Todas as grandes empresas possuem um número considerável de colaboradores e de pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos processos produtivos. Sendo assim, é fácil imaginar o quão difícil é fazer com que todos convivam bem e que as informações sejam repassadas sem ruídos.
Este é um dos maiores desafios de gestores e grandes empresários, que precisam olhar para a correta troca de mensagens como um verdadeiro tesouro para o sucesso de seus investimentos. Aqueles que agem dessa forma, têm todas as possibilidades de alcançarem os primeiros lugares em seus segmentos.
Todavia, quem não investe na eficiência da comunicação interna se perde ao longo do caminho e acumula insucessos e problemas que demandam tempo e um gasto excessivo de energia para serem contornados. Este é um fato e não há como negar que onde não há boas interações, existem sempre problemas.
Por este motivo, como sabemos que o tema eficiência da comunicação interna é essencial para o sucesso de qualquer negócio, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender e encontrar soluções voltadas para troca de mensagens de alto nível. Aqui está a solução dos entraves da sua empresa. Acompanhe.
Para começar, vamos falar um pouco sobre Comunicação Interna
Apesar do nome ser autoexplicativo, é bastante importante conversarmos um pouco sobre o conceito de comunicação interna, pois esta é uma ferramenta essencial para o bom andamento de todas as corporações, ainda mais das grandes empresas.
E antes de qualquer coisa, é válido mencionar que muitos segmentos não valorizam a comunicação interna como deveriam. Como consequência, surgem problemas de grande porte que, se não forem resolvidos, podem colocar em risco o futuro de um negócio.
Sendo assim, vamos considerar que a comunicação interna são todas as formas e estratégias de interação que envolvem as pessoas que atuam em uma corporação. Neste contexto, há uma grande relevância em considerar todas as trocas de mensagens que ocorrem no dia a dia.
E isso tem uma explicação: os processos internos de uma empresa são geridos e realizados por pessoas. Para que estas desempenhem suas funções, é essencial que entendam bem todos os comandos e diretrizes enviadas por chefes, gestores e colegas de trabalho.
Além disso, são estas mesmas pessoas que falam bem (ou mal) da empresa para os consumidores, fornecedores e todos aqueles que mantêm qualquer tipo de vínculo e que possam interferir no andamento que qualquer serviço, produto ou ideia veiculada.
Desta forma, facilmente percebemos que a comunicação interna são todas as ações e estratégias voltadas para o perfeito compartilhamento de mensagens entre todas as pessoas envolvidas com os processos de uma empresa. Ou seja, quanto melhor ela for, mais sucesso, evolução e lucros.
Na prática, podemos considerar que a comunicação interna tem a nobre missão de tornar o ambiente mais agradável, cativante e produtivo. Isso significa dizer que a grande função desta ferramenta é afastar os ruídos, envolver as pessoas e facilitar todas as interações que ocorrem no cotidiano da empresa.
Na contramão de tudo isso, quando encontramos problemas no estabelecimento e no bom andamento da comunicação interna de uma empresa, esta tem de conviver com diversos entraves para se manter atuante no seu segmento de atuação. Você sabe que desafios são esses? Acompanhe a seguir.
Conheça os principais desafios enfrentados pelas grandes empresas com relação à comunicação interna
Implantar uma boa comunicação interna em grandes empresas e fazer com que se mantenha funcionando de maneira positiva é um dos grandes desafios de gestores. Aqueles que dão realmente valor a isso e se empenham diariamente para que tudo corra bem geralmente lideram o segmento em que atuam.
E como nós sabemos que você é uma dessas pessoas que já entendeu que a comunicação interna vale ouro, destacamos aqui os principais desafios enfrentados pelas corporações. Após identificar estes entraves, você terá todas as possibilidades de superar dificuldades e seguir em frente. Veja só:
Desafio 1 – Comunicação vertical
Quando nos referimos ao termo comunicação interna vertical estamos tratando das interações que acontecem entre a chefia e os liderados (em uma via de mão dupla). Neste contexto, geralmente surgem problemas quando as mensagens precisam ser enviadas de baixo para cima.
