Se pensarmos na vida profissional, facilmente perceberemos o valor das interações. Portanto, independente do segmento em que atuamos, precisamos conversar sobre o tema “construindo relacionamentos sólidos: a importância do rapport na comunicação interpessoal”.
Isso porque nenhuma carreira (nenhuma mesmo!) é construída de maneira isolada, sem a necessidade de lidar com pessoas. Apesar de ainda existirem indivíduos que insistem na individualidade, produzir em uma área tornou-se uma tarefa construída por diversas mãos.
Em outras palavras, precisamos sempre pensar que, dentro de uma corporação, as atividades dependem umas das outras. E, para que isso aconteça, é preciso que a comunicação seja eficaz e que seja construída por mensagens claras. Além disso, é este tipo de êxito que diminui os conflitos e cria boas relações.
Percebe, então, o valor de itens como Oratória, comunicação e interações interpessoais? É por este motivo que hoje vamos compartilhar tudo o que você precisa saber sobre o rapport, em que consiste esta prática, os benefícios e as melhores técnicas. Continue acompanhando aqui com a gente.
Entenda o que é rapport
Antes de qualquer coisa, vamos entender de maneira mais precisa o que é o rapport. Sendo assim, tenha em mente que se trata da construção de relações entre pessoas. Neste contexto, através da empatia, nos aproximamos dos outros, fortalecemos laços e, assim, diminuímos a incidência de conflitos.
Em outras palavras, o rapport é como se fosse o mundo ideal: criamos laços fortes, duradouros e nos afastamos dos problemas com aqueles com quem convivemos. Parece muito bom, concorda? E realmente é! Por isso, precisa ser bastante valorizado por empresas e profissionais.
Na prática, não se tratam de relações forçadas, mas sim de conexões naturais, saudáveis. Então, podemos ter a certeza de que o rapport é algo bom para todos os envolvidos; uma via de mão dupla. Dessa forma, facilmente percebemos que traz em si uma série de benefícios para a vida pessoal e profissional.
Além disso, é preciso ressaltar que esse tipo de interação faz parte do dia a dia de todos nós. Possivelmente você já esteve em rapport sem mesmo conhecer este conceito, pois é algo natural do ser humano e que, por isso, realizamos até sem perceber. Porém, a partir de hoje, você terá um olhar estratégico para isso.
Para dar um exemplo, procure lembrar de um momento em que você estava interagindo de maneira agradável com alguém. A conversa era tão boa, fluía tão bem que, sem perceber, em determinado momento, estava repetindo gestos semelhantes aos da outra pessoa. Recordou?
É incrível, concorda? Dessa forma, o rapport precisa ser encarado como uma ferramenta essencial para o nosso trabalho. Por meio dele, ganhamos a confiança das pessoas, fortalecemos a nossa imagem e ganhamos credibilidade na carreira.
Tudo isso acontece porque o rapport gera uma conexão positiva e agradável que, através da empatia, dá a sensação de valorização. Isso significa dizer que todas as vezes em que nos sentimos importantes em uma conversa, devolvemos na mesma moeda. A partir disso, temos a adesão que tanto buscamos.
A importância do rapport para a construção de bons relacionamentos
O mundo, cada vez mais, é norteado pelas nossas relações e pelas alianças que construímos a partir da comunicação empreendida. Isso porque, por mais conhecimento técnico que uma pessoa possua, ela precisa se relacionar. E há vários motivos para isso:
- Desenvolvimento do nosso trabalho cotidiano, onde as nossas funções dependem também do bom desempenho de outras pessoas.
- Convencimento de um indivíduo, no ambiente profissional, a respeito de uma ideia ou da importância da realização de algo.
- Resolução de ruídos e de conflitos interpessoais comuns ao dia a dia de qualquer profissão.
- Venda de ideias, produtos e serviços, seja para clientes ou mesmo para gestores ou colaboradores de uma empresa.
- Persuasão de um determinado público, seja em uma palestra, uma reunião de departamento ou em qualquer contexto em que haja pessoas e interesses.
