De acordo com o Relatório Digital 2024: Brasil, produzido pela We Are Social e Meltwater, o país está cada dia mais conectado. E isso se reflete no número de brasileiros que usam as mídias digitais. Dessa forma, é preciso um olhar atento e estratégico quando pensamos em Comunicação nas Redes Sociais.
Em outras palavras, sendo você um profissional ou um representante de uma marca, não há como fechar os olhos para o comportamento do consumidor neste contexto. Se não for assim, como será possível gerar conexões importantes neste mundo movido pelos likes, compartilhamentos e comentários?
Percebe a importância de mergulhar de cabeça no mundo da comunicação nas redes sociais? Tornou-se tão essencial que é visto como uma espécie de requisito para o sucesso; tanto que as empresas que lideram o mercado não abrem mão das melhores estratégias para impactar seus públicos.
E como nós sabemos que você deseja dar um up na sua maneira de interagir no mundo digital e também na forma como a sua marca se posiciona, produzimos esse conteúdo. Com ele, encontrará 6 estratégias eficazes para obter as interações que realmente interessam. Vamos juntos? Continue acompanhando.
Um breve panorama da comunicação nas redes sociais na atualidade
Antes de compartilharmos com você as melhores dicas e estratégias para gerar envolvimento profundo com o seu público-alvo, precisamos entender “em que pé” andam as redes sociais no Brasil. Isso é importante para percebermos o caminho que tem gerado êxito nas carreiras e nos negócios.
Sendo assim, veja alguns dados de grande relevância e muito atuais sobre o contexto das redes sociais aqui no nosso país:
- Mais de 85% dos brasileiros estão conectados e utilizam a Internet para algum fim. Isso equivale a um tempo médio de 9 horas e 13 minutos por dia. Durante este tempo, 66,3% dessas pessoas acessam seus perfis em redes sociais, além do fato de que 7 em cada 10 usuários pesquisam sobre marcas.
*Dados do We Are Social e Meltwater
- Em números reais, o Brasil apresentou algo em torno de 187,9 milhões de pessoas que utilizam a Internet, em 2024. Isso traduz um crescimento acima da média e que precisa ser olhado com carinho pelas marcas (uma taxa de aumento de 58% nos últimos dez anos).
*Dados do We Are Social e Meltwater
- Veja o ranking das 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2024, com um recorte entre os usuários que têm entre 16 e 64 anos. Segundo a pesquisa, temos:
- WhatsApp – 147 milhões de pessoas (93,4% da população)
- YouTube – 144 milhões
- Instagram – 134,6 milhões
- Facebook – 111,3 milhões
- Tik Tok – 98,59 milhões
- LinkedIn – 68 milhões
- Facebook Messenger – 56,95 milhões
- Pinterest – 37,14 milhões
- X (antigo Twitter) – 22,13 milhões
- Snapchat – 6,84 milhões
*Dados do We Are Social e Meltwater
- Segundo um estudo desenvolvido pela MarketingSherpa, considerando a faixa etária entre 18 e 34 anos, 95% destes indivíduos seguem diversas marcas através das redes sociais. Este dado demonstra que as decisões de compra podem estar vinculadas à comunicação realizada nesta plataforma.
Considerando os dados compartilhados acima, podemos perceber facilmente que o comportamento atual dos brasileiros está condicionado às redes sociais. Dessa forma, as marcas e os profissionais, de maneira geral, têm um vasto campo para desenvolver suas estratégias de atuação e desenvolvimento.
Assim, para pensarmos na comunicação nas redes sociais, precisamos considerar o lugar onde está o nosso público. Ou seja, se ele volta grande parte da atenção para este tipo de canal, é por aí que devemos nortear as nossas interações.
E nós vamos te ajudar com isso, através de dicas e estratégias eficazes. Falaremos disso mais adiante. Continue acompanhando aqui com a gente, ok?
Benefícios das redes sociais para potencializar marcas e carreiras
Para fundamentar ainda mais a importância que o digital ganhou ao longo dos últimos anos, listamos algumas vantagens encontradas nas redes sociais:
1 – Mais visibilidade para marcas e para profissionais. Com isso, é possível se posicionar da maneira que o mercado espera e aprecia.
2 – As empresas conseguem criar um relacionamento mais profundo, mais estreito com os potenciais consumidores.