Isso significa dizer que existem diversas empresas em que chefes e gestores têm caminho aberto para enviar mensagens e diretrizes para os colaboradores, mas quando estes tentam fazer o mesmo, encontram barreiras e impedimentos.
Consequentemente, começam a surgir dificuldades relacionadas ao engajamento. Estes obstáculos geram sentimentos de não pertencimento, falta de valorização e de prazer em estar atuando na empresa. Isso acontece porque há a sensação de que sua função é apenas receber ordens e executá-las.
Desafio 2 – Clima organizacional
Para haver sucesso em qualquer segmento de atuação, é fundamental que haja um ambiente propício e acolhedor. Quando isso não acontece, estabelecem-se ilhas de pessoas, competição entre departamentos e conflitos diversos entre colaboradores.
Em ambientes deste tipo, é comum existirem transmissões de informações incompletas ou inverídicas. E você sabe bem o que isso pode causar: desavenças, pouca evolução, metas não alcançadas, ambiente pesado, entre outros.
Ao mesmo tempo, quando o bom clima organizacional é valorizado e buscado incessantemente, há engajamento entre todos os envolvidos, cooperação constante e busca rotineira das melhores soluções para a superação de problemas e implementação de inovações.
Desafio 3 – Problemas com alinhamento
Outro grande desafio das grandes empresas (e também das pequenas e médias) é quando cada departamento age como se não dependesse dos outros. Assim, cada setor se comunica de uma maneira; em consequência disso, começam a surgir grandes lacunas para o desenvolvimento do trabalho.
Isso gera falta de entendimento por parte dos colaboradores no que diz respeito ao funcionamento de processos e ao desenvolvimento do trabalho de maneira geral. É o que chamamos de falta de alinhamento; é como se fossem diversas empresas atuando no mesmo lugar, com cada uma agindo de uma maneira.
Não há como um negócio ter êxito quando não existe unidade e conhecimento homogêneo a respeito da missão, da visão e dos valores da corporação. Por isso, a comunicação interna tem a nobre missão de unir todas as pontas e fazer com que os diferentes níveis recebam as mesmas informações.
Desafio 4 – Falhas na liderança
A habilidade da comunicação é fundamental para qualquer função profissional. E quando não há o domínio da Oratória e nem investimentos neste tipo de conhecimento, o resultado é a pouca (ou nenhuma) eficiência nas interações para e com os líderes.
Desta forma, há uma falha importante e que gera enormes problemas, pois os líderes são a ponte entre os altos escalões das empresas e os colaboradores. Assim, o fluxo é ineficiente, as falhas se tornam comuns e os conflitos costumam acontecer a todo o momento. Onde há ruídos, não existe sucesso.
Em outras palavras, quando os líderes das grandes empresas não sabem se comunicar, todos os processos são gravemente atingidos e prejudicados. E, tenha certeza: quanto mais tempo uma empresa demora para identificar este obstáculo, maiores as possibilidades de queda no mercado.
Desafio 5 – Engajamento
Quando pensamos em engajamento, vem à nossa mente a imagem de pessoas unidas, solidárias e com os mesmos objetivos. É como se o sucesso de um tivesse importância para todos os outros. Esse é um requisito fundamental para o sucesso de um negócio.
Estamos falando, em outras palavras, daquele famoso termo: vestir a camisa. E como é bom quando uma empresa consegue implantar isso no dia a dia de trabalho. Todavia, essa missão só se torna possível quando há investimentos em comunicação interna.
Caso contrário, não existe a consciência e a certeza de que quanto mais engajados estivermos em uma meta, mais propensos ao sucesso estaremos. A partir do momento em que chefes, líderes e liderados unem forças e começam a trabalhar juntos, o sucesso é consequência natural.
Desafio 6 – Tecnologia
A evolução da tecnologia tem facilitado muitos processos nas empresas, inclusive na comunicação interna. Cada dia mais temos à nossa inteira disposição uma série de alternativas para que todos os envolvidos se comuniquem e tenham todas as informações de maneira otimizada.
