É comum que, ao prepararmos uma apresentação, exista uma preocupação em trabalhar algumas técnicas relacionadas à postura e, principalmente, à voz. No entanto, há um fator que merece uma enorme atenção, que é garantir um discurso com emoção.
É importante entender que a voz tem uma enorme relevância nisso, visto que é por seu intermédio que nos expressamos. Quando passamos as nossas emoções pela voz, o ouvinte fica atento, o discurso ganha mais credibilidade e o nível de persuasão aumenta consideravelmente. Diante disso, separamos algumas dicas para que o seu discurso seja perfeito e com muita emoção. Boa leitura!
Afinal, qual é a importância da emoção no discurso?
A emoção é essencial ao discurso para que ele atinja o seu objetivo de passar a informação. Ele deve ter uma boa oratória, com um tom de voz atrativo, e ser recheado de exemplos que ilustrem os temas e, assim, passem verdade e credibilidade ao que está sendo exposto — além, é claro, de torná-lo mais dinâmico.
Na verdade, um discurso sem emoção se baseia, estritamente, nas informações que o palestrante deseja passar, sem que haja algo interessante, como fatos e histórias para exemplificá-las — o que garante mais animação e expressividade ao que é dito. O resultado é uma fala enfadonha, desmotivadora e sem qualquer atrativo para o ouvinte. Confira algumas dicas que vão garantir mais emoção às suas falas e aos discursos!
1. Fazer bom uso de storytelling
Umas das formas de tornar um discurso mais interessante é utilizar a técnica de storytelling — uma estratégia que nada mais é do que contar histórias utilizando um enredo envolvente e até recursos audiovisuais que garantam uma apresentação ainda mais motivadora.
A técnica agrega emoção ao discurso, visto que faz uso de histórias contadas que envolvem personagens e tudo mais para que todos consigam visualizar e entender as informações. No entanto, o método envolve saber escolher bem as histórias, de forma que elas sejam perfeitamente adequadas ao tema exposto.
É importante ressaltar que os momentos mais propícios para incluir o storytelling em um discurso são na introdução e na conclusão de uma apresentação.
2. Acreditar no que está querendo transmitir
De nada adianta um discurso recheado de palavras bonitas, se, na hora de expô-las, você as transmite sem qualquer emoção no tom de voz. Dito isso, é necessário, para garantir mais ênfase e credibilidade ao seu discurso, acreditar no que se está transmitindo, dando um toque de entusiasmo às palavras.
Quando você tem certeza e acredita no que está falando, isso é passado pela voz e o público percebe. A entonação flui naturalmente e a emoção é transmitida com mais facilidade.
3. Deixar de lado o corporativismo
No caso de uma apresentação profissional, deixe de lado o corporativismo e demonstre as suas emoções na fala. É bem comum que a rotina nesses ambientes faça com que as pessoas se mantenham neutras quanto aos seus sentimentos, e muitos, na hora de uma apresentação profissional, permanecem com essa postura.
Na verdade, quem vai discursar deve se despir de qualquer barreira que impeça a exteriorização das emoções. O momento requer fazer uso, de maneira ampla, tanto da comunicação verbal quanto da não verbal para que a mensagem seja passada da forma mais verdadeira possível.
Montar um discurso com emoção, que garantirá aquele sucesso tão esperado, depende dessas medidas simples, mas que asseguram um excelente desempenho ao palestrante, fazendo com que as suas palavras sejam assimiladas e aproveitadas pelo público.
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