Você sabia que a ética e a eficácia de uma organização está diretamente ligada à responsabilidade dos líderes? Esse é um assunto bastante importante para as empresas que buscam subir degraus rumo ao topo do segmento em que atuam. Por isso, precisamos conversar um pouco sobre Accountability.
Sim, Accountability é mais do que um desses conceitos com nome “difícil”. Trata-se de um item essencial para a transparência de uma organização. Em outras palavras, estamos falando de integridade, comunicação aberta e respeitosa com todos os envolvidos, inclusive com o mercado externo.
É ou não é um ponto que pode determinar o padrão de uma organização? Sendo assim, é possível desenvolver e alcançar um patamar de confiança, que leva a uma rica motivação para todos os envolvidos nos processos produtivos. Além destes, os clientes também são alcançados por essa onda de segurança.
Percebe o valor deste assunto? Hoje vamos trazer pontos relevantes para que você se aprofunde. E, mais do que isso, traremos caminhos eficientes para desenvolver a comunicação transparente e a responsabilidade dos líderes dentro das organizações. Vai valer a pena acompanhar com a gente.
Entenda o conceito de Accountability
Para pensar em Accountability, precisamos necessariamente mencionar a palavra responsabilidade. Essa é uma questão que leva muitas empresas a sofrerem com constantes fiscalizações relacionadas ao trabalho executado pelos colaboradores.
Isso significa afirmar que, quanto menos Accountability, maior será o trabalho em busca de transparência, responsabilidade e, consequentemente, resultados satisfatórios. Assim, gasta-se tempo, energia e até recursos da organização em busca de aparar as arestas causadas por problemas de produção.
Desta forma, vamos considerar que o conceito de Accountability trata de um conjunto de ações que fazem com que os líderes/gestores de uma empresa prestem contas do trabalho realizado. Além disso, este tipo de procedimento faz com que sejam responsabilizados pelas ações tomadas no dia a dia.
É, pois, uma espécie de fiscalização. Apesar de ser um termo pesado e uma sensação de que “tem sempre alguém prestando atenção em tudo o que é feito”, Accountability tem um valor sem medida para o sucesso das empresas. Por este motivo, não pode passar despercebido por você, concorda?
Em suma, para simplificar o conceito de Accountability, podemos considerar algumas expressões que traduzem bem este termo:
- Condutas a serem seguidas.
- Responsabilidade em todas as áreas de atuação.
- Transparência nas ações e decisões.
- Comunicação clara para todos os envolvidos.
- Prestação de contas.
Conheça alguns benefícios do Accountability
As organizações têm muito a ganhar a partir do momento em que adotam Accountability entre as suas ações. Quer conhecer alguns benefícios? Veja:
1 – Desempenho
Accountability traz uma comunicação clara e transparente a respeito de todos os processos e decisões da organização. Quando isso acontece, os colaboradores entendem com exatidão as metas a serem alcançadas e podem acompanhar o desenvolvimento de cada ação proposta.
Como consequência, há um ótimo alinhamento entre os objetivos da empresa, os processos para chegar aos fins esperados. Isso gera a sensação de pertencimento, importância e respeito, levando a uma motivação constante e à potencialização do desempenho das equipes de trabalho.
2 – Confiança
Quando as lideranças trabalham com transparência e responsabilidade, há a construção de uma sólida confiança entre departamentos, equipes, colaboradores e seus respectivos gestores. Dessa forma, há maior fluidez dos processos e os problemas são resolvidos com mais facilidade.
E você pode imaginar que uma relação de trabalho deste tipo é naturalmente moldada pela colaboração. Todos os atores se tornam mais engajados com as demandas, as metas, os desafios e também com a solução de entraves, tão comuns em qualquer tipo de trabalho.
3 – Imagem
Tudo o que uma organização deseja é uma imagem sólida e respeitada no mercado, concorda? E esse é um dos benefícios que a Accountability proporciona para o seu negócio. Tudo o que é realizado a partir deste tipo de procedimento é visto e acompanhado interna e externamente.
É daí que é construída uma boa reputação. Como consequência, surgem mais clientes, aparecem mais parceiros de negócios e investidores. Há mais segurança na realização de negócios com organizações que têm uma imagem sólida e equilibrada.
4 – Evolução Constante
É impossível que não haja equívocos nos processos de uma empresa. Seja ela pequena, média ou grande, desencontros acontecerão. Porém, quando contamos com Accountability, temos transparência nos processos e, assim, fica mais fácil identificar erros.
Então, como a identificação desses entraves é facilitada, torna-se possível resolver questões com mais rapidez. E o melhor é que, além da superação deste tipo de situação, é possível também aprender, evoluir e diminuir a ocorrência (feedbacks construtivos).
