A forma como uma equipe atua tem relação direta com o desempenho competitivo de qualquer empresa. Mais do que um grupo de profissionais que trabalham juntos, uma equipe de alta performance compartilha objetivos em comum, colabora entre si e assume desafios coletivos para alcançar resultados excelentes.
Esses profissionais fazem parte de um time que possui competência e elevado comprometimento com a empresa que representam. Só é possível que existam equipes nesse molde se os líderes fizerem parte do processo.
Quando se trata de liderar uma equipe de alta performance, o gestor precisa ter em mente que a sua atuação influencia os resultados obtidos pelo coletivo. É ele que vai dar o tom da maneira como o trabalho é desempenhado e servir de exemplo para a construção de relações profissionais.
Gerir pessoas é bastante desafiador, mas existem caminhos que possibilitam melhores resultados. Com as técnicas certas e planejamento, é possível ter uma equipe de alta performance.
Se você quer montar uma equipe com essa característica e trabalhar para que seus liderados estejam engajados, este artigo chegou em boa hora! Confira algumas maneiras para motivar seus colaboradores e usufruir dos resultados de quem está envolvido com a corporação.
Assuma a liderança
Uma equipe não funciona se não houver liderança clara e efetiva. É preciso que exista a figura de um líder para direcionar, motivar, tomar certas decisões e solucionar problemas. Por isso, assuma a liderança de sua equipe sem medo!
Ser líder é muito diferente de ser chefe. É preciso firmeza para delegar, mas o bom líder faz isso com empatia e respeito. Um profissional que atua com liderança inspiradora conhece a equipe e sabe quais os pontos fortes e fracos de cada um, por isso, direciona e dá segurança para os profissionais.
Lide com as diferenças
Seus liderados, acima de qualquer coisa, são pessoas. E justamente por isso possuem habilidades distintas, pensam de maneiras diferentes e agem de forma única. Quando o líder compreende que é nas diferenças que se encontra o valor de uma equipe, ele só tem a ganhar.
A equipe de alta performance é formada por profissionais que unem seus talentos com um objetivo comum. E é exatamente isso que o gestor precisa perceber e valorizar. Use as diferenças a favor do bom desenvolvimento geral da empresa e veja como os resultados vão mudar.
Alguns profissionais são mais ousados, outros são estrategistas; uns tímidos, enquanto há pessoas extrovertidas. Não tente mudar ninguém! Cada característica tem vantagens e desvantagens. Tire o melhor proveito de cada um que está trabalhando junto no time.
Uma equipe é composta por pessoas com origens, formações, conhecimentos e atuações distintas em busca de um só objetivo. E em um time de alta performance é justamente a valorização das habilidades individuais que destaca o coletivo. Você vai ter diferentes perfis em sua equipe e isso é ótimo! Valorize cada um deles, da maneira que são. Mostre que compreende as diferenças e considera todas as possibilidades.
Quando o líder é atento aos liderados, ele usa as características e aptidões de cada um para tirar o melhor proveito no coletivo. A equipe de alta performance é formada pela diversidade.
Saiba dar feedback
Profissionais que fazem parte de uma equipe com bom desempenho praticam a cultura do feedback aberto. Os colaboradores recebem e fornecem opinião sobre os processos para melhorar a maneira como as ações são realizadas.
O líder tem que saber fornecer feedback, e isso não significa que ele vá apontar erros e criticar. Lógico que é preciso acertar as arestas e até mesmo corrigir erros, mas os acertos também devem estar em pauta sempre que possível. Da mesma forma, o gestor precisa se mostrar aberto para que a equipe não se constranja em dizer o que pensa. É preciso saber ouvir e compreender que as opiniões dos liderados têm valor.
Integre o feedback à cultura de sua equipe. Somente assim é possível que todos estejam integrados e bem direcionados dentro dos processos corporativos.
Construa relações de confiança
O comprometimento dos membros é fundamental para os resultados positivos da corporação. Ao delimitar a função de cada um e dar o suporte necessário, o líder está promovendo a melhoria individual e coletiva, com ganhos expressivos para a empresa.
É preciso que os liderados saibam que você confia neles. Além de ser benéfico para as relações profissionais, demonstra respeito pelo ser humano que está executando a função. Construa relações de confiança e deixe isso bem claro para os liderados.
Entre os membros da equipe, você pode, e deve, formar outros líderes. Faça isso delegando e criando tarefas que exijam e sejam desafiadoras. O funcionário motivado e bem instruído consegue se superar e atingir resultados surpreendentes.
Equipes de alta performance não atuam com competitividade. É um conceito que não combina. Todos colaboram entre si, compartilhando conhecimentos e dificuldades. Dessa forma, seja exemplo e mostre aos seus liderados que não existe razão para disputas internas.
Saiba se comunicar
Um líder precisa dominar a oratória e saber se comunicar. A comunicação assertiva gera impactos positivos em todos os membros. O líder precisa deixar claras quais as expectativas individuais e coletivas.
Para isso, é necessário que atue com planejamento e saiba se comunicar com eficiência. São necessárias reuniões periódicas para capacitar e motivar os liderados. A oratória é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois fornece elementos necessários para uma comunicação eficaz. Quem domina a oratória consegue influenciar seus liderados com facilidade.
Motive a equipe
Um time de colaboradores forma a base das organizações e o envolvimento desses profissionais com a empresa garante os resultados corporativos. Quando um profissional está em uma equipe de alta performance, ele também é beneficiado. Como se sente parte do todo, compreende a importância de sua atuação, assume metas elevadas e trabalha levando em conta todos os outros colaboradores do time. O potencial de cada um é valorizado para integrar um coletivo.
A empresa tem muitos benefícios com uma equipe de alta performance. Se você é um líder e entendeu o quanto isso é importante, veja nove dicas para saber como iniciar um discurso formal e engajar seus colaboradores.