A vida de um advogado é repleta de desafios diários. Em todos eles, a capacidade de fazer colocações pertinentes é sempre um diferencial positivo. Por este motivo é que desenvolvemos hoje o tema “Comunicação Jurídica Assertiva: Chave para uma Advocacia Eficaz e Transparente”.
Neste contexto de processos, interações interpessoais com clientes, debates e colocações com juízes e jurados, o profissional necessita de uma comunicação jurídica que seja assertiva. Ou seja, suas colocações devem ir direto ao ponto e serem contextualizadas e também incontestáveis.
Como você deve imaginar, esta não é uma tarefa das mais fáceis. Isso só se torna possível quando adquirimos a habilidade da Oratória. Ela é a chave para uma advocacia eficaz e transparente. Em outras palavras, a arte de falar com desenvoltura é um dos principais caminhos para o seu sucesso.
Sendo assim, o conteúdo de hoje tem a missão de te ajudar a entender com detalhes o que vem a ser a comunicação assertiva e quais os elementos essenciais para introduzi-la no seu contexto jurídico. A partir disso, acredite: você subirá importantes degraus na sua profissão. Continue acompanhando aqui.
Você sabe o que é comunicação assertiva?
A comunicação é uma ferramenta de grande importância para todas as carreiras. Em especial, aquelas em que existe a real necessidade de interações diretas e uso de uma capacidade de persuasão, como a advocacia. Por isso, todos os indivíduos precisam ter um olhar diferenciado para esta habilidade.
No caso da área jurídica, a comunicação é um dos primeiros itens em que pensamos quando buscamos entender as etapas de um trabalho. Sem ela, não existe uma carreira em Direito. E, indo além, podemos afirmar que estas interações precisam ser assertivas, eficazes e transparentes.
Em outras palavras, podemos considerar a comunicação assertiva como o estabelecimento de conexões e diálogos que sejam claros e objetivos. Ou seja, trata-se de uma mensagem que atinge o seu alvo de maneira prática e eficiente, sem rodeios ou sem a possibilidade de interpretações equivocadas.
Isso é tudo o que um advogado precisa no exercício da sua profissão: que suas colocações conquistem a adesão das pessoas de maneira bem rápida. Em um júri, por exemplo, a assertividade é um trunfo em meio aos debates arrojados que são travados para acusação/defesa de réus.
Mesmo assim, também podemos afirmar que a comunicação assertiva nem sempre é suficiente para resolver questões de maneira completa. Todavia, a ausência dela certamente contribui bastante para o surgimento de ruídos, que são decisivos e podem arruinar o trabalho de um advogado.
Por fim, para deixar ainda mais claro as vantagens que a comunicação assertiva oferece para a advocacia e para todas as carreiras, podemos citar:
- Diminuição dos conflitos, que são tão comuns nos contextos corporativos, no tribunal ou em qualquer grupo de pessoas.
- Aumento da produtividade, tendo em vista que na comunicação assertiva todas as diretrizes são mais claras, gerando cumprimento de metas e diminuindo a necessidade de retrabalho.
- Melhoria da nossa imagem profissional, pois a assertividade nos dá segurança e confiança para fazer colocações de ordens diversas. Assim, a nossa capacidade é ressaltada e somos avaliadas de forma positiva no mercado.
Entenda por que a comunicação assertiva é tão importante no contexto jurídico
Se você acompanhou o item anterior, certamente já entendeu o que é a comunicação assertiva. Desta forma, para fazermos um recorte ainda mais específico, vamos entender por que este tipo de interação é tão importante para o contexto jurídico. Veja só alguns pontos que justificam tudo isso:
- A comunicação jurídica precisa ser assertiva porque ela lida com pessoas e tem importância direta para o bem-estar delas. As decisões que são consequência dessas interações afetam diretamente a vida humana.
- A carreira jurídica lida a todo o tempo com pessoas (clientes). Para que haja sucesso e fidelização, é preciso haver confiança mútua. Isso só é obtido através de uma comunicação clara, direta e verdadeira.
