Comunicar-se bem será sempre um grande diferencial, sobretudo em ambientes corporativos. E, de fato, a comunicação de alta performance tem sido um fator decisivo para aqueles que almejam alcançar o sucesso. Trata-se de um requisito essencial entre as competências apreciadas pelas empresas que recrutam.
Sendo assim, independe o cargo que você ocupa, pois a Oratória e a capacidade de se comunicar bem precisa estar sempre no radar de todos os colaboradores, gestores e lideranças em geral. Sem ela, é impossível fazer com que todos os grupos atuem de maneira equilibrada e produtiva.
Além disso, fica muito difícil imaginar uma liderança que não tenha habilidades na comunicação, não é mesmo? Mesmo porque, na maioria das vezes, ela terá que usar técnicas de Oratória para atrair e persuadir os seus colaboradores. Mas tudo isso pode ser aprendido por qualquer pessoa, sem exceção.
Assim, captar a atenção do ouvinte com uma Oratória de boa qualidade, com convencimento e com todos os atributos necessários pode fazer toda a diferença. Nesta postagem, você vai saber como chegar mais longe com a comunicação de alta performance. Boa leitura.
O que é comunicação de alta performance?
Comunicar bem é sempre um requisito para o sucesso de qualquer segmento profissional. Independente da área, a capacidade de falar e se expressar de maneira que impacte positivamente e conecte pessoas é uma das maiores buscas da atualidade.
E de maneira ainda mais potencializada, podemos considerar a comunicação de alta performance como sendo o domínio de uma troca de informações que atinja objetivos de maneira clara, eficiente, que vá direto ao ponto, com poucos rodeios e que atinja em cheio as metas e as necessidades dos envolvidos.
Para tornar tudo isso possível, a Oratória nos ensina que é preciso adquirir uma série de ferramentas que ajudam a desenvolver a capacidade de compreender os outros e se colocar no lugar das pessoas, além de saber ouvi-las com atenção e interesse.
E não para por aí: a comunicação de alta performance vem acompanhada de uma capacidade acima da média de expressar ideias com bastante clareza e verdade e também ser capaz de mediar conflitos e ter o famoso “jogo de cintura” para lidar com situações em que surgem problemas e discordâncias.
Veja quais são as consequências de não saber se comunicar bem
- Quando há lacunas entre a comunicação verbal e a não verbal e os envolvidos nos processos produtivos de uma empresa não se entendem, a tendência mais comum é o aumento dos conflitos internos e a queda da produtividade.
- Quando, por exemplo, um gestor não sabe dar um feedback para os colaboradores, os equívocos persistem e as pessoas não têm a oportunidade de perceberem onde podem melhorar e nem se sentem motivadas pelo reconhecimento dos superiores, pois isto não acontece.
- Quando uma pessoa não sabe se comunicar bem, ela não consegue personalizar a comunicação e produzir uma fala específica para cada pessoa ou grupo. Com isso, aumenta o grau de impessoalidade e as pessoas não se sentem importantes e envolvidas pelas comunicação. Isso gera distanciamento.
- Se não existe uma comunicação de alta performance, não há entendimento correto a respeito das diretrizes e metas da empresa. Com isso, os problemas aumentam, o desempenho cai, os conflitos e insatisfações crescem e os ruídos ajudam a construir um ambiente propício para o insucesso.
Qual é a importância da comunicação de alta performance?
Adotar atitudes que demonstram um bom desempenho é cada vez mais importante, especialmente em ambientes de trabalho. A crise econômica a qual o mundo atravessa tornou as empresas mais competitivas na maioria dos segmentos. Hoje, elas são mais seletivas na hora de recrutar colaboradores.
Sendo assim, buscar aprimorar algumas habilidades que são vistas com bons olhos pelos gestores — entre elas, a comunicabilidade — é unanimidade entre eles. Uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho contribui para colocar em ação algumas estratégias que melhoram o desempenho de muitos setores.
Conheça o checklist que vai te ajudar a identificar se você possui uma comunicação de alta performance
Veja quais são as principais características de uma pessoa que apresenta uma comunicação de alta performance. Procure identificar quais características você já possui e também as que deseja muito ter para evoluir na capacidade de falar bem e gerar conexões produtivas com as pessoas:
- Você é objetivo em suas colocações, sempre possui uma meta com as suas interações e está constantemente focado em entender pessoas, compartilhar ideias e dar direcionamentos importantes para aqueles que, de alguma forma, contribuem com a sua vida e/ou com o seu trabalho.
- Você é uma pessoa tão confiante que essa sensação é sentida pelas pessoas que, consequentemente, passam a acreditar em suas palavras e ações. Quando esse componente não está presente, o desempenho, as ideias e a predisposição dos outros acabam perdendo a força; falta inspiração.
- Você sabe gerar conexões produtivas com as pessoas com as quais convive, seja no meio pessoal ou no ambiente profissional. Desta forma, quando você consegue aguçar o interesse dos outros, o caminho para a comunicação é facilitado e, com isso, seus objetivos são sempre alcançados.
- Você é uma daquelas pessoas que pensa em estratégias para atrair e prender a atenção. Para isso, pense antes de falar e utilize sempre as melhores palavras e colocações. Além disso, sabe usar a razão com o tempero da emoção para dar mais humanidade para a sua Oratória.
