Lidamos diariamente com indivíduos nas nossas relações pessoais e também profissionais. E, nestes dois contextos, a boa convivência é diretamente proporcional à capacidade de interagir. Por isso, todos nós, sem exceção, precisamos conhecer estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos.
Desta forma, temos que entender que não basta sermos boas pessoas e profissionais dedicados à parte técnica de nossa carreira. Isso é muito importante, mas será bastante prejudicado se não tivermos a capacidade de falar com qualidade.
Percebe, assim, o valor da Oratória e da comunicação positiva? Este é o caminho para obtermos êxito, sermos contratados para as melhores vagas de trabalho e para evoluirmos na profissão. Foi por este motivo que produzimos este conteúdo para mudar a sua visão a respeito dos benefícios de comunicar.
A partir disso, você terá à sua inteira disposição todas as melhores práticas e estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos, em contextos variados. E mais: aprenderá a lidar com adversidades a partir de uma Oratória de alto nível. Continue acompanhando aqui com a gente.
Você sabe o que é comunicação positiva?
Antes de você conhecer as melhores estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos, é essencial conhecer o conceito de comunicação positiva. Assim, compreenda que estamos nos referindo ao compartilhamento de mensagens apropriadas para os diferentes contextos em que convivemos.
Em outras palavras, tratam-se de diferentes maneiras de abordar pessoas e conseguir impactá-las. E tudo deve ser feito de forma honesta, com empatia e compreensão do lugar do outro. Isso porque é a partir do entendimento da condição das pessoas que conseguimos encontrar pontos de interesse.
Desta forma, quando entendemos o público com o qual estamos interagindo, temos plenas condições de ganharmos a adesão. Consequentemente, nossas abordagens ganham em qualidade, humanidade e respeito, o que nos ajuda a comunicar e construir uma imagem positiva.
Além disso, para que coloquemos em prática estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos precisamos investir na comunicação verbal e não verbal. Assim, o conjunto de palavras, gestos e postura, aliado a uma abordagem humana e assertiva alcançarão qualquer pessoa, em qualquer situação.
Por fim, é importante mencionar que quando dominamos a Oratória e a comunicação de maneira geral, diminuímos os ruídos. Além disso, aprendemos a ter jogo de cintura para lidar com perfis diversos e construímos um ambiente mais saudável.
Todos esses são importantes ingredientes para nos dar autoridade, segurança, confiança, desenvoltura, calma e eloquência. É por isso que os melhores comunicadores não abrem mão da Oratória e da comunicação. Eles sabem que não adianta ter muito conhecimento técnico se você não souber compartilhar.
Entenda por que a comunicação é importante para encantar diferentes públicos
Por melhor que uma pessoa seja, ela só vai conseguir alcançar o respeito, a admiração e a confiança do público se souber se comunicar com qualidade. E não basta ter estudado a vida inteira sobre a área em que atua se o indivíduo não sabe interagir.
É importante deixar claro que não estamos tentando diminuir ou deixar de lado a formação específica nos diferentes segmentos de atuação. O que estamos falando é que a comunicação e a Oratória são a cereja do bolo. Elas é que são o canal pelo qual demonstramos para todos o quanto somos bons profissionais.
Por meio da comunicação e da Oratória estabelecemos laços duradouros com as pessoas. É, pois, um caminho construído com empatia, inteligência emocional e com muitas estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos. Dessa forma, não há como abrir mão desta habilidade.
Por isso, é importante ressaltar que a comunicação eficiente nos ajuda a conhecer a fundo o nosso público e ter um olhar capaz de alcançar dores e necessidades. E, a partir disso, desenvolvemos um caminho de empatia, abrindo portas para a aceitação das pessoas.
É, pois, uma ferramenta que nos ajuda a vender ideias, produtos, serviços e conceitos. Ou seja, é o veículo que nos auxilia a viver em comunidade, pois diariamente realizamos interações na nossa casa, com nossos amigos e no ambiente de trabalho.
Neste último, precisamos da comunicação para lidar com outros colaboradores, clientes, fornecedores, o que impacta no resultado da nossa carreira. Por este motivo é que você precisa conhecer estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos (veremos isso ainda neste conteúdo).
