A oratória é essencial para quem deseja reproduzir discursos memoráveis, e até mesmo para se destacar profissionalmente, em eventos sociais ou nas relações interpessoais.
E engana-se quem pensa que para falar bem é necessário ‘’nascer sabendo’’: para falar em público de forma eloquente, confiante e persuasiva, é necessário técnica e prática.
Isso, por um lado, é muito bom, pois significa que todos podem se comunicar claramente, se utilizarem as estratégias certas de comunicação.
Siga a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto e aprimorar suas habilidades de comunicação!
O que é Oratória?
A oratória é a capacidade de falar em público de maneira estruturada e convincente, clara e objetiva, que envolve desde a escolha das palavras, até o tom de voz, a expressão corporal e a conexão emocional com a audiência.
Essa competência pode ser aplicada em discursos formais, apresentações empresariais, palestras acadêmicas e até em conversas informais dentro de grupos sociais.
Como dito anteriormente, não se trata de uma capacidade nata, e sim uma habilidade que pode ser desenvolvida a qualquer momento.
Embora não seja muito falado, a oratória é muito importante na vida de qualquer pessoa, especialmente na área profissional, aumentando as chances de promoção e até mesmo de aumento de salário.
Além de envolver quem está ouvindo, um bom orador carrega em si o poder de persuasão, sendo capaz de convencer qualquer pessoa.
Além disso, dentre outras vantagens estão:
- abre caminhos profissionais;
- transparece confiança;
- passa credibilidade;
- transmite conhecimento;
- aumenta o networking;
- clareza na transmissão de ideias;
- fortalece a imagem pessoal e profissional;
- e muito mais.
Ainda, a oratória é essencial na vida de qualquer pessoa, afinal, saber se comunicar é fundamental. Aqui estão as principais situações onde a oratória é utilizada:
- entrevista de emprego;
- reunião de trabalho;
- negociação com clientes;
- na venda de algo;
- apresentação de trabalho em faculdade e cursos de especialização;
- negociação de descontos;
- conquista da pessoa amada;
- grupo entre amigos;
- conversas difíceis;
- negociação de descontos.
Diante disso, podemos observar que a oratória é essencial em qualquer situação, desde a vida pessoal até aspectos importantes da vida profissional. Confira, abaixo, exemplos de oratória que você deve conhecer.
Exemplos de Oratória
Grandes líderes ao longo da história demonstraram a importância da oratória ao influenciar as massas, inspirar mudanças e conduzir transformações sociais.
Alguns discursos importantes ao longo da história incluem:
- Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King, em 1963, durante a luta contra o racismo;
- Discurso de Gettysburg, de Abraham Lincoln, um dos mais famosos dos Estados Unidos, em novembro de 1863;
- Do or Die, de Mahatma Gandhi, feito em 1942, no parque Gowalia Tank Maidan, no centro de Mumbai;
- Discurso de Nelson Mandela no tribunal, no seu julgamento de condenação à prisão perpétua;
- Discurso sobre a casa dividida, de Abraham Lincoln, quando era candidato ao Senado.
Nós temos um conteúdo completo sobre os melhores discursos da história, com detalhes sobre o que os grandes oradores têm em comum, detalhes sobre os discursos, e muito mais. Confira em 7 melhores discursos da história!
Técnicas Importantes de Oratória
Para aprimorar as técnicas de oratória, aqui vão algumas dicas importantes:
Domine o Conteúdo
Antes de falar em público, tenha pleno conhecimento sobre o assunto. Isso aumenta sua confiança e permite lidar melhor com perguntas inesperadas.
Para isso, prepare sua apresentação com antecedência, e divida o conteúdo entre introdução, desenvolvimento e conclusão, para que a sua fala tenha coerência e um início, meio e fim.
Reserve um tempo todos os dias para treinar a sua apresentação e memorizar os pontos importantes, para que no dia a sua oratória seja a mais fluente possível, e você seja reconhecido pelo público como especialista no assunto.