3 – Os profissionais têm ampla oportunidade de se mostrarem para o mercado e para as empresas de destaque. Ou seja, quanto mais somos vistos, maiores as possibilidades de novas oportunidades profissionais e de evolução na nossa carreira.
4 – Além de impactar possíveis novos clientes, as marcas têm mais possibilidades de fidelizar seus clientes através de uma correta comunicação nas redes sociais.
5 – As corporações que mantêm uma atividade regular nas redes sociais, além de serem vistas com bons olhos pelos clientes, conseguem acompanhar os indicadores deste segmento. Essas métricas trazem ricas informações sobre lógica de consumo, gostos, tendências, entre outros.
6 – Os profissionais que participam ativamente das redes sociais conseguem desenvolver um perfil 100% pensado na carreira e naquilo que as empresas procuram. Para isso, deve-se buscar uma postura correta e que equivalha a um profissional de bom nível.
Em outras palavras, quando as empresas procuram talentos para compor seu quadro de colaboradores, elas buscarão informações a respeito dos candidatos nas redes sociais. Por isso, percebe-se um crescimento elevado de perfis profissionais em redes sociais, como o LinkedIN, por exemplo.
6 estratégias eficazes para melhorar a comunicação nas redes sociais
Pensando em auxiliar profissionais e marcas a engajar seus públicos de maneira autêntica e impactante, selecionamos 6 estratégias eficientes. Tome nota:
Estratégia 1 – Comece do início: defina seus objetivos!
Por melhor e mais práticas que sejam as redes sociais, você precisa ser totalmente assertivo para se comunicar com as pessoas certas e com o mínimo de esforço. Lembre-se que existe muita concorrência e muito conteúdo semelhante; por isso, você precisa dar o “tiro certo”.
Sendo assim, tenha em mente que os seus objetivos e metas devem refletir aquilo que a sua marca deseja. Em outras palavras, tudo o que você comunicar através das suas redes sociais deve ter sempre como foco um determinado resultado. Por exemplo: aumento das vendas, melhora da imagem, etc.
Neste contexto, um dos passos mais importantes é conhecer/identificar a sua história junto ao seu público através de uma análise SWOT:
- S (strengths – forças) – mostrará o que funciona positivamente nas suas redes sociais.
- W (weaknesses – fraquezas) – determinará aquilo que precisa de melhorias/ajustes.
- O (opportunities – oportunidades) – apresentará tendências atuais e detalhes valiosos que podem ajudar no crescimento.
- T (threats – ameaças) – reconhece os riscos que existem em relação à sua concorrência.
Estratégia 2 – Alinhe suas estratégias ao seu público de interesse
Por melhor e mais atuais que sejam as estratégias implementadas por uma empresa, todas serão frustradas se não tiverem como foco o público-alvo. Afinal, é para ele que as suas ações devem ser voltadas. Caso contrário, o seu consumidor não será impactado e seus negócios não evoluirão.
Então, pergunte para você mesmo:
- “Quem eu desejo atingir com a minha comunicação nas redes sociais?”.
A resposta será o seu norte. E, quando definir essa parte, poderá pensar em interações personalizadas e que chamem a atenção daqueles que realmente você deseja e precisa alcançar. Mais do que isso, não se deixe levar pela tentação de atingir todos os públicos. Isso não vai dar certo!
Estratégia 3 – Defina metas alcançáveis
Passadas as estratégias 1 e 2, você já terá muitas informações relevantes, pois poderá colocar frente a frente os seus objetivos com o tipo de público que espera atingir. Feito isso, chegará a uma conclusão fundamental para qualquer negócio: com os pés no chão, o que é possível de ser alcançado?
Para sermos mais claros, você precisa ter plena noção da realidade da sua empresa ou do seu “tamanho profissional”. Isso quer dizer que, seja você uma marca ou alguém que deseja crescer na profissão, precisa ser certeiro em suas ações.
A definição disso te ajudará a estabelecer metas realistas. Como consequência, terá mais possibilidades de sucesso em cada uma das ações voltadas para a sua comunicação nas redes sociais. E, nos equívocos, terá danos pouco prejudiciais e possíveis de serem contornados.
Estratégia 4 – Defina as redes sociais para comunicar bem
Temos nesta quarta estratégia um passo muito relevante para uma grande comunicação nas redes sociais. Ao contrário do que muitos pensam, nem todas as opções disponíveis são eficazes para atingir o seu público com qualidade. Isso quer dizer que, nem sempre, as mais utilizadas são as melhores para você.