Os benefícios do rapport
Se ainda resta alguma mínima dúvida a respeito do tema “construindo relacionamentos sólidos: a importância do rapport na comunicação interpessoal”, isso vai ser encerrado agora. A partir do momento em que você perceber a quantidade de benefícios que o bom relacionamento proporciona. Veja só:
- Quando um indivíduo sabe utilizar o rapport, ele está sempre no controle das interações. Em outras palavras, é possível conduzir as pessoas para o seu objetivo, através de técnicas específicas (você vai aprender a fazer isso no próximo tópico).
Neste contexto, podemos relacionar o volume da sua voz, o tom das suas colocações ou mesmo o ritmo empreendido. Esses e outros pontos serão os responsáveis por colocar as pessoas na mesma sintonia. Assim, juntos chegarão à conclusão que você espera.
- O rapport faz com que as pessoas confiem em você. E esse item é determinado pelo fato de que esta técnica confere valor para as nossas interações. Ou seja, quanto mais importante uma interação é, mais confiamos na pessoa com quem trocamos informações.
Para isso, é importante a utilização de uma boa comunicação verbal e não verbal. Sejam as palavras que você utiliza ou mesmo aquilo que você comunica com o tom da sua voz, tudo é relevante. Além disso, constrói-se um ambiente propício para que os envolvidos quebrem resistências e haja confiança mútua.
- O rapport tem um viés emocional importante. Sendo assim, quando consideramos as escolhas que fazemos, sabemos que estas não são sempre racionais. Isto é, as nossas emoções também respondem pelas atitudes que tomamos e pela forma que pensamos.
Neste contexto, o rapport é muito utilizado nas vendas. Para vender produtos, serviços, ideias e posicionamentos podemos utilizar aspectos emocionais para gerar convencimento. Exemplificando: quando entramos em uma loja de roupas e o vendedor utiliza rapport, quase sempre efetuamos a compra. Pense nisso.
- O rapport é excelente quando estamos em situações conflituosas ou que percebemos que as pessoas não estão interessadas:
- Os ruídos na comunicação e as próprias competições profissionais geralmente levam a embates que precisam ser superados.
- Apresentações de departamento, palestras ou vendas são situações em que precisamos a todo o tempo do interesse das pessoas.
Para que essas duas situações sejam contornadas, a prática do rapport nos ajuda a encontrar pontos de conexão. A partir disso, será criado um laço forte e que permitirá que a boa sintonia seja o norteador do diálogo. Dessa forma, fica fácil concluir que estamos falando de uma ferramenta que vale ouro, concorda?
- A técnica do rapport é a responsável pela fidelização, pela formação de relações que duram bastante tempo. Isso pode ser comprovado quando consumimos um produto ou serviço pela segunda vez, sem a necessidade de que alguém nos induza à venda.
Em outras palavras, a geração de confiança criada pelo rapport possibilita a criação de ligações de longa duração. Consequentemente, convivemos melhor com as pessoas, temos menos conflitos e construímos uma imagem positiva para a nossa carreira.
Aprenda técnicas de rapport para a construção de relacionamentos
Se você acompanhou este conteúdo desde o início, certamente já percebeu que a sua carreira precisa urgentemente de interações positivas. Por isso, vamos aprender as melhores técnicas para fechar bem o tema “construindo relacionamentos sólidos: a importância do rapport na comunicação interpessoal”.
Tome nota e comece hoje mesmo a utilizar o rapport em todas os seus relacionamentos:
Técnica 1 – Pontos em comum
Não há nada mais eficaz para estabelecer um bom relacionamento com uma pessoa do que identificar pontos em comum. Isso porque costumamos nos aproximar de quem possui interesses, gostos, histórias e necessidades semelhantes às nossas.
Sendo assim, procure agir da seguinte maneira para fazer esta identificação:
- Faça perguntas para obter informações pessoais.
- Procure descobrir hobbies, gostos musicais e preferências. Tudo o que gera identificação pode ser usado na construção de relações duradouras.
- Verifique quais as dores e necessidades da pessoa. Demonstrar interesse pelos problemas alheios gera uma conexão verdadeira.
Técnica 2 – Cuide da sua aparência
Não há como fugir disso: as pessoas analisam você também pela maneira com que se veste. Isso significa que a imagem formada a seu respeito é construída pela qualidade das suas vestimentas e pela adequação destas em relação ao contexto.
