Atualmente, existe uma necessidade básica quando falamos de trabalho: estar presente no mundo online. Porém, para se destacar, é preciso muito mais do que isso. Foi por este motivo que preparamos o tema “Empreendedorismo digital: como a Oratória pode diferenciar seu negócio no mercado”.
Neste contexto, muitas pessoas têm investido pesado no empreendedorismo digital para ter vantagens no mercado. Mas somente sobrevivem aquelas que seguem pelo caminho correto e que usufruem de todas as vantagens que a Oratória oferece.
Dessa forma, ao longo deste conteúdo, você conhecerá todas as informações a respeito de empreendedorismo digital. Entenderá como a Oratória atua e, ainda, terá dicas valiosas de como desenvolver a arte de falar bem e se comunicar com qualidade para destacar o seu negócio no mercado.
Por isso, acompanhe desde o início as informações que selecionamos. Você verá o quão valiosas elas serão para potencializar o empreendedorismo digital do seu negócio. No fim, você ainda conhecerá a melhor escola de Oratória. Acompanhe tudo isso a seguir.
O que é empreendedorismo digital?
Quando pensamos neste mundo conectado, com a Internet em largo crescimento, uma consequência natural é o desenvolvimento de negócios neste meio. E é por este caminho que o empreendedorismo digital começou a ganhar corpo e importância em praticamente todos os segmentos profissionais.
Desta forma, vamos entender o empreendedorismo digital como a implementação e desenvolvimento de qualquer tipo de negócio no ambiente virtual. E para fazer toda essa engrenagem funcionar, é necessário o uso de tecnologias e da Internet.
Isso significa dizer que o empreendedorismo digital se caracteriza pela oferta de ideias, produtos ou serviços de forma online. Ao mesmo tempo, não significa que os negócios físicos deixaram de existir. Alguns diminuíram, outros até mudaram totalmente de formato, enquanto outros mantêm as duas versões.
Porém, a grande verdade é que o caminho no mundo dos negócios praticamente não existe atualmente sem a utilização ou sem o auxílio de todas as possibilidades digitais. E essa caminhada não para de crescer e tem tudo para se desenvolver cada vez mais de forma exponencial.
Quanto ao surgimento do empreendedorismo digital, podemos afirmar que ele surgiu quase que simultaneamente à criação da Internet. Mas é importante destacar o período da pandemia como um divisor de águas nesse desenvolvimento, com uma evolução sem precedentes.
Assim, atualmente temos diversos exemplos de empreendedorismo digital. Para mencionar alguns deles, temos:
- Cursos online.
- E-commerce.
- Desenvolvimento e comercialização de softwares.
- Marketplaces, entre outros.
Com a evolução tecnológica e o mercado competitivo, entenda quais as vantagens do empreendedorismo digital.
A Internet é bastante democrática e, por isso, oferece oportunidades diversas para o desenvolvimento de todos. Dessa forma, como sobreviver e se destacar em meio a tantos concorrentes? É preciso criar diferenciais e aproveitar os benefícios que o empreendedorismo digital oferece. Veja alguns deles:
- O mundo digital favorece um maior alcance da nossa marca. São tantas pessoas conectadas que conseguimos atingir o nosso público de maneira poderosa. E o resultado dessa ação é bem mais eficaz do que no mundo físico, que exige mais esforços e mais investimentos.
Quando o empreendedor implementa estratégias de marketing digital, aumenta-se a possibilidade de alcance, visibilidade e melhores resultados. As distâncias são encurtadas e conseguimos atender clientes que estão a quilômetros de distância, inclusive em outros países.
- O empreendedorismo digital tem a grande vantagem de não exigir investimentos iniciais altos. Isso favorece bastante os pequenos e médios negócios, que não teriam a mesma vantagem se estivessem atuando no meio físico.
Isso se explica porque, para investir em um negócio no meio físico, é necessário altos investimentos com uma estrutura e com a contratação de colaboradores. Esses itens não fazem parte de um negócio online, que pode ser realizado, salvo exceções, quase que totalmente por uma única pessoa.