Para isso, não faltam opções de aplicativos, de plataformas e também de softwares de gestão. Em cada uma dessas ricas opções, existem uma variedade muito grande e eficiente de dispositivos; muitos deles até gratuitos, ao alcance de todos.
O desafio de tudo isso é que ainda existem pessoas resistentes aos avanços da tecnologia e que são descrentes a respeito das possibilidades que elas proporcionam. E também não podemos deixar de mencionar que muitos empresários de grandes empresas deixam este investimento em segundo plano.
Veja algumas estratégias para melhorar a eficiência na troca de mensagens entre equipes e departamentos
Seria incompleto produzir um conteúdo em que demonstramos os problemas mais comuns encontrados em grandes empresas e não dar boas dicas para a superação destes entraves. Por este motivo, tome nota de soluções eficientes e que podem servir para você potencializar a comunicação interna do seu negócio:
Dica 1 – Conheça as pessoas
O lado humano de uma empresa é fundamental para todo o desenvolvimento e sucesso técnico de todas as ações. Não basta ter no mesmo local profissionais com larga experiência se as pessoas não se conhecem, se líderes e liderados não têm proximidade e abertura para a troca de informações.
Porém, quando esta abertura é fomentada e constantemente estimulada, todos os envolvidos nos processos das corporações se sentem à vontade de sugerir mudanças, empreender novas ações e fazer ponderações que sejam voltadas para a melhor execução dos trabalhos.
E para tornar isso possível, promova reuniões de trabalho mais informais e que gerem um ambiente propício para que as pessoas se conheçam mais profundamente. E, no que diz respeito aos líderes, estes devem se mostrar mais acessíveis e dispostos a ouvir todos os liderados.
Dica 2 – Promova feedbacks
A comunicação interna de uma empresa ganha muito quando existe a cultura dos feedbacks. Mas não estamos falando apenas daquelas ocasiões em que o chefe se reúne com o colaborador para apontar erros de execução e metas não alcançadas.
Essas situações podem ocorrer, mas é importante também haver momentos para o gestor ouvir os liderados, entender as suas necessidades, aceitar sugestões para a melhora do trabalho e do ambiente e, principalmente, reconhecer o valor das pessoas e as conquistas alcançadas.
Dica 3 – Estimule e motive as pessoas
Independente do ramo de atuação e dos perfis diferentes de colaboradores, as pessoas gostam e precisam se sentir aceitas, valorizadas e motivadas a produzir sempre mais e melhor. Esse fator humano não deve ser deixado de lado. E não caia no erro de que “somente” um bom salário é o suficiente.
Muito pelo contrário, é preciso ter sempre em mente que uma boa comunicação interna é aquela que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, com a promoção de um ambiente saudável e respeitoso e com o oferecimento de bonificações para reconhecer grandes feitos realizados.
Dica 4 – Acabe com os ruídos
Ruído é toda barreira ou impedimento que prejudique a comunicação e o seu perfeito entendimento. E este é um dos principais fatores que prejudicam a comunicação interna de uma empresa. Desta forma, é fundamental identificar tudo aquilo que pode interferir no alcance de metas.
Na prática, os ruídos podem ser um excesso de conversas informais entre colaboradores, a falta de abertura entre líderes e liderados, pouco (ou nenhum) investimento em tecnologias de comunicação para melhorar os canais de interação e troca de mensagens, entre outros.
Dica 5 – Invista em Oratória
Uma comunicação interna de qualidade passa totalmente pela capacidade de falar com desenvoltura, empatia e confiança. E essa habilidade vem do domínio da Oratória, uma capacidade que pode ser plenamente desenvolvida através de um dos cursos oferecidos pelo Clube da Fala.
E uma das nossas opções é a formação em Oratória para empresas. Com ela, você poderá investir na arte de falar com qualidade e fazer com que gestores e colaboradores aprendam o valor da comunicação, além das maneiras mais eficientes de tornar real a troca eficiente de informações.
Estamos esperando o seu contato aqui no Clube da Fala. A boa comunicação interna da sua empresa vai te levar ao sucesso que você sempre desejou.