A carreira jurídica é muito importante e promissora; mas, assim como todas as outras, apresenta singularidades e questões que precisam ser olhadas com bastante atenção para que realmente dê certo e evolua. Uma delas são os relacionamentos profissionais e tudo o que isso pode gerar para o futuro.
Sim, precisamos falar sobre o networking jurídico e o quanto a construção de uma base sólida de clientes é fundamental para formar uma boa imagem profissional. Assim, cada advogado e os escritórios em que atuam precisam ter em mente que esta é uma necessidade fundamental para a vida profissional.
Percebe o valor da relação entre advogados e networking? Esteja certo de que os escritórios de mais sucesso utilizam, ao longo do tempo, estratégias de networking eficientes. É por isso que estão sempre recebendo novos clientes; não falta trabalho para eles, e você também pode conquistar este patamar.
Desta forma, para te ajudar a construir uma rede sólida de relacionamentos profissionais, preparamos dicas práticas de como melhorar o seu networking para fazer o seu escritório crescer. Vamos conhecer todos os desafios enfrentados pelos advogados e encontrar soluções. Continue aqui com a gente.
Por que é tão importante se comunicar e atrair pessoas?
Para se tornar um advogado de sucesso não é necessário somente estudar muito e praticar. É claro que isso é fundamental, um grande diferencial. Mas, como exercer a profissão se os seus relacionamentos não são bons? Como ter muitos clientes se não surgem possibilidades de trabalho?
Se isso acontece com o escritório em que trabalha, esteja certo de que você precisa de um networking jurídico para ter sempre clientes e para que estes te indiquem para outros contatos. É somente com uma boa comunicação que impactará pessoas e conseguirá que elas te procurem.
Em outras palavras, estamos falando de Oratória, de se comunicar com qualidade, de alcançar as pessoas certas, gerar uma imagem de confiança. Seja na carreira jurídica ou em todas as outras, a habilidade de falar bem constrói a base para os nossos melhores relacionamentos profissionais.
Dito isto, para que não reste nenhuma dúvida a respeito do valor da comunicação, destacamos uma série de benefícios que a comunicação e a Oratória nos proporcionam. Tome nota de tudo e comece hoje mesmo a buscar maneiras de interagir da forma correta. Veja só:
- Poder de Persuasão – quando aprendemos a nos comunicar, conseguimos fazer com que as pessoas acreditem em nossas palavras e posicionamentos. Com isso, criam laços fortes e duradouros e, assim, ajudam na construção do nosso networking jurídico.
Além disso, esta habilidade nos ajuda no exercício da profissão, pois a vida de uma advogado é pautada no convencimento, na construção de argumentos sólidos e no debate de ideias. Ou seja, quando aprendemos a persuadir, conquistamos uma boa rede de contatos e nos tornamos profissionais melhores.
- Mediação de Conflitos – o dia a dia de um advogado é geralmente repleto de conflitos e de questões que precisam ser mediadas. E quando dominamos a Oratória, nos tornamos capazes de lidar com situações totalmente desafiadoras, gerenciando melhor clientes e outros advogados.
Consequentemente, essa capacidade atrai pessoas, gera confiança e as situações fluem com mais equilíbrio. E se você parar para pensar, facilmente perceberá que a função jurídica passa muito pela mediação; advogados estão sempre mediando e “apagando incêndios”, concorda?
- Retórica apurada – dentro das estratégias de networking, existe uma necessidade considerável de falar e de reter a atenção das pessoas, seja no exercício da profissão ou mesmo na construção de uma relação sólida de confiança.
E, como sabemos, reter a atenção de alguém não é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais nos tempos atuais em que as pessoas estão sempre dispersas e envolvidas com uma série de problemas e obrigações. Por isso, vale ouro dominar a capacidade de fazer com que os outros foquem no que você fala.
- Confiança – você e todos os outros profissionais da sua área são constantemente avaliados pelas pessoas. Não são somente os juízes e todos os envolvidos nas questões jurídicas que procuram vantagens e desvantagens em cada uma das suas ações e colocações.