- A comunicação assertiva demonstra empatia pelas pessoas. Através disso, o advogado consegue entender as necessidades dos clientes, propondo soluções eficientes para cada caso trabalhado.
- No meio jurídico ocorrem diversos conflitos interpessoais, na maioria consequência de ruídos na comunicação. Quando falta clareza nas colocações, há sempre confusões e interpretações equivocadas.
- A habilidade de falar com clareza e objetividade é sempre um trunfo para chegar ao consenso. Além disso, audiências, acordos e negociações são beneficiados quando sabemos comunicar de forma acertada.
- Há um grande destaque para os advogados que se comunicam de forma assertiva. Suas ponderações e argumentos são sempre vistos com bons olhos e costumam alcançar resultados bastante satisfatórios.
- Muito mais do que resultados imediatos na área jurídica, a comunicação assertiva é uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento da imagem profissional e construção de uma carreira de sucesso.
Benefícios da comunicação para uma advocacia eficaz e transparente
Não existe carreira na área jurídica sem uma comunicação de qualidade. É por isso que a Oratória tem se tornado, cada dia mais, um item essencial na vida dos advogados. E se você almeja conquistar de vez o seu espaço neste segmento profissional, é preciso mergulhar de cabeça no mundo da arte de falar bem.
Neste contexto de advocacia e comunicação, consideramos dois pontos essenciais: eficácia e transparência. Vamos entender o porquê de tudo isso?
Advocacia eficaz – a comunicação tem papel determinante na eficácia do trabalho de um advogado. Isso porque, quando realizada da maneira correta, segundo as melhores práticas de Oratória, conseguimos conquistar pessoas, jurados, juízes e também clientes em potencial.
Deste modo, podemos compreender uma comunicação como eficaz quando:
- Aprendemos a escutar de maneira ativa. Isso nos permitirá entender com clareza de detalhes as reais necessidades de todos os nossos clientes.
- Conseguimos entender as intenções, além características emocionais nos discursos, e também colocações que tenham “segundas intenções”.
- A comunicação é eficaz quando nos ajuda a manter o equilíbrio emocional em meio, por exemplo, a casos criminais e de divórcios.
- A eficácia na comunicação reside na obtenção da capacidade de gerir as próprias emoções e também aquilo que sentem os nossos clientes.
- Quando um advogado investe em comunicação e Oratória, ele ganha eficácia no trabalho porque consegue manter a calma em situações de pressão.
Advocacia transparente – além de verdadeira, a comunicação produzida por um advogado deve ser capaz de simplificar o entendimento da linguagem técnica deste meio. Isso requer uma Oratória apurada a fim de que essa transparência não leve à diminuição da precisão.
Desta forma, o cliente consegue entender com facilidade e transparência as colocações do advogado. Como consequência, há mais confiança em relação ao trabalho executado pelo profissional, fortalecimento da parceria e fidelização, o que gera diversos trabalhos futuros.
Conheça os elementos necessários para obter uma comunicação jurídica assertiva
Nos itens anteriores, conversamos de maneira detalhada a respeito do conceito e dos benefícios que a comunicação assertiva traz para a carreira jurídica. Você percebeu o quanto isso fará a diferença para o futuro da sua profissão? Então, é hora de colocar em prática e buscar aquilo que trará assertividade.
Tome nota e comece hoje mesmo a trazer essa habilidade para o contexto do seu trabalho. Acredite: os grandes advogados que estão brilhando no mercado primam por uma comunicação assertiva, que se mostra plenamente eficiente e transparente. Veja só:
1 – Quais as intenções do seu cliente?
Para construir uma relação verdadeira e ser capaz de entregar ao seu cliente um resultado positivo, é fundamental que você entenda o que ele pretende. Desde o primeiro contato, investigue com detalhes tudo o que deseje, precisa e também espera do seu trabalho.
A partir disso, você terá todos os subsídios para desenvolver uma ação bastante eficiente. Por isso, leve em consideração a linguagem verbal do seu cliente, assim como a não verbal e todo o lado emocional existente em cada fala produzida.
Com estes detalhes, você será capaz de identificar se a fala equivale às reais intenções. Assim, conseguirá definir os rumos da sua atuação, a profundidade do caso e o preço que será cobrado. Poderá, também, decidir se deseja ou não assumir as demandas do seu cliente.