5 – Lideranças
Accountability não é um processo que favorece apenas as empresas e sua imagem no mercado. Um dos atores que mais se beneficia com essa transparência e responsabilidade são as lideranças. Estas se tornam mais atuantes, comunicativas e têm um desempenho cada vez melhor.
Aliado a uma comunicação eficiente e a uma Oratória de qualidade, os líderes conseguem prestar contas de suas ações e se tornam mais responsáveis, demonstrando uma melhora sensível de desempenho. Em outras palavras, há uma evolução global na carreira destes profissionais.
Saiba como Accountability influencia a cultura organizacional e melhora o desempenho das equipes
Se acompanhou as considerações que compartilhamos no tópico anterior, certamente percebeu o valor que existe quando uma organização adota Accountability. Porém, há ainda muitas vantagens e você precisa conhecê-las a fundo.
No que se refere à cultura da organização, podemos afirmar que Accountability fortalece os laços e aproxima os colaboradores da missão, da visão e dos valores da empresa. Em outras palavras, há uma sensação de pertencimento e de comprometimento com os processos e com o trabalho.
E é neste ambiente que a organização dá passos largos em direção ao sucesso nos negócios. Isso acontece porque, quando todos olham na mesma direção e têm os mesmos objetivos, a tendência é que haja mais motivação para o trabalho e mais dedicação.
Assim, há reflexos diretos no desempenho dos colaboradores. O trabalho transparente e responsável das lideranças gera uma onda de confiança, potencializando os resultados alcançados por todos os integrantes da equipe de trabalho.
Por fim, é válido reforçar que os principais benefícios que a Accountability proporciona vêm de uma comunicação de qualidade. Tornar a transparência e a responsabilidade em algo real só é possível quando as lideranças são pautadas em uma Oratória sólida e correta.
Sabe onde você pode desenvolver essas habilidades? Falaremos mais especificamente sobre isso no final deste conteúdo. Antes disso, vamos compartilhar alguns dados que comprovam o sucesso de algumas organizações que adotaram Accountability em seus processos.
Vamos conferir?
Veja alguns dados sobre Accountability
Destacamos, para o seu conhecimento, dois cases de sucesso de empresas que adotaram Accountability e, hoje, colhem os frutos desta prática:
1 – Microsoft
É certo que você já conhece a Microsoft. Então, vamos pular as apresentações; vamos direto ao ponto: Accountability. No ano de 2014, o cargo de CEO da empresa passou a ser ocupado por Satya Nadella. Uma de suas primeiras ações foi “mudar a cabeça” das pessoas.
Em outras palavras, Nadella focou na cultura empresarial e nos pontos que precisavam de alguns ajustes ou mesmo de mudanças sensíveis. Para isso, investiu em abertura, transparência e colaboração a fim de que cada um dos colaboradores se sentisse mais “em casa” e mais confiante.
A consequência foi a melhor possível: a vontade de crescer começou a nortear cada passo da corporação. Dessa forma, novas e importantes parcerias foram alcançadas, gerando desenvolvimento e fortalecimento da imagem. E não para por aí!
Veja algumas vitórias que Accountability ajudou a Microsoft a conquistar:
- Parcerias de muito valor com empresas de Inteligência Artificial, como a OpenAI. Como consequência, a Microsoft conseguiu estabelecer uma tecnologia bastante avançada para os seus produtos.
- A transparência que a Accountability trouxe para a Microsoft fortaleceu a marca e a destacou no mercado. Para comprovar este fato, basta considerarmos que a empresa ultrapassou o Google no quesito Valor de Mercado, em 2018.
2 – Prosegur
A Prosegur é uma corporação espanhola que atua no segmento de segurança. Há 5 décadas atuando em todo o mundo, a empresa tem presença marcante no Brasil (cerca de 40 mil colaboradores e 2 mil lideranças). Números expressivos que demandam muita responsabilidade para tudo dar certo.
Sendo assim, a Prosegur adotou Accountability para formar e motivar lideranças a serem protagonistas em suas áreas de atuação. Não se tratava de simplesmente fiscalizar os processos de maneira rígida. Muito além disso, a nova mentalidade transformou sensivelmente a cultura da organização.
Desta maneira, foi superado um problema crucial para o sucesso do trabalho: a transferência de responsabilidade. Em outras palavras, foi identificado que “o erro era sempre culpa e responsabilidade do outro”. E , assim, os entraves se avolumavam e isso impedia o crescimento da empresa no Brasil.