Em outras palavras, a (s) rede (s) social (s) que você escolher deve ser adequada ao tipo de comunicação que pretende e à presença do seu público-alvo neste tipo de mídia. Para exemplificar, considere:
- Imagine que o seu público de interesse tenha um viés mais profissional. Neste caso, o LinkedIn tende a ser a melhor escolha para as suas ações.
- Considerando uma audiência que ocupa a faixa etária mais jovem, a comunicação audiovisual oferece maior potencial de sucesso. Para isso, caminhos eficientes podem ser o YouTube e o Instagram, por exemplo.
Estratégia 5 – Pense no conteúdo
O próximo passo é pensar no conteúdo que será compartilhado. Não basta estar na rede social mais frequentada pelo seu público de interesse; é fundamental ter um conteúdo interessante. Do contrário, você será apenas “mais um” em meio a tantos outros concorrentes.
Por este motivo, produza coisas com um visual atraente e que tenha qualidade diferenciada. Para exemplificar, temos opções como:
- Guias práticos, com dicas relevantes para o seu público.
- Conteúdo com especialistas em assuntos de interesse.
- Infográficos, entre outros.
Estratégia 6 – Monitore os resultados
A comunicação nas redes sociais é um trabalho constante e que precisa ter a flexibilidade necessária para, se preciso, mudar totalmente e de forma rápida. Para que isso seja possível, é preciso monitorar todas as ações implementadas. Esses dados confirmarão caminhos e mostrarão novas opções.
Ou seja, o que funciona deve ser mantido e potencializado. Ao mesmo tempo, o que não apresentou bom desempenho, precisa de ajustes, ao passo que aquilo que não deu certo deve ser deixado de lado. De forma bem objetiva, não podemos ter “apego” quando falamos em redes sociais. Foque no que dá certo!
Por fim, é importante mencionar algumas ferramentas que podem te ajudar a monitorar o desempenho do seu conteúdo voltado para a comunicação nas redes sociais. Veja só:
- Instagram Insights.
- Facebook Insights.
- Hootsuite, entre outros.
Exemplos e dicas práticas de como criar conexões profundas com sua audiência
Quanto mais assertiva e estratégica for a sua comunicação nas redes sociais, maiores serão as possibilidades de estabelecer conexões profundas e duradouras com a sua audiência. Dessa forma, você terá clientes fiéis, que consumirão sempre os seus produtos, serviços e/ou ideias.
E, além disso, a fidelidade do seu público fará com que ele se torne um verdadeiro defensor da sua marca nas redes sociais.
Para tornar tudo isso possível, destacamos algumas dicas práticas para a sua atuação:
- Não “publique por publicar”. Seu conteúdo precisa ser relevante e ter relação com os anseios e gostos da sua audiência. Do contrário, você não se destacará e não merecerá a atenção das pessoas.
- Invista em qualidade de imagens, textos e áudios. Isso chama a atenção, gera destaque e cria uma experiência positiva.
- Tenha sempre um olhar para os resultados alcançados com cada publicação. Isso vai te mostrar o que funciona e o que não serve para a sua audiência.
- Esbanje empatia em todos os momentos da sua comunicação nas redes sociais. Entender as dores e necessidades do seu público fará com que ele te olhe com bons olhos, te admire e seja fiel a você ou à sua marca.
- Incentive o seu público a se comunicar de forma aberta com você ou com a marca que representa. Esse feedback vale ouro, sabia? Além de fortalecer os vínculos e mostrar para a sua audiência que há interesse pelas opiniões dela, te ajudará a fazer ajustes para estar sempre em alta.
- Mantenha uma regularidade. Isso quer dizer que é fundamental definir uma programação para as suas postagens: diárias, semanais, quinzenais, etc. Isso gera um hábito e uma expectativa na audiência.
- Procure não deixar o seu público sem resposta. Para isso, responda a todos os comentários e mensagens privadas, além de dar sempre a noção de que aquela resposta é única e direciona somente àquela pessoa. Evite padronizações.
- Fomente a participação dos indivíduos, incentivando-os a responderem aos questionamentos e enquetes, por exemplo.
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2 Comentários
Dicas VALIOSAS para eu iniciar na rede social. Gratidão 😍
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo! ❤️