Benefícios da comunicação
Se você chegou até aqui, certamente já entendeu o que é a comunicação e, assim, já sabe o quanto ela nos favorece. Todavia, ainda é válido destacar aqui alguns, dentre muitos, benefícios que a arte de falar bem nos proporciona ao longo da vida. Veja só:
1 – Relacionamentos interpessoais
As nossas relações são potencializadas quando aprendemos a nos comunicar com as pessoas. Dessa forma, diminuímos os ruídos e aprendemos a alcançar o que há de melhor em nós e nos outros. Há, assim, mais encontros do que desencontros.
Isso se torna possível porque a boa Oratória nos ensina a escutar os indivíduos e a ter empatia por eles. Consequentemente, competimos menos e encontramos pontos de equilíbrio nas relações. E, quando ocorrem os desencontros, ganhamos jogo de cintura para lidar com este tipo de problema.
2 – Assertividade
Cada vez mais, as pessoas têm menos tempo e paciência para discursos prolixos e abordagens que não se fazem entender. Todavia, quando aprendemos a falar, nos tornamos mais assertivos e objetivos e, assim, alcançamos os indivíduos com qualidade.
E isso é fundamental para lidarmos com diferentes perfis de pessoas, pois sabemos ir ao encontro dos interesses de cada um. Dessa forma, nossas palestras, discursos e interações do dia a dia ganham em qualidade e em eficiência.
3 – Clareza
Quanto mais clara for uma interação e as suas abordagens, melhor o entendimento por parte do público e menos ruídos e conflitos interpessoais. Isso aproxima os indivíduos de você e abre portas para que todos concordem e sigam as suas metas.
4 – Poder de persuasão
Falar, ganhar a confiança e alcançar os objetivos a partir da aceitação das pessoas não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso saber como comunicar com qualidade. Sendo assim, nada melhor do que a Oratória para nos dar poder de persuasão; conquistamos com mais facilidade a adesão do público.
5 – Networking
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “os contatos são fundamentais para a evolução profissional”, correto? Isso é realmente verdade e é potencializado pela nossa capacidade de comunicar e construir relações sólidas com diferentes pessoas.
Seja você um gestor de equipes, um líder ou mesmo um colaborador, existe sempre a necessidade de lidar com perfis diferentes. Precisamos diariamente conquistar a confiança de todos, mediar conflitos e gerar um ambiente saudável para o desenvolvimento do trabalho. A comunicação torna isso possível.
6 – Credibilidade
A comunicação eficiente e a Oratória nos ensinam a falar de uma maneira que seja possível transmitir credibilidade e propriedade. Nossas abordagens e nossa postura são essenciais para fazer com que as pessoas acreditem naquilo que estamos compartilhando.
7 – Medição de conflitos
É normal haver discordâncias entre as pessoas. Essas ocorrências são constantes no dia a dia do nosso trabalho. A arte de falar e interagir com diferentes perfis nos ajuda a mediar estes desencontros, esclarecer situações e voltar ao ponto de equilíbrio e à convivência saudável.
Conheça estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos
Nós lidamos, diariamente, com diferentes públicos e, para cada um deles, precisamos saber como interagir. Há, portanto, uma boa maneira de nos comunicarmos com os nossos clientes, com colegas de trabalho, a equipe que gerimos ou mesmo nossos parceiros de negócios.
E foi pensando nesta necessidade de interação que separamos para você as estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos. Cada uma delas vai potencializar as suas relações e facilitar o desenvolvimento da sua carreira. Tome nota e comece hoje mesmo a colocar em prática:
Estratégia 1 – Defina qual é o seu público
A primeira coisa que você precisa saber é que tipo de público você irá interagir. Essa definição é essencial para todas as ações que vai empreender. Por isso, procure levantar características das pessoas com as quais é necessário comunicar. O conhecimento prévio facilita – e muito – o sucesso da interação.
Isso se explica porque, quando conhecemos as pessoas, temos acesso às particularidades, dores e anseios. Assim, construímos uma abordagem que vá de encontro a esses pontos. Então, há uma identificação natural, o que facilita as coisas e torna o público mais propenso à adesão. Como exemplo:
- Considere que você precisará interagir com seus clientes. Neste recorte, geralmente as pessoas se sentem valorizadas quando têm as suas necessidades atendidas. Isso fideliza o público, favorece a imagem da sua empresa e abre caminho para interações cada vez mais próximas.