2 – Crie vínculos fortes com o seu cliente.
Quanto mais profunda for a relação criada com o seu cliente, mais assertividade haverá no trabalho desenvolvido. Esta conexão profunda proporcionará um vínculo duradouro e também um entendimento apurado em relação às necessidades e expectativas.
Desta forma, terá acesso à verdade, que é uma informação de extrema relevância para a construção da sua linha de trabalho. Caso contrário, você tenderá a seguir por um caminho não assertivo e também menos eficiente do que o esperado.
3 – Construa uma relação de causa e consequência.
O estabelecimento de uma comunicação jurídica assertiva passa também pela criação de uma relação de causa e efeito. Para que você entenda melhor este processo, vamos imaginar a relação que deve existir entre um profissional da área e o seu cliente:
- O advogado deve deixar claro para o cliente que uma determinada atitude tomada pelo profissional gerará uma certa consequência.
- Da mesma forma, se o cliente agir de uma maneira, isso trará uma consequência direta.
Feito isso, você será assertivo nas relações com os seus clientes. E não podemos deixar de mencionar que é fundamental simplificar ao máximo a sua construção de frases ao se relacionar com as pessoas. Ou seja, deixe um pouco de lado a parte técnica para gerar entendimento perfeito.
4 – Desenvolva a Inteligência Emocional e a Empatia
Esses são dois pontos de grande relevância quando um advogado busca obter uma comunicação jurídica assertiva. Isso se explica porque:
- A empatia nos ajuda a identificar, entender e compartilhar o que os nossos clientes sentem. Essa percepção faz com que tenhamos maior clareza no desenvolvimento de nossas ações.
- A Inteligência Emocional nos dá uma capacidade especial para gerenciar as nossas emoções e as dos nossos clientes. Assim, conseguimos conduzir as interações e direcioná-las para soluções assertivas e bastante eficazes.
5 – Invista em Oratória
A Oratória é uma habilidade ímpar e que é vista como um grande diferencial para você que atua no mundo da advocacia. Com ela, será capaz de entender contextos, identificar características de diferentes personalidades e produzir discursos assertivos e que atinjam em cheio os seus objetivos.
Desta forma, a arte de falar bem, com desenvoltura e equilíbrio mostra-se como a grande chave para o seu sucesso profissional. Através dela, você obterá uma série de benefícios, além da capacidade de ser assertivo em suas colocações e interações. Veja algumas dessas vantagens:
- Confiança para falar em diferentes contextos e para públicos distintos.
- Comunicação segura, que gera nos seus clientes a certeza de que você é um profissional de excelência.
- Poder de persuasão para falar e convencer juízes, jurados e todos os envolvidos no seu contexto de trabalho.
- Clareza, que é um ponto determinante para a construção de uma comunicação assertiva.
- Credibilidade, um item essencial para qualquer profissional que deseja construir uma carreira de sucesso.
Quem pode te ajudar a adquirir uma comunicação assertiva?
Você atua na área jurídica e deseja desenvolver uma comunicação assertiva, eficaz e transparente? Junte-se ao Clube da Fala e comece hoje mesmo a dar os primeiros passos em direção ao tão sonhado sucesso profissional.
Aqui, no Clube da Fala, você terá à sua disposição uma equipe formada por professores experientes, que identificarão as suas principais necessidades e promoverão um atendimento personalizado.
E tudo será realizado dentro de um ambiente amigável e propício ao aprendizado. Com isso, você conseguirá desenvolver as suas habilidades de comunicação e Oratória.
Os cursos desenvolvidos pelo Clube da Fala atendem profissionais da área jurídica que pretendem entender melhor os seus clientes, identificar as verdadeiras intenções e ter equilíbrio para mediar conflitos.
Não perca mais tempo! É hora de fazer um investimento na sua carreira e alcançar o patamar que você realmente merece.
Clique no link abaixo para entender cada um dos nossos cursos, conhecer a nossa estrutura e fazer a sua inscrição no Clube da Fala.