- O empreendedorismo digital também possibilita maior flexibilidade para atuação. Em outras palavras, você pode definir o seu horário de trabalho, os dias em que vai atuar e também o local onde realizará as suas atividades. E tudo isso pode ser modificado de acordo com o desejo e a necessidade do negócio.
Na prática, é possível desenvolver diversas atividades simultaneamente. Ou, também, ter um negócio físico e um virtual, além de permitir que o empreendedor tenha mais tempo livre para o descanso, estudo ou mesmo para se dedicar à família.
- De acordo com o levantamento TIC Domicílios 2023, o acesso à Internet com relação aos brasileiros alcançou a proporção de 84% da população. Além disso, a pesquisa levantou que esta proporção chega a quase 100% entre as pessoas mais ricas e 69% entre as classes D e E.
Esses números deixam claro que os hábitos dos consumidores brasileiros estão cada vez mais ligados ao mundo digital. Isto significa que a demanda do empreendedorismo digital não para de crescer e se desenvolver. É uma opção lucrativa de negócios para todas as pessoas.
Veja qual é o papel da Oratória no empreendedorismo digital.
Se você chegou até este item, certamente já entendeu o que vem a ser o empreendedorismo digital. E, também, o motivo pelo qual ele tem mudado sensivelmente as estratégias de negócio. Por isso, é hora de inserirmos a comunicação neste contexto, mais especificamente a Oratória.
Para realizar esta tarefa de maneira bastante objetiva e simplificada, destacamos as vantagens que a Oratória oferece. Elas fazem com que o seu negócio se destaque no mercado e atinja as pessoas certas e de forma assertiva. Tome nota:
1 – A comunicação é sempre o item mais importante para o sucesso em qualquer tipo de negócio. Desta forma, a Oratória, a arte de falar com qualidade, nos ajuda a construir relações sólidas e duradouras, ou seja, tudo o que um negócio precisa para alcançar e fidelizar clientes.
2 – A arte de falar bem nos ensina a identificar as necessidades do nosso público e, assim, oferecer aquilo que ele mais necessita. Isso vem da inteligência emocional e da empatia que a Oratória nos ajuda a desenvolver. Com elas, conseguimos impactar pessoas, mesmo que distantes fisicamente.
3 – Por mais que a Internet ofereça oportunidades para todas as pessoas que desejam empreender, somente com a Oratória conseguimos interagir da maneira correta. Ou seja, em meio a tantos concorrentes, a comunicação de qualidade se torna um dos diferenciais mais importantes na luta por clientes.
4 – O empreendedorismo digital também oferece a possibilidade de atrairmos patrocinadores, o que gera uma renda excelente. Mas, para que olhares interessados se voltem para nós, é fundamental que dominemos a habilidade da Oratória. Ela é persuasiva, assertiva e encantadora.
5 – A Oratória também é composta pela linguagem não verbal. Imagine a criação de um vídeo para divulgar um produto ou serviço que você está oferecendo. Mesmo que a sua linguagem verbal seja bem empregada, esta não será completa se não for acompanhada de um não verbal acertado.
Dicas práticas para desenvolver a Oratória e beneficiar o seu negócio
Dica 1 – Identifique o seu público.
Por melhor que seja a sua forma de comunicar, se você não conhecer a fundo o seu público, haverá um distanciamento entre ele e o seu negócio. O que justifica essa afirmação é que a comunicação que realmente funciona é aquela que é personalizada.
Em outras palavras, é essencial adaptar a linguagem que você utiliza no seu negócio digital de acordo com o seu público-alvo. Isso quer dizer que o seu conteúdo, a sua linguagem e o estilo da sua comunicação devem ser norteados pela sua audiência. Essa é uma das primeiras ações para uma boa Oratória.
Dica 2 – Tenha clareza em seu discurso.
A Internet não dá espaço para quem é rebuscado demais, para aqueles que complicam o entendimento dos usuários. Para entender o que estamos falando, basta recordar o que você faz quando tem acesso a um determinado conteúdo na Internet. Se ele se mostrar complicado demais, o que você faz?