Os seus clientes precisam se sentir confiantes em cada momento. E isso só acontece quando você mesmo transmite essa certeza, esse equilíbrio, essa confiança. E quanto mais desenvolvemos a comunicação e a Oratória, nos tornamos mais seguros de cada palavra ou gesto que compartilhamos.
- Autoestima – A partir do momento em que mergulhamos no mundo da Oratória e da comunicação, percebemos naturalmente que ganhamos a capacidade de falar bem e alcançar a confiança das pessoas. E quanto mais isso acontece, cresce a nossa autoestima.
Dessa forma, a autoestima funciona como um verdadeiro combustível para a geração de ótimos relacionamentos profissionais e para a construção de uma carta de clientes que sempre recorre a nós assim que surge algum problema que precisa do auxílio de um advogado competente.
Desafios enfrentados pelos advogados na construção de uma rede de contatos sólida
Falar bem e ganhar a confiança das pessoas é o que impulsiona o nosso networking jurídico. Mas não para por aí; existe uma série de desafios que precisam ser encarados com muita seriedade para que a nossa carreira construa uma imagem respeitável e que fidelize os clientes.
Por isso, para que você tenha clara noção dos principais desafios que, mais cedo ou mais tarde terá que encarar, listamos alguns deles:
1 – Mundo digital – os novos advogados (e os experientes) têm pela frente um grande desafio: entender os novos tempos e saber como utilizar a tecnologia em favor do seu networking jurídico. Isso significa que não adianta conhecer a parte técnica do trabalho se você deixa o mundo digital de lado.
Em outras palavras, é fundamental mergulhar no mundo digital e usufruir de todas as vantagens que ele nos oferece. Todavia, apesar disso, precisamos ter em mente que esta adequação não é simples e exige estudo, dedicação e prática constante. Assim, você alcançará as pessoas com muita assertividade.
2 – Oratória – não existe um bom advogado que não saiba se comunicar. Certamente você vai encontrar profissionais que têm tudo para brilhar e se destacar no meio em que atuam. Mas eles simplesmente não avançam porque não sabem falar, não conseguem convencer pessoas.
Sendo assim, se tornam improdutivos porque não alcançam juízes, jurados e mesmo os clientes. Isso acontece porque deixam de lado a Oratória. Quem faz isso, tem uma tarefa ainda maior, um grande desafio que, muitas vezes, acaba por arruinar a construção de uma carreira de sucesso.
3 – Concorrência – você sabe bem que, todos os anos, as universidades formam muitos advogados. Este fato aumenta a concorrência e torna a sua missão de adquirir clientes ainda maior. Por este motivo, um dos grandes desafios dos profissionais desta área é se destacarem.
Assim, dentro das estratégias de networking, saber lidar com a concorrência e usar isso como mais um elemento motivador é o desafio de todos os dias de um advogado. Se o profissional não tiver a consciência de que precisa “matar um leão por dia”, não conseguirá criar diferenciais que ajudem a conquistar clientes.
4 – Gerir pessoas – a convivência com outras pessoas é uma rica experiência e que nos torna melhores, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E o advogado tem a missão de gerir situações em que seus clientes se encontram angustiados e imersos em diversos problemas.
Desta forma, ele precisa gerir conflitos de seus clientes, mediar situações preocupantes e encontrar soluções jurídicas para que as pessoas tenham os seus direitos alcançados. Por isso, mediar é um dos maiores desafios e que necessita de muitas estratégias de networking.
5 – Atualização profissional – aquele advogado que terminou a faculdade e achou que o conhecimento adquirido até ali era suficiente, parou no tempo com toda a certeza (esperamos que este não seja o seu caso!). Ao contrário disso, quem se atualiza constantemente está sempre na frente.
Além das questões e conhecimentos técnicos, um desafio importante para todos os advogados é a formação continuada em ferramentas e habilidades que aumentem a capacidade de lidar com pessoas. Atualmente e cada dia mais, os relacionamentos são o grande diferencial para o sucesso na carreira.
Veja dicas práticas de como melhorar o networking para fazer com que o seu escritório cresça e ganhe novos clientes
Advogados e networking precisam caminhar lado a lado. Caso contrário, o seu escritório não ganhará novos clientes e nem conseguirá fidelizar aqueles que por lá passaram em algum momento. Assim, precisamos ter sempre em mente que manter e conquistar pessoas são questões fundamentais.
