O sucesso nos nossos empreendimentos passa muito pela construção de bons relacionamentos. E isso se dá através de uma comunicação eficiente em todos os momentos. Por isso, é essencial que hoje nós abordemos sobre o tema Escuta Ativa: a chave para o sucesso nos negócios.
Todavia, é bem possível que alguém afirme que os relacionamentos interpessoais não são tão importantes assim. Neste contexto, podemos afirmar que os indivíduos que pensam dessa maneira são aqueles que não perceberam ainda os frutos de uma comunicação efetiva.
Desta forma, olhamos para as interações à nossa volta e verificamos uma série de conflitos e informações desencontradas. E isso é motivado por uma comunicação insuficiente, sabe por quê? Porque muitas pessoas gostam muito de falar, mas não sabem ouvir de forma ativa.
Sendo assim, quando abordamos o tema Escuta Ativa: a chave para o sucesso nos negócios, estamos diante de uma situação que é um grande diferencial. Isso se explica porque as empresas que mais se destacam já praticam esta habilidade. Hora de você também aderir a este grupo, vamos? Acompanhe.
Entenda o conceito de escuta ativa
É importante começarmos pelo conceito de escuta ativa. Ele vai nos ajudar a contextualizar e demonstrar toda a eficiência de uma comunicação que sabe ouvir as pessoas tanto quanto é capaz de falar. E, nesta balança, evolui quem sabe ponderar e externar as melhores informações e sentimentos.
Dito isto, vamos entender a escuta ativa como uma habilidade que considera todos os lados envolvidos no processo de comunicação. Através dela, ouvimos e buscamos compreender tudo o que o outro deseja compartilhar nos momentos de interação.
Todavia, a escuta ativa não se resume a “simplesmente” ouvir. É muito mais do que isso. Com ela, voltamos toda a nossa atenção para o verbal e o não verbal. Ou seja, as palavras e também a linguagem corporal, o tom de voz, o olhar, a postura dos ombros e a emoção transmitida.
Como resultado, temos à nossa disposição uma quantidade considerável de informação para compor a nossa interpretação. Isso nos proporciona interações mais completas, profundas, com menos ruídos e mais sensações de que somos valorizados.
E não para por aí. Para tratar do tema Escuta Ativa: a chave para o sucesso nos negócios é preciso investir na empatia. Se não for assim, não seremos capazes de nos comunicar através da perspectiva dos outros. Consequentemente, nossas tentativas de interação não irão encontrar receptividade.
Ao contrário disso, a partir do momento em que a escuta ativa passa a ser um dos norteadores da nossa comunicação, ganhamos muita qualidade nas interações. Para exemplificar, veja o que pode melhorar com esta habilidade:
- Demonstramos mais respeito para com as pessoas.
- Damos valor às colocações dos outros.
- Motivamos as pessoas a se comunicarem conosco.
- Ganhamos a oportunidade de viver novas experiências.
Benefícios da escuta ativa para as empresas
1 – Melhoria na comunicação
Ambientes em que há a escuta ativa como parte das interações costumam ser mais harmônicos e respeitosos. Em outras palavras, há menos conflitos e desencontros de informações, gerando uma atmosfera propícia para:
- Comunicação com mais qualidade.
- Novas ideias.
- Mais criatividade.
- Soluções encontradas em conjunto e com mérito para todos.
2 – Fortalecimento dos relacionamentos
Quando existe uma escuta ativa real em uma corporação, há um sentimento coletivo de valorização, de pertencimento. Assim, as relações se tornam mais fortes e intensas, criando um lugar repleto de satisfação. Imagine a energia de um colaborador que sente que atua em uma empresa que age dessa maneira.
3 – Aumento da produtividade
Esta é uma consequência natural de uma corporação que sabe ouvir todos os envolvidos nos processos produtivos. Desta forma, o envolvimento das pessoas com o trabalho é intenso e há muita dedicação para o alcance das metas e, em muitas ocasiões, até superação destas.
4 – Impulsionamento do crescimento empresarial
Ambientes que cultivam a escuta ativa são locais onde reina o respeito, a satisfação e as interações de qualidade. Quando a comunicação norteia os caminhos de um negócio, o crescimento é inevitável. Além disso, é importante ressaltar que não são apenas as corporações que evoluem; as pessoas também.