A resposta mais provável é mais ou menos essa: “Eu abandono aquele conteúdo e busco outro mais claro, objetivo. Há muitas possibilidades na Internet”. Desta forma, a Oratória nos ensina a simplificar a comunicação, produzindo interações que atinjam as pessoas de forma facilitada. Esse é o caminho!
Dica 3 – Domine o assunto.
A Oratória nos aconselha a estudar a fundo o nosso produto. Assim, você terá cada vez mais segurança para compartilhar informações sobre o seu negócio. Seja em um conteúdo escrito ou mesmo na produção de um audiovisual, a segurança que demonstramos é percebida pelos nossos clientes.
Quando isso acontece, o mercado se sente mais confiante em acreditar naquilo que estamos comercializando. Como resultado, temos mais alcance, mais vendas, lucros e fidelização. Quanto a este último, quanto mais fiel for o público, mais ele falará bem do nosso negócio, gerando ainda mais visibilidade.
Dica 4 – Conte boas histórias.
Todo mundo gosta e se interessa por uma boa história, concorda? Por isso, invista neste formato para conquistar pessoas. A boa Oratória nos ajuda a produzir conteúdos que prendam a atenção das pessoas e façam com que elas tenham grande interesse pela nossa marca.
Na prática, a arte de falar bem nos ensina a criar narrativas intrigantes que ajudam a ilustrar o nosso produto/serviço. Para exemplificar, lembre como vídeos de divulgação de produtos funcionam bem quando trazem consigo enredos interessantes. É uma ótima maneira de desenvolver a Oratória nos negócios.
Dica 5 – Conquiste o público nos primeiros segundos.
Como você sabe, no mundo digital, há muitas opções e pouca paciência por parte dos usuários. Isso quer dizer que você tem que conquistar as pessoas rapidamente e ser o mais assertivo possível (assertividade é um dos grandes benefícios da Oratória).
Sendo assim, em um vídeo, por exemplo, você precisa impactar a sua audiência desde os primeiros segundos; senão, as pessoas vão em busca de algo mais interessante. Para evitar este problema, seja persuasivo e mostre logo que o seu produto ou serviço tem a solução ideal para resolver o problema do usuário.
Dica 6 – Adeque seu discurso à plataforma.
O mundo digital nos proporciona diversas plataformas para que possamos compartilhar o nosso conteúdo e divulgar o nosso negócio. E o ideal é que a linguagem empregada seja específica para cada formato utilizado; só assim você conseguirá atingir a sua audiência de forma eficaz.
Dica 7 – Imagem é tudo.
Quando falamos de empreendedorismo digital, precisamos dar uma atenção especial para a imagem do nosso negócio. Quando pensamos em você como representante de uma marca ou mesmo da imagem institucional de um negócio, este é um item bastante delicado e determinante.
Portanto, cuide atentamente do verbal e do não verbal, ou seja, se preocupe com a utilização das palavras corretas e que encontrem identificação com o público. Mas, também, dê atenção diferenciada para o tom de voz, para a postura e para a sua vestimenta. Tudo isso é importante na composição da sua imagem.
Dica 8 – Aprofunde-se no mundo da Oratória.
Você só conseguirá se destacar no mundo do empreendedorismo digital se colocar em prática as melhores opções de comunicação. Para isso, é fundamental que pratique a todo o tempo para alcançar a Oratória ideal para o seu tipo de negócio.
Porém, haverá muito mais chances de transformar o seu negócio em um case de sucesso se contar com a ajuda de profissionais experientes na arte de comunicar com qualidade. Para isso, existem cursos específicos de Oratória e que têm todo o potencial para transformar você em um grande comunicador.
A melhor escola para aprender Oratória.
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Aqui, no Clube da Fala, você ganhará todas as habilidades que a ferramenta da Oratória nos oferece:
- Inteligência Emocional.
- Empatia.
- Segurança.
- Confiança.
- Poder de persuasão.
- Linguagem não verbal.
- Eloquência no discurso.
- Clareza e assertividade, entre outros.
No Clube da Fala, você terá todas essas opções à sua disposição, além de um ambiente propício para a aprendizagem. Nossos professores estão preparados para ajudar a potencializar o seu empreendedorismo digital.
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