Foi por este motivo que destacamos aqui uma série de dicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo. Não há tempo a perder. Vamos lá?
Dica 1 – Demonstre interesse.
Você nunca conquistará clientes e construirá uma rede sólida se realmente não se interessar pelas pessoas e seus problemas. Mergulhe de cabeça em cada caso que chegar à sua mesa e isso aproximará clientes atuais e novos da sua lista de contato. Essa atitude é um critério de avaliação que todos nós utilizamos.
Dica 2 – Comunicação e Oratória.
Não há possibilidade de adquirir novos relacionamentos e clientes para o seu escritório se você simplesmente não sabe se comunicar, não consegue impactar pessoas e não possui a empatia necessária para entender as dores e necessidades dos potenciais clientes que chegam até o seu escritório.
Por isso, dominar a ferramenta da Oratória vai potencializar a sua maneira de comunicar e criar interações sólidas com pessoas. Este é um investimento que os grandes advogados sempre fazem e, ao longo do tempo, colhem os frutos e constroem carreiras e escritórios de muito sucesso.
Dica 3 – Relacionamento pessoal e profissional.
Quando atuamos na área jurídica, pela seriedade e importância que este cargo requer, muitas vezes nos esquecemos de que o fator humano é preponderante para o sucesso no viés profissional. Em outras palavras, há a necessidade de ser informal em diversos momentos com os nossos clientes.
Este posicionamento tira um pouco (ou muito) do peso da nossa missão, pois as pessoas tendem a se abrir e confiar mais em nós quando se sentem mais próximas. É claro que existe um limite para isso, mas investir no lado humano das relações tem um resultado muito eficiente.
Dica 4 – Solidariedade e parcerias profissionais.
Os demais advogados que você conhece, principalmente aqueles que atuam em outros escritórios, não são seus inimigos. Você não precisa encará-los como adversários que precisam ser vencidos a todo o momento. Muito pelo contrário, eles podem te ajudar a conquistar novos clientes no futuro.
Por isso, seja solidário e ajude os seus colegas de profissão que comumente podem recorrer a você para uma consulta jurídica. Além do fato de que você também pode precisar da ajuda deles, sempre lembrarão da sua pessoa quando precisarem e puderem indicar novos clientes.
Dica 5 – Eventos.
O melhor lugar para fazer contatos, formar parcerias e encontrar potenciais clientes são os eventos da sua área. Você não deve cair no erro de se fechar no seu escritório e se afastar de eventos e de pessoas. Os relacionamentos profissionais e pessoais são fortalecidos em situações como essa.
Por isso, participe sempre de conferências, congressos, seminários e todos os eventos da área. É ali que você vai construir o seu networking jurídico junto a outros advogados (recém-formados e experientes), procuradores, ministros de tribunais superiores, entre outros.
Dica 6 – Redes sociais
As redes sociais são, atualmente, uma das ferramentas mais importantes para as estratégias de networking. Isso porque o marketing jurídico utiliza com muita propriedade este meio para captar novos clientes, fortalecer a imagem profissional e a marca do escritório. Invista nisso.
Quem tem as melhores soluções para potencializar o seu networking jurídico?
Se você chegou até aqui, certamente já sabe que não há como conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já estão com você se não sabe se comunicar e não domina a habilidade da Oratória. Por isso, todos os caminhos te levam para o Clube da Fala.
Dentre todos os cursos que oferecemos, temos uma formação específica para a área jurídica. Assim, com o auxílio de nossos professores, você aprenderá a impactar pessoas e ganhar a confiança delas. Trata-se de um plano personalizado, que vai te proporcionar um aprendizado específico.
Desta forma, as suas estratégias de networking ganharão um grande diferencial, A Oratória tem o poder de alcançar pessoas de acordo com as dores e necessidade de cada um. Assim, você será sempre visto como o profissional ideal para resolver os problemas jurídicos de seus clientes.
Estamos esperando o seu contato aqui no Clube da Fala.