Treine Regularmente
A oratória é uma habilidade que melhora com a prática e com o tempo. Por isso, treine diante do espelho, grave seus discursos ou participe de grupos de debate para ganhar confiança.
Quanto mais você praticar, melhor estará e conseguirá também a capacidade de improviso, dominando situações onde ‘’dá branco’’ no momento da apresentação, por exemplo.
Ainda, mostre a sua apresentação gravada para amigos, ou faça a apresentação para eles e conte com os seus feedbacks para melhorar.
Você também pode treinar exercícios de oratória, para aperfeiçoar ainda mais a sua capacidade de comunicação!
Controle a Sua Postura e Gestos
A linguagem corporal é fundamental para transmitir credibilidade. Por isso, mantenha uma postura ereta, faça gestos naturais e mantenha contato visual com a audiência.
Não olhe somente para um ponto fixo, pois isso pode passar insegurança ao público. Enquanto fala, busque olhar naturalmente para as pessoas e gesticule com as mãos suavemente, sem movimentos bruscos ou muito acelerados.
Se precisar, faça alguns alongamentos momentos antes da apresentação para evitar a tensão e garantir uma postura firme.
Use a Respiração a Seu Favor
Muitas pessoas, na hora do nervosismo, acabam tendo uma respiração ofegante, engolindo palavras e prejudicando até mesmo a entonação da fala durante a apresentação em público.
De fato, a respiração controlada ajuda a manter um tom de voz firme e evita pausas desnecessárias por falta de ar. Por isso, inspire profundamente antes de iniciar e mantenha um ritmo natural.
Se necessário, faça exercícios respiratórios, respirando e soltando o ar de forma gradual, sem contrair os músculos da garganta.
Controle a sua respiração juntamente com as pausas que fizer, para ter uma fala natural e confortável para o público.
Modulação da Voz
Falar em um tom monótono pode tornar o seu discurso cansativo. Por isso, variar a intensidade, o ritmo e a entonação da voz é essencial e ajuda a prender a atenção do público.
Da mesma forma, a modulação da voz torna a oratória mais envolvente e memorável, ajudando a transmitir emoções.
Então, use de forma natural a mudança de tonalidade entre um trecho de uma fala e outra, dando ênfase aos pontos mais importantes e alternando o tom de voz diante de perguntas e pontos de exclamações, por exemplo. Isso certamente será um diferencial na sua oratória!
Use Storytelling
O storytelling é a capacidade de transmitir mensagens em forma de histórias. Sabemos que as pessoas se conectam com histórias, então, inclua anedotas, exemplos reais e traga emoção para tornar sua mensagem mais impactante.
💡Leia também: O papel do storytelling no crescimento das organizações
Interaja com o Público
Outra estratégia de oratória que prende a atenção do público sem dúvidas é a interação com ele.
Por isso, você pode interagir fazendo perguntas, ou até mesmo pedindo uma opinião. Isso traz dinâmica para a apresentação e ela deixa de ser um monólogo para ser uma posição de troca, criando uma conexão intensa com as pessoas.
Utilize Recursos Visuais
Recursos visuais como apresentações em power points, gráficos e imagens podem ser muito bem-vindos para auxiliar a comunicar suas ideias.
Além disso, auxilia você a seguir uma linha de raciocínio durante a apresentação, bem como faz o público fixar os tópicos apresentados, ajudando na memorização.
Conclusão
Dominar a oratória pode abrir portas e transformar sua capacidade de influenciar pessoas. Seguindo essas estratégias e práticas, você desenvolverá uma comunicação mais assertiva, confiante e impactante.
Lembre-se: a oratória é uma habilidade que pode ser aprimorada continuamente. Comece hoje mesmo a treinar e colha os benefícios dessa competência essencial para a vida profissional e pessoal!
Se você gostou desse conteúdo, confira mais assuntos como esse em nosso Instagram. Esperamos você por lá!