Por este motivo, não dê uma palestra para gestores de grandes multinacionais, por exemplo, vestido como se estivesse indo ao mercado. Ao contrário disso, procure estar no mesmo patamar dos outros ou até um pouco “mais arrumado” do que eles.
Técnica 3 – Tenha empatia
Temos aqui uma das técnicas mais importantes para o rapport. Isso porque todos nós costumamos valorizar aqueles que fazem o mesmo com a gente. Sem perceber, nos aproximamos mais daqueles que entendem os nossos motivos e compreendem as nossas dores.
Porém, nem sempre as pessoas externam aquilo que sentem. Daí, fica mais complicado entender os motivos e se colocar no lugar dos outros. Para resolver este problema, faça perguntas pertinentes e pratique a escuta ativa. Isso te ajudará a mergulhar no interior dos outros.
Técnica 4 – Utilize o espelhamento
Este é um artifício muito utilizado em vendas, de forma geral. Isso se explica porque ligações fortes são formadas também por identificação. Em outras palavras, somos mais propensos a interagir de maneira positiva com quem parece com a gente.
Na prática, para demonstrar semelhanças e utilizar o espelhamento, veja algumas possibilidades:
- Utilize uma linguagem semelhante, ou seja, simplifique se a pessoa falar assim, se é direta e objetiva. Ou, ainda, seja mais técnico se a comunicação é realizada com termos específicos de uma determinada área.
- Fique atento à linguagem não verbal usada pelos outros e procure fazer o mesmo. Aqui estamos nos referindo, por exemplo, aos gestos e posturas corporais.
- O seu temperamento deve ser similar ao da outra pessoa. Ou seja, não caia no erro de ser extrovertido demais se o outro se mostrar tímido e reservado. Isso criará uma barreira entre vocês.
Técnica 5 – Seja natural
Geralmente, quando tentamos “enfeitar demais o pavão”, a comunicação não apresenta resultados satisfatórios. Por isso, o melhor do rapport nos ensina que é fundamental sermos simples com as nossas interações. Na prática, estamos dizendo que:
- É importante sempre lembrar do nome das pessoas e mencioná-las em diversos momentos.
- Devemos sorrir e demonstrar satisfação com as palavras e colocações das pessoas.
- Precisamos sempre ter atenção com a cultura e os costumes dos outros, pois se ferirmos algo desse tipo, teremos problemas.
- É fundamental nos mantermos sempre atentos ao que é colocado. Todas as informações são pertinentes. Além disso, essa atitude demonstra que valorizamos o outro.
Técnica 6 – Gere valor
As pessoas têm ego; essa é uma verdade que não podemos desprezar. Por este motivo, funciona muito bem uma abordagem em que você valida ações e contextos do outro. Como em um passe de mágica, as interações são facilitadas quando os envolvidos percebem que são importantes.
Porém, não estamos falando de elogios vazios e sem sentido. A questão aqui é identificar questões importantes e demonstrar que você conhece, entende e percebe benefícios. Através disso, a comunicação será facilitada e as conexões durarão por mais tempo.
Sabe onde você pode aprender rapport?
A resposta para esta pergunta é somente uma: o Clube da Fala. Este é o local ideal para você mergulhar no mundo da comunicação e da Oratória. E, neste contexto, entender e praticar todas as estratégias de rapport.
E isso se torna possível porque desenvolvemos diversos cursos para você e também para a empresa em que atua. Assim, nossos professores podem te ajudar a subir degraus em suas principais necessidades de comunicação.
Em outras palavras, no Clube da Fala você receberá um treinamento personalizado, que permitirá que atue em diferentes contextos. Com isso, o seu rapport venderá bem, se aproximará das pessoas e construirá não somente relações sólidas, mas também aquela imagem positiva que tanto busca.
Por fim, só o que resta é entrar em contato com o Clube da Fala para conhecer mais a fundo a nossa metodologia de ensino. Teremos o prazer em receber você para construirmos juntos uma Oratória de sucesso.
É hora de dominar o rapport e se tornar um grande comunicador com o Clube da Fala. Estamos esperando por você!