Todavia, a partir do Accountability, foi desenvolvido um olhar diferenciado para as lideranças, que se tornaram protagonistas dos negócios e do sucesso da organização. Como resultado, não somente os líderes evoluíram, mas também os colaboradores.
Isso acabou com a transferência de responsabilidades, pois todos passaram a “vestir a camisa” da empresa e assumir suas demandas com afinco, transparência e muita seriedade. O resultado?
- Líderes mais responsáveis, empáticos e atuantes.
- Lideranças e colaboradores cada vez mais proativos.
- A identificação e superação de entraves foi facilitada.
- Maior envolvimento de lideranças e colaboradores com os processos da organização.
Transformando equívocos em oportunidades
Para tornar ainda mais inspirador o tema Accountability, selecionamos o exemplo de uma liderança que não somente aprendeu o valor que existe em assumir erros e responsabilidades. Além disso, conseguiu transformar essa etapa em uma grande oportunidade.
Para exemplificar, nada melhor do que Steve Jobs. Ele e a Apple protagonizam o cenário mundial com os famosos “produtos da maçã”. Todavia, até chegar ao patamar atual, a empresa chegou perto da falência. De maneira sucinta, vamos considerar o ano de 1983, com o lançamento do Macintosh.
Essa foi uma época de grande crescimento. Porém, conflitos entre as lideranças levaram à expulsão de Jobs, em 1985. A partir daquele momento, a Apple começou a amargar sucessivas quedas e não conseguiu emplacar mais nenhum produto de sucesso no mercado.
Foi então que as lideranças perceberam que a saída de Steve Jobs foi um grande equívoco. E somente com o retorno dele, com sua criatividade acima da média, é que a organização teria a oportunidade de voltar a crescer e a inovar no mercado.
O resto da história você já conhece e vivencia nos dias atuais, não é mesmo?
Passos práticos para desenvolver Accountability na liderança
Hora de Accountability na prática! Destacamos alguns passos práticos e eficientes para que você desenvolva a transparência e a responsabilidade entre os líderes da sua empresa. Quer ser uma liderança respeitada e em franca evolução? Então, vamos ao trabalho!
Passo 1 – Trabalhe as expectativas.
Você, que é líder, precisa alinhar com os colaboradores que estão sob a sua responsabilidade tudo o que espera de cada um. Valorize a importância do trabalho, ressalte o valor da responsabilidade e defina claramente as funções que os indivíduos desempenham.
Passo 2 – Delimite os objetivos.
As metas e os objetivos de cada função só serão alcançadas se houver, além de muito trabalho, clareza total. Muitas demandas não são alcançadas simplesmente porque houve ruídos nesta parte da comunicação. Por isso, as mensagens precisam ser claras e objetivas para que todos compreendam.
Passo 3 – Planeje!
Ninguém chega a uma meta com segurança agindo aleatoriamente. Por isso, uma liderança que trabalha com Accountability precisa planejar as estratégias para alcançar os objetivos. Quem fará esse trabalho de planejar? O líder junto com os seus liderados.
Passo 4 – O que é preciso para alcançar os objetivos?
O detalhamento é um dos trunfos que Accountability traz para as lideranças. É essencial que os líderes exemplifiquem tudo o que será necessário para chegar ao objetivo:
- Quais habilidades são necessárias?
- Quais os conhecimentos teóricos cada um deve ter?
- Quais ferramentas poderão ser usadas? A tecnologia é um grande aliado!
Agindo dessa maneira, haverá mais facilidade de identificar necessidades, como esclarecimentos, cursos de nivelamento e aperfeiçoamento para os liderados, entre outros.
Passo 5 – Avalie o desempenho.
Definido o objetivo, a liderança precisa acompanhar o desenvolvimento do trabalho. Somente desta maneira é que será possível verificar o desempenho de cada colaborador. Assim, conseguimos fazer ajustes ao longo do caminho e manter o que está funcionando bem.
Passo 6 – Forneça feedbacks.
O Passo 5 nos oferece informações bastante relevantes para o sucesso do trabalho. Com ele, podemos mensurar os resultados, valorizar o que é bom, demonstrar tudo à equipe de trabalho e alinhar individualmente com os colaboradores os pontos que necessitam de melhorias.
Essa cultura de feedbacks construtivos deve fazer parte do dia a dia das empresas. É uma das ações que garante a excelência dos negócios.
A escola ideal para ajudar líderes nas organizações
Se você já identificou os benefícios que a Accountability traz para a sua empresa e para a carreira dos líderes, é hora de conhecer o Clube da Fala.
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Com os nossos cursos, você poderá aprimorar a comunicação e desenvolver a responsabilidade dos líderes que atuam na sua organização.
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4 Comentários
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