Tão importante quanto manter um alto nível de comunicação e interação entre gestores e colaboradores, o sucesso das grandes corporações está diretamente ligado à comunicação externa que ela empreende, buscando fortalecer a sua marca, fidelizar e vender mais produtos, ideias e/ou serviços.
Neste contexto, clientes e parceiros precisam manter vínculos com a empresa para que o processo tenha sucesso e se mantenha em alta. Sendo assim, as estratégias implementadas precisam levar em conta o cenário em que a empresa está inserida, as condições do mercado e o perfil de todos os envolvidos.
É dessa forma que são criadas grandes negociações e as disputas por mercados acontecem constantemente. Isso significa dizer que é preciso entender quais são os obstáculos que as corporações enfrentam, assim como as soluções mais efetivas para se comunicar bem e se destacar no meio de tantas outras opções.
E foi por isso que preparamos este conteúdo sobre comunicação externa para que você tenha um panorama importante deste tema fundamental, saiba identificar os entraves e, mais do que isso, esteja preparado para começar a encontrar as melhores soluções. Continue acompanhando aqui com a gente.
Você sabe o que é comunicação externa?
Vamos entender de maneira bastante objetiva a comunicação externa como sendo a maneira como uma empresa interage com aquele público de interesse, aquele que está fora da empresa, como parceiros, stakeholders e todos os níveis de clientes.
Se a comunicação com os colaboradores é essencial para manter um ambiente saudável, equilibrado e produtivo, as interações externas são aquelas que complementam o sucesso de todo o ciclo produtivo. Ou seja, quando há problemas nesta parte, os negócios tendem a sofrer em demasia.
E para que você tenha uma ideia mais clara a respeito do que venha a ser o público externo, podemos considerar os prestadores de serviços, os clientes esporádicos ou fiéis, os fornecedores, os concorrentes, o governo, a sociedade, os parceiros, os investidores e até a imprensa.
Percebe a quantidade de pessoas envolvidas nos processos de uma empresa? Trata-se de um rede que precisa ser mantida em harmonia. Caso haja ruídos, grandes perdas monetárias e de imagem podem acontecer. E o resultado são crises que, em muitos casos, levam grandes negócios à falência.
Na prática, para que a comunicação externa seja realizada da melhor maneira e colabore com a evolução do negócio, é fundamental que ela esteja em pleno acordo com a missão, a visão e com os valores da corporação. Essa é uma condição que não permite negociação.
Entenda quais são as principais metas de uma comunicação externa
Se você analisar a comunicação externa de uma empresa, é possível que encontre algumas variáveis em função do perfil do negócio e do público e do posicionamento frente ao mercado em que atua. Todavia, na essência, sempre encontramos os seguintes objetivos. Veja só:
1 – Criar e manter uma reputação saudável
Esta meta busca cuidar da imagem da corporação. Quanto mais as pessoas falam bem do seu negócio, melhor para o crescimento e fidelização de clientes.
2 – Divulgação harmônica
Tudo o que uma empresa comunica com o seu público de interesse precisa estar de acordo com o posicionamento desta em relação aos negócios; senão, os ruídos causam diversos problemas.
3 – Conquista de novos mercados
Um grande negócio precisa se comunicar bem para “seduzir” constantemente novos clientes para consumir a marca. Essa é a lógica do lucro.
4 – Gerar conhecimento
A comunicação externa realizada da maneira certa vai muito além de preços acessíveis e vantagens para os clientes. Ela busca tornar a empresa uma referência no segmento em que atua.
Qual a importância da comunicação externa para o sucesso de grandes corporações?
A comunicação externa é essencial para todas as principais estratégias de uma grande corporação. É claro que as interações internas também têm um alto grau de importância e relação direta com a satisfação e a produtividade de todos os colaboradores.
Todavia, se a externa não seguir no mesmo nível, existe a certeza de que problemas impedirão a evolução do negócio, a credibilidade da marca, as relações profissionais e todas as demais ações que a empresa empreender no segmento em que atua.
E vamos além: é praticamente impossível sobreviver sem uma comunicação externa de qualidade, ainda mais neste momento em que a tecnologia colocou a informação ao alcance de todos. E isso nos leva a concluir que os nossos concorrentes podem alcançar facilmente os nossos clientes.
A era da informação deu à comunicação externa um status de vital, imprescindível e fundamental. No contexto atual, os fluxos de informação estão cada dia mais facilitados e todas as marcas têm a possibilidade de impactar o mercado; por isso, é preciso investir pesado neste item.
Em outras palavras, podemos afirmar que diferentes canais estão à disposição das empresas para que elas potencializem a sua maneira de chegar até as pessoas e convencê-las de que seus produtos, ideias e serviços são melhores do que os da concorrência.
Assim, o sucesso e o insucesso da comunicação externa de uma grande corporação está na escolha dos canais corretos e no valor que a empresa dá para este tipo de interação. Isso demanda uma atenção especial para esta ferramenta.
Desta forma, se você analisar as grandes corporações e a maneira como elas se comunicam com seus parceiros, clientes e stakeholders, facilmente vai perceber que há um investimento pesado em tecnologia e ferramentas de interação para este fim. Isso demonstra a importância de comunicar certo.
Ou seja, quando a comunicação externa é realizada de maneira profissional, o posicionamento da marca frente ao mercado ganha destaque e importância, gerando credibilidade, novos negócios e a corporação, dia após dia, vai se tornando referência.
E não podemos deixar de mencionar que o “tornar-se referência” é estar sempre na mente do consumidor para que a sua marca seja a primeira a ser lembrada quando uma pessoa precisar de um produto/serviço que a sua corporação oferece.
Por fim, precisamos ainda listar outros benefícios importantes que a comunicação externa confere para a sua empresa:
– Menos conflitos e interpretações equivocadas a respeito da sua marca.
– Maior e melhor atenção às demandas e necessidades dos clientes.
– Mais engajamento e interação entre os envolvidos com o seu negócio.
Veja quais são os obstáculos enfrentados pelas grandes corporações na comunicação externa.
Se você chegou até aqui, é certo que já percebeu claramente o valor que a comunicação externa tem para o sucesso do seu negócio e para a sobrevivência da empresa em que atua. Por isso, agora é o momento ideal para mergulhar de cabeça nesta ferramenta para implementar uma interação de alto nível.
Porém, para que isso seja possível, será preciso identificar as pedras no caminho, os obstáculos que geralmente se apresentam para prejudicar a qualidade das interações entre marcas e seus clientes, parceiros e stakeholders. Identificamos os principais para te ajudar. Tome nota:
– Um dos maiores desafios de uma corporação que deseja impactar de maneira positiva o seu público de interesse é identificar quem são essas pessoas. É somente desta maneira que é possível criar pessoas e desenvolver uma comunicação que fale diretamente para cada perfil de consumidor.
E o grande problema é que muitas corporações caem no erro de generalizar ao invés de personalizar a comunicação. Essa atitude tende a não se comunicar perfeitamente bem e gerar ruídos e interpretações equivocadas ao longo do processo.
– Quando o público externo for definido, o grande desafio é identificar quais são os canais de comunicação que melhor atendem aos envolvidos com as interações externas e interesses da marca. É o momento em que as estratégias precisam ser criadas para impactar diretamente as pessoas.
Todavia, é importante mencionar que não são necessariamente os canais e as ferramentas mais atuais que melhor se comunicam com as pessoas. A qualidade desta interação deve considerar também o perfil do público e os valores da corporação.
– O próximo desafio é definir a linguagem ideal para a comunicação externa da corporação. Para este objetivo, a criação de pessoas também é uma ação bastante efetiva, pois isso ajudará na seleção de canais, conteúdos e do tipo de abordagem relacionada ao público de interesse.
Na prática, a linguagem adotada deve ir de encontro aos hábitos, gostos e necessidades das pessoas. É isso que vai gerar identificação com a marca, adesão e posterior fidelização. Em outras palavras, a comunicação “da moda” não necessariamente será eficiente para alcançar o seu público.
– Outro desafio enfrentado pelas pequenas, médias e grandes corporações é que a comunicação externa “dialogue” com a interna. Precisa haver uma identidade para que todos os envolvidos (gestores, colaboradores, parceiros, clientes e stakeholders) tenham as suas necessidades alcançadas e, assim, haja harmonia no processo.
Isto é, a comunicação interna e externa precisam caminhar juntas. Senão, o desequilíbrio impedirá o sucesso nos negócios. Essa é uma das principais causas que geram grandes problemas em corporações que tinham tudo para se destacar no mercado.
– O seu público é o melhor termômetro para medir os resultados da comunicação externa da sua corporação. Quando isso é feito da forma correta, o mercado responde com as melhores soluções, e você poderá realizar as alterações que realmente geram bons resultados.
Dessa forma, você será cada vez mais efetivo, potencializará seus investimentos com comunicação e se tornará referência no mercado; afinal, uma empresa que ouve os seus clientes, recebe em troca fidelidade, alto consumo e a formação de verdadeiros defensores da marca.
Conheça importantes soluções para uma comunicação externa mais eficiente com clientes, parceiros e stakeholders
Hora de colocar a mão na massa. Por isso, destacamos uma série de ações que costumam auxiliar as grandes corporações a empreenderem uma comunicação externa eficiente e que tem o poder de fidelizar clientes, parceiros e stakeholders. Acompanhe a seguir:
1 – Planeje-se e não tenha medo de dar passos atrás, caso necessário.
As suas ações precisam ser efetivas no tempo presente e abertas a mudanças sempre que isso for necessário. Isso quer dizer que você precisa medir os resultados e a satisfação do seu público.
2 – Acompanhe o perfil de consumo e de interação do seu público-alvo.
Em outras palavras, mapeie constantemente as principais redes sociais que eles utilizam, a faixa etária em que se enquadram e o padrão de consumo. A sua comunicação externa precisa atingir exatamente este raio-x.
3 – Invista na sua identidade visual.
Ela falará por sua marca e precisa estar sempre viva na lembrança das pessoas. Desta forma, esta interação deve ser mais um dos componentes que alcançam os indivíduos que você deseja e, por isso, precisa combinar com o tom das suas abordagens.
4 – Produção de conteúdo frequente
A produção de conteúdo da sua marca deve ser frequente para fidelizar a audiência e não gerar nas pessoas a necessidade de buscar outras opções. Sendo assim, produza uma comunicação interessante, em dias e horários determinados.
5 – Foque as suas ações
Foque nas suas ações não somente em vender ideias, produtos e/ou serviços. Para ser eficaz, a comunicação externa precisa ter a intenção de fortalecer relacionamentos, gerando ligações sólidas e duradouras, com credibilidade. As vendas serão consequência natural desta ação.
Onde você pode se aprofundar em Oratória para potencializar a comunicação externa da sua empresa
A comunicação externa vale ouro e é um dos pilares para a formação de grandes corporações. Porém, a implementação desta habilidade passa também pelo domínio da capacidade de se dirigir às pessoas. Em outras palavras, estamos falando de Oratória.
E, neste ponto, o Clube da Fala tem para te oferecer o que há de melhor na arte de falar e impactar pessoas. Para isso, desenvolvemos uma série de cursos voltados para diferentes perfis de alunos.
Tudo isso é realizado através da atuação de um time de profissionais experiente e capacitado para identificar as suas necessidades e produzir uma formação específica para a sua atuação na comunicação externa da empresa em que você atua.Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com o Clube da Fala. Aqui você vai aprender a produzir interações assertivas, eficientes e que impactem seus clientes, parceiros e stakeholders.