Estratégia 2 – Aprenda a ouvir
Geralmente as pessoas têm mais facilidade para falar do que para ouvir. Isso torna a comunicação mais complexa, pois externamos apenas o que é do nosso interesse. Assim, deixamos de lado aquilo que é importante para os outros. Todavia, quando ouvimos com atenção, as portas se abrem.
Em outras palavras, quando ouvimos, demonstramos que temos interesse pelas necessidades do público. Para exemplificar:
- Imagine o valor que terá a sua comunicação com seus clientes quando você demonstrar que aquilo que eles falam tem valor e merece a sua atenção.
Estratégia 3 – Valorize a tecnologia
A tecnologia e as redes sociais chegaram e já são realidade nos nossos dias. Seja para interações pessoais ou mesmo profissionais, não há como deixar de lado o poder que as novas mídias têm em nossas abordagens. E, neste contexto, é preciso considerar que, para cada público, há uma opção mais adequada.
Dessa forma, para exemplificar:
- Pense na comunicação interna da sua empresa e no que funciona melhor para manter uma comunicação de qualidade. Blog? Uma intranet? E-mail?
- Invista em plataformas que atendam às necessidades e expectativas dos colaboradores e equipes de trabalho. Isso atenderá demandas de trabalho, como reuniões virtuais e troca de informações importantes para o bom andamento dos projetos.
Estratégia 4 – Seja objetivo e assertivo
Há um grande equívoco quando imaginamos que as palavras mais “rebuscadas” são aquelas que encantam as pessoas. Muito pelo contrário, ainda mais nos tempos atuais, temos cada vez menos tempo e paciência para abordagens que dão muitos rodeios. Preferimos sempre aquilo que entendemos mais facilmente.
Por isso, procure ser o mais objetivo possível em suas colocações, seja com seus clientes, colaboradores ou parceiros comerciais. O entendimento prévio do seu público e dos anseios das pessoas facilitará a sua missão e te tornará um comunicador mais assertivo. Como exemplo:
- Imagine uma reunião do departamento em que você trabalha. Há pouco tempo e muitas demandas a serem resolvidas. Você precisa ser objetivo em suas colocações. Por isso, vá direto ao ponto e acerte em cheio as questões mais importantes, com colocações pertinentes e soluções possíveis.
Estratégia 5 – Valorize a comunicação não verbal
Quando pensamos em estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos, nunca devemos nos esquecer de que não são somente as palavras que nos comunicam. O nosso corpo fala – e muito – e é responsável por uma parte considerável do sucesso de nossas interações.
Por este motivo, é essencial que mergulhe de cabeça nos benefícios da comunicação não verbal. Assim, você compreenderá que o seu tom de voz, a postura do seu corpo, os seus gestos, dentre outros, alcançam as pessoas e as impactam. Por exemplo:
- Pense em um palestrante que gesticula com equilíbrio, tem uma postura correta, com a coluna reta e os ombros levantados. Imagine um olhar atencioso e um tom de voz adequado ao tema. Com certeza, essa pessoa transmite segurança, credibilidade e é digna da nossa confiança.
Aprenda no lugar certo a encantar diferentes públicos
Se você leu este conteúdo desde o início (esperamos que sim), certamente já conhece o poder que a boa comunicação possui. Além disso, conheceu as estratégias de sucesso para encantar diferentes públicos, correto? Porém, ainda falta um ponto especial: estudar a fundo a comunicação e a Oratória.
Para isso, uma ótima opção é o Clube da Fala. Isso porque a nossa escola prepara diversos perfis de alunos para que se tornem grandes comunicadores. E tudo isso é realizado com um olhar personalizado, a fim de que todas as necessidades sejam alcançadas.
Temos a certeza de que os nossos cursos estão preparados para dar a você e aos colaboradores da sua empresa tudo o que precisam para comunicar bem.
Estamos esperando o seu contato para que você conheça todas as maravilhas do mundo da Oratória.