão importante quanto ouvir. Por isso, leia tudo o que estiver ao seu alcance, em especial, em voz alta. A Internet está aí pra isso também, pois há uma série de possibilidades de conteúdo para você ler e se aprimorar em outra língua.
Mas por que ler em voz alta? Qual o diferencial entre fazer uma leitura silenciosa e ouvir o que estou falando? A diferença é que, quando você se ouve, melhora a leitura, a audição e a conversação, e cada uma dessas valências influencia na outra.
Além disso, quando nos ouvimos, ganhamos maior familiaridade com a nossa própria voz emitindo palavras num idioma diferente do nosso, ganhamos mais rapidez para falar e conseguimos perceber pronúncias equivocadas e qualquer dificuldade de fala.
3 – Se for possível, converse com nativos.
Existe uma diferença entre a pronúncia de um nativo e a de uma pessoa que fala bem determinado idioma. Às vezes, sentimos certa dificuldade de entender, por exemplo, o que está sendo dito em um filme que estamos assistindo.
E realmente essa é uma maneira muito eficaz de treinar a nossa comunicação em outra língua. Quanto mais conversamos com um nativo, a tendência é que ganhemos fluência na conversação e um ouvido melhor para entender tudo o que está sendo dito.
Mas se você não conhecer nenhum nativo do idioma que você está estudando, existem outras opções, como sites e aplicativos onde é possível conversar com pessoas de outros países, com exatamente o mesmo motivo que o seu: se comunicar melhor em outro idioma.
4 – Procure ser simples e objetivo.
Falar bem, em especial em um outro idioma, requer muito treino e dedicação. Porém, quanto mais simples e objetivo você for, maior a possibilidade de transmitir clareza e segurança em cada uma das palavras proferidas.
Falar rápido demais, tentar formular frases rebuscadas e tentar chamar a atenção pelo seu vocabulário não é uma boa estratégia, pois você correrá o risco de cometer equívocos. Ao contrário disso, procure ser certeiro, assertivo. Isso fará de você um ótimo comunicador, mesmo que seja em outro idioma.
5 – A sua Oratória precisa ser constantemente treinada.
Todas as dicas que você já leu ou ouviu a respeito da arte de falar bem no seu idioma servem também para se comunicar com qualidade em outra língua. Desta forma, treine a sua apresentação diante do espelho, apresente-se para um grupo pequeno de amigos, grave o seu discurso e ouça repetidamente.
Isso te dará mais segurança, naturalidade e te possibilitará ouvir conselhos das pessoas que te cercam. O resultado será uma evolução constante na sua comunicação em outra língua, com um ganho de qualidade a cada treinamento que você fizer.
Ou seja, agora que você já sabe como responder a questão “como treinar minha comunicação?”,é hora de colocar a mão na massa e se dedicar com afinco, pois não há como fugir da comunicação em um idioma diferente do seu. É um requisito básico de quem deseja crescer na vida e na profissão.
Por fim, como estamos falando de Oratória, por que não investir num curso do Clube da Fala? Aqui você aprenderá todos os caminhos que te levarão a uma comunicação de qualidade, seja na Língua Portuguesa ou em qualquer idioma que você desejar.
Clique aqui entre em contato com o nosso time de professores. Falar bem é uma realidade que a sua carreira precisa.