- Você sabe contar histórias relevantes e que deixam a sua marca na lembrança das pessoas. Isso tem o poder de gerar conexões importantes e fortalecê-las ao longo do tempo, pois há identificação e pontos em comum com os ouvintes.
Situações em que a sua comunicação pode ser testada
Se você é profissional e deseja subir degraus para construir uma carreira sólida, é fundamental investir em comunicação e Oratória. Se isso não acontecer e preferir improvisar, construirá uma carreira repleta de incertezas e sem o apoio e a confiança daqueles com quem convive.
Por isso, o ideal é se antecipar aos acontecimentos para estar preparado e seguro no momento em que eles surgirem e você tiver a necessidade de externar posicionamentos de maneira quase que imediata. Para te ajudar nesta questão, separamos algumas situações para você estar pronto:
1 – Os conflitos interpessoais são situações que acontecem praticamente todos os dias, pois as pessoas têm perfis, ambições, formações e níveis profissionais distintos. Nestas situações, você precisa estar preparado para gerir crises, mediar momentos tensos e fazer com que todos sigam na mesma direção.
2 – Falar para grandes plateias é sempre um desafio, mesmo para aqueles que já convivem com essa atmosfera há anos. Isso porque cada grupo é diferente e você precisa ter a capacidade de personalizar a sua maneira de se comunicar para que ela faça sentido para o público em questão.
3 – Um grande gestor de pessoas precisa saber como manter a sua equipe sempre motivada e pronta para cumprir metas e evoluir de maneira individual e em grupo. Para isso, precisa a todo o tempo investir na empatia, na credibilidade, no tom correto de voz e na assertividade. Esse é um desafio diário.
Quais são as principais técnicas para quem deseja melhorar a comunicação?
Veja algumas técnicas que podem melhorar o seu desempenho na comunicação, ajudando você a alcançar a tão sonhada alta performance. Tome nota:
Pratique a linguagem corporal
Na hora do discurso, a comunicação não verbal é tão importante quanto a verbal, já que a linguagem corporal é responsável por grande parte do sucesso de uma mensagem. Quando você adota expressões e atitudes que tenham a ver com o que deseja transmitir, ela se torna bem mais eficiente.
Perceba as diferenças
É muito importante que, ao passar uma determinada mensagem, você conheça as características do seu ouvinte, como crenças e também pensamentos. Isso pode garantir mais interesse e envolvimento das pessoas na hora de se comunicar.
Marque reuniões presenciais
Se você sentir que alguma coisa é de difícil entendimento por parte do seu grupo de trabalho, prefira a comunicação direta, ou seja, por meio de uma reunião presencial. As coisas são sempre mais fáceis de serem explicadas pessoalmente — a mensagem transmitida com o olho no olho é mais clara.
Se houver dificuldades para isso, busque uma videoconferência. Assim, é possível ver todas as expressões e também as reações do ouvinte ao vivo, esclarecendo tudo mais facilmente. Com isso, haverá menos ruído e mais facilidade para superar entraves.
Elimine o que está em segundo plano
Para uma comunicação plena e eficaz, pratique-a com prioridade. Evite se dedicar a várias tarefas ao mesmo tempo. Na hora de transmitir uma mensagem, foque no que terá que dizer. Dar atenção a outras coisas pode prejudicar a eficiência da sua fala.
Quais são os erros mais comuns que temos que evitar na comunicação?
Alguns erros podem atrapalhar bastante um bom discurso, fazendo com que a sua qualidade seja comprometida. Conheça os principais e evite cometê-los
Ser Prolixo – fazer rodeios e usar muitas palavras deve ser evitado, pois a prolixidade faz com que o ouvinte se disperse e perca o interesse;
Fugir do Tema – esse é um fator que prolonga o tempo do discurso, tornando-o enfadonho.
Cometer Vícios de Linguagem – os vícios de linguagem devem ser evitados, já que tiram a qualidade e a credibilidade do discurso.
Como um curso de Oratória pode ajudar a construir uma comunicação de alta performance?
Matricular-se em um curso de oratória como os que são oferecidos pelo Clube da Fala é uma forma muito eficaz de garantir mais segurança e mais autoridade na comunicação. Veja os pontos que, geralmente, são desenvolvidos:
- superação do medo, da timidez e da insegurança na hora de falar;
- atração da atenção das pessoas;
- superação de bloqueios no momento da fala;
- conhecimento de como promover a empatia do ouvinte;
- postura adequada;
- aperfeiçoamento da voz e da fala;
- capacidade de argumentação;
- reflexões sobre a confiança e a autoestima, etc.
Aqui no Clube da Fala atendemos muitos alunos de forma personalizada. E tudo isso acontece para que eles atinjam a alta performance comunicativa por meio de técnicas inovadoras. Nossos professores estão preparados para te auxiliar na obtenção desta ferramenta.
Por fim, como você conferiu neste conteúdo, a comunicação de alta performance deve ser feita com segurança e positividade; e isso, consequentemente, garantirá autoridade e credibilidade ao orador. Na verdade, não basta ter o conhecimento; é importante saber transmiti-lo.
Enfim, agora que você já sabe o valor de investir em uma comunicação de alta performance, o que resta é entrar em contato com o Clube da Fala para começar logo a sua evolução da arte de falar com qualidade.