Muitas pessoas tem dificuldade de se comunicar bem, e a falta de conhecimento e técnicas são os principais aspectos que dificultam o desenvolvimento dessa habilidade.
No entanto, um indivíduo quando percebe a necessidade de melhoria, e busca um curso de oratória, sempre se pergunta: Será que eu realmente preciso disso? Conseguirei me autoavaliar? É possível saber em que nível estou? O que é ensinado nesse curso?
A oratória é uma das mais belas estratégias de comunicação e, apesar de ser negligenciada por alguns profissionais, a verdade é que faz muita diferença no currículo de uma pessoa.
Neste artigo, você saberá como identificar o seu potencial comunicativo e descobrirá o momento ideal para se inscrever em um curso desse porte. Acompanhe!
Como descobrir o meu poder comunicativo?
Alguns fatores são essenciais para descobrir se você é um bom orador. Primeiro, deve exercitar a autocrítica e a percepção. Veja algumas perguntas para fazer a si mesmo:
- Você já falou em público?
- Quando aconteceu isso, conseguiu se fazer entender?
- Sente muito medo dessa atividade?
- Sente frio excessivo na barriga?
- Sempre foge desse tipo de situação?
Se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, com certeza precisa de um bom curso de oratória. E para quem respondeu não, a extroversão não é necessariamente um indício de que você fale bem em público. Nada é tão bom que não possa ser melhorado.
Como um curso de oratória pode aperfeiçoar a minha fala?
Vamos imaginar uma situação hipotética: duas pessoas fazem uma faculdade de Direito e só uma delas complementa a graduação com um curso de oratória, enquanto a outra tem sérias dificuldades para falar em público e não tem uma boa impostação de voz.
Então os dois são postos frente a frente em um tribunal como advogado de defesa e de acusação. Nesse caso, todo o conhecimento universitário será potencializado no advogado com oratória, pois ele aperfeiçoará o seu poder comunicativo por meio de:
- eficácia argumentativa;
- entonação de voz;
- confiança e persuasão na fala;
- comunicação assertiva.
Não é difícil apostar na vitória do advogado com curso de oratória, não é mesmo?
O que é ensinado em um curso de oratória?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a oratória não se restringe somente à fala e suas variações e entonações, mas atinge fundamentos essenciais à comunicação como linguagem corporal, persuasão e autoconfiança. Veja agora alguns benefícios excelentes desse curso.
Técnicas de argumentação
Não basta falar bem, é preciso argumentar com objetivo. Há muitas pessoas que até sabem falar em público e prendem a atenção das pessoas, mas não trabalham argumentos sólidos e consistentes. Então, o convencimento dessa pessoa, na maioria dos casos, será vazio.
Você aprenderá que sua fala deve ir além de conquistar a atenção e ser coerente no que se transmite. Assim, o objetivo principal será alcançado, ou seja, não é uma questão de se sair bem, mas de convencer sobre o que se fala.
Comunicação e autoconfiança
Acima de tudo, o orador precisa comunicar algo. Não basta simplesmente falar. Então a comunicação deve ser eficaz e alcançar o público-alvo.
Conhecer sobre o que se fala, raciocinar antes sobre os argumentos e os contra-argumentos são também muito importantes para elevar a autoconfiança na fala em público.
Cronologia de fala e técnicas de persuasão
Outro aspecto ensinado em um curso de oratória é a organização das ideias e como elas convencerão o público. Você saberá a sequenciar de forma lógica a fala para expor os argumentos.
Aprenderá gatilhos mentais e rebates de objeções para empoderar a fala. Além disso, técnicas de improvisação, comunicação assertiva e tudo que envolve uma fala excelente.
Entonação, variação e controle de voz
Logicamente um dos focos principais do ensinamento de oratória é trabalhar a voz, buscando o tom ideal para imprimir de acordo com a situação, a variação de volume para prender a atenção e o controle adequado para não forçar ou poupar de maneira incorreta.
Para quais profissionais o curso de oratória é indicado?
A pergunta restringe um pouco o benefício do curso de oratória. A verdade é que qualquer profissional ou pessoa pode se valer dessa habilidade para evoluir. Por outro lado, alguns perfis necessitam de uma comunicação de qualidade e são mais sensíveis. Veja alguns:
- gerentes: principalmente pela necessidade de falar para várias pessoas, se mostrar assertivo e apresentar convencimento;
- vendedores: o famoso “bom de lábia” tende a vender muito mais. O fato é que alguns apresentam mais facilidade e outros não, então é preciso desenvolver;
- advogados: como mencionado anteriormente, são profissionais que necessitam construir argumentos consistentes de defesa de uma interpretação de lei ou de um fato;
- palestrantes: esse caso é um dos principais, afinal de contas, como palestrar sem uma fala de excelência? Ainda mais atualmente que as palestras também exploram possibilidades de vendas.
São apenas alguns exemplos, mas com certeza a lista não se limita a isso. Há vários casos, e os replicadores de mensagens são uma prova disso. Ou seja, de nada adianta um gestor transmitir uma ordem, e quando ela for replicada, perder a sua eficácia, entende?
Em que situação preciso aplicar técnicas de oratória?
Após o curso de oratória, a recomendação é praticar, praticar e praticar. As situações em que isso se faz necessário são reuniões, eventos, negociações e até outras, como entrevistas de emprego, apresentação pessoal em faculdade, mestrado e doutorado.
Em outros casos, é preciso disseminar ideias para mudar a cultura organizacional da empresa ou implementar um novo e grande projeto. Finalmente, o curso de oratória pode ser uma excelente ferramenta para você alcançar novos níveis profissionais como cargos mais altos.
Qual a importância de um curso de oratória?
Para formalizar esse conhecimento no seu currículo, é fundamental investir em um curso comprovadamente sério e eficaz. Além disso, o treinamento deve ter boas recomendações e diferenciais. Veja alguns requisitos especiais do Clube da Fala:
- uso de conceitos de Fonoaudiologia;
- aplicação de Psicologia Positiva;
- exploração de Neurociência;
- implementação de PNL (Programação Neurolinguística);
- técnicas para controle do medo;
- técnicas teatrais;
- técnicas de improviso;
- argumentação sob pressão
- e muitos outros.
O curso de oratória será importante por uma série de aspectos. Você perderá o medo de falar em público, será mais assertivo, melhorará a argumentação e ganhará mais confiança para abordar pessoas e discorrer sobre algo.
Percebeu o poder que esse curso tem no seu currículo e na sua vida?
Espero que com esse artigo você tenha descoberto o verdadeiro valor da oratória em uma carreira. Além disso, pôde também aprender uma série de conceitos relevantes sobre o tema, aplicações e técnicas.
Não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo. Faça mais que um curso de oratória, acrescente excelência em sua comunicação!