5 – Mais qualidade no atendimento aos clientes
A escuta ativa não é essencial somente para a comunicação interna. É fundamental ouvir os clientes, fornecedores e parceiros, pois isso fortalecerá os laços. E, também, criará uma imagem positiva da empresa no mercado em que atua.
Ainda, é válido mencionar que muitas iniciativas empresariais têm tudo para se destacar positivamente. O grande problema é que não dão a devida atenção para o ato de escutar as pessoas envolvidas com os negócios com a atenção necessária para valorizar e resolver problemas.
6 – Melhoria do trabalho em equipe
Onde existe uma comunicação empática, que se preocupa com a opinião das pessoas e que valoriza o ser humano, certamente há uma coletividade saudável. E este é um item determinante para que os indivíduos consigam trabalhar juntos, em equipe.
Por que a escuta ativa é importante para os negócios?
O tema Escuta Ativa é a chave para o sucesso nos negócios e tem um peso determinante para você que almeja subir degraus e colher frutos nos seus empreendimentos. E, diga-se de passagem, é um dos trunfos mais humanizados para a comunicação nos dias de hoje.
Sabe por quê? Porque todos nós gostamos de ser ouvidos e nos sentimos importantes quando percebemos que as pessoas estão realmente dando valor para o que falamos. Isso diminui os obstáculos, enfraquece as resistências e abre caminho para interações claras.
Neste contexto, quando consideramos essas vantagens em um ambiente profissional, há um grande sentimento de valorização. Consequentemente, há um maior engajamento, mais felicidade, sentimento de pertencimento e, assim, melhor performance e metas alcançadas com mais facilidade.
Podemos, ainda, acrescentar que a escuta ativa ajuda na diminuição dos conflitos. E, quando estes surgem, são menos intensos e mais fáceis de serem resolvidos. Portanto, esta ferramenta influencia diretamente no lado humano das relações profissionais.
Conheça estratégias eficientes para praticar a escuta ativa
Se você acompanhou até aqui o desenvolvimento do tema Escuta Ativa: a chave para o sucesso nos negócios já percebeu o valor desta habilidade, correto? Por isso, é hora de conhecer as melhores estratégias para colocar toda essa teoria em prática. Acompanhe a seguir todas as dicas que selecionamos:
Estratégia 1 – Pergunte abertamente
Apesar de sabermos que as pessoas gostam de serem ouvidas, muitas vezes elas não se sentem à vontade para falar. Para resolver este tipo de questão, é importante estimular os colaboradores a falarem sobre suas percepções, opiniões e sentimentos.
Na prática, é preciso fazer perguntas claras para as pessoas, a fim de que tenhamos noção de suas opiniões. Assim, conheceremos os pontos de vista dos indivíduos e estaremos mais aptos para tomarmos atitudes que atendam às expectativas.
Estratégia 2 – Tenha atenção para as respostas
Tão importante quanto fazer perguntas claras é ouvir atentamente as respostas. Isso quer dizer que, após estimular as pessoas, a sua missão é fazer um esforço máximo para compreender dores e anseios. Dessa forma, irá melhorar as interações e fortalecerá laços que são essenciais para o crescimento de todos.
E, para que a qualidade da sua escuta seja a melhor possível, quando estiver ouvindo alguém, evite distrações e ruídos. Se possível, procure anotar tudo o que julgar mais importante. Também, dê bastante enfoque à linguagem não verbal: postura, olhar, tom de voz, entre outros.
Estratégia 3 – Dê retorno para as pessoas
O ato de escutar com paciência e muita atenção é realmente importante para o crescimento nos negócios. Todavia, além disso, é de muito valor dar feedbacks para as pessoas. Esta ação trata das respostas que você deve dar para as colocações feitas.
Assim, compartilhe suas considerações, debata posicionamentos, busque conciliação para conflitos; sempre considerando o lado do outro também. Essa é uma ação enriquecedora e que potencializa a realização de negócios altamente produtivos.
Estratégia 4 – Cheque as informações
Por mais atentos que estejamos e mesmo sendo bastante pacientes e empáticos para com as pessoas, é sempre importante confirmar informações. Por isso, sempre que ouvir alguém e coletar detalhes, procure checar se a sua interpretação foi correta.
Em outras palavras, faça perguntas a respeito das colocações que foram compartilhadas com você. Se possível, elabore um resumo dos principais pontos e peça a confirmação. Acredite: isso diminuirá ainda mais a possibilidade de más interpretações e conflitos desnecessários.
Estratégia 5 – Não julgue
Os julgamentos precipitados são causas constantes de conflitos que ocorrem nos ambientes de trabalho. Por isso, ao invés de formar conclusões de maneira antecipada, invista em ouvir as considerações dos envolvidos, ponderar com calma e, assim, terá menos possibilidades de cometer injustiças.
E podemos acrescentar também que as corporações que não possuem um histórico de julgamento têm ótima imagem no mercado. Há, dessa maneira, mais respeito e consideração por todos aqueles profissionais que atuam no desenvolvimento dos negócios.
Estratégia 6 – Debata
O debate saudável e respeitoso é uma das maneiras mais eficientes de praticar a escuta ativa na sua empresa. Por isso, ouça as pessoas com atenção e externe suas posições, concordâncias e contrapontos, promovendo reflexões e soluções mais acertadas.
Neste contexto, procure sempre considerar que a melhor solução geralmente é aquela que é fruto das considerações de todos os envolvidos. Há, assim, mais possibilidades de interações verdadeiras, mais leveza, diálogos abertos e muita criatividade e vontade de colaborar.
Estratégia 7 – Não abra mão do contato visual
É bem comum convivermos com pessoas que falam sem olhar para a gente. É bem possível que você já tenha passado por isso, correto? Ao contrário desta situação, olhar para as pessoas e manter o contato visual estimula a confiança e fortalece os laços.
Mas cuidado para não olhar fixamente, a todo o tempo. Isso pode gerar constrangimentos e retração. Ou seja, procure o equilíbrio: olhe um pouco, depois desvie o olhar. Mantenha essa dinâmica de maneira tranquila e perceba os bons resultados alcançados.
Estratégia 8 – Não interrompa
Você gosta de ser interrompido? Na verdade, ninguém gosta, concorda? Porém, em diversas situações, mesmo sem percebermos, acabamos cometendo este equívoco. E isso acontece porque sentimos a grande necessidade de compartilhar ideias.
Também, as interrupções acontecem exatamente porque não temos o costume de ouvir. Gostamos de falar à vontade, receber a atenção das pessoas. Porém, não agimos da mesma maneira quando os outros estão falando. Desta forma, invista na capacidade de ouvir atentamente e sem interromper.
Estratégia 9 – Empreenda ações positivas não verbais
Ouvir e valorizar a opinião das outras pessoas é uma ação que, como você já sabe, estimula os outros a se sentirem importantes. Por isso, transmita a eles essa real sensação por meio de gestos de satisfação com aquilo que está sendo dito.
E evite posturas do tipo:
- Cruzar os braços (sinal de impaciência e desacordo).
- Não ficar parado a maior parte do tempo.
Ao contrário disso, invista em gestos como:
- Sorrir (sinal de concordância).
- Movimentar a cabeça em aprovação com as colocações que estão sendo feitas.
Estratégia 10 – Reserve um tempo para ouvir
Praticar a escuta ativa tem a ver também com reservar um momento especial para ouvir o que o outro tem a dizer. E essa atitude faz com que os indivíduos se sintam importantes e valorizados. Isso é bem diferente da sensação que sentimos quando alguém nos “escuta” fazendo outras “milhares” de tarefas.
Por este motivo, mostre-se disponível para ouvir as pessoas com atenção. Valorize estes momentos de interação e perceba que isso beneficiará os outros e você mesmo. Em consequência, sua imagem melhorará, suas decisões serão mais acertadas e a sua comunicação terá uma qualidade enorme.
Sabe qual é o local que pode te ajudar com a escuta ativa?
A resposta para esta importante questão é o Clube da Fala.
Aqui, além de se aprofundar no tema Escuta Ativa: a chave para o sucesso nos negócios, você conhecerá o que há de melhor em matéria de comunicação e Oratória. Tudo com o auxílio de um time de profissionais que sabem como desenvolver a comunicação ativa nas suas interações pessoais e profissionais.
Ou seja, é hora de mergulhar de cabeça na comunicação e potencializar a sua escuta ativa. Você vai perceber que as conquistas profissionais se tornarão uma rotina na sua vida. Entre em contato com a gente para conhecer a nossa metodologia e os nossos cursos.