Se pararmos rapidamente para entender o valor que a comunicação possui, facilmente perceberemos que ela é determinante para o sucesso de todas os segmentos profissionais. E nos escritórios de advocacia não é diferente; e, por isso, precisam de estratégias de comunicação eficazes e qualitativas.
Dessa forma, quando falamos especificamente dos desafios da comunicação legal, encontramos uma série de dificuldades que acontecem entre os níveis hierárquicos e departamentos de um escritório de advocacia. Há, sem dúvida, entraves comuns e que podem ser resolvidos com a prática da Oratória.
Por este motivo, para tornar a comunicação em escritórios jurídicos algo que potencialize as ações e o desenvolvimento do trabalho, destacamos algumas soluções práticas para melhorar esta comunicação interna e abrir caminhos para o sucesso em cada uma das ações e clientes que surgirem.
Percebe o valor que as estratégias de comunicação possuem? É por isso que você vai encontrar aqui tudo o que precisava para colocar em prática todo o talento que possui na área jurídica. A comunicação dentro do seu escritório de advocacia tem tudo para ser a melhor do seu segmento. Acompanhe a seguir.
Quais os benefícios de investir em estratégias de comunicação em um escritório de advocacia?
De antemão, é importante deixar claro que comunicar bem não é um dom, algo que nasce com um seleto grupo de pessoas. Trata-se, na verdade, de uma habilidade que pode ser aprendida e lapidada com treinamento profissional, gerando benefícios que favorecem todas as áreas profissionais.
E com a comunicação em escritórios jurídicos isso não é diferente. Ao mesmo tempo em que um advogado precisa dominar a Oratória para ter poder de persuasão e credibilidade em suas colocações, é fundamental interagir corretamente para fazer com que as equipes de trabalho fiquem alinhadas.
Todavia, sabemos que esta não é uma tarefa tão simples de ser executada, pois existem diversas barreiras entre os diferentes níveis hierárquicos e os departamentos que compõem os escritórios de advocacia. E aqueles que têm consciência disso e investem em comunicação obtêm vantagens como:
1 – Poder de persuasão – essa é uma vantagem que potencializa os advogados no exercício da profissão e também na convivência e nas interações dentro dos escritórios de advocacia. É preciso saber como convencer as pessoas e fazê-las acreditar em algo que seja bom para toda a empresa.
Desta forma, quando dominamos a Oratória e aprendemos as melhores estratégias de comunicação, nos capacitamos para lidar bem com os diferentes profissionais que atuam nos departamentos de um escritório. O resultado disso são benefícios para o negócio de forma geral.
2 – Empatia – Essa é uma vantagem que é essencial para lidar com pessoas e alcançá-las em suas necessidades. É, pois, a capacidade de se colocar no lugar de outros indivíduos e, assim, conseguir entender os melhores caminhos para resolver diferentes demandas e conflitos que acontecem.
E para fazer com que departamentos se respeitem e se ajudem e que os diferentes níveis hierárquicos trabalhem em prol do sucesso do escritório, é fundamental alcançar o que cada um entende como necessidade. É somente desta forma que as soluções são encontradas e o equilíbrio alcançado.
3 – Clareza de ideias – não existe melhor maneira de interagir e ser compreendido do que produzir uma comunicação simples, clara e objetiva. E isso vale ouro quando pensamos nos desafios da comunicação legal, pois o dia a dia de um escritório de advocacia é sempre corrido e com muitas demandas.
Quando isso acontece, há uma redução considerável de ruídos que prejudicam o perfeito entendimento de todas as colocações. Como consequência, há menos conflitos interpessoais e, aqueles que surgem, são resolvidos com mais facilidade.
4 – Credibilidade – Quanto mais respeitados somos no nosso meio de trabalho, mais fácil será a aceitação das pessoas para com as nossas colocações e ideias. Desta forma, a comunicação em escritórios jurídicos precisa investir pesado em Oratória para que todos os colaboradores absorvam esta habilidade.
E isso é fundamental não somente para lidar com questões internas de relacionamentos entre departamentos e níveis hierárquicos, mas também no próprio exercício diário de um advogado com seus clientes e nas suas interações com o júri.
5 – Mediação de conflitos – em qualquer área de atuação há conflitos interpessoais. E quando este tipo de problema não é bem conduzido e superado, surgem diversas questões que afastam equipes, geram rivalidades e, com isso, os processos se perdem e o trabalho é prejudicado.
Todavia, quando há qualidade na comunicação, é possível aproximar as pessoas, mediar os desencontros e fazer com que todos olhem na mesma direção e tenham sempre o mesmo objetivo. Consequentemente, o escritório cresce, ganha mais clientes e tem maior retorno financeiro.
Conheça as dificuldades enfrentadas na comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos e departamentos dentro dos escritórios de advocacia
Fazer com que um escritório de advocacia tenha sucesso e muitos clientes é uma tarefa que exige uma série de situações e de acordos entre colaboradores para que as demandas sejam realizadas e os diferentes atores se respeitem e trabalhem juntos.
Para isso, existem muitos itens que precisam de atenção; porém, o principal deles é a comunicação. É ela que une todos os envolvidos, acaba com os conflitos, compartilha as melhores ideias e iniciativas e mantém todos os envolvidos (interna e externamente) na mesma sintonia.
Porém, como você pode imaginar, existem dificuldades que geralmente são enfrentadas no dia a dia de um escritório de comunicação. Para superá-las, é preciso, de antemão, tomar conhecimento. Desta forma, destacamos algumas barreiras encontradas no processo de comunicação. Tome nota:
- Relacionamento – esse é um dos desafios da comunicação legal, mas que pode ser enquadrado em qualquer área de atuação. As relações entre os diferentes níveis hierárquicos e entre os departamentos precisam ser estreitadas e refinadas ao longo do tempo.
É preciso que as interações sejam fomentadas e cada vez mais claras, a fim de gerar fácil entendimento, para que todas as atividades, que dependem umas das outras, sejam realizadas com mais velocidade e eficiência. E, quando há parcerias, o escritório tende a crescer em todos os sentidos.
Ao mesmo tempo, quando os relacionamentos internos são realizados com qualidade, as consequências dessa ação são passadas para a comunicação externa, com os clientes. Isso faz com que as demandas e dúvidas sejam resolvidas com mais eficácia e a imagem do escritório seja valorizada.
- Valorização das questões técnicas – a comunicação em escritórios jurídicos é comumente deixada de lado, em detrimento do conhecimento técnico. Mas vale dizer que ambas são importantes e determinantes, pois não adianta muito dominar leis se não sabemos passá-las adiante, compartilhando conhecimento.
Desta forma, é fundamental termos em mente que um bom advogado, assim como todas as pessoas que atuam em um escritório de advocacia precisam saber transmitir ideias, gerando entendimento correto, confiança e alinhamento entre os colaboradores.
- Feedbacks de pouca qualidade – quando existem diferentes níveis hierárquicos em um escritório de advocacia ou em qualquer outra empresa, existe a necessidade de promover encontros para alinhamento de questões, valorização de acertos e correção de equívocos.
Todavia, a correria que este tipo de ambiente costuma conviver acaba deixando de lado essas interações que aproximam equipes, valorizam pessoas e fazem com que diferentes departamentos trabalhem em prol do sucesso de todo o escritório.
- Pouco investimento em tecnologia – a evolução dos aplicativos e plataformas de comunicação, em diversas ocasiões, não são bem aproveitadas pelos escritórios de advocacia. Esse é mais um dos desafios da comunicação legal que precisam ser olhados com mais cuidado.
Se toda essa tecnologia de comunicação fosse bem empregada, existiriam menos informações desencontradas, menos ocorrência de ruídos, conflitos internos e competições entre departamentos. Além disso, até mesmo os projetos seriam finalizados com mais rapidez e facilidade.
- Falta de modernização nos escritórios – o mundo digital cresceu e hoje domina todos os segmentos de atuação, ou seja, os escritórios de advocacia também precisam se adaptar para lidar com processos, ferramentas de automação de tarefas e também com a comunicação interna e externa.
E isto gera um atraso considerável na execução do trabalho, na comunicação entre os departamentos e nas soluções para questões e problemas oriundos de uma comunicação ineficiente. Desta forma, conflitos interpessoais são comumente identificados e ocorrem muitos equívocos em processos.
Conheça algumas soluções práticas para melhorar a comunicação interna
Agora que você conhece as principais dificuldades enfrentadas com relação à comunicação nos escritórios de advocacia, entre os diversos níveis hierárquicos e também entre os departamentos, é o momento ideal para tomar ciência de soluções eficientes para superar estas questões.
Por isso, separamos algumas alternativas que podem ser implementadas para melhorar sensivelmente a comunicação interna em escritórios jurídicos, potencializar o trabalho de departamentos e tornar as interações mais fluidas entre os diversos cargos. Tome nota e comece a colocar em prática:
- Intranet – essa é uma opção eficiente para a comunicação interna de um escritório de advocacia. Ela consegue conectar com qualidade os departamentos de forma objetiva, clara e de maneira facilitada, pois todos os envolvidos têm acesso à plataforma.
- Rede social – quando pensamos em estratégias de comunicação interna em escritórios de advocacia, precisamos também considerar as redes sociais corporativas. Elas promovem engajamento, compartilhamento de opiniões e ideias que podem ser essenciais para a evolução do trabalho.
Além disso, redes sociais como o LinkedIn e o Facebook possuem a opção da formação de grupos corporativos. São opções que acompanham os avanços das tecnologias de comunicação e servem como espaços importantes para alinhar o pensamento e as demandas de diferentes departamentos.
- Aplicativos – já há algum tempo e, principalmente, com a ocorrência da pandemia, os processos de trabalho ganharam a companhia dos aplicativos de mensagens instantâneas para promover comunicação e interações entre os níveis hierárquicos e entre os departamentos de um escritório.
Dessa forma, as ações, decisões, procedimentos e ideias são compartilhadas com mais qualidade, com mais velocidade e eficiência. Além disso, reuniões virtuais podem otimizar demandas e facilitar a resolução de muitos procedimentos.
- E-mail – essa é uma solução já utilizada há muitos anos. Porém, ainda que pareça ultrapassada, tem um valor muito alto para documentar procedimentos e decisões e manter os processos de trabalho organizados e de fácil acesso para todos os departamentos.
- Oratória – investir na capacidade de falar bem e se comunicar com qualidade com pessoas de diferentes perfis é uma ação que favorece bastante o trabalho, a convivência e as interações em um escritório de advocacia. É uma das estratégias de comunicação mais eficazes que existem.
Por isso, esteja certo (a) de que a comunicação em escritórios jurídicos é o grande diferencial daqueles que ocupam os primeiros lugares neste segmento profissional. É fato que dominar esta ferramenta aumenta a eficiência da comunicação entre os colaboradores de um escritório.
Como investir na comunicação em escritórios jurídicos?
O domínio da Oratória é um dos maiores desafios da comunicação legal. E aqueles que conseguem trazer essa habilidade para o dia a dia de um escritório de jurídico certamente têm poucos entraves e conflitos interpessoais. E, quando estes acontecem, há capacidade suficiente para mediar estes desencontros.
É por isso que precisa conhecer o Clube da Fala e todos os cursos que oferecemos para você e a sua empresa. Com isso, você acabará com todos os problemas de comunicação interna no escritório em que atua.
Através de um time experiente de professores, você receberá a ajuda específica para as suas principais necessidades de comunicação. Como consequência, perceberá um alinhamento natural dos diferentes níveis hierárquicos e departamentos do seu escritório.
É dessa forma que o Clube da Fala tem formado alunos de diversas áreas de atuação profissional, ajudando na superação de entraves de comunicação. Isso permite que você fale com clareza, assertividade, tenha poder de persuasão, confiança e segurança para se posicionar.
Com isso, a sua imagem profissional será potencializada e o seu escritório evoluirá em todos os sentidos, com mais clientes, processos resolvidos com mais eficiência, maior satisfação entre os colaboradores e sentimento de pertencimento. Tudo isso só acontece quando dominamos a Oratória.
É hora de superar todos os desafios da comunicação legal com o Clube da Fala. Estamos